ATIVIDADE 2-7 - EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA
LOCAL-Escola Municipal “Presidente Tancredo de Almeida Neves
Escola Municipal “Higino Guerra”
ANO- 201O
PÚBLICO ALVO - 3° ANO e 2º ANO
Nº DE ALUNOS- 40 ALUNOS
PROFESSORA REGENTE: Rosalva Aparecida Costa e Eunice Mendes de Oliveira
TEMA - “Os Músicos de Bremen”
DURAÇÃO – 1 Mês
PERÍODO – 1º de Agosto A 1º de setembro
RECURSOS - TECNOLOGIA DIGITAL/CD/ DVD/
HTTP://letras. Terra.com.br/os-saltimbancos/173787/
OBJETIVOS-
* Saber ouvir e realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão;
* Desenvolver e valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
* Explorar capas de livros, DVDs, Cd, títulos e imagens aliadas ao texto verbal;
* Identificar finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto;
* Visitar para Conhecer e perceber como funciona as pesquisas realizadas nos computadores acerca do tema em desenvolvimento.
Quando estávamos estudando Guia do Alfabetizador encontramos este projeto Os Músicos de Bremen que veio de encontro com o que estamos aprendendo no curso e-proinfo 100 horas. De acordo com o pouco recurso tecnológico que ainda disponibilizamos em nossa escola, está sendo possível viabilizar o trabalho deste projeto com sucesso, onde os alunos estão empolgados, envolvidos de maneira significativa, pois as aulas estão criativas.
Para realização desta aula fizemos várias pesquisas sobre o assunto no intuito de melhor auxiliá-los durante as atividades. Para tanto visitamos alguns sítios e entre eles um sobre Língua Portuguesa HTTP://www.línguaportuguesa.ufrn.br que traz todo estudo sobre a história de nossa língua. e a partir dele os alunos eram levados a navegar em diferentes campos relacionados ao assunto. (Mas tudo isso de maneira bem lenta, alternada, uma vez que estamos dando nossos primeiros passos nesta área de pesquisa. Só o fato de estarmos na sala com 4 computadores, já foi um sucesso para os nossos alunos.
Fizemos o uso do Word com o “corretor ortográfico”, onde escrevemos palavras com x e ch de maneira aleatória, para os alunos observarem as palavras que aparecem sublinhadas de vermelhas (estão em desacordo com as regras ortográficas). Os alunos então iam corrigindo os erros, citando a maneira correta de escrever tais palavras.
Integrantes: Rosalva Aparecida Costa e
Eunice Mendes de Oliveira.
Seguidores
28 de ago. de 2010
ATIVIDADE 2-6
Atividade 2.6 - A execução da atividade planejada.
Esse trabalho foi realizado pelas alunas: Rosalva aparecida Costa, professora da turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Presidente Tancredo de Almeida Neves” e Eunice Mendes de Oliveira, professora do 2º Ano do E. F. na Escola Municipal “Higino Guerra” no município de Capinópolis - MG
“Os Músicos de Bremen” é um conto que tem um final feliz. Mesmo que não tenham chegado à cidade de Bremen, os animais tiveram a felicidade de encontrar outros com os mesmos problemas e os mesmos objetivos e, assim, tornarem-se músicos.
As propostas de atividades para esse conto trabalham muito a intertextualidade. Esse conto dos Irmãos Grimm tem uma adaptação musical de Chico Buarque, chamada “Os Saltimbancos”, uma peça teatral de mesmo nome e um filme " Os Saltimbancos Trapalhões”. Por isso, propomos atividades de um texto com informações sobre a cidade de Bremen, um texto sobre o musical “Os Saltimbancos” e uma propaganda com informações e sinopse da peça teatral.
Apresentamos a letra de uma das músicas que se chama “História de Uma Gata”. Se a escola ainda não tem esse disco, o ideal é que o adquira. Se não for possível, você pode acessar o site hhttp://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/173787/ e ouvi-la com seus alunos.Ouçam com a letra da música em mãos e proponha que sigam a música com a leitura identificando palavras.
A atividade com propaganda da peça teatral poderá ser ainda explorada, por exemplo, pedindo aos seus alunos que escrevam uma sinopse de alguma novela que gostem ou desenho animado. Explore também o que é coreografia, cenografia, música e figurino, aspectos relevantes na produção de um espetáculo.
Organizando uma sessão de cinema para assistirem “Os Saltimbancos Trapalhões”. Pare o filme em alguns momentos e faça comentários com os alunos sobre essas semelhanças. Leia a sinopse na caixa do DVD ou do vídeo junto com os alunos antes de assistirem o filme. Faça pipoca e bom divertimento.
Atividades de cruzadinhas, caça-letras, preenchimento de balões de diálogos, também são de interpretações do texto.
Há atividades que se referem às palavras primitivas e derivadas.
O uso de x e ch (palavras homônimos) – palavras com a mesma pronúncia.
ARTES - Fazer esculturas dos quatros animais, em massinhas ou biscuit, e montem uma exposição na escola.
POR: EUNICE E ROSALVA
Esse trabalho foi realizado pelas alunas: Rosalva aparecida Costa, professora da turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Presidente Tancredo de Almeida Neves” e Eunice Mendes de Oliveira, professora do 2º Ano do E. F. na Escola Municipal “Higino Guerra” no município de Capinópolis - MG
“Os Músicos de Bremen” é um conto que tem um final feliz. Mesmo que não tenham chegado à cidade de Bremen, os animais tiveram a felicidade de encontrar outros com os mesmos problemas e os mesmos objetivos e, assim, tornarem-se músicos.
As propostas de atividades para esse conto trabalham muito a intertextualidade. Esse conto dos Irmãos Grimm tem uma adaptação musical de Chico Buarque, chamada “Os Saltimbancos”, uma peça teatral de mesmo nome e um filme " Os Saltimbancos Trapalhões”. Por isso, propomos atividades de um texto com informações sobre a cidade de Bremen, um texto sobre o musical “Os Saltimbancos” e uma propaganda com informações e sinopse da peça teatral.
Apresentamos a letra de uma das músicas que se chama “História de Uma Gata”. Se a escola ainda não tem esse disco, o ideal é que o adquira. Se não for possível, você pode acessar o site hhttp://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/173787/ e ouvi-la com seus alunos.Ouçam com a letra da música em mãos e proponha que sigam a música com a leitura identificando palavras.
A atividade com propaganda da peça teatral poderá ser ainda explorada, por exemplo, pedindo aos seus alunos que escrevam uma sinopse de alguma novela que gostem ou desenho animado. Explore também o que é coreografia, cenografia, música e figurino, aspectos relevantes na produção de um espetáculo.
Organizando uma sessão de cinema para assistirem “Os Saltimbancos Trapalhões”. Pare o filme em alguns momentos e faça comentários com os alunos sobre essas semelhanças. Leia a sinopse na caixa do DVD ou do vídeo junto com os alunos antes de assistirem o filme. Faça pipoca e bom divertimento.
Atividades de cruzadinhas, caça-letras, preenchimento de balões de diálogos, também são de interpretações do texto.
Há atividades que se referem às palavras primitivas e derivadas.
O uso de x e ch (palavras homônimos) – palavras com a mesma pronúncia.
ARTES - Fazer esculturas dos quatros animais, em massinhas ou biscuit, e montem uma exposição na escola.
POR: EUNICE E ROSALVA
ATIVIDADE 2-5
Atividade 2.5
Planejando uma atividade com hipertexto ou internet. Atividade em grupo (2 ou 3 participantes). Eleger os temas sobre os quais gostariam de trabalhar. Planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos.
Esse material foi retirado do Guia do Alfabetizador (3º ano do Ciclo da Alfabetização).
“Os Músicos de Bremen”
Capacidades: Avaliar afetivamente o texto, fazer extrapolações.
Práticas: Propor que os alunos leiam textos, relacionando-os a outros, a outras informações e a leitura da realidade. Exemplo, ler o conto de fadas “Os Músicos de Bremen” e relacioná-lo com o texto informativo sobre a cidade de Bremen e com a sinopse da peça teatral “Os Saltimbancos.
Avaliação: Observar se os alunos são capazes de fazer extrapolações pertinentes e auxiliá-los se necessário, durante discussão e o debate sobre o texto.
Utilizar-se bastante da auto avaliação;
Fazer dela um hábito, uma prática natural em sala de aula, para que o aluno seja estimulado a apresentar cada vez mais um trabalho bem elaborado, independentemente, capaz de avaliar suas próprias produções. Esteja atento às maiores dificuldades que deverão ser retomadas.
Integrantes: Rosalva Aparecida Costa – Escola Municipal “Presidente Tancredo de Almeida de Neves”.
Eunice Mendes de Oliveira – Escola Municipal “Higino Guerra”
Planejando uma atividade com hipertexto ou internet. Atividade em grupo (2 ou 3 participantes). Eleger os temas sobre os quais gostariam de trabalhar. Planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos.
Esse material foi retirado do Guia do Alfabetizador (3º ano do Ciclo da Alfabetização).
“Os Músicos de Bremen”
Capacidades: Avaliar afetivamente o texto, fazer extrapolações.
Práticas: Propor que os alunos leiam textos, relacionando-os a outros, a outras informações e a leitura da realidade. Exemplo, ler o conto de fadas “Os Músicos de Bremen” e relacioná-lo com o texto informativo sobre a cidade de Bremen e com a sinopse da peça teatral “Os Saltimbancos.
Avaliação: Observar se os alunos são capazes de fazer extrapolações pertinentes e auxiliá-los se necessário, durante discussão e o debate sobre o texto.
Utilizar-se bastante da auto avaliação;
Fazer dela um hábito, uma prática natural em sala de aula, para que o aluno seja estimulado a apresentar cada vez mais um trabalho bem elaborado, independentemente, capaz de avaliar suas próprias produções. Esteja atento às maiores dificuldades que deverão ser retomadas.
Integrantes: Rosalva Aparecida Costa – Escola Municipal “Presidente Tancredo de Almeida de Neves”.
Eunice Mendes de Oliveira – Escola Municipal “Higino Guerra”
Assinar:
Postagens (Atom)