Seguidores

2 de dez. de 2010

Educação e Mudança - Celso Antunes




Como utilizar a ferramenta da Wikipédia com os alunos

Como utilizar a ferramenta da Wikipédia com os alunos
Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os, a saber, perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas impactantes para os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento arborescente, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica contínua.
A Wikipedia está na Internet há vários anos e foi fundada com a idéia de que qualquer pessoa possui conhecimento que pode compartilhar com os outros. É exatamente para isso que a internet foi inventada. O problema da Wikipedia, é que qualquer pessoa pode editar seu conteúdo, em qualquer texto, da forma como quiser, não importando se realmente possui conhecimento sobre aquilo

Impacto das tic na formação de educadores brasileiros

Check out this SlideShare Presentation:

ATIVIDADE 4.8 ATIVIDADE SUGERIDA: COMENTAR NO FORUM DO PORTAL DO PROFESSOR


  1. Navegar no Portal do Professor, em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
  2. Clicar na opção Interação e Colaboração.
  3. Explorar as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração: chats, blogs,
    seminário on-line e inovações interativas.
  4. Fazer um relato de sua experiência com projeto usando tecnologias no currículo na
    área intitulada Fórum “Como utilizar as tecnologias simples, gratuitas e interessantes na escola”. Em seguida, clique em Listar - Relato . Para descrever sua experiência é necessário inscrever-se no Portal.
  5. Ler os relatos postados nessa área, verificar se existem outros relatos a respeito do
    desenvolvimento de projetos curriculares com o uso de tecnologias e comentar aqueles
    que mais lhe chamaram a atenção.
  6. COLEGAS ENTRE NO PORTAL E COMENTE O NOSSO RELATO DE EXPERIÊNCIAS  EM: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopi 
  Lendo o artigo de Bento Duarte entendemos que na verdade a tecnologia realmente melhorou a maneira de se emitir e receber informações e surgiram outros procesos de se conseguir o saber, porém se não houver uma reestruturação nos procedimentos adotados e pessoas qualificadas não se vai chegar a lugar nenhum.
 Por isso que estamos aqui aprendendo mais um pouquinho como utilizar as TICs, e o importante sempre será o planejar, pois a tecnologia dá acesso aÁs informações  direta mas é necessário alcançar um conhecimento reflexivo e isso exige de nós sabermos organizar, associar, e estabelecer relações com as informações encontradas.
Então é preciso para se obter sucesso integrar as tecnologias ao projeto curricular de nossas escolas,  integrar conhecimento pedagogico e pensamento do professor e também e propiciar de maneira clara e objetiva uma renovação pedagógica em nossas escolas.

    atividade 4.7 QUESTÕES PARA REFLEXÃO após ler o artigo indicado na plataforma - O QUE É CURRÍCULO?


    * O QUE É CURRÍCULO?
    * QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS AO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO?
    * COMO INTEGRAR EFETIVAMENTE AS TECNOLOGIAS AO DESENVOLVIMENTO CURRÍCULO?
    * COMO DESENVOLVERPROJETOS NO ÂMBITO DO CURRÍCULO?
               O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, na postura do professor. Hernández (1988) enfatiza que o trabalho por projeto "não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola" (p. 49). Essa compreensão é fundamental, porque aqueles que buscam apenas conhecer os procedimentos, os métodos para desenvolver projetos, acabam se frustrando, pois não existe um modelo ideal pronto e acabado que dê conta da complexidade que envolve a realidade de sala de aula, do contexto escolar. Daí a importância do desenvolvimento de projetos articulados que envolvam a co-autoria dos vários protagonistas do processo educacional. O fato de um projeto de gestão escolar estar articulado com o projeto de sala de aula do professor, que por sua vez visa propiciar o desenvolvimento de projetos em torno de uma problemática de interesse de um grupo de alunos, integrando o computador, materiais da biblioteca e a televisão, torna-se fundamental para o processo de reconstrução de uma nova escola. Isso porque a parceria que se estabelece entre os protagonistas (gestores, professores, alunos) da comunidade escolar pode facilitar a busca de soluções que permitam viabilizar a realização de novas práticas pedagógicas, tendo em vista a aprendizagem para a vida.

    CONCEITO SOBRE CURRÍCULO
              Se acreditarmos sempre na força de um projeto bem elaborado, ainda que de forma simples, mas que vá de encontro a necessidade dos nossos alunos, explorando seu enorme potencial, encontramos respostas fundamentadas no seu real interesse. E foi bem assim com este projeto (Capinópolis contra a Dengue). A partir do momento que eles se sentiram capazes de participar e foram se conscientizando  da importância de estarem atuando em ações significativas para o Meio Ambiente, houve mudança de postura, motivação e maior interesse pelas disciplinas. A participação dos familiares que tem sido imprescindível também é um forte aliado, um bom passo para tornar integrado escola e comunidade e assim podermos desenvolver nossos projetos com eficiência e eficacia. Como pude demonstra nos projetos anteriores aqui já citados.
              A experiência dos alunos em estarem atuando como uma espécie de fiscais do seu ambiente fizeram deles alguém mais cidadão. Mais atentas com as questões de conservação das dependências da escola e do seu entorno. Sujeitos críticos e observadores dos hábitos da população. Estas experiências além de estarem atingindo os objetivos propostos no projeto tem resgatado e desenvolvido a auto estima de alunos através de uma boa proposta de trabalho.
        As tecnologias configura-se como a metodologia mais importante nos dias atuais e diante dessa realidade, o educador não pode continuar a ignorar o valor do seu uso no cotidiano da prática escolar. Para tanto, o professor precisa assumir o papel de articulador de formações sociais desiguais; alguém consciente dos objetivos dos seu fazer, que busca em interação, em prática dialógicas, libertadoras, encontrar o equilibrio, a unidade  na diversidade, desde que as ações se encerrem numa sistematização dos novos conhecimentose assim certamente o desenvolvimento dessas condutas, que fazem a inter relação da comunicação mediatizada com o ensino formal, será capaz de transformar para melhor s relações entre professores e alunos, tornando-os mais atentos, envolvidos e comprometidos  com o processo ensino-aprendizagem. o que contribuírá efetivamente para a melhoria da qualidade da educação desenvolvida no ambiente escolar.

    Recursos

    Projetor de Imagens (data show)
    Câmera digital
    Filmadora
    Impressora;
    Internet;
    Material de sucata;
    Cartazes

    ALUNAS DO CURSO: Rosalva A. Costa
                                            Eunice M. de Oliveira
    COORDENADORA: Maria Betânia Bernardes Barcelos

    DIA D 2014 SUGESTÕES

    MENSAGEM: FALAR COM DEUS

    MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

    FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR