Seguidores
14 de nov. de 2010
ATIVIDADE 4-2 Eunice/Rosalva - alunos da professora eunice e sonia pimenta, participam de palestras e assistem vídeos sobre o combate à DENGUE. video fotos video dengue 009.MOV
Atividade 4.2 -
Cursistas: Eunice Mendes e Rosalva Aparecida da Costa
Orientadora: Maria Betânia Bernardes Barcelos,
Mídias Integradas em nosso projeto:
Nós estamos muito felizes em poder trabalhar um pouquinho com as mídias digitais em nossas aulas. Hoje estávamos lembrando de quando começamos a frequentar as aulas do curso e-proinfo, como não sabíamos usar
de maneira significativa as TICs e hoje já temos até Blogs, FaceboocK, aulas no Portal do Professor e até vídeos postados no youtube de nossos alunos participando com interesse e alegria das aulas.
Hoje não temos como negar a importância de integrar nas nossas aulas as tecnologias,pois elas fazem a diferença, com certeza em nossa prática pedagógica.
Esta integração tecnológica se faz necessária, pois nem que seja um instrumento para a música, ou uma tv, ou uma máquina fotografica já
tornam nosas aulas mais atraentes, dinâmicas e estimulantes. E quando então em nossa Escola Higino Guerra aparecer o laboratório de informática e podermos levar nossas crianças até lá e eles poderem resolver, pesquisar com o conhecimento que já possuem de algumas tecnologias, uma vez que Os alunos aprendem realmente quando há significado. Assistam nosso vídeo e percebam o entusiasmo de nossos alunos ao tirar nem que seja uma foto, realizando suas atividades. Observe o entusiasmo, até mesmo quando eles próprios tem que nos ensinar como parar o vídeo com uma técnica que ele aprendeu com o pai, e a alegria de assistir depois o seu trabalho. O que precisa melhorar? Onde erramos? Como fazer para corrigir? E percebemos que eles opinam e dizem... Tia, porque que agora nós não fazemos assim??.....
É realmente, chegou o tempo da escola mudar... e mudar com compreensão e conhecimento das tecnologias para que assim aconteça o avanço que todos esperam para o futuro... Nossas crianças já são nativas tecnologicamente , cabe a nós Professores e Escola acompanhar esse tempo maravilhoso , que eu estou amando aprender.
Eunice e Rosalva
“
ATIVIDADE 4-CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS- CONTEXTUALIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE -desenho animado dengue
>unidade 4 - currículos, projetos e Tecnologias
atividade 4-1 Eunice/Rosalva
Unidade 4-1 discussão e debate
Atividade 4-3 -analisando experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
ATIVIDADE 4.3: Análise de experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias.
CURSISTAS: EUNICE E ROSALVA
Orientadora: MARIA BRTÂNIA BERNARDES DE ANDRADE BARCELOS.
Como professora alfabetizadora, já desenvolvi alguns Projetos como o de ALFABETIZAÇÃO através do lúdico, Projeto Psicomotricidade, e nossa escola também trabalha nesta linha de desenvolver Projetos. Minha experiência tem mostrado que o trabalho interdisciplinar e contextualizado trazem contribuições significativas ao ensino-aprendizagem bem como é parceria indispensável no desenvolvimento do currículo, uma vez que a Escola de hoje não precisa ser tão conteudista, principalmente se houver clareza dos objetivos pedagógicos que se quer alcançar nas disciplinas. E hoje já fazendo uso de algumas tecnologias, que já são nossas aliadas no processo de ensino/aprendizagem,(mesmo que ainda dando os primeiros passos) porém para acontecer integralmente essa contribuição, temos que ter clareza da intenção ao utilizá-las.
Quando a Luciana e seu grupo de estudos foram desenvolver este trabalho com slides sobre este tema, gostei muito dele e vimos (eu a a Rosalva),que este Projeto estava de acordo com o que estavamos fazendo neste cursoe que também veio de encontro com o que eu estava trabalhando com os alunos que dou assistência no Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e com este material pude alcançar algumas habilidades e competências que com certeza estão contribuindo muito no desenvolvimento dos aspectos básicos da leitura e escrita. Com certeza este é um projeto curricular que ajuda a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com algumas tecnologias, que foi o trabalho que desenvolvemos com o CD-ROM INTERATIVO (PARA LER, OUVIR E BRINCAR - Edições Chocolate).
A inserção da tecnologia na realização da atividade proporcionou uma disposição e satisfação tão grande nos alunos que a aprendizagem foi muito significativa.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
vários blogs que estão inscritos no meu(eunicemirandaoliveira.blogspot.com)
e no da Rosalva Aprendendo Sempre.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.google.com.br/brincando com a multiplicação
http://pt.wikipedia.org/
Assinar:
Postagens (Atom)