Seguidores

26 de jul. de 2013

Professora Marcia Valeria: Planos Interdisciplinares

Professora Marcia Valeria: Planos Interdisciplinares: Título: TRABALHO INTERDISCIPLINAR Eixo Temático: ALFABETIZAÇÃO Tópico: INTERDISCIPLINARIEDADE Habilidade: DIVERSAS
 Duração: ...                                                         Planos Interdisciplinares
Título: TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Eixo Temático: ALFABETIZAÇÃO
Tópico: INTERDISCIPLINARIEDADE
Habilidade: DIVERSAS
Duração: 2 DIAS Tipo de Atividade: Aula pratica
Palavras-chave: PARLENDA
Autor: Rosaura de Castro E-mail: saurac@bol.com.br
Data de Criação: 10/12/2009 11:21:44 Status: Final

PLANO DE AULA

Horário: 1º

Eixo: Desenvolvimento da Oralidade

Capacidade: Participar da interações cotidianas em sala de aula: escutando com
 atenção e compreensão

Objetivo: Aprender ouvir o colega e aguardar a vez de falar.

Desenvolvimento: Atividade de Ensino

- Rodinha para os alunos contarem as novidades:

* estabelecer com os alunos a regra de cada um falar na sua vez;

* conversa com os alunos sobre a necessidade de ouvir o colega com 
atenção para melhor compreensão do que ele está dizendo;

* dar voz e vez a todos, principalmente aos mais tímidos.



Horário: 2º

Eixo: Compreensão e valorização da cultura escrita ,Leitura

Capacidades:
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita
 na sociedade.

- Buscar pistas textuais para ler nas entrelinhas (fazer inferência), 
ampliando a compreensão.

Objetivos:
- Reconhecer a parlenda como um gênero textual e o cartaz como
 seu suporte textual.
- interpretar oralmente a parlenda, entendendo o sentido implícito 
do texto (fazendo inferência).

Desenvolvimento: Atividade de Introduzir

- Trabalho com a parlenda, em cartaz:
Fui à roça pegar milho
Encontrei muita pipoca
Eu comi as puladeiras
Piruá, a panela choca

-Apresentar a parlenda e conversar com os alunos sobre esse gênero textual: 
suas características, formatação, origem, utilidade social, diferenças e 
semelhanças com outros gêneros já conhecidos, etc.

- Analisar o suporte do texto (cartaz): características, formatação, 
material, tamanho, utilidade social (inclusive na escola), etc.

- Interpretação oral da parlenda:

* o que eu fui pegar na roça?
*Que tipo de milho eu peguei?
*O que eu fiz com o milho?
* O que foi que eu comi? Por que elas foram chamadas de puladeiras?
* O que significa a frase da parlenda: “Piruá, a panela choca”? 
Direcionar com perguntas até o aluno chegar a uma conclusão)


Horário: 3º
Eixo: Leitura
Capacidade: Desenvolver capacidades relativas ao código,
 especificamente necessárias à leitura: saber decodificar palavras

Objetivo: Identificar palavras com as sílabas pa, pu, pi, pe, po já trabalhadas.

Desenvolvimento: Atividade de Ensino
- Pedir aos alunos que identifiquem palavras que tenham as sílabas 
pa, po, pu, pe, pi na parlenda e fazer a leitura coletiva e, depois, individualmente.

- Apresentar essas palavras em fichas, para que as colem sobre as
 palavras escritas no cartaz.

- Brincadeira: Chicotinho queimado

Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra.

O aluno retorna à sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra está escondida.
 (Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega está quente, 
ao afastar-se, a turma diz que ele está frio. Ao encontrar a ficha a turma diz:
 Chicotinho queimado!)

Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la autonomamente ou com a ajuda da turma.

Horário:4º

Artes
Desenho

Capacidade: Linguística

Eixo: Apropriação do sistema de escrita

Capacidade: Compreender diferenças entre a escrita alfabética 
e outras formas gráficas

Objetivos:

1- Desenvolver a criatividade e o senso estético

2- Representar o texto da parlenda utilizando desenhos

Desenvolvimento: Atividade de Ensino

- Conversa com os alunos sobre formas gráficas de se comunicar,
 diferente da utilização de letras, salientando o recurso do desenho.

- Pedir que os alunos representem o texto trabalhado (parlenda)
 utilizando desenhos.

- Acompanhar a atividade, no sentido de orientar a mellllhor disposição 
dos desenhos no papel, o capricho no colorido, etc

Horário

Eixo: Produção escrita

Capacidade: Escrever segundo o princípio alfabético e as 
regras ortográficas.

Objetivo: Escrever palavras com pa, pe, pi, po, pu

Desenvolvimento: Introduzir

- Ditado visual das palavras: pegar – pipoca – puladeiras – piruá – panela:

. mostrar a ficha com a palavra escrita;

. pedir que observem bem a palavra, inclusive os sinais 
gráficos que possuirem;

. escrever a palavra no ar, junto com a professora;

. observar novamente a palavra;

. esconder a ficha e pedir que os alunos escrevam a palavra;

. mostrar novamente a ficha para o aluno corrigir a sua escrita.;

Horário: 6º
Matemática
Operações: subtração e adição

Capacidade: Linguística

Eixo: Apropriação do sistema de escrita

Capacidade: Compreender a função de segmentação dos espaços 
em branco e da pontuação de final de frase.

Objetivos:

1-Trabalhar as operações de adição e subtração, em situações problemas, 
utilizando material semi-concreto (palavras escritas)

2- Possibilitar a distinção dos limites entre as palavras

Desenvolvimento: Atividade de Ensino

- Distribuir a parlenda para os alunos recortá-la em 
palavras e depois montá-la.
- Analisar o texto da parlenda com os alunos:
- perguntar aos alunos: quantas palavras tem na 
primeira frase? E na segunda? Na terceira? Na quarta?
- Qual a frase que tem mais palavras? Qual a que tem menos?
- Se eu juntar o número de palavras da primeira frase e 
da segunda frase, quantas palavras darão?
- Se eu juntar as palavras da primeira, segunda e terceira frases?
- Se eu juntar as palavras da primeira, segunda, terceira
e quarta frases, quantas palavras darão?
- Qual é o total de palavras (se for necessário, trabalhar
 o conceito de “total”)
- Se do total de palavras eu tirar a quantidade de palavras da primeira frase, quantas palavras sobrarão? E se eu tirar o total de palavras da segunda frase? Da terceira? Da quarta?

OBS.” Armar” as operações horizontais e verticais
.

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR