Seguidores

10 de set. de 2013

Aprendendo Sempre.: Visita da Equipe Central do PIP - Belo Horizonte. ...

Aprendendo Sempre.: Visita da Equipe Central do PIP - Belo Horizonte. ...:    Eliane Pereira Martins Rocha- Analista da SRE - Ituiutaba Maria Cristina Quadros Torres e Maria de Fátima Gonçalves e Souza - PIP- ...

PIP 213 – CAPINÓPOLIS - MG


RELATÓRIO MENSAL

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PASTA DE REUNIÕES    PIP/MUNICIPAL     _  2013

Maria Lenice, Vera Macedo e Eunice  

DATA
ASSUNTO
LOCAL/RESPONSÁVEL
20/23
DE MARÇO
ENCONTRO DA EQUIPE REGIONAL
PIP – ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO
UBERLÂNDIA
Equipe – SRE
ITUIUTBA



25/26 E 27 DE MARÇO
RELATÓRIO DA CAPACITAÇÃO PARA A COORDENADORA  PEDAGÓGICA
ZORAINE E INÍCIO DA ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL RECEBIDO.
CAPINÓPOLIS
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Rosalva, Vera Macedo  e Eunice.



1ºa 09 DE ABRIL
ELABORANDO O PLANO DE TRABALHO DO PIP/MUNICIPAL – 2013.
Estudo das oficinas
Pesquisando e Construindo planos de aulas para o PIP  de acordo com as orientações propostas por nossas Coordenadoras SRE
SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera Macedo  e Eunice.



11 e 12 de ABRIL
REUNIÃO DE MOTIVAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO  COM DIRETORES E ESPECIALISTAS

PREENCHER CRONOGRAMA DE VISITAS ÁS ESCOLAS.
CAPINÓPOLIS
SALÃO DE EVENTOS 
E. M. AURELISA A. DE SOUZA.
Equipe Municipal do PIP




12 DE ABRIL
ORGANIZANDO OS CRONOGRAMAS DE VISITAS E REUNIÃO COM OS PROFESSORES DO 3º ANO E ESPECIALISTAS
SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice,  Vera Macedo  e Eunice.



15 a 17 DE ABRIL
APRESENTAÇÃO DA EQUIPE DO PIP MUNICIPAL – REUNIÃO DE MÓDULO  II


(slides – Planos de Intervenção Pedagógica – sugestões de atividades para o trabalho do professor na sala de aula).  
E. M. AURELISA A. DE SOUZA
E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
 E. M. HIGINO GUERRA.

 DIRETOR E SUPERVISOR

EQUIPE PIP/MUNICIPAL



16 e 17 DE ABRIL
CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- REDE MUNICIPAL.
CAPINÓPOLIS
SALÃO DE EVENTOS 
E. M. AURELISA A. DE SOUZA.
Equipe Municipal do PIP



18 Á 30 DE ABRIL
VISITAS ÀS ESCOLAS – PREENCHER RELATÓRIOS – OBSERVAR FICHAS,  MAPA DO SUPERVISOR + CRIVO E GRÁFICOS DA SALA DO 3º ANO. Sugestões de planos de intervenção.
ESCOLAS
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice,  Vera Macedo  e Eunice.
PASTA DE REUNIÕES    PIP/MUNICIPAL     _  2013
Abril, maio junho, julho
Maria Lenice, Vera Macedo e Eunice.


18 DE ABRIL
Orientando supervisores quanto à aplicação dos 15 planos de aula: ensinando, aprendendo e avaliando.
SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice.

22 DE ABRIL
APRESENTAÇÃO DA EQUIPE DO PIP MUNICIPAL – REUNIÃO DE MÓDULO  II
(slides – Planos de Intervenção Pedagógica – sugestões de atividades para o trabalho do professor na sala de aula). 

E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
REUNIÃO DE MÓDULO II

24/25/ DE ABRIL

REUNIÃO EM ITUIUTABA
(SUPERVISORES)
5º ANO

Equipe da SRE

ESPECIALISTAS

26 DE ABRIL
ORGANIZANDO MATERIAL A SER UTILIZADOS: 1º ANO: A BOTA DO BODE
2º ANO: A CASINHA DA VOVÓ
3º ANO: ENSINANDO, APRENDENDO E AVALIANDO.    TEXTO DO BONI E
FESTA JUNINA
SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.

Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice.

            MÊS DE MAIO

07 A 09  DE MAIO
REUNIÃO COM ESPECIALISTA
 ESCOLA TANCREDO
PLANEJANDO O ENCONTRO DO CICLO COMPLEMENTAR.
MARIA LENICE, SÔNIA E CELIA, ABADIA.

10 DE MAIO

PLANEJANDO ATIVIDADES DO PIP.

REUNIÃO COM A COORDENADORA ZORAINE
SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice.

14 DE MAIO

VISITANDO SALAS DE AULAS NA ESCOLA M. HIGINO GUERRA – 3º ANO
MATUTINO: SALA DA PROFESSORA ADELICE
VESPERTINO: SALA DAS PROFESSORAS: CELIA E SANGISLENE.


SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.

Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice.

15  E 16 DE MAIO

ORGANIZANDO MATERIAL  DAS AULAS: ENSINANDO, APRENDENDO E AVALIANDO PARA SALA DA PROFESSORA CIDA DONIZETE.
E. M. TANCREDO NEVES




SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice.

20 DE MAIO

TRABALHANDO NAS SALAS DE AULA DO 3º ANO DAS PROFESSORAS CIDA DONIZETE E CIDA DOMINGOS
E. M. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES.


SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP


21 DE MAIO

VISITAS AS SALAS DE AULAS DOS PROFESSORES:
ANTONIO E ELISA
E.M. TANCREDO DE A. NEVES.
3º ANO VESPERTINO

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice.

22 DE MAIO

PLANEJANDO E ORGANIZANDO NOVOS PLANOS PARA O 3º ANO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
TEXTO BONI E FESTA JUNINA

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice.


23 DE MAIO

ORGANIZANDO AGENDA SANGISLENE E MATERIAL PARA O CANTINHO PORTA-TEXTOS, CARTAZES E JOGOS.

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

26 DE MAIO

RELATÓRIOS INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO DO DIA 05 DE JUNHO.

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

27 DE MAIO

VISITA DA ANALISTA DA SRE ELIANE E COORDENADORA SMEC ZORAINE

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

28/ DE MAIO

VISITA ÀS SALAS DE AULA DA ESCOLA M. AURELIS A. DE SOUZA. TURNOS: MATUTINO E VESPERTINO

SALA DA E. M. AURELISA ALCÂNTARA DE SOUZA Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

29/ DE MAIO
PLANEJANDO ATIVIDADES PARA ANOS INICIAIS E VISITAS
SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice


          MÊS DE JUNHO/2013



03 E 04 DE JUNHO

ORGANIZANDO E DISTRIBUINDO PROJETO SOLDADINHOS EM FAVOR DA VIDA (anexo) E ORIENTANDO COMO APLICAR A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
E. M. HIGINO GUERRA E E. M. AURELISA A. DE SOUZA
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

04, 05, 06 E 07   DE JUNHO

ACOMPANHANDO A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS ESCOLAS –
3º ANO – 41 QUESTÕES


E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
E. M. HIGINO GUERRA E E. M. AURELISA A. DE SOUZA.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

DE 10 A 14 DE JUNHO

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E ASSISTÊNCIA A ALGUNS ALUNOS DA E. M. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES CIDA DONIZETE - MATUTINO

E. M. TANCREDO DE A. NEVES.

Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice





17 DE JUNHO

CORREÇÃO E ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA APÓS A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.

Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

18 E 19 DE JUNHO


ENCONTRO DE PROFESSORES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA


SALÃO DE EVENTOS DA SRE EQUIPE DO PIP: ELIANE ROCHA, CARLA PARANAÍBA LIA MARTA MARIA BETÂNIA E  ANA PAULA
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice


20 DE JUNHO

EQUIPE DO PIP MUNICIPAL  E ESPECIALISTAS APLICAM AVALIAÇÃO DO TEXTO BONI NAS ESCOLAS

E. M. TANCREDO DE A. NEVES. (VERA Macedo e Eunice Mendes)
E. M. Higino Guerra
 ( Eunice, Celia e Bibiana)
E. M. AURELISA A. DE SOUZA
( MARIA LENICE E SONIA)
Equipe Municipal do PIP


21 A 30 DE JUNHO

CORRIGIMOS A AVALIAÇÃO DO TEXTO BONI E CONSTRUÍMOS O PIP DE CADA SALA.

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice


               
    MÊS DE JULHO/2013


01  À 09 DE JULHO

REPASSE DOS RESULTADOS ÀS ESCOLAS (DIRETORES, SUPERVISORES E PROFESSORES) DAS AVALIAÇÕES APLICADAS, COM SUGESTÕES DE ATIVIDADES.

E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
E. M. HIGINO GUERRA E E. M. AURELISA A. DE SOUZA.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice



10 DE JULHO


VISITA DA ANALISTA DA SRE ELIANE ROCHA.
REPASSE DO MATERIAL: CONSOLIDANDO A ALFABETIZAÇÃO – 60 LIÇÕES. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: O SONHO DE RENATO



SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

11 E 12 DE JULHO


ANALISANDO E REGISTRANDO AVANÇOS E  DIFICULDADES APRESENTADOS NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA -  41 QUESTÕES -  CRIVO


SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice




16 DE JULHO

REUNIÃO –
ENTREGA OFICIAL DOS CRIVOS E GRÁFICOS (BONI  + AVALIAÇÃO) E MATERIAL CONSOLIDANDO A ALFABETIZAÇÃO – 60 LIÇÕES
SME – REUNIÃO NA SME COM SECRETÁRIA IRACILDA, COORDENADORA ZORAINE, DIRETORES E ESPECIALISTAS.
       Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice
    PASTA DE REUNIÕES    PIP/MUNICIPAL     _  2013
2º SEMESTRE  -   agosto
Maria Lenice, Vera Macedo e Eunice.

05 E 06 DE AGOSTO

APOIO À ORGANIZAÇÃO PARA REUNIÃO DO PIP – DIA D

  SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

07 DE AGOSTO

DIA D – TODA ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA
SLYDES ORGANIZADOS PELA EQUIPE DO PIP

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

08 DE AGOSTO

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES QUE SERÃO REALIZADAS NA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA-
 ESCOLA ESTRATÉGICA.
Nome dos alunos em anexo

      SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
 Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice


09 DE AGOSTO


IMPORTANTE REUNIÃO
 COM DIRETORA E SUPERVISORAS:
COMO APLICAR A INTERVENÇÃO DO 3º ANO NESTA ESCOLA


DIRETORA: JÚLIA. ESPECIALISTAS: Abadia e Rosalva.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice





10 DE AGOSTO

CONVERSA COM A DIRETORA ESPECIALISTAS E  A PROFESSORA DA INTERVENÇÃO SOBRE O MATERIAL A SER DESENVOLVIDO: SESSENTA LIÇÕES.
(Horário anexo)

DIRETORA: JÚLIA E ESPECIALISTA Abadia e Rosalva, Silvana e Cida Donizete.
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice




12 E 13  DE AGOSTO
ORGANIZANDO ATENDIMENTO AOS ALUNOS DO BAIXO DESEMPENHO.
REUNIÃO COM OS PAIS DO TURNO MATUTINO E VESPERTINO DO 3º ANO PARA EXPLICAR ATENDIMENTO.

DIRETORA: JÚLIA E ESPECIALISTA Abadia
E PAIS
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice



14 DE AGOSTO
ATENDIMENTO AOS ALUNOS DO BAIXO DESEMPENHO.
APOIO: CIDA DONIZETE
Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice
Cida Donizete

OBSERVAÇÃO: OS ALUNOS DIEGO (EUNICE), JÚLIO CÉSAR (MARIA LENICE) E LEONARDO (VERA) Apresentam muitas dificuldades e necessitam de atendi/to individualizado+atividades diferenciadas


Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice



14 à 23 DE AGOSTO
Atendimento individual aos alunos
Escola Higino Guerra ( Celia 5 alunos – turno matutino e Eunice – 5 alunos turno vespertino. (Fotos em anexo)

Escola Aurelisa – Tatiana, Elda, Maria das Dores e Maria Lenice

Atividades trabalhadas em anexo no portfólio do aluno.
Eunice, Celia, Sonia Pimenta, Dalva, Rúbia, Marina e Jurema.

Maria Lenice, Maria das Dores, Elda e Tatiana.

Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice



26 À 29 DE AGOSTO


ORGANIZAÇÃO  E APOIO ÀS PROFESSORAS DO Ciclo Inicial quanto à avaliação do PNAIC  e continuidade do atendimento aos alunos.


SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
 Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

30 DE AGOSTO

VISITA DA ANALISTA DA SRE ELIANE ROCHA.

Entrega do Material: Atividades amostral de matemática para o 5º ano, Atividade de Leitura  “ O Touro e a Rã”, Quadrinha Fui à Feira para o 3º ano e sugestão de estudo do material da Provinha Brasil com os Professores.

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
ANALISTA DA SRE ELIANE ROCHA.

 Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice


Equipe Municipal do PIP:

_____________________________________________________________________________________________
Maria Lenice dos Santos Silveira

___________________________________________________________________________
Vera  Lúcia de Macedo Custódio.

____________________________________________________________________________
 Eunice Mendes de Oliveira.

____________________________________________________________________________
Eliane Rocha    -    Analista da S R E

CAPINÓPOLIS, 30 DE AGOSTO DE 2013.
                      
     
PASTA DE REUNIÕES    PIP/MUNICIPAL     _  2013
2º SEMESTRE  -  setembro
Maria Lenice, Vera Macedo e Eunice Mendes.

02 de SETEMBRO
Avaliação da intervenção pedagógica realizada até agora, planejamento para retomada de decisões favoráveis à aprendizagem necessária com qualidade.

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
 Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice
03 de SETEMBRO

VISITA DA EQUIPE CENTRAL DO PIP-
BELO HORIZNTE: Maria de Fátima Gonçalves e Souza e Maria Cristina Quadros Torres

SALA DA E. M. TANCREDO DE A. NEVES.
ANALISTA DA SRE ELIANE ROCHA.
 Equipe Municipal do PIP
Maria Lenice, Vera  e Eunice

Equipe Central  do PIP: Belo Horizonte

____________________________________________________________________________________________
Maria de Fátima Gonçalves e Souza.
______________________________________________________________________________________________
Maria Cristina Quadros Torres.

____________________________________________________________________________
Eliane Rocha    -    Analista da S R E  - Ituiutaba - MG

Equipe Municipal do PIP:

_____________________________________________________________________________________________
Maria Lenice dos Santos Silveira

___________________________________________________________________________
Vera  Lúcia de Macedo Custódio.

_________________________________________________________________________
 Eunice Mendes de Oliveira.


CAPINÓPOLIS, 03 DE SETEMBRO DE 2013.



Equipe Municipal do PIP– Capinópolis
Reunião Escola M. Tancredo de A. Neves.
Organização do trabalho/equipe: MARIA LENICE, VERA MACEDO e 
EUNICE MENDES
 ObjetivosPlanejar atividades de Reforço para intervenção pedagógica 
nas turmas de 3º ano no 
período de 18/04 a 26/04. Priorizandoescola estratégica com maior número
 de alunos no baixo 
desempenho. -3º ano do ensino fundamental.
_______________________________________________________________________________________
VISITAS ÀS ESCOLAS
               E.M. Higino Guerra – 17/04/2013  -  MÓDULO II
       E.M. Tancredo de A. Neves – 22/04/2013  
      E. M. Aurelisa Alcântara - 06/ 05/2013.    -  
Escolas:  E.M. Tancredo de A. Neves,  
  E.M. Higino Guerra    e
 E. M. Aureslisa Alcântara. 
PROVINHA BRASIL-  2º ANO
        Data: Dia 29/04/2013 - AVALIAÇÃO PROVINHA BRASIL  
 -  LÍNGUA  PORTUGUESA
            Dia 30/04/2013
AVALIAÇÃO  PROVINHA BRASIL  -  MATEMÁTICA
          DIA 07/ 05-  Manhã Reunião  da Equipe Municipal  
+  Diretoras e Supervisoras. Pauta: *Relatório das visitas às Escolas
 (Provinha Brasil); 
 Crivo  e gráficos - Orientação        para darmos continuidade as visita 
as salas do 3º ano -  Feedback (Sugestões de  a Atividades de intervenção
 pedagógica).   

 3º Ano  – Ensinando e Aprendendo.

                  2º Ano  – A Casinha da vovó

                    1º Ano  -  O Bode de Botas.
Agendar visitas para o mês de Maio.

 Objetivo: Visita às escolas – foco: alunos do 3º ano e fazer as 
intervenções necessárias.

Atividades de Avaliação: Boni

          Analisar os resultados da Provinha Brasil e Proalfa.

         Oferecer e desenvolver atividades de intervenção pedagógica para trabalhar as capacidades que ainda não                             foram consolidadas pelos alunos do 3º ano.
 Conhecer as turmas dos 3º anos da escola
2-Proposta e desenvolvimento de práticas de intervenção pedagógica
                   Visita à sala de aula dos alunos do 3º ano.


2.1-Aspectos a serem observados (Guia do Especialista pg 26)
                   As relações interpessoais professor/aluno. Verificar o nível de satisfação dos  alunos.___________________________
   
                  Aspectos de higiene (salas-alunos);_
_________________________________________________________

O  ambiente pedagógico das salas e a exploração deste ambiente pelo  PROFESSOR

            As práticas de ensino-rodinha o planejamento do dia - atividade de leitura  - escrita.
Trabalho em grupos:
-              A hora da leitura: _________________________________________________

         Visitas a biblioteca recreio e outros;_______________________
          O plano de aula e seu desenvolvimento;

Coerência entre capacidades/atividades;

                    
            Envolvimento dos alunos nas atividades /participação;

                    Organização do trabalho na sala de aula;

            Os registros-Diário de  classe; Portfólio;

                    Uso do Guia do Professor Alfabetizador;

                O manejo de classe; Postura do Professor; Padrão de linguagem-clara, suave e bom tom;

Uso do material didático para tornar a aprendizagem mais significativa e a aula mais interessante;

                   Domínio de conteúdo pelo professor conhecimento teórico e prático;
2.2 - Olhar os cadernos dos alunos:
                       Aprendizagem dos alunos verificando os cadernos dos mesmos.
               Tomar leitura conversando para avaliar a linguagem oral
            Outras atividades: Conteúdo – capacidades/atividades, gêneros textuais diferentes.
          Tipos de letras e traçado das letras (imprensa maiúscula, imprensa minúscula, cursiva maiúscula, cursiva  minúscula, transcrição da letra).

Capricho-   Atividades xerocadas/Qualidade e  quantidade -- Apreciação pelo professor das atividades dos   alunos  -  Ilustrações/colorido.

2.3 - Leitura e escrita:

                Ouvir leitura de todos os alunos (Parágrafos).
                Produção escrita
               Ditados de palavras e frases
                 OBS.: Levar o material para ouvir a leitura e avaliar a produção escrita dos alunos.
VISITANDO AS ESCOLAS
3- Sugestões de atividades de intervenção pedagógica

          Reunião com especialista/professor/diretor para dar o Feedback das observações feitas durante a visita à sala de aula e propor atividades de intervenção pedagógica,.
3.  1- Análise das observações feitas e do trabalho realizado na sala de aula.
   2 – Que ações podem ser desenvolvidas?

3- Alunos com dificuldade de aprendizagem. Esses alunos estão no PETI? Como está a frequência no Reforço – Recurso?

4 - Planejar ações respeitando os horários - mesmo turno ou extra turno. Repassar os  horários.

           5- Estão envolvendo professor de uso de biblioteca, professor eventual, professor em ajustamento   funcional, especialista, outros. (De acordo com cada escola).
3- Trabalho com Leitura: definir horários diários de leitura - Chegada dos alunos e após o recreio.
·         ( observar)   Atividades de Rotina
             Estudo de boas práticas de leitura, as capacidades relacionadas à leitura no caderno           
2. (Aprende Minas): Orientações de práticas de leitura e escrita -(apostila)
                  Consciência fonológica – ( apostila anexo 4. )
·                          Chamar atenção para o trabalho de leitura com os diferentes gêneros textuais: - Poesias, parlendas, notícias, receitas, bulas, bilhete, propaganda, calendário,                             
              Dar sugestões trabalhar características de cada um, conteúdos levar kit dos gêneros.
          Obs.: Ver Guia do Alfabetizador, Pró-letramento, PNAIC e todo o material da Capacitação de 2012/2013.
·           Ver capacidades relacionadas às atividades de leituras que estão sendo trabalhadas.             
      Atividades devem estar em consonância com as capacidades.

Práticas de leitura
                  Leitura feita pelo professor. (modelo para deleite - outras)
          LEITURA com pausa protocolada;
                Leitura pela professora e aluno fazendo o acompanhamento com o dedo.
______________________________________
                 Correspondência palavra do texto com a leitura dos alunos.

          Elaborar as atividades de leitura de acordo com a capacidade que o professor está desenvolvendo:
                       - De que maneira:
                       - Buscando informações no texto?
                       - Fazendo inferências?
                       - Ler palavras no texto?
I                      - Identificar sílabas: inicial, mediana e final?
Leitura Recreativa
              Piquenique Literário 
   -Formar leitores- (Ver capacidades caderno 2) 
-  Trabalho diário – disponibilizar livros de literatura infantil  -                    Visitas à biblioteca    -   Disponibilizar na sala (cantinho de leitura).
                            
Escrita
·                                             Construção e apropriação:
____________________________________________________________________________
·                                        Coordenação motora – traçado de letras
_____________________________________________________________________
·                         Escrita espontânea -escrever do jeito que ele sabe- intervenção do professor-  
                               Produção de texto: diariamente
Sugestões:
·                   Confeccionar gravuras enumeradas de 1 a 25. Cada dia o aluno fica com uma gravura   para fazer a descrição da mesma.
·                           Ao final dos 25 dias, cada aluno deverá ter realizado 25 produções diferentes.
           Para esta atividade,  o aluno deverá ter um Caderno para as produções) Transcrição de letras (traçados das letras) Cópia direcionada / aprendizagem significativas - Ex:             Nome completo, Cidade, telefone, escola, calendário (preenchimento), pequenos textos e            reescrita.
·                                         Atividades de ortografia.
                     Obs.: a professora mediando o trabalho

Planejamento
 Rotina diária / semanal,
                    Rotina diária:
-         Leitura (capacidades),
-         Correção do dever de casa,
-         Escrita espontânea - ditada, Matemática (interdisciplinar),
-         Leitura: capacidades – texto ciência, geografia, história (outros conteúdos),
-          Produção de textos (gravuras, cenas mudas, outros),
-         Leitura literária (20 minutos),
-                Dever de casa.
                         Capacidades que devem ser desenvolvidas nesse momento:  
Escrita
Apropriação da escrita
-               Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
                          -Conhecer o alfabeto
 -             Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
               -Dominar as relações entre grafemas e fonemas. 
Leitura          
Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessário à leitura:
                  Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
Produção escrita
             Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
            Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.
Atividades
                   Convite, propaganda, bilhete, receita, contos, rótulos, calendário, catálogo.
Considerações finais
     Continuidade das atividades de intervenção realizadas pela escola
e Equipe do PIP no decorrer do ANO LETIVO
                   Avaliação da visita da Equipe Central (Formulário).

____________________________________________________________
Maria Lenice Santos Silveira.

____________________________________________________________
Vera Macedo.

___________________________________________________________
Eunice Mendes de Oliveira.
__________________________      ________________________
                                Diretora                                                                  Supervisora





DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR