Alfabetizar vai muito além da decodificação de letras, ou seja, do usual aprender a ler e escrever. É função do professor usar a metodologia da Língua Portuguesa no processo da alfabetização, orientando o aluno ao uso da escrita e leitura de modo interpretativo, para que seja possível à criança não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra.
A este processo dá-se o nome de letramento. Ler, compreender o conteúdo, interpretar e poder discutir o tema são características de um aluno letrado. "Ao assumir estas peculiaridades, educador e aluno entram num processo interdisciplinar, no qual a criança compreende que o que aprende nas aulas de Língua Portuguesa pode e deve ser usado em outras disciplinas, ou seja, ela não vai simplesmente decorar uma passagem de História ou nomes de Geografia, mas sim, entender cada fato e interagir com o conteúdo", explica o educador pela Universidade de São Paulo (USP), José Luís Landeira.
É fundamental entender que a aprendizagem da escrita e da leitura é gradativa, que
devem ser respeitadas diferenças individuais e não se deve punir e criticar a
criança por ela não estar lendo ou escrevendo como outra da mesma idade. Isso
poderia atrapalhar o seu desenvolvimento, gerando nela sentimentos de
insegurança e incapacidade.
Ao contrário, deve-se compreender que, quanto mais à criança
associar a leitura e a escrita com atividades úteis e que lhe deem prazer,
maior será o seu desejo de aproximar-se delas, maior facilidade ela terá de
aprendizado (afinal, aprende-se a ler e escrever lendo e escrevendo) e maiores
chances ela terá de levar a leitura e a escrita como aliadas para toda a
vida.
Dra. Tânia Regina Bello
Psicopedagoga e Fonoaudióloga
Psicopedagoga e Fonoaudióloga
Exemplos de aulas criativas:
- Elaboração de jornal
escolar, com matérias e pautas pensadas pelos alunos, sob a supervisão do
professor.
- Aulas dinâmicas, que levem o
aluno a pensar e discutir sobre temas atuais.
- Aulas na biblioteca,
incentivando o aluno à leitura e fazendo da visita ao local um hábito.
- Jogos e projetos educativos
interdisciplinares.
- Decoração das salas de aulas
com trabalhos realizados pelos próprios alunos, valorizando a imaginação e
o uso do que foi ensinado em sala.
- E várias outrassugestões.
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