tvescola@mec.gov.br
DESTAQUES
29 DE JULHO A 4 DE AGOSTO
DESTAQUES
DA PROGRAMAÇÃO
SALTO PARA O FUTURO - LITERATURA E OUTROS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Discute os diferentes textos que podem ser trabalhados em salas de alfabetização. Reflete sobre
as salas de aula, os projetos e os cantos de leitura e a biblioteca escolar. Mostra a importância do
diálogo entre a escola e a família na promoção da leitura.
SALTO REVISTA - SEGUNDA, 29 DE JUNHO: 17H E 21H
SALTO DEBATE - QUARTA, 31 DE JUNHO: 17H E 21H
CONHECENDO MUSEUS - MUSEU DE ARTE MODERNA DO RJ
Mostra a área de pesquisa e documentação do MAMRio, que preserva, atualiza e divulga o
acervo documental da história do Museu e de suas coleções bem como fontes de informação
sobre arte e cinema.
TERÇA, 30 DE JULHO: 11H30
VILLA-LOBOS E OS QUARTETOS DE CORDAS - OS QUARTETOS
Série sobre o maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos e a composição de seus 17 quartetos de
cordas. Esse episódio fala sobre a obra e sua importância na vida do compositor.
QUARTA, 31 DE JULHO: 22H
A HISTÓRIA DA 2ª GUERRA MUNDIAL - A RESISTÊNCIA NUNCA É INÚTIL
Mesmo quando parecia haver pouca esperança em causar um impacto contra os alemães, a luta
pela liberdade continuava. Os judeus poloneses do Gueto de Varsóvia se rebelaram contra seus
opressores.
QUINTA, 1º DE AGOSTO: 22H
PASSADO, PRESENTE E FUTURO DOS ANDES - OS HABILIDOSOS CONQUISTADORES
Fala sobre a história do Império Inca e sua queda nas mãos dos conquistadores espanhóis e como
isso afeta a vida nos Andes até hoje.
ACOMPANHE NOSSA PROGRAMAÇÃO NOS CANAIS 112 DA SKY, 694 DA TELEFÔNICA TV DIGITAL, 123 DA EMBRATEL, 4 DA NET E GRATUITAMENTE
SINTONIZANDO SUA ANTENA PARABÓLICA: ANALÓGICA – HOR/FREQ. 3770 E DIGITAL BANDA C VERT/FREQ. 3965 SYMBOL RATE 4069.
ASSISTA À TV ESCOLA NA INTERNET: TVESCOLA.MEC.GOV.BR
29 DE JULHO A 4 DE AGOSTO
DESTAQUES
DA PROGRAMAÇÃO
tvescola@mec.gov.br
DESTAQUES
29 DE JULHO A 4 DE AGOSTO
DESTAQUES
DA PROGRAMAÇÃO
SALTO PARA O FUTURO - LITERATURA E OUTROS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Discute os diferentes textos que podem ser trabalhados em salas de alfabetização. Reflete sobre
as salas de aula, os projetos e os cantos de leitura e a biblioteca escolar. Mostra a importância do
diálogo entre a escola e a família na promoção da leitura.
SALTO REVISTA - SEGUNDA, 29 DE JUNHO: 17H E 21H
SALTO DEBATE - QUARTA, 31 DE JUNHO: 17H E 21H
CONHECENDO MUSEUS - MUSEU DE ARTE MODERNA DO RJ
Mostra a área de pesquisa e documentação do MAMRio, que preserva, atualiza e divulga o
acervo documental da história do Museu e de suas coleções bem como fontes de informação
sobre arte e cinema.
TERÇA, 30 DE JULHO: 11H30
VILLA-LOBOS E OS QUARTETOS DE CORDAS - OS QUARTETOS
Série sobre o maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos e a composição de seus 17 quartetos de
cordas. Esse episódio fala sobre a obra e sua importância na vida do compositor.
QUARTA, 31 DE JULHO: 22H
A HISTÓRIA DA 2ª GUERRA MUNDIAL - A RESISTÊNCIA NUNCA É INÚTIL
Mesmo quando parecia haver pouca esperança em causar um impacto contra os alemães, a luta
pela liberdade continuava. Os judeus poloneses do Gueto de Varsóvia se rebelaram contra seus
opressores.
QUINTA, 1º DE AGOSTO: 22H
PASSADO, PRESENTE E FUTURO DOS ANDES - OS HABILIDOSOS CONQUISTADORES
Fala sobre a história do Império Inca e sua queda nas mãos dos conquistadores espanhóis e como
isso afeta a vida nos Andes até hoje.
ACOMPANHE NOSSA PROGRAMAÇÃO NOS CANAIS 112 DA SKY, 694 DA TELEFÔNICA TV DIGITAL, 123 DA EMBRATEL, 4 DA NET E GRATUITAMENTE
SINTONIZANDO SUA ANTENA PARABÓLICA: ANALÓGICA – HOR/FREQ. 3770 E DIGITAL BANDA C VERT/FREQ. 3965 SYMBOL RATE 4069.
ASSISTA À TV ESCOLA NA INTERNET: TVESCOLA.MEC.GOV.BR
29 DE JULHO A 4 DE AGOSTO
DESTAQUES
DA PROGRAMAÇÃO
tvescola@mec.gov.br
Quais são as atribuições principais
do Supervisor Educacional na Escola, na tua opinião?
R)- O
trabalho do Supervisor Educacional é
fundamental e significativo para que mudanças ocorram em todos os aspectos
relacionados ao pedagógico na escola. O papel do supervisor é de parceria, de
articulação, de reflexão-ação, de troca, de ajuda, de orientação e centrado na
articulação dos processos formativos dos professores. Cabe a ele orientar a
escola como um todo, para a consecução de suas finalidades articulando com
todos os segmentos da comunidade escolar, com os demais órgãos do sistema de
ensino envolvidos. Cabe ao Supervisor trazer riqueza de conhecimentos sobre as
crianças e o currículo, ter habilidade para trabalhar com os docentes e criar
situações para auxiliá-los na resolução dos problemas de ensino-aprendizagem,
dar assistência as necessidades observadas na execução das funções do professor;
coordenar os processos relativos ao planejamento participativo; Planejar junto
aos professores as Reuniões de pais,
Organizar reunião com o diretor e com os professores; Ajudar e
acompanhar o preenchimento de todos os
espaços na escrituração escolar (diário e fichas escolares); Capacitação e formação continuada dos professores em
módulos semanais bem como montar grupos de estudos mensais; Contribuir nas
atividades permanentes como: Entrada e saída os alunos, Monitorar o recreio;
aniversários, hora cívica, visitas às salas de aulas para assessoramento,
Acompanhamento das atividades no Guia do Professor, Traçar o perfil das turmas após avaliações e
elaborar plano de intervenção pedagógica, Organizar reuniões de Conselho de
Classe ou de Ciclo; Acompanhar o desenvolvimento dos planos de aulas; Aulas de demonstração (como usar tal
material); observação de leituras dos alunos; criar arquivo do Supervisor
Educacional; organizar pastas dos professores com suas respectivas fichas de
identificação pessoal/profissional, entrevistas/questionários de levantamento
de dados e de alunos da sala de aula;
Realização das avaliações diagnósticas e global; Acompanhamento das avaliações
internas e externas; avaliação da escola, dos professores e auto-avaliação; integração
família x escola;
Enfim, o Supervisor Educacional
deverá apresentar uma ação pedagógica efetiva que possibilite a melhoria do
processo ensino aprendizagem através de uma assessoria tecnicamente competente
e politicamente comprometida com a busca de conscientização da realidade, sempre com uma prática voltada para o trabalho pedagógico coletivo e compartilhado numa relação de
respeito e de cumplicidade no trabalho escolar. A escola torna-se um espaço em
que todos aprendem e ensinam, cada um ocupando sua posição, e onde o supervisor
tem uma contribuição específica e importante para dar no processo de ensino e
aprendizagem. Hoje, percebemos que esse profissional ganha um perfil de
pesquisador dentro da escola e da comunidade, devendo compreender o movimento
que envolve as relações entre professor, aluno e o próprio supervisor, de forma
simultânea. EUNICE MENDES