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29 de ago. de 2014

PARLENDAS


As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças.
 Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas.
Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.


Eixos:
1- Leitura
2- Escrita
3- Convenções Gráficas
4- Apropriação do  Sistema Alfabético
5- Produção Escrita


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR PARLENDAS

TÓPICOS
COMPETÊNCIA OU
CAPACIDADE
DESCRITOR
QUESTÕES PROPOSTAS
Leitura: Compreensão,
 Análise e Avaliação




INTERPRETAÇÃO de
Informações implícitas em textos.
Identificar assunto de texto


Após leitura: Do que o texto fala?
Ou qual o assunto do texto?

Inferir informações em textos
O que será que este texto está querendo nos dizer?

Localização de informações explicita em textos
Localizar informações explicita.
Características dos personagens;
Onde acontece?
Coerência e coesão no processamento de textos
Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
Qual a palavra que dá sentido (coesão)
À parlenda?
Usos Sociais da leitura e da escrita




Implicações do gênero
e do suporte na compreensão de textos
Identificar gêneros textuais diversos.
Qual é o nome deste gênero textual?
Vocês conhecem outra parlenda?
Mostrar alguns suportes com parlendas e ler algumas para eles.
Reconhecer a finalidade de gêneros textuais diversos.
Para que serve uma parlenda?
O que vocês sentiram ao ouviram as parlendas?
Reconhecimento de convenções do sistema alfabético
Uso adequado da página
Conhecer as direções e o alinhamento da escrita da Língua Portuguesa

Neste texto, Qual é a 1ª palavra? E a última?


Apropriação do Sistema Alfabético

Reconhecimento da palavra como unidade gráfica
Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos.
“Quantas palavras tem este texto”?

Aquisição de consciência fonológica
Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (Consciência silábica)
Quantas palavras têm a parlenda?
Qual a palavra com maior número de sílabas? E a menor?
Identificar sons de sílabas ( consciência fonológica e fonêmica)


 Quais palavras rimam no texto?




 


PARLENDAS

Serviço de Supervisão Pedagógica 

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR