MONTANDO CANTINHOS NA SALA DE AULA:
Estas são algumas sugestões para você montar cantinhos na sala de aula de:
* Cantinho de Leitura;
* Cantinho de Pesquisa;
* Cantinho das Artes;
* Cantinho dos Jogos ou Cantinho Lúdico;
* Cantinho das Dramatizações;
* Brinquedoteca;
* Gincanas;
* Brincadeiras com o corpo através das músicas.
* Cantinho de Leitura;
Organizar cantinhos na sala de
aula é garantir o processo de
letramento dos alunos de forma
criativa, lúdica e competente.
Arrume sua sala de aula de forma aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.
É importante ter um espaço para a "roda de
conversas". As crianças devem sentar ao redor da educadora de forma
confortável. Se necessário, pode-se forrar o chão com esteiras ou tapetes
laváveis.
A "roda de conversas" também pode
acontecer em outros espaços da escola como em um pátio, parque ou debaixo de
uma árvore (quintal). O importante é garantir que a turma possa estar com a
educadora sem "interrupções" externas.
Cada dia podemos ter um tipo de texto: um poema,
uma história, uma parlenda, um trava-língua, um capítulo de uma história, uma
informação sobre um animal...
É importante ler para a criança, pois o professor
será seu modelo de leitor.
Essa leitura precisa ser planejada (escolha o
livro, o tema, verifique se precisará de algum objeto ou música para enriquecer
a leitura), o espaço poderá ser o mesmo da "roda de conversas", ou
fora da sala (no pátio, debaixo de uma árvore, na sala de leitura ou biblioteca
escolar).
O cantinho de leitura é um espaço
importantíssimo na sala de aula.
Onde as crianças encontrarão variados materiais de
leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas,
dicionários, etc.
As crianças aprendem a manusear o material
(escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado o material
(não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia.
Importante: não deixe lápis (ou material para escrever)
neste espaço.
|
APRESENTAÇÃO
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das
linguagens artística, literária e histórica,
a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de
ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando
a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de
ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando
a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma
sacola contendo alguns livros de estórias infantis e um caderno de registro, onde terão
que registrar e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar. Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas
sacola contendo alguns livros de estórias infantis e um caderno de registro, onde terão
que registrar e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar. Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas
JUSTIFICATIVA:
As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo
e
o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados.
Está relacionado ao
cuidado afetivo, à construção da
identidade, ao desenvolvimento da imaginação,
à capacidade
de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura
de
estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora
para a
democratização de um de nossos mais valiosos
patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das
crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório.
Isso só é possível
por meio do contato regular dos
pequenos com os textos, desde cedo, e de sua
participação
frequente em situações diversas de conto e leitura.
Sabe-se que os
professores são os principais agentes
na promoção dessa prática – e a escola, o
principal espaço
para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer
em ler e
consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão
do
prazer e da alegria, para que o aluno perceba que
ler é uma viagem maravilhosa
e não apenas mais uma
das atividades de escola.
PÚBLICO-ALVO
Todos os alunos do ensino fundamental.
OBJETIVOS:
• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores
de
escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los,
reparar na beleza
das imagens, relacionarem texto e ilustração,
manifestar sentimentos,
experiências, ideias e
opiniões, definindo preferências e construindo critérios
próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer
nas situações que envolvem a leitura de estórias.
• Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios.
• Participação em situação de conto e leitura de estórias.
• Escuta atenta e interessada de estórias.
• Observação e manuseio de livros.
• Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar
em
público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
METODOLOGIA BÁSICA
Haverá uma sacola com diferentes livros de
estórias e um caderno de registros. Os alunos,
que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por
três dias. O aluno deverá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um
registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem,
colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois,
na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o
seu registro.
Também
poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.
CONTEÚDO DOS TRABALHADOS
•
Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
•
Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido,
em forma de poesia, narrativa e teatro.
CRONOGRAMA
•
Durante todo o ano letivo
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da
observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação
de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia
* Cantinho de Pesquisa; |
* Cantinho das Artes;
Um cantinho para as artes é fundamental!
Um dos espaços da sala pode ser reservado para as
Artes Plásticas:
Desenho, pintura, dobradura, modelagem e colagem.
Este é um espaço que precisa da organização pela
professora (manter os materiais necessários) e das crianças (aprendem a
manusear os materiais para suas produções).
A limpeza posterior deve ser compartilhada com as crianças.
A limpeza posterior deve ser compartilhada com as crianças.
As atividades desenvolvidas também devem ser
planejadas pela professora.
Projeto Artes
JUSTIFICATIVA:
A linguagem da arte na educação tem um papel
fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
Atualmente tem se observado a necessidade de novos projetos de
artes, no sentido de desenvolver práxis nas quais haja a
total integração do profissional da arte
da educação, das crianças, da instituição e da comunidade.
As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao
rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais
encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio corpo, a
criança pode se utilizar de expressões artísticas.
OBJETIVO:
Ampliar o conhecimento do mundo das artes que possuem,
manipulando diferentes réplicas, explorando suas características, propriedades
e possibilidades de manuseio e entrando em contato em formas diversas de
expressões artísticas.
TOTAL DE AULAS:
12 ou mais aulas, pode depender do tempo que as crianças levarão
para reproduzirem cada obra. Algumas obras poderão levar mais de uma aula para
serem concluídas.
SEQUÊNCIA DE AULAS:
1ª Aula
Apresentar a obra da borboleta.
Cantar a canção da borboletinha junto com as crianças.
Observar a obra e fazer um levantamento oral.
Apresentação da biografia do autor da forma mais indicada para o
perfil da turma (pode ser através de vídeo, leitura, painel, fotos etc)http://biografias.multiply.com/photos/album/26/Romero_Britto
Explicar a assinatura na obra.
2ª Aula
Apresentar o poema "Borboletas de Vinícius de Moraes"
através de cartaz
Trabalhar o poema, explorando as cores, escrita das palavras e
as rimas.
Junto com a turma podem criar seu próprio versinho para a obra
da borboleta que poderá ser exposto junto com as outras criações ao final do
projeto.
4ª Aula
Com formas geométricas e linhas fechadas os alunos irão fazer
suas obras de artes inspirados em Romero Brito.
5ª Aula
Observar a obra bigodes andulados levantando as cores as formas
geométricas. Falar sobre o animal representado nessa obra ( o gato). Seu valor
emocional, suas qualidades assim como características.
Nesse dia poderá ser aplicada uma atividade diagnóstica a partir
dessa aula, a atividade deverá ser elaborada de acordo a realidade da turma.
6ª Aula
Cantar uma canção conhecida ou apresentar uma nova canção sobre
flor para a turma.
Apresentar a obra da flor de Romero Brito.
Levantar as cores, formas e linhas utilizadas por ele.
Reproduzir a obra utilizando retalhos de tecidos estampados para
fazer as pétalas no esboço de papel duplex.
7ª Aula
Organizar um canteiro de flores feitas pelos alunos na aula
anterior.
8ª Aula
Levar todas as curiosidades possíveis sobre o artista Romero
Brito.
Poderá ser feita leitura de frases, apresentar propagandas e os
diversos tipos de trabalhos realizados por ele dentro e fora do país.
9ª Aula
Distribuir caixas de sabão em pó previamente forradas em branco
para os alunos reproduzirem uma propaganda para a marca do sabão em pó como fes
Romero Brito.
Esse mesmo trabalho pode ser feito com garrafas de refrigerante,
pois o artista fez um rótulo para uma marca de refrigerante.
10ª Aula
Cantar com os alunos uma canção que eles gostem sobre cachorro,
existem várias, uma que as crianças gostam muito é a do txutxucão.
Apresentar a obra do "cachorro" do artista Romero Brito.
Roda de conversa sobre a obra.
Observar o comportamento do cão e associar ao nome da obra.
Fazer a dobradura do cachorro.
11ª Aula
Pintar a dobradura do cachorro e colar em um papel para ampliar
o cenário.
12ª Aula
Organizar os trabalhos da turma para serem expostos.
____________________________________________________________________________
O livro conta a história de duas crianças que admiravam um pé de laranjas carregado de laranjas e que pensavam em dividir a laranja mais bonita do lugar. A laranja desejada gostou
A Laranjeira: construindo regrinhas
em sala de aula
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
· Organizar o trabalho e os tempos em
sala de aula.
· Construir os combinados da sala
· Desenvolver noções de respeito e
amizade
· Levar a criança a se expressar
oralmente e plasticamente
· Construir aprendizado sobre plantio e
cuidado de sementes
Duração das atividades
5 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor pode trabalhar algumas noções de respeito e
normas de convivência.
Estratégias e recursos da aula
Introdução:
Todo início de ano letivo as crianças necessitam reconstruir
alguns combinados importantes para a organização do tempo e do espaço na sala
de aula. Tais combinados auxiliarão no processo educativo e por isso também
trarão rebatimento na aprendizagem das crianças, porém é importante que elas
possam falar sobre eles e participarem da construção dos mesmos.
Primeiro
Momento: Leve para a sala de aula uma história para
estimular o debate e esquentar a discussão. A sugestão é o livro “A laranja
Colorida” Autor: Ronaldo Simões Coelho, Ed. Lê. O livro conta a história de duas crianças que admiravam um pé de laranjas carregado de laranjas e que pensavam em dividir a laranja mais bonita do lugar. A laranja desejada gostou
da idéia e
fez de tudo, até se disfarçou, para que os pássaros não a encontrassem só para
se guardar para o dia em que seria partilhada pelas crianças. Disfarçou-se
tanto que quase não foi percebida no dia tão especial da partilha! Ainda bem
que uma chuvinha a ajudou e deu tudo certo.
Numa
rodinha de conversa – todas as crianças assentadas em círculo a fim de que
possam se ver simultaneamente - leia a história para as crianças e proponha um
debate. Converse com elas sobre o desejo da laranja de ser partilhada e seu
empenho em se disfarçar para chegar o grande dia. Pergunte às crianças o que
acham da atitude das borboletas em ajudar a laranja a se disfarçar.
Construa um texto coletivo com as respostas
das crianças. Escreva o texto em letra
caixa alta num cartaz grande e peça que as crianças façam a ilustração.
Segundo Momento:
Combine com as crianças de levarem laranjas para dividir entre os
colegas E as convide a plantar as sementinhas na escola. Nesse dia leve para a
sala a réplica da obra de arte: Nove papagaios em uma laranjeira de Lucy Autrey
Wilson, para que as crianças façam uma releitura da imagem. A releitura pode
ser feita com tinta guache e papel sulfite e os desenhos devem ser expostos no
varal da sala a fim de serem apreciados por todos da turma.
Terceiro Momento: Como todos concordaram em plantar
as sementinhas de laranja, proponha então esse momento perguntando: Como se
planta uma semente?. Muitas hipóteses surgirão e você professor então leva a
informação de que para plantar é preciso adubar a terra primeiro e preparar a
cova do plantio. É claro que os materiais para esse preparo já devem ter sido
organizados por você anteriormente. Faça o plantio com as crianças e comecem um
ciclo de observação dessa semente.
Caso o
professor queira, pode ainda trabalhar a poesia:
Laranjeira
Baltazar de Godoy Moreira (SP 1898) Poeta, contista, professor,
pedagogo.
Uma linda sementinha
Em meu quintal descobri
Alva!
Macia, limpinha!
– Minha linda sementinha Que posso
fazer de ti?
Faze
uma covinha rasa Com boa vontade e amor, No quintal de tua casa,
Onde haja luz e calor.
Deixa-me lá, por favor.
Um dia quando tu fores moça, formosa
e faceira.
Terei um tronco encorpado, e uma
ramada altaneira.
Cheia de frutos e flores
Então, com maior agrado
Darei para o teu noivado,
Os botões de laranjeira Depois do plantio da semente construa com as crianças a
linha do tempo
com os seguintes dados
Ex.:
DATA DO PLANTIO /OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO /OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO
12/____________________20/_____________________________30/__________________
A linha do tempo deve ser construída de acordo com os
acontecimentos mais
importantes desde o plantio até o brotar ou não da
plantinha.
Quarto Momento: Como o cuidado com a sementinha plantada
será diário,
retome com as crianças a importância de regar, adubar, tirar um
tempo para esse cuidado
em sala e converse com as crianças sobre as relações
que estão estabelecendo.
Faça os seguintes questionamentos: para crescer forte,
uma sementinha não precisa
de cuidado? E a sementinha da nossa amizade em sala
precisa de que para crescer?
Será que nós estamos cuidando do nosso coleguinha?
O que podemos fazer para que
nossos dias em sala de aula fiquem mais prazerosos
e nossos coleguinhas mais felizes?
Na medida em que as crianças forem falando,
vá fazendo uma lista das sugestões.
As sugestões dadas pelas crianças passarão a ser os
combinados da turminha. O professor complementa a lista com o que achar
conveniente, como os horários em que fazem
cada coisa, tal como brincar,
atividades, parque, lanche. Explique que existem horários
definidos para cada
atividade etc. Convide as crianças a construírem a Laranjeira da Amizade
da
turma. Peça que cada criança escolha uma das sugestões para ilustrar. Dê para
as crianças a imagem de uma laranja para que elas façam a ilustração do
combinado escolhido.
Elas podem fazer a ilustração por meio de desenho ou
pintura.
________________________________________________________________________________
Projeto: Artes
Tema: Retrato e
Auto-Retrato
Duração: 1 mês
1-Diagnóstico
F O que eles sabem sobre arte?
F Conhecem algum artista - pintor?
F O que representa um auto-retrato
para eles?
2- Idéias do projeto
F Fazer com que as crianças
reproduzam retrato e auto-retrato sabendo diferenciá-los e observar todos os
detalhes.
F Conhecer um pouco da vida e obra
de alguns pintores que pintaram seu auto-retrato: Tarsila do Amaral, Pablo Picasso
e Van Gogh.
3-Objetivos
F Despertar o interesse dos alunos
pela atividade de fazer arte e cria-la;
F Despertar a independência e
autonomia ao realizar as atividades;
F Respeitar às diversidades;
F Desenvolver uma imagem positiva
de si (independência e confiança);
F Descobrir e conhecer
progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites
(hábitos de cuidado com a saúde e o bem-estar);
F Estabelecer vínculos afetivos e
de troca com adultos e as outras crianças (comunicação e interação social);
F Estabelecer e ampliar as relações
sociais (atitudes de ajuda e colaboração);
F Brincar, expressando emoções,
sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
F Desenvolver e utilizar suas
diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita);
F Conhecer manifestações culturais
demonstrando interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;
F Observar detalhes de um retrato e
de um auto-retrato descobrindo semelhanças e diferenças.
4- Planejamento -
Conteúdos
F Diferenciação de retrato e
auto-retrato;
F Apreciação de obras de arte;
F Descobrir diferentes maneiras de
se retratar;
F Escrever seu nome em letra cursiva;
F Apresentação e escrita das
consoantes;
F Discriminação auditiva das
consoantes;
F Criação de histórias;
F Somar;
F Preparação para subtração;
F Números de 15 a 20;
F Conceitos: maior e menor; mais e
menos; curto e comprido; fino e grosso; direita e esquerda; perto e longe;
largo e estreito; pequeno e grande;
F Estações do ano;
F Cultura brasileira;
F Datas comemorativas;
F Meios de comunicação;
F Expressão corporal;
F Psicomotricidade;
F Relaxamento;
F Técnicas de pinturas;
F Colagem;
F Recortes;
F Desenhos;
F Modelagem;
F Criação de histórias;
F Linhas (traços)
F Saber respeitar o amigo;
F Ter hábitos de higiene todos os
dias (tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, etc...);
5- Estratégia
Material:
F Diferentes tipos de papeis (sulfite, cartolina, pardo,
espelho, crepom etc);
F Lixa;
F Canetinha;
F Tinta;
F Lápis de cor;
F Massinha;
F Livros;
F Revistas;
F Nanquim ou carvão;
F Pena para nanquim;
F Máquina fotográfica , celular e
Web-cam.
Etapas:
F Reflexão & Discussão. A proposta é discutir com os
alunos as diferenças entre um retrato feito por um fotógrafo e um retrato feito
por um pintor.
Registrar as opiniões dos alunos
em cartazes no papel pardo.
F Curiosidades:
Leitura da biografia do artista
com os dados mais importantes.
Artistas escolhidos: Tarsila do
Amaral, Pablo Picasso e Van Gogh.
F Roteiro para apresentação das
obras de artes: (auto-retrato)
TARSILA DO AMARAL
_ Observe a mulher
_ Qual a sua posição?
_ Como são os seus olhos?
_ Para onde ela está olhando?
_ Como está a sua boca?
_ Qual a cor do seu cabelo e
pele?
_ Que idade aparenta ter?
_ A mulher usa algum tipo de
pintura em seu rosto?
_ Em que tipo de lugar ela parece
estar
PABLO PICASSO
_ Observe o homem?
_ Como é o seu rosto?
- Que idade aparenta ter?
_ Como são suas sobrancelhas?
_ Como são os seus olhos?
_ Como é a sua pele?
_ Em que lugar ele parece estar?
_ Existe algo atrás da pessoa?
VAN GOGH
_ Observe o homem.
_ Qual a sua posição?
_ Para onde está olhando?
_ Como são suas sobrancelhas?
_ Como são os seus olhos?
_ Como é o seu cabelo?
_ Que partes do corpo podemos
ver?
_ Como é a sua pele?
_ Existe algo atrás da pessoa?
6- Hipótese
F As crianças puderam
ver os retratos com detalhes que os adultos não percebam;
F Aguçar a vontade de ser artistas
e/ou fotógrafo.
7 - Prática:
F Propor que o aluno faça seu auto
- retrato;
F Propor que em duplas um colega
retrate o outro;
F Propor que os alunos reproduzam
imagens utilizando diferentes papéis e meios para construir suas imagens;
F Propor que cada aluno escolha uma
fotografia sua e faça uma lista com as suas características;
F Coletivamente listar as
características de uma foto grande previamente escolhida e levada pela
professora para sala de aula;
F Discutir com o grupo as
características individuais e a coletiva;
F Registrar em um cartaz as dúvidas
e hipóteses que surgirem dos alunos no decorrer das atividades;
F Pedir aos alunos um desenho da
fotografia para a construção de um novo retrato com técnicas diferenciadas:
colagens, desenho ou pintura;
F Discutir com os alunos que
transformações podem ser feitas ao retratar
artisticamente uma foto. Quais características pretendem manter e quais
pretendem modificar;
F Propor que os alunos façam
desenhos rápidos ( esboços ) a partir da observação de
modelos humanos;
F Realizar uma série de desenhos a
partir do desenho cego ( Desenho que se faz olhando
apenas para o modelo, sem olhar para o papel. ) e completá-lo em seguida com o
desenho de observação.
F Comparar os desenhos cegos dos
desenhos de observação;
F Tirar fotos de seus amigos na
escola, retratando e observando suas expressões;
F Mostrar que temos meios de
comunicação como celular e Web-cam que também tiram fotos.
8 - Avaliação
F Contínua de observação
9- Ponto culminante
F Apresentação das fotos com os
respectivos auto-retratos (com o maior número de detalhes possível) expostos
nas paredes da escola, em forma de cartaz.
Cantinho das artes
oportunidades de descobertas, manipulações,
construções oferecidas às
crianças, maiores serão as chances
de um desenvolvimento harmonioso
e compatível com suas possibilidades.
Sendo assim, entre os cantinhos
exploratórios não pode faltar um dedicado
às artes. Quando se desenha
ou se desenvolve uma atividade artística
criativa, podemos dizer que se
vive um momento de introspecção,
um tempo de reflexão e de expressão
sobre si mesmo e sobre o mundo.
Dentro do processo de construção de
conhecimentos e significados, é evidente
que desenvolver a percepção é
um objetivo importantíssimo. E para
concretizá-lo, é preciso que a escola, dedique mais tempo as Arte.
* Cantinho dos Jogos ou Cantinho Lúdico;
Cantinho dos jogos
Cantinho dos jogos
Confeccionados em EVA, cortiça, cartolina ou até mesmo de madeira
e borracha, também devem estar ao alcance dos pequenos em um cantinho especial. Quebra-cabeças, jogos de encaixe e muitos outros...
Sugerimos que, caso a escola não tenha como oferecer nem tão pouco pedir ajuda aos
familiares, a professora vá confeccionando-os aos poucos, por exemplo, de acordo
com as datas comemorativas, e colecionando-os numa caixa separada.
Entre diferentes jogos é sempre necessário ter aqueles ligados às letras, às histórias infantis. Atividades como manusear o alfabeto móvel para fazer montagens, leituras, sequenciações,
escrita do nome próprio e dos colegas, montar quebra-cabeças de textos escritos e com
imagens são de muita importância. Os alunos que terminam suas tarefasmais rapidamente
podem usufruir desse cantinho, sentindo
assim prazer em permanecer/entro da sala
Saindo da sala, as crianças deverão contar com espaço para brincadeiras ao ar livre.
Se chover, mude a organização das mesas,
crie mais espaço em sua sala e faça brincadeiras bem divertidas
A canoa virou"
O Projeto Nome Próprio também inclui uma atividade para ser desenvolvida na área externa. A base dela será a seguinte estrofe a ser cantada, retirada da cantiga folclórica "A canoa virou": Se eu fosse um peixinho/ E soubesse nadar/ Eu tirava a (Nome da Pessoa)/ Lá do fundo do mar.
* Organize as crianças em uma roda e, no meio, coloque os crachás com os nomes.
* Inicialmente, acompanhando os versos da cantiga, fale o nome do aluno e peça a ele para retirar seu próprio crachá.
* Depois, para dificultar a tarefa, convide uma criança para retirar o crachá de um colega. Acompanhando a cantiga, chame-os por ordem alfabética, de modo que os alunos pensem nas letras e identifiquem quem será o próximo a ir ao centro.
* Cite o nome a ser retirado conforme a dificuldade/ facilidade de cada criança. Para alunos com mais facilidade, nomes mais complexos. Para alunos com algum grau de dificuldade, nomes mais simples, para que todos tenham chance de acertar e sintam-se estimulados.
* Caso o aluno retire o crachá errado, converse com todos, perguntando por que está errado, qual é a primeira letra do nome citado, que letra vem depois, e assim por diante, até o aluno retirar o crachá certo, para daí sair do meio da roda. Os colegas podem dar dicas.
O Projeto Nome Próprio também inclui uma atividade para ser desenvolvida na área externa. A base dela será a seguinte estrofe a ser cantada, retirada da cantiga folclórica "A canoa virou": Se eu fosse um peixinho/ E soubesse nadar/ Eu tirava a (Nome da Pessoa)/ Lá do fundo do mar.
* Organize as crianças em uma roda e, no meio, coloque os crachás com os nomes.
* Inicialmente, acompanhando os versos da cantiga, fale o nome do aluno e peça a ele para retirar seu próprio crachá.
* Depois, para dificultar a tarefa, convide uma criança para retirar o crachá de um colega. Acompanhando a cantiga, chame-os por ordem alfabética, de modo que os alunos pensem nas letras e identifiquem quem será o próximo a ir ao centro.
* Cite o nome a ser retirado conforme a dificuldade/ facilidade de cada criança. Para alunos com mais facilidade, nomes mais complexos. Para alunos com algum grau de dificuldade, nomes mais simples, para que todos tenham chance de acertar e sintam-se estimulados.
* Caso o aluno retire o crachá errado, converse com todos, perguntando por que está errado, qual é a primeira letra do nome citado, que letra vem depois, e assim por diante, até o aluno retirar o crachá certo, para daí sair do meio da roda. Os colegas podem dar dicas.
* Cantinho das Dramatizações;
Em frente a ele, um espelho na altura das crianças. Pronto!
Acaba de surgir dentro da sala de aula um ambiente fascinante onde atividades corporais e de jogo simbólico podem ser realizadas e registradas pelo professor em um segundo momento, juntamente com os alunos, para que percebam sempre a importância de transformar nossa linguagem, ideias,
falas, pensamentos em escrita. É interessante convidar outros membros da escola e os pais para ler os registros que podem ser acompanhados de fotos.
Um baú repleto de chapéus, óculos, xales, bijuterias,
maquiagens, fantasias, perucas, máscaras...Em frente a ele, um espelho na altura das crianças. Pronto!
Acaba de surgir dentro da sala de aula um ambiente fascinante onde atividades corporais e de jogo simbólico podem ser realizadas e registradas pelo professor em um segundo momento, juntamente com os alunos, para que percebam sempre a importância de transformar nossa linguagem, ideias,
falas, pensamentos em escrita. É interessante convidar outros membros da escola e os pais para ler os registros que podem ser acompanhados de fotos.
* Brinquedoteca;
como as brincadeiras.
Brinquedoteca
Um canto na sala com os brinquedos ão pode faltar, especialmente os fantoches e marionetes para dramatização de diferentes histórias.
E a sugestão é que os momentos de brincadeira sejam, por vezes, supervisionados pelo professor, que pode fazer interferências criando situações- problemas, comparando-as
a atitudes da realidade diária, provocando novas descobertas no meio das brincadeiras. Um bom observador pode descobrir muito dos alunos por meio delas e tirar proveito sempre.
Cada atividade realizada com os brinquedos, de maneira orientada pelo professor, pode e deve ser registrada juntamente com os alunos, em um segundo momento. De tanto realizarem este tipo de atividade, verão a escrita e a leitura como algo natural que faz parte do cotidiano, assim como as brincadeiras.
“É na relação com o outro que
o homem constrói e reconstrói seu conhecimento”.
* Gincanas;
a)- Quem
sabe canta.
( A criança de qualquer equipe
que tocar a campanha primeiro
cantará
b)-
Quebra – cabeça (de gravuras).
cantará
( montar no flanelógrafo. Cada equipe terá 5minutos
para montar, se não conseguir passa a vez para a
outra equipe.).
c)-
Aprendi na Bíblia e sei completar.
(Desenhar dois círculos no chão, um para cada equipe.
(Desenhar dois círculos no chão, um para cada equipe.
Quem chegar nele 1º , completa o versículo ou frase ou
pergunta sobre o tema em estudo.
d)- Roda viva. QUEM FOI Que?????????????
(Todos assentados em círculo, passa-se uma caixa com
perguntas. Quando parar a música,
quem estiver com a
caixinha pega uma pergunta e dá a resposta).
Gincana,
jogos e brincadeiras
1-
Mordida da maçã;
2-
Estoura balões com fubá;
3-
Guaraná no prato;
4-
Enchendo garrafas com esponjas;
5-
Dança das cadeiras;
6-
Jogos: peteca, corda queimada e futebol;7-Corrida do saco;8- Dança da Laranja;9- Corrida do ovo;10- Acertar o alvo;11- Quem sabe vestir?12- Dar nós em barbante;
Projeto
Dia das Crianças
Justificativa:A
criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada.
Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua
função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
Objetivos: * Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas * Valorizar a criança * Estimular a auto-estima * Evidenciar direitos e deveres da criança * Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança * Proporcionar jogos e brincadeiras Desenvolvimento: Capa para trabalho Lembrancinhas Desenhos para colorir Recorte e colagem Músicas e poesia Dobradura Brinquedos com sucata Brincadeiras dirigidas Mensagens Culminância: Realização de apresentação de musicas, poesias e teatros com pipoca ou cachorro quente ou bolo e entrega de lembrancinhas para as crianças. Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho. Duração: 1ª quinzena do mês de outubro |
Marcadores:brincar
91) PIQUE-SACI
É um pega-pega comum, mas só vale usar 1 pé pra correr, valendo
alternar entre os dois
92) CORRIDA DE CADEIRAS
Corrida de trios. Cada trio é composto por duas pessoas que unem os
braços e formam uma cadeira e um rei que irá subir na cadeira (união de
braços). O objetivo é correr e descer o rei na linha de chegada. O trio que
conseguir isso primeiro vence.
93) BALANÇA CAIXÃO
Dois mestres pegam alguém pelas pernas e braços e começam a balançar
seu corpo pra lá e pra cá. Uma variação é fazer isso com mais pessoas. Ou
seja, os balançados seguram um no braço do outro. É divertidíssimo!
94) PACMAN
Pega-pega na quadra, porém só é permitido andar por cima das linhas da
quadra. O "pacman" (pegador) também deverá andar apenas pelas
linhas. Quem for pego, deverá sentar no local exato onde foi pego e servirá
de obstáculo para quem está fugindo, mas NÃO para o "pacman", ou
seja, o pegador pode pular as pessoas que foram pegas por ele e estão
sentadas no chão, mas os fugitivos não podem pular esses obstáculos. Quem for
o último a ser pego será o vencedor.
95) ESTOURA-BEXIGA
Todos participam. Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu
tornozelo. O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua.
Ganha o último que ficar com a bexiga intacta.
96) REVEZAMENTO DOS RODADOS
Igual ao revezamento do atletismo, mas antes de correr é preciso dar
25 voltas em um cabo de vassoura. São 4 participantes por equipe e ganha a equipe
cujo o último participante chegou primeiro. Se cair, levanta e continua.
97) LATERAL
Jogam duas equipes e dois baleadores. Cada equipe tem seu campo, que
estará dividido por uma linha. Quando os baleadores gritarem JÁ, as equipes
terão que trocar de campo imediatamente. Durante a correria, os baleadores
tentarão balear alguém. Se não conseguir, faz outra rodada. Se conseguir,
quem for baleado fica do lado de quem o baleou. O jogo prossegue até não
sobrar mais ninguém. Vence o baleador que tiver pegado mais gente.
98) PEDRA, PAPEL, TESOURA
Um pega-pega bastante divertido. Pedra corre atrás da tesoura, tesoura
corre atrás do papel e papel corre atrás da pedra, ganha o primeiro que
cumprir sua tarefa.
99) ARTILHARIA
Dois times em dois campos separados por uma linha. No final de cada
campo, é colocado uma garrafa peti. Uma pessoa de cada equipe tenta jogar a
bola e derrubar a garrafa do adversário. A equipe que derrubar a garrafa
deverá erguê-la novamente, mas se protegendo da outra, que agora tem autonomia
para balear. Quem for baleado não pode erguer a garrafa. Se a equipe
conseguir reerguer a garrafa antes de todos serem baleados, ela ganha. Mas se
todos forem baleados e a garrafa continuar no chão, a outra equipe ganha.
100) GUERRA DE MANDIOCA
Jogam duas pessoas, cada uma com a sua mandioca segura pela metade.
Cada um tem a sua vez de bater com toda a força na que o outro segura. Ganha
quem quebrar a mandioca do adversário primeiro.
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Dinâmicas de Grupo Infantis
Dinâmica do Nome
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* Brincadeiras com o corpo através das músicas.
1ª AULA:
GINÁTICA HISTORIADA
( O professor vai contando a história e as
crianças irão fazendo os movimentos).
FOGO NO CIRCO
O circo estava armado
no centro da praça. A lona era muito grande, muito grande mesmo. ( o professor
abre os braços para dar idéia de tamanho da lona e as crianças imitam), lá
dentro havia uma porção de bichos: leão, tigre, girafa, cavalo, onça, urso e um
macaco.
Era noite e estava
escuro. Os bichos estavam dormindo. Não se ouvia nenhum barulho. Quem tomava
conta do circo de noite era o senhor João, um velhinho que sempre levava a mão
uma lanterna acesa. Seu João estava sentado e ouviu um barulho. Ele se levantou
e foi andando devagarzinho, assim na pontinha dos pés. ( deslocamento de todo o
grupo).
Começou a sentir cheiro de queimado e foi
andando mais depressa (marcha), mais depressa, mais depressa... Começou a
correr na direção do barulho e viu um fogo ainda pequenininho. Voltou correndo
assim, por baixo dos bancos ( quadrupedismo).
-O circo está pegando fogo! O circo está
pegando fogo! Começou a juntar gente e
logo chegaram os bombeiros.
Vieram muitos carros e
os bombeiros puseram a escada e foram subindo (trepar) e começaram a jogar água
na fogueira que já estava muito grande.
Os leões urravam (
imitar), os cavalos relinchavam, os
tigres rugiam, os macacos guinchavam. Os
pobres macacos, que estavam presos nas jaulas, começaram a pular de um lado
para o outro (saltar) , pois o fogo já estava perto deles.
Seu João veio abrir as
jaulas. Os macacos subiram pelas grades e começaram a atravessar o circo de um
lado para o outro, caminhando por cima de um arame (equilibrar ), com muito
cuidado para não cair, até chegarem onde não havia mais fogo (colocar no chão
uma corda para as crianças andarem em cima ).
Os macacos também
quiseram ajudar e começaram a jogar (lançar) tudo para fora do circo. Jogaram
as bolas, os arcos, as roupas. Tudo que encontravam eles iam jogando.
Então os bombeiros
apagaram o fogo.
Os carros começaram a
voltar para o quartel dos bombeiros. Iam correndo pelas ruas (correr), com a
sirene tocando (correr imitando o barulho da sirene) .
Lá no circo, já
estava tudo calmo outra vez.
Seu João, que tinha tomando um grande
susto, agora estava contente, porque tinha salvado todos os bichos. E foi feliz
para casa andando (marcha final com todas as crianças cantando).
LATERALIDADE
Esta série de exercícios pretende mostrar a criança
que em geral ela se utiliza do seu lado
esquerdo e direito simultaneamente mas que o lado não dominante ajuda o
trabalho do dominante.
1-Bater uma das mãos na coxa, depois a outra;
2- Fechar e abrir as mãos;
3- Abrir uma das mãos, fechando a outra;
4-Bater um pé, depois o outro;
5-Bater palmas estando com os pés juntos;
5-Bater ora os pés, ora as mãos;
Separar as pontas dos pés e depois juntá-los;
Separar os calcanhares e depois juntá-los;
6-Correr para o lado direito e depois para o esquerdo;
7-Pular com o pé direito sobre a corda, e vice-versa;
8-Colocar a mão direita na orelha esquerda;
9- Colocar o calcanhar esquerdo no joelho direito;
10-Colocar a mão direita no cotovelo esquerdo;
11-Em fila, todas as crianças, andam ao som de uma música e vão
seguindo os comandos: Dê uma volta para a direita, para a
frente, para trás, para a esquerda;
CANTAR:
BRINCAR
ordem, seu lugar, sem rir, sem falar, de um pé, ao outro, de uma mão a
outra, bate palmas, piruetas, cruzadinha, queda feita.(dá uma rodadinha) e pega
a bola.
7 comentários:
Excelente este material! Sou CP numa escola municipal de São Paulo e pretendo utilizá-lo na formação do meu grupo de professores!! Virei fã deste blog!!
Bjs!
Salete de Fátima Francisco
Ótimo material.Vou utilizar nas minhas atividades escolares. Obrigada pelas sugestões!
Que espaço rico de sugestões. Adorei.Parabéns.
Oii, boa noite!!!!!!!!!
Tá muito bacana seu blog. Só faço uma ressalva. Elimine essa história de "Cantinhos" isso tá muito ultrapassado. Invés de "cantinho" substitua por: "Espaço da leitura", Espaço do brinquedo< etc. fica mais amplo e saímos do tradicionalismo. bjus.
Agslene.
Oi José, obrigada pela dica, Fica aí então a sugestão gente. se preferir escrevam Espaço da Leitura, Espaço...
Valeu!
Amei este blogger.que Deus continue abençoando grandemente vocês.Todas as dicas e materiais foram muito bem planejados.
wilma.
Amei esse blog muito interessante , gostei muito vai me ajudar muito para com as crianças infantil.... Parabéns
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