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25 de jul. de 2011

ORTOGRAFIA

ORTOGRAFIA: Parte  da gramática que ensina a escrever corretamente as palavras.
ORTOFONIA: Arte de corrigir os vícios da pronúncia.

* Para se ter uma boa grafia das palavras, é muito importante que o aluno compreenda o que vai escrever, bem como o professor deve usar técnicas que o ajude a dominar a grafia de palavras que apresentem dificuldades para a criança de natureza auditiva, visual, e aquelas em que é comum elas fazerem a troca de letras (v/f - d/t - b/p ).
          Para escrever corretamente é preciso dominar uma série de convenções ortográficas. Por isso, a preocupação de todos os envolvidos na educação de oferecer aos alunos dinâmicas que levem nosso educando a ter contato com as palavras em diversas situações, pois bem sabemos que escrever corretamente as palavras, empregá-las com eficiência é condição de ordem social e intelectual.
          Uma dosagem equilibrada dessas dinâmicas e exercícios visuais e auditivos podem resultar em situações de aprendizagem prazerosas nas quais o aluno participa refletindo, pensando e adquirilndo competência no uso da leitura e escrita de palavras, frases e pequenos textos. Hoje, a escrita incorreta, ainda recebe por parte da sociedade criticas, (è só observar as pérolas do ENEN) onde qualificam o autor do artigo como descuidado e até mesmo de analfabeto. É precio dar mais atenção aos aspectos ortográficos nas escolas, uma vez que as ideias expressas no papel ou digitadas na net revelam nossos sentimentos, cultura, conhecimento cientifico, portanto devem apresentar aspectos dignos e esperado de uma boa ortografia.
Como escrita (traçado da letra), ortografia (reprodução exata do som das palavras) e produção de frases e textos  ( transmitem  nossos pensamentos e ideias)  estão relacionados daremos algumas sugestões que ajudam o aluno a desenvolver a alfabetização e o letramento.

Sugestões de trabalho com ortografia:
1- Leitura: livrinhos de Literatura Infantil - (percepção visual das palavras);
Através da leitura silenciosa descobrir aspectos ortográficos propostos;

2-  Selecionar palavras que os alunos erram com frequência nas produções escritas, do livro didático e livros de literatura infantil;
3- Estudar listas de palavras para o ditado; Uso do dicionário;

4- VOGAL PROIBIDA:
Colaca-se os alunos em 5 grupos. Cada grupo fica com uma vogal proibida e deverá escrever o maior número de palavras sem a vogal proibida. O professor dará 3 minutos para a escrita das palavras. Em seguida um elemento de cada  grupo vem à frente com a lista de palavras e entrega para a professora que ditará aos alunos as palavras que recebeu para fazer a correção junto com eles. Ganha o grupo que escrever o maior numero de palavras corretas.

5- JOGO DO CONTRÁRIO:
Dividimos a classe em 2 grupos, um grupo escreverá palavras que a professora ditar com a grafia do ch - outro grupo escreverá palavras com X:
cachorro, enxoval, chuchu, peixe, xarope, enxame, cachoeira, enxada, chaminé, ameixa, caixa, machado, cachimbo, caixote, chinelo, chocolate, xale, chumbo,  deixou,  bexiga, chapéu,

6- Pulga ortográfica:
          Pega-se um cachorrinho de pelúcia e coloca nele alfinetes de cabecinhas coloridas (pulguinhas) contendo números espetados num pedacinho de papel. A professora pedirá para um aluno encontrar a pulguinha (alfinete). Ele tirará o alfinete, dirá o número sorteado e então a professora lhe entregará a pergunta do número correspondente:Desenhos para Colorir
1- Como se escreve chanela ou janela?
2- A palavra correta é vazer ou fazer?
3- Como você escreve chujo ou sujo?
4- O marcineiro fez uma cadeira ou cadera?
5- Vovó levou a caxa cheia de bombons.
6- A palavra correta é: subino ou subindo?
7- O menino foi caindu do cavalo, mas seu pai osegurou...
8- Qual frase está correta? O leiti derramou, ou o leite derramou?
9- A bandeira ou bandera do Brasil é linda?
10- Mamãe limpou a sujeira ou sujera com a vassoura?
_____________________________________________________________________________.
Para mostrar que você é craque complete o texto abaixo com e ou i
          Um enorm......  jabut.....
          Saiu alegr......  a pass....ar 
           Sem pressa de chegar.
           Ia content...   pelo caminho
           Quando viu à sua frent....
           Um bod.....  grand.....  e  fort.....
           De barbicha e de de bigod.......
          Que de tão bravo que era
          Dava coic.....  até no  post......
          Jabut.....  apavorado
          Quis correr, pobr.....   coitado!
..." A criança tem conhecimento e cria hipóteses sobre a língua escrita e errar é a tentativa de acertar."  (Emília Ferreiro)
         

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