Seguidores

26 de mai. de 2015

Avaliação diagnostica 3º ano c. a matemática - 201...

<iframe src="//pt.slideshare.net/slideshow/embed_code/key/wrnsjZIPIW4veg" width="477" height="510" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC; border-width:1px; margin-bottom:5px; max-width: 100%;" allowfullscreen> </iframe> <div style="margin-bottom:5px"> <strong> <a href="//pt.slideshare.net/silvaniabarbara/avaliao-diagnostica-3-ano-c-a-matematica-2013" title="Avaliação diagnostica 3º ano c. a matematica - 2013 " target="_blank">Avaliação diagnostica 3º ano c. a matematica - 2013 </a> </strong> from <strong><a href="//www.slideshare.net/silvaniabarbara" target="_blank">Silvânia Silveira</a></strong> </div>
Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013
Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013
Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013
Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013

Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013
Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013 Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013

Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013 Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013 Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013 Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013 Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013 Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013 Avaliação  diagnostica 3º ano  c. a   matematica - 2013

ProAlfa: Jogos Inclusão na Alfabetização

ProAlfa: Jogos Inclusão na Alfabetização:    ATIVIDADE: JOGO DOS SETE ERROS OBJETIVO:  DESENVOLVER A ATENÇÃO, OBSERVAÇÃO E CONCENTRAÇÃO;  REGISTRAR PALAVRAS DE ACORDO COM OS ...
créditos para o autor 

Jogos Inclusão na Alfabetização

  
ATIVIDADE: JOGO DOS SETE ERROS



OBJETIVO:


  •  DESENVOLVER A ATENÇÃO, OBSERVAÇÃO E CONCENTRAÇÃO;

  •  REGISTRAR PALAVRAS DE ACORDO COM OS “ERROS” ENCONTRADOS.
DESENVOLVIMENTO:



• O ALUNO RECEBE UMA CARTELA;
• O ALUNO OBSERVA AS GRAVURAS E APONTA AS DIFERENÇAS ENTRE ELAS;
• O PROFESSOR ENTREGA AS FICHAS COM PALAVRAS, REFERENTES ÀS DIFERENÇAS ENCONTRADAS NAS GRAVURAS;
• O ALUNO DECODIFICA AS PALAVRAS;
• O ALUNO REGISTRA AS PALAVRAS NO CADERNO OU EM OUTRO MATERIAL ADEQUADO À SUA DEFICIÊNCIA.
OBSERVAÇÃO:

DEPENDENDO DA DEFICIÊNCIA E DIFICULDADES DO ALUNO, ESTE IRÁ APENAS IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS NAS GRAVURAS.
ESTA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA INDIVIDUALMENTE COM O ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR, PODENDO SER ADAPTADA DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DO ALUNO. COMO POR EXEMPLO:
AS FICHAS DE PALAVRAS PODEM ESTAR COM VELCRO OU IMÃ NO VERSO PARA QUE O ALUNO, À MEDIDA QUE VAI DECODIFICANDO AS PALAVRAS POSSA ORGANIZÁ-LAS NO QUADRO IMANTADO OU COM VELCRO.

_________________________________________________________________________________

ATIVIDADE: DISCO SILÁBICO


OBJETIVOS:

• IDENTIFICAR AS LETRAS DO ALFABETO;
• COMPREENDER UM DOS PRINCÍPIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA QUE É: TODA SÍLABA TEM UMA VOGAL, “NÂO EXISTE SÍLABA SEM VOGAL”;
• COMPREENDER QUE A PALAVRA É FORMADA POR SÍLABAS, QUE SÃO COMPOSTAS POR UNIDADES MENORES QUE SÃO OS FONEMAS (SOM DAS LETRAS);
• IDENTIFICAR A ALITERAÇÃO NO INÍCIO DAS PALAVRAS (EX: “LA” – LÁPIS, LARANJA, LATA...)

REGRAS:

1- FORMAR DUPLAS E CADA UMA FICARÁ COM UM DISCO SILÁBICO E OS DADOS COLORIDOS (VERDE PARA AS CONSOANTES E AZUL PARA AS VOGAIS);

2- DECIDIR QUEM COMEÇA A ATIVIDADE JOGANDO O DADO: AQUELE QUE SORTEAR A MAIOR QUANTIDADE SERÁ O PRIMEIRO;

3- JOGAR PRIMEIRO O DADO VERDE (CONSOANTES) E LOCALIZAR NO DISCO MAIOR A CONSOANTE DE ACORDO COM A QUANTIDADE SORTEADA;

4- JOGAR O DADO AZUL (VOGAIS) E LOCALIZAR NO DISCO MENOR A VOGAL DE ACORDO COM A QUANTIDADE SORTEADA;

5- LER, EM VOZ ALTA, A SÍLABA FORMADA;

6- FALAR UMA PALAVRA INICIADA COM A SÍLABA FORMADA;

7- A DUPLA REGISTRA A PALAVRA, UM AJUDANDO O OUTRO;

8- SE AO JOGAR O DADO AZUL (VOGAIS), FOR SORTEADA A QUANTIDADE 6- ALUNO DEVERÁ PASSAR A VEZ.



DESDOBRAMENTOS:

• DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS, A ATIVIDADE PODE SER ADAPTADA E AMPLIADA, COMO POR EXEMPLO:

• AO INVÉS REGISTRAR POR ESCRITO A PALAVRA FALADA, O ALUNO PODERÁ IDENTIFICAR FIGURAS CUJOS NOMES INICIEM COM A MESMA SÍLABA SORTEADA;

• PARA REGISTRAR A PALAVRA FALADA, O ALUNO PODERÁ UTILIZAR-SE DE LETRAS OU SÍLABAS MÓVEIS E FIXÁ-LAS NO QUADRO IMANTADO OU DE VELCRO.

• AO INVÉS DE SER UTILIZADO APENAS 1 DADO VERDE, PODE-SE JOGAR COM 2 OU 3, ASSIM O ALUNO DEVERÁ REALIZAR A CONTAGEM DE PONTOS DOS 3 DADOS PARA LOCALIZAR A CONSOANTE etc.

_________________________________________________________________________________


DISCO DAS FIGURAS

OBJETIVOS:

• IDENTIFICAR AS LETRAS DO ALFABETO, FAZENDO A RELAÇÃO GRAFEMA/FONEMA (LETRA/SOM);
• FALAR E IDENTIFICAR A LETRA INICIAL OU SÍLABA INICIAL OU OS NOMES DAS FIGURAS EM FICHAS;
• REGISTRAR A LETRA INICIAL OU SÍLABA INICIAL OU OS NOMES DAS FIGURAS EM FICHAS ( DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DO ALUNO).

DESENVOLVIMENTO:

- O ALUNO DEVERÁ GIRAR O DISCO NA DIREÇÃO DA SETA INDICATIVA; AO PARAR ELE DEVERÁ IDENTIFICAR A FIGURA E, EM SEGUIDA, DIZER A LETRA INICIAL OU A SÍLABA INICIAL OU O NOME DA FIGURA EM FICHAS DISPOSTAS SOBRE A MESA.

- REGISTRAR A LETRA INICIAL OU SÍLABA INICIAL OU O NOME DA FIGURA : LETRAS OU SÍLABAS MÓVEIS, ESCRITA NO CADERNO.


OBSERVAÇÃO:

SE FOR O CASO, DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DO ALUNO, ELE PODERÁ FAZER O REGISTRO NO QUADRO DE PREGAS, QUADRO IMANTADO, QUADRO DE VELCRO, FLANELÓGRAFO ETC.

_________________________________________________________________________________



AGENDA ILUSTRADA


OBJETIVOS:


• CRIAR HÁBITOS ESCOLARES, COMPREENDENDO A ORGANIZAÇÃO DA ROTINA ESCOLAR (PRINCIPALMENTE OS ALUNOS AUTISTAS E HIPERATIVOS);
• ORGANIZAR-SE DENTRO DO TEMPO ESCOLAR;
• DESENVOLVER CAPACIDADES DE CONCENTRAÇÃO;

ORGANIZAÇÃO:

- A AGENDA PODERÁ SER ORGANIZADA NO QUADRO DE GIZ, DE VELCRO, IMANTADO OU DE PREGAS ETC...

- A ORGANIZAÇÃO DA MESMA DEVERÁ SER FEITA JUNTO COM OS ALUNOS, SEMPRE BUSCANDO A COLABORAÇÃO DAQUELES QUE POSSUEM DEFICIÊNCIAS E/OU DIFICULDADES.

- É FUNDAMENTAL QUE TENHA ILUSTRAÇÕES PARA CADA ETAPA DA AGENDA:

É IMPORTANTE QUE ESSAS ILUSTRAÇÕES SEJAM, PREFERENCIALMENTE, FOTOS TIRADAS DA PRÓPRIA TURMA DURANTE AS ATIVIDADES.

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR