Atividade para trabalhar nome e a individualidade de cada pessoa.
(Ideal para alunos de 2ª a 4ª, já alfabetizados)
1-
Fazer uma estrela com E.V.A e escrever o nome de cada aluno.
2-
Fazer a leitura do texto abaixo e comentar sobre
as diferenças:
Uma estrela especial
(Margarete Almeida)
Por que será que as estrelas têm nomes diferentes?
Será que é porque elas não
são iguais? Mas elas são
tão parecidas!
Pensando bem, ser parecido não é ser igual. Por isso
cada um de nós tem a sua
identidade. Mesmo que
tenhamos nomes parecidos, somos pessoas especiais
e
isso pode ser notado até nas pontas dos nossos dedos,
através das nossas
digitais.
Eu sei que tenho uma estrelinha muito especial, que tem
muito brilho e eu
tenho o compromisso de não deixar que
esse brilho se apague, por isso devo
seguir sempre o caminho
das coisas que são boas e corretas, que agradam a
Deus e
aos meus pais.
Quando faço alguma coisa errada ou quando me sinto triste,
o meu brilho fica
bem fraquinho...
Mas se reconheço minhas falhas, converso com meus pais
e procuro melhorar,
sinto que minha estrela brilha muito mais!
Reflexão oral
1-Qual é o assunto principal do texto?
2-Ser parecido e não ser igual. Como podemos explicar a frase?
3-Somos tão únicos que podemos provar isso com as pontas
dos dedos. Em que
situação nossos dedos fazem essa distinção?
4-Se todos têm uma estrela especial, onde ela fica guardada?
5-Onde está sua estrela neste momento?
3- Entregar as estrelinhas com os
nomes dos alunos.
Mas entregar os nomes para as crianças trocadas.
Perguntar
qual é seu nome e entregar um nome
diferente...
Eles começaram a questionar,
aquela não era a sua
estrela, seu nome não era aquele. Então, falei sobre
as
diferenças que existem entre as pessoas, mesmo
que elas sejam tão parecidas.
4-BRINCADEIRAS:
O
corpo é um instrumento de vida, por meio dele o educando
adquire o
conhecimento da realidade que o cerca.
1- Ajustamento
Espacial:
Brincando com a Bola
a)- 2 a 2 parado: jogar a
bola para o colega;
b)-Jogar a bola para o
colega, depois lança-la para cima 3x
c)-Jogar a bola para cima
com as duas mãos e recebe-la com uma;
d)-Andar com a bola no
dorso da mão
e)- Atira-la para cima,
girar e receber;
f)- Rolar a bola, correr e
pegá-la;
Querido Aluno:
“ Que
bom ser Professora de uma
criança tão especial e dedicada como
você.
Ser Especial, dedicado e
estudioso é ser como Tu
és _________, com Sabedoria nas palavras, é saber caminhar por caminhos
corretos, é ouvir no silêncio, é ser Educada,
saber Refletir Sempre e sonhar... Sonhar... E
sonhar...
Ser Especial é poder Ter como alunos pessoas tão maravilhosas assim.
SEJA MUITO BEM-VINDO EM NOSSA SALA!
Um abraço carinhoso,
QUERIDAS COLEGAS:
Faça mais que existir: VIVA!
Faça mais que ajudar: SIRVA!
Faça mais que sonhar: Realize!
Faça mais que somar: MULTIPLIQUE!
Faça mais que viver: VIVA COMO
JESUS ENSINOU!
COM CARINHO!!!!
OBSERVR AS REGRAS PARA UMA BOA
CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA.
-
Com os colegas,
com os professores,
e com as pessoas mais velhas.
|
|
· Fazer silêncio;
· Saber ouvir com atenção na hora da explanação da matéria;
· Não brigar;
· Não gritar e falar baixo;
|
- saber usar as palavras
mágicas:
·
COM LICENÇA;
·
OBRIGADO;
·
PERDÃO;
·
DESCULPE-ME;
·
POR FAVOR.
|
- ESPERAR SUA VEZ PARA FALAR;
- SER ESTUDIOSO E RESPONSÁVEIS COM SEU
MATERIAL ESCOLAR;
- SER OBEDIENTE;
- ZELAR E CONSERVAR O MEIO AMBIENTE;
- RESPEITO AO SENTIOMENTO
ALHEIO; COR, RELIGIÃO, RAÇA, CONDIÇÃO SOCIAL.
- FALAR SEMPRE A VERDADE;
- SER TOLERANTE;
- DEMONSTRAR CARINHO E
ATENÇÃO PARA COM CRIANÇAS, FAMÍLIA E IDOSOS;
- SER COLABORADOR;
- ZELAR PELAS SUAS
QUALIDADES.
Que deus abençoe cada um
na força do seu imenso amor.
Com muito carinho; TIA EUNICE
|
|
EUNICE MENDES MIRANDA
DE OLIVEIRA.
1º DIA.
- O Ser e o
mundo em transformações:
-
Qualidades nas relações humanas e questões de
autoconhecimento:
·
SE CONHECER (Quem sou eu?)
·
SE RESPEITAR ( p/ me conhecer
devo me respeitar)
·
SE ACEITAR ( é como viver
feliz ao lado de outro –
aceita-te a ti mesmo
·
SE AMAR ( amar a si mesmo para amar o próximo).
·
VOCÊ É AQUILO QUE VOCÊ PENSA QUE É.
· Não permita que reação de outras pessoas tire o seu prazer de estudar.
·
Descubra o seu potencial e ponha em prática o seu talento.
_______________________________________________
TRABALHO EM DUPLA:
1- ESCREVA
TRÊS QUALIDADES IMPORTANTES QUE VOCÊ VÊ NO SEU COLEGA.(Distribuir folhas do
formulário).
·
A AUTO-ESTIMA É A BASE DE TUDO.
·
QUALIDADE X QUANTIDADE.
·
HARMONIA NO AMBIENTE DE TRABALHO.
·
ADMINISTRAR CONFLITOS.
·
O RESPEITO AO PRÓXIMO.
·
A ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS.
·
APRENDER A LIDAR COM MUDANÇAS
·
CONHECENDO E ADMINISTRANDO EMOÇÕES
·
PROMOVENDO O CONHECIMENTO.
·
MOTIVANDO SEMPRE.
·
REAPRENDENDO A SER FELIZ.
FAÇA UM DESENHO: VOCÊ NO MUNDO.
____________________________________________________________
Montar, com a turma,
os direitos e
deveres de cada um na sala de aula e também em toda a escola.
Antes de escrever
no papel pardo, li cada uma e perguntei se concordavam e se comprometiam em
colocá-las em pratica. Assim como eles tiveram deveres eu também anotei o que
eu não podia fazer durante as aulas: falar ao celular, comer biscoitos ou
chicletes e nem realizar outras atividades.
DEVERES DOS
ALUNOS
|
1- ESTUDAR todas as matérias.
|
2- Tratar bem o Professor, colegas e
funcionários da Escola.
|
3-
Dialogar francamente e com amizade.
|
4- Não tumultuar as aulas com
brincadeiras sem graça, bagunça, brigas, conversas e nem desviar do assunto
estudado.
|
5- Não interromper a explicação do
professor por motivos banais e prestar atenção para que o professor possa
passar um número maior de exercício.
|
6- Saber ouvir com atenção a
explicação do professor para poder argumentar e posicionar sobre o assunto.
|
7- Fazer perguntas dentro do assunto
apresentado pelo professor.
|
8- Comunicar e justificar sua falta
para que o professor possa dar-lhe outra avaliação, dentro do prazo acordado.
|
9- Compreender o professor na sua
individualidade para ser compreendido.
|
10- Apresentar condições de boa
disciplina para o professor para que ele possa dar trabalhos em pequenos grupos.
|
11- Participar de estudo em grupo
ativamente, trabalhando e não só assinando o trabalho o colega.
|
12- Conservar os objetos escolares (
carteira, sala de aula, latão de lixo, paredes).
|
13- Saber competir e obedecer regras
de jogos esportivos.
|
14- Dialogar, discutir sobre
assuntos relacionados com a matéria.
|
15- Compreender e respeitar os direitos de cada um.
|
16- Não estabelecer comparação entre
colegas em sala de aula.
|
17- Não colocar apelidos nos
colegas.
|
18- Trazer os cadernos e livros
encapados e o material completo e organizado (matéria em dia).
|
19- Organizar campanhas que promovam
sua sala.
|
20- Esforço máximo para dar o melhor
de si.
|
21- Ser responsável com suas
tarefas.
|
22- Repassar aos pais todos os
comunicados da escola.
|
23- Não julgar atitudes tomadas
pelos professores, sem antes ter uma conversa esclarecedora.
|
24- Saber conservar os livros da
Biblioteca, respeitar o meio ambiente.
|
25- Falar sempre a
verdade e assumir os erros e as conseqüências.
|
26- Manter limpas todas as
dependências da escola.
|
27- Dar condições de o professor
conduzir a aula para que os exercícios propostos sejam feitos em sala de aula
ou em casa.
|
DIREITOS DO
ESTUDANTE
1- Tomar conhecimento dos conteúdos que serão aplicados nos te aparecerão nos testes e avaliações.
|
2- Ser tratado bem, com educação por parte dos colegas, pro profe dos colegas, professores, funcionários da escola.
|
3- Dialogar francamente, sem ressentimento.
|
4- Aulas agradáveis, bons professores com
apresentação de temas atuais.
|
5- Explicação clara da matéria com exercícios
variados da fixação.
|
6- Expor suas idéias e argumentos sobre elas.
|
7- Ter dúvidas sobre a matéria, fazer
perguntas e ser atendido com respeito.
|
8- Fazer provas em dias diferentes por motivo
de doença.
|
9- Ajudar o colega, em sala de aula, em suas
dificuldades.
|
10-
Ter material adequado em sala de aula.
|
11-
Argumentar com o professor sobre a matéria.
|
12-
Questionar sobre os direitos que não estão sendo respeitados. Ex: correção de
provas, atitudes de colegas e às vezes de próprio professor.
|
13-
Ser tratado com igualdade, sem comparação com turmas ou colegas melhores.
|
14- Ser respeitado no seu limite de
aprendizagem.
|
15-
Justificar-se quando realmente não cumpre com tarefas escolares, se não
souber.
|
16-
Não ser julgado antecipadamente sem uma conversa esclarecedora.
|
17-
Utilizar a biblioteca em outros
horários.
|
18-
Crédito por parte do professor (O aluno pode estar falando a verdade).
|
19-Ir
ao banheiro durante os horários de aula, quando necessário.
|
20-
Organizar campanhas.
|
21-
Trabalhar em grupo.
|
22- Ser compreendido.
|
Professora: Eunice Mendes
de Oliveira.
Escola Municipal “Higino
Guerra”.
|
|
|