Atividade 4.5
Projeto DENGUE.
Justificativa
- Com a chegada do verão, os riscos de pegar dengue aumentam. Mas para não passar o verão na cama, é só prestar atenção e cortar o mal pela raiz. Neste caso pela água.
Conheçam neste projeto os principais cuidados que se deve ter para deixar sua casa e a vizinhança protegidas do mosquito da dengue.
Se nós fizermos a nossa parte, o mosquito não fará a dele. FIQUE ESPEERTO!!
O que sabemos?
· Importância de cuidar do QUINTAL;
· A importância da reciclagem de lixo e de não deixarmos a lata destampada;
· Que quem transmite a doença é um mosquito com um nome complicado: aedes aegypti;.
· como cada aluno e demais pessoas podem contribuir realmente para diminuir casos de dengue.
O que queremos aprender?
· Como combater o mosquito da dengue;.
· Como se pega a danada;
· Como evitar uma epidemia;
· Cuidar melhor do nosso quintal e jardim.
· Cuidar melhor do quarteirão, compreendendo a interdependência existente entre os vizinhos..
Como vamos aprender?
· Observação dentro e fora do ambiente escolar;
· Pesquisa na Internet sobre como combater a dengue e os vários tipos da doença;
· Apresentação em Vídeos.
· Confecções de textos coletivos.
· Aplicação do projeto dentro do currículo escolar aperfeiçoando o Português, Matemática e Ciências
· Utilização do Computador como uma ferramenta de aprendizagem e pesquisa.
Referencial teórico
· Guia do alfabetizador 3º ano
· Parâmetro curricular nacionais
· Cadernos do CEALE
Objetivos gerais
· Compreender que a dengue é uma doença muito perigosa que pode até matar;
· Acabar com os lugares onde a água fica acumulada.
Objetivos específicos
· Valorizar a importância de se juntar forças para combater a dengue de forma correta.
· Reconhecer através de vários métodos e atividades,como quebrar o ciclo da dengue;
Metodologia
Este projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar e vivenciado possibilitando atividades práticas e vivências de pessoas no meio em que convivem com nossos alunos.
Foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, vídeos, pesquisa via internet e produção através de desenhos e oralmente.
Duração
2 à 6 semanas
1º Momento
· Iniciamos a aplicação do projeto a ser desenvolvido. Nos reunimos com a coordenadora pedagógica Rosalva Aparecida que passou o Projeto para todas as escolas Municipais de Capinópolis. CAPINÓPOLIS CONTRA A DENGUE para discutir como seriam aplicadas as atividades dividindo tempos e horas para a aplicação de cada atividade. Também foi discutido os recursos a serem utilizados, os materiais que iríamos gastar e modo de como será aplicado cada atividade.
· 2º Momento
· Usando o Guia do Alfabetizador e a seqüência didática, nosso trabalho ficou assim estruturado: INTRODUÇÃO - SISTEMATIZAÇÃO - CONSOLIDAÇÃO E AVALIAÇÃO.
· Iniciamos a coleta os dados fazendo investigações em sala de aula como o nome do projeto. O que eles já sabem. O que eles querem aprender. Dentro de nosso cronograma as atividades serão realizadas a partir do dia: 20/10/2010..
3º Momento
· A saída dos alunos da sala, para observação direta do ambiente em torno da escola visualizando os diferentes elementos que o compõem nosso entorno. Como continuidade, observação pelos alunos do trajeto de suas casas até a escola, para posterior debate em classe. O debate e a troca de idéias ocorreram em classe sob a orientação da professora, incentivando as comparações diferenciadas observadas. Os registros das suas observações foram através de desenhos e produção de texto coletiva, incentivando os alunos a perceber a interdependência entre os diferentes espaços e demais elementos que compõem o meio ambiente.
4º Momento
· A partir das curiosidades dos alunos sobre diferentes tipos de dengue fizemos uma pesquisa na internet sobre vídeos e trabalhos de gruoo utilizando diversos panfletos que foram disponibilizados na própria escola, as buscas geram em torno do cuidados e como combater a dengue, tempo médio de vida do mosquito, etc. Um dos vídeos assistido pelos alunos foi o filminho o mosquito da dengue”. Rep da dengue e outros.
· AS ATIVIDADES SOBRE CADA DIA SEGUEM EM ANEXO; 4.6
*5º Momento
GINCANA EDUCATIVA: TÁLIMPO GANHA
SEJA SOLIDÁRIO
Participe do combate ao mosquito transmissor da dengue
Avaliação
A avaliação ocorreu de forma processual e continua. Quanto ao alcance dos objetivos propostos há que considerar dos alunos o interesse pelas atividades devido a pesquisa ter sido realizada por via internet e a mudança de sua postura frente as questões do meio em que vivem..
A avaliação ocorreu de forma processual e continua. Quanto ao alcance dos objetivos propostos há que considerar dos alunos o interesse pelas atividades devido a pesquisa ter sido realizada por via internet e a mudança de sua postura frente as questões do meio em que vivem..
OBSERVAÇÃO:
Aqui ensinamos nossos alunos como trabalhar com envios de emails, segundo o Guia do Alfabetizador 2º ano. Assim depois eles poderão trocar emails sobre o assunto: Capinópolis contra a Dengue.
A utilização de novos recursos tecnológicos, de hipótese alguma, poderá ser vista como uma forma negativa de melhorar a aprendizagem dos alunos, até por que já temos provas o bastante que tudo que é “lúdico” atrai e agrada; com isso, nós docentes temos sim que abraçar esta causa como uma mudança e assim mudarmos cada vez mais nossa postura diante das TICs.
No que diz respeito as atividades curriculares tradicionais, é preciso educar para o novo o que não significa negar o antigo, o que precisamos ver é uma integração entre estudantes e tecnologias, uma vez utilizando os computadores os alunos terão uma nova fonte de pesquisa para esclarecer as dúvidas.. Enfim, as atividades curriculares ficaram enriquecidas com o apoio que o computador e a internet têm a oferecer.
Devemos ter a consciência que o trabalho tem que ser feito, apresentado e a partir dos resultados alcançados é que conseguiremos quebrar as barreiras que ainda resistirem.
Ainda é cedo para darmos respostas concretas sobre resultados em aprendizagem, mas eu vejo resultados impressionantes à frente, como está escrito no artigo que li na revista LD Linha Direta ( sala de aula interativa – edição 151 – ano 14 – outubro de 2010) : É claro que teremos alguns desafios extras, tais como, prender a atenção dos alunos no foco do tema proposto, uma vez que muitos deles, trarão curiosidades pessoais, cotidianas para dentro da sala e ai sim o docente terá que aplicar algumas regras de limites para não perder o objetivo do trabalho. Regras estas que poderão até se incluir penalidades quanto ao uso dos computadores, restrições à sites, assim por diante.
A criação de potencializações de nossas aulas exigirá do docente conhecimento constante sobre tudo que acontece na rede. Até por que as mudanças na internet não acontecem de décadas em décadas e sim a todo o momento. Por isso, teremos que ficar antenados e levar esses acontecimentos para debater juntos com os alunos e tomas suas opiniões a respeito. Através desta atitude, construiremos uma educação mais “madura”, e preparada qualquer discussão que no futuro este aluno se deparar.