Seguidores

24 de nov. de 2010

ATIVIDADE 4.6 tecnologias no curriculo- Guia do Alfabetizador

Ativ.4.6: Plano de aula reelaborado
Atividade 4.6 – Planejamento de aulas Reelaborado
Orientadores: Maria Betânia Bernardes Barcelos.
Planejamento de aulas


PROFESSORES: Eunice Mendes de Oliveira e Rosalva aparecida Costa

TURMA: 2º Ano (a atividade pode ser aplicada desde o 1º ano)

TEMPO ESTIMADO: 50’ (desdobramento em outras  aulas)‏

ÁREA DE CONHECIMENTO:   Ciências – Lingua Portuguesa - Matemática
TEMA DA AULA : CAPINÓPOLIS CONTRA A DENGUE










ATIVIDADE 4.5 ELABORAÇAÕ DE PLANO DE AULA.

Atividade 4.5
Projeto DENGUE.
Justificativa

- Com a chegada do verão, os riscos de pegar dengue aumentam. Mas para não passar o verão na cama, é só prestar atenção e cortar o mal pela raiz. Neste caso pela água.
Conheçam neste projeto os principais cuidados que se deve ter para deixar sua casa e a vizinhança protegidas do mosquito da dengue.
Se nós fizermos a nossa parte, o mosquito não fará a dele. FIQUE ESPEERTO!!

O que sabemos?
·         Importância de cuidar do QUINTAL;
·         A importância da reciclagem de lixo e de não deixarmos a lata destampada;
·         Que quem transmite a doença é um mosquito com um nome complicado: aedes  aegypti;.
·         como cada aluno e demais pessoas podem contribuir realmente para diminuir casos de dengue.

O que queremos aprender?
·         Como combater o mosquito da dengue;.
·         Como se pega a danada;
·         Como evitar uma epidemia;
·         Cuidar melhor do nosso quintal e jardim.
·         Cuidar melhor do quarteirão, compreendendo a interdependência existente entre os vizinhos..

Como vamos aprender?
·         Observação dentro e  fora do ambiente escolar;
·         Pesquisa na Internet sobre como combater a dengue e os vários tipos da doença;
·         Apresentação em Vídeos.
·         Confecções de textos coletivos.
·         Aplicação do projeto dentro do currículo escolar aperfeiçoando o Português, Matemática e Ciências
·         Utilização do Computador como uma ferramenta de aprendizagem e pesquisa.

Referencial teórico
·         Guia do alfabetizador  3º ano
·         http://www.google.com.br/
·         Parâmetro curricular nacionais
·         http://ne.org.br
·         Cadernos do CEALE

Objetivos gerais

·         Compreender que a dengue é uma doença muito perigosa que pode até matar;
·         Acabar com os lugares onde a água fica acumulada.

Objetivos específicos

·         Valorizar a importância de se juntar forças para combater a dengue de forma correta.
·         Reconhecer através de vários métodos e atividades,como quebrar o ciclo da dengue;

Metodologia

Este projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar e vivenciado possibilitando atividades práticas e vivências de pessoas no meio em que convivem com nossos alunos.
Foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, vídeos, pesquisa via internet e produção através de desenhos e oralmente.

Duração

2 à 6 semanas
1º Momento
·         Iniciamos a aplicação do projeto a ser desenvolvido. Nos reunimos com a coordenadora pedagógica Rosalva Aparecida que passou o Projeto para todas as escolas Municipais de Capinópolis. CAPINÓPOLIS CONTRA A DENGUE para discutir como seriam aplicadas as atividades dividindo tempos e horas para a aplicação de cada atividade. Também foi discutido os recursos a serem utilizados, os materiais que iríamos  gastar e modo de como será aplicado cada atividade.

·         2º Momento
·          Usando o Guia do Alfabetizador e a seqüência didática, nosso trabalho ficou assim estruturado:  INTRODUÇÃO  -  SISTEMATIZAÇÃO -  CONSOLIDAÇÃO    E   AVALIAÇÃO.
·         Iniciamos a coleta os dados fazendo investigações em sala de aula como o nome do projeto. O que eles já sabem. O que eles querem aprender. Dentro de nosso cronograma as atividades serão realizadas a partir do dia: 20/10/2010..
3º Momento
·         A saída dos alunos da sala, para observação direta do ambiente em torno da escola visualizando os diferentes elementos que o compõem nosso entorno. Como continuidade, observação pelos alunos do trajeto de suas casas até a escola, para posterior debate em classe. O debate e a troca de idéias ocorreram em classe sob a orientação da professora, incentivando as comparações diferenciadas observadas. Os registros das suas observações foram através de desenhos e produção de texto coletiva, incentivando os alunos a perceber a interdependência entre os diferentes espaços e demais elementos que compõem o meio ambiente.
4º Momento
·         A partir das curiosidades dos alunos sobre diferentes  tipos de dengue fizemos uma pesquisa na internet sobre vídeos e trabalhos de gruoo utilizando diversos panfletos que foram disponibilizados na própria escola, as buscas geram em torno do cuidados e como combater a dengue, tempo médio de vida do mosquito, etc. Um dos vídeos assistido pelos alunos foi o filminho o mosquito da dengue”. Rep da dengue e outros.
·         AS ATIVIDADES SOBRE CADA DIA SEGUEM EM ANEXO; 4.6
*5º Momento
GINCANA EDUCATIVA: TÁLIMPO GANHA
SEJA SOLIDÁRIO
Participe do combate ao mosquito transmissor da dengue


Avaliação
A avaliação ocorreu de forma processual e continua. Quanto ao alcance dos objetivos propostos há que considerar dos alunos o interesse pelas atividades devido a pesquisa ter sido realizada por via internet e a mudança de sua postura frente as questões do meio em que vivem..














































A avaliação ocorreu de forma processual e continua. Quanto ao alcance dos objetivos propostos há que considerar dos alunos o interesse pelas atividades devido a pesquisa ter sido realizada por via internet e a mudança de sua postura frente as questões do meio em que vivem..


OBSERVAÇÃO:
Aqui ensinamos nossos alunos como trabalhar com envios de emails, segundo o Guia do Alfabetizador 2º ano. Assim depois eles poderão trocar emails sobre o assunto: Capinópolis contra a Dengue.
A utilização de novos recursos tecnológicos, de hipótese alguma, poderá ser vista como uma forma negativa de melhorar a aprendizagem dos alunos, até por que já temos provas o bastante que tudo que é “lúdico” atrai e agrada; com isso, nós docentes temos sim que abraçar esta causa como uma mudança e assim  mudarmos cada vez mais nossa postura diante das TICs.
No que diz respeito as atividades curriculares tradicionais, é preciso educar para o novo o que não significa negar o antigo, o que precisamos ver  é uma integração entre estudantes e tecnologias, uma vez utilizando os computadores os alunos terão uma nova fonte de pesquisa para esclarecer as dúvidas.. Enfim, as atividades curriculares ficaram enriquecidas com o apoio que o computador e a internet têm a oferecer.
Devemos ter a consciência que o trabalho tem que ser feito, apresentado e a partir dos resultados alcançados é que conseguiremos quebrar as barreiras que ainda resistirem.
Ainda é cedo para darmos respostas concretas sobre resultados em aprendizagem, mas eu vejo resultados impressionantes à frente, como está escrito no artigo que li na revista LD Linha Direta ( sala de aula interativa – edição 151 – ano 14 – outubro de 2010) : É claro que teremos alguns desafios extras, tais como, prender a atenção dos alunos no foco do tema proposto, uma vez que muitos deles, trarão curiosidades pessoais, cotidianas para dentro da sala e ai sim o docente terá que aplicar algumas regras de limites para não perder o objetivo do trabalho. Regras estas que poderão até se incluir penalidades quanto ao uso dos computadores, restrições à sites, assim por diante.
A criação de potencializações de nossas aulas exigirá do docente conhecimento constante sobre tudo que acontece na rede. Até por que as mudanças na internet não acontecem de décadas em décadas e sim a todo o momento. Por isso, teremos que ficar antenados e levar esses acontecimentos para debater juntos com os alunos e tomas suas opiniões a respeito. Através desta atitude, construiremos uma educação mais “madura”, e preparada qualquer discussão que no futuro este aluno se deparar.



Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação - Educação - Notícia - VEJA.com

Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação - Educação - Notícia - VEJA.com

Andressa Mendes - Quantas Vezes .

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR