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23 de jul. de 2010

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ATIVIDADE 2_6_Eunice

Atividade 2-6 FORUM: Execucao da atividade planejada.

Nós, da Escola Municipal Higino Guerra, desenvolvemos este projeto no 2º Bimestre de 2010 e realmente foi um sucesso. Nossa Professora Marina que faz parte do Conselho do Patrimônio Cultural deu seu depoimento* , bem como os pais de alguns alunos

A culminância deste projeto aconteceu no Parque de Exposição João de Freitas Barbosa, onde os alunos fizeram exposição de seus trabalhos.

Analisando, o desenvolvimento do projeto Patrimônio Cultural – Praça João Moreira de Souza percebemos que fora trabalhado conteúdos de todas as disciplinas (Língua Portuguesa, quando foram feitas entrevistas, trabalho com as músicas, relatórios, históricos, e os escribas que são os próprios alunos com muita responsabilidade e prazer iam organizando os textos, desenvolvendo a leitura, a escrita e a oralidade. História e Geografia – quando era preciso descobrir o espaço/tempo para a construção das maquetes, a história da praça, porque tem este nome, nas entrevistas realizadas, como ela era, como está hoje. Em Ciências, fora trabalhado a parte das plantas (e o que mais chamou a atenção dos alunos fora a árvore ali plantada chamada Pau-Brasil, que originou o nome do nosso pais), e dos animais que vivem na praça, sua contribuição para o meio ambiente. Em Matemática, trabalhamos quantidade, formas, tamanho, espessura, quantidade, gráficos, tabelas. Etc.).

Foram utilizados diversos materiais didáticos desde o básico para confecções das maquetes, apostilas e acervos de Biblioteca, recursos humanos até o uso das tecnologias mais avançadas: como: máquinas fotográficas, computadores, onde utilizaram para fazer scanners, , relatórios, pesquisas etc.

Durante todo o desenrolar do projeto, observamos a interação entre professores, pais e alunos, enfim de toda a comunidade escolar, bem como a integração com as demais áreas do conhecimento favorecendo uma abordagem curricular interdisciplinar e contextualizada, além do que a Educação Patrimonial, que constitui um campo disciplinar, onde o processo de ensino aprendizagem pode ser dinamizado e ampliado muito além do ambiente escolar.

Os instrumentos de avaliação usados para acompanhar o desenvolvimento do projeto foram: observação, auto-avaliação, participação dos pais, opinando sobre o trabalho, onde relataram que o projeto estimulou muito o interesse dos filhos e que aumentou o assunto para conversar em casa, avaliação formativa e contínua e processual.

*... Este projeto também colaborou com o despertar de uma consciência critica e de responsabilidade para com a preservação do patrimônio em toda a sua expressão e a percepção da relação entre esse com sua identidade pessoal e cultural... Ressaltou a Professora Marina Braga, que também faz parte do Conselho de Patrimônio de Capinópolis.

A culminância deste projeto aconteceu no Parque de Exposição João de Freitas Barbosa, onde os alunos fizeram exposição de seus trabalhos.

OBSERVE ALGUMAS FOTOS:
ATIVIDADE 2_6_Eunice


Atividade 2-6 FORUM: Execucao da atividade planejada.

Nós, da Escola Municipal Higino Guerra, desenvolvemos este projeto no 2º Bimestre de 2010 e realmente foi um sucesso. Nossa Professora Marina que faz parte do Conselho do Patrimônio Cultural deu seu depoimento* , bem como os pais de alguns alunos

A culminância deste projeto aconteceu no Parque de Exposição João de Freitas Barbosa, onde os alunos fizeram exposição de seus trabalhos.

Analisando, o desenvolvimento do projeto Patrimônio Cultural – Praça João Moreira de Souza percebemos que fora trabalhado conteúdos de todas as disciplinas (Língua Portuguesa, quando foram feitas entrevistas, trabalho com as músicas, relatórios, históricos, e os escribas que são os próprios alunos com muita responsabilidade e prazer iam organizando os textos, desenvolvendo a leitura, a escrita e a oralidade. História e Geografia – quando era preciso descobrir o espaço/tempo para a construção das maquetes, a história da praça, porque tem este nome, nas entrevistas realizadas, como ela era, como está hoje. Em Ciências, fora trabalhado a parte das plantas (e o que mais chamou a atenção dos alunos fora a árvore ali plantada chamada Pau-Brasil, que originou o nome do nosso pais), e dos animais que vivem na praça, sua contribuição para o meio ambiente. Em Matemática, trabalhamos quantidade, formas, tamanho, espessura, quantidade, gráficos, tabelas. Etc.).

Foram utilizados diversos materiais didáticos desde o básico para confecções das maquetes, apostilas e acervos de Biblioteca, recursos humanos até o uso das tecnologias mais avançadas: como: máquinas fotográficas, computadores, onde utilizaram para fazer scanners, , relatórios, pesquisas etc.

Durante todo o desenrolar do projeto, observamos a interação entre professores, pais e alunos, enfim de toda a comunidade escolar, bem como a integração com as demais áreas do conhecimento favorecendo uma abordagem curricular interdisciplinar e contextualizada, além do que a Educação Patrimonial, que constitui um campo disciplinar, onde o processo de ensino aprendizagem pode ser dinamizado e ampliado muito além do ambiente escolar.

Os instrumentos de avaliação usados para acompanhar o desenvolvimento do projeto foram: observação, auto-avaliação, participação dos pais, opinando sobre o trabalho, onde relataram que o projeto estimulou muito o interesse dos filhos e que aumentou o assunto para conversar em casa, avaliação formativa e contínua e processual.

*... Este projeto também colaborou com o despertar de uma consciência critica e de responsabilidade para com a preservação do patrimônio em toda a sua expressão e a percepção da relação entre esse com sua identidade pessoal e cultural... Ressaltou a Professora Marina Braga, que também faz parte do Conselho de Patrimônio de Capinópolis.

A culminância deste projeto aconteceu no Parque de Exposição João de Freitas Barbosa, onde os alunos fizeram exposição de seus trabalhos.

OBSERVE ALGUMAS FOTOS:

ATIVIDADES NA PRAÇA – PREFEITA MUNICIPAL SRA. DINAIR ISAAC E IRACILDA PEREIRA DUARTE – SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

1- MARINA BRAGA- PROFESSORA - EUNICE MENDES – SUPERVISORA – 3-MARIA APARECIDA DA COSTA – DIRETORA – 4- CELIA MARTINS - SUPERVISORA



MEMBROS DO CONSELHO PARRIMONIO CULTURAL DE CAPINÓPOLIS


ATIVIDADES NA PRAÇA – PREFEITA MUNICIPAL SRA. DINAIR ISAAC E IRACILDA PEREIRA DUARTE – SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

1- MARINA BRAGA- PROFESSORA - EUNICE MENDES – SUPERVISORA – 3-MARIA APARECIDA DA COSTA – DIRETORA – 4- CELIA MARTINS - SUPERVISORA
MEMBROS DO CONSELHO PARRIMONIO CULTURAL DE CAPINÓPOLIS

 

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MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

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