UM BOM INÍCIO DE REUNIÃO PARA RELATAR QUESTÕES QUANTO A QUALIDADE DO ENSINO EM SUA ESCOLA.
Encontro da
Comunidade Escolar.
“Nossa Escola Pode Fazer a Diferença”
Toda Escola pode fazer a diferença quando:
· Dá asas à imaginação; à fantasia e alegria;
· Acolhe e ama o diferente;
· Ensina descobrir caminhos num horizonte desconhecido;
· Ensina que a água é fonte de vida e deve ser cuidada; etc.
COMPROMISSOS DA ESCOLA MINEIRA:
·
Toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos de idade;
·
Tornar a escola de Minas Gerais referência;
·
Nenhum aluno a menos; (evasão e abandono);
·
Toda escola tem que fazer a diferença;
·
Pais bem informados e entendendo os resultados das avaliações;
ALGUNS
FATORES QUE DEVEM CONTRIBUIR PARA QUE A ESCOLA FAÇA DIFERENÇA:
· Direção
competente;
·
Visão
e metas compartilhadas;
·
Ambiente de aprendizagem adequados;
· Altas expectativas;
· Foco nos resultados;
· Direitos e Deveres dos alunos;
·
Buscar superar os insucessos;
· Comprometimento do professor e demais comunidade escolar;
Pauta da Reunião
1- ABERTURA DA
REUNIÃO - DIRETOR;
2-
MENSAGEM – Professora.
3-
PERCURSO DO SIMAVE/PROEB E PROALFA
*
PROALFA - 3º ANO e SIMAVE/PROEB - 5º ANO;
4-
RELEMBRANDO METAS (ATA)
5-
CONSTRUINDO METAS
6--
ANÁLISE SOBRE CADA ALUNO - PIP
7- AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS EM LARGA ESCALA
8- BOLETINS PEDAGÓGICOS;(Análise
sobre o perfil alunos)
9--
MENSAGEM FINAL: Para
Pensar.
PARA PENSAR...
QUERIDA
PROFESSORA
Conta-se que certa vez perguntaram a
MICHELANGELO como
ele conseguia esculpir figuras tão maravilhosas como a estátua de DAVI . O Mestre teria respondido: “ Simples. Pego um bloco de mármore e aí é só tirar tudo o que não é Davi.”
Você também carrega consigo muita
coisa que não pertence à sua
imagem ideal. E a melhor maneira de burilar sua vida profissional e de fazer com que ela seja uma obra- prima é ajudar os outros a também darem um aspecto melhora seus blocos de mármore.
Quando foi a última vez que alguém o
fez sentir-se importante?
E quando foi a última vez que você fez alguém se sentir importante?
Primeiro, ajude seus alunos a encontrarem a obra-prima
que
podem ser em seus estudos e atividades realizadas. Depois, aprimore a sua escultura. Tome decisões profissionais que o façam sentir orgulho, que permitam que sua consciência diga que foram as melhores soluções entre as ações disponíveis. Sempre.
Professor R.
Cansaan.
É
certo que tenho visto seu esforço e dedicação
na busca de soluções
para aprimorar o seu trabalho e ajudar seus alunos a desenvolverem habilidades e competências que ainda não foram descobertas por eles mesmos. Reconheço os pontos fortes e iniciativas que mostraram o seu envolvimento, os quais realmente justificam você levantar cedo da cama e dedicar horas e horas de sua vida aqui, e quero te dizer que você é importante, que seu trabalho é importante para as pessoas que dependem dele, tanto aqui dentro como fora da escola. Esta é a missão que Deus confiou a você.
Que bom nos orgulharmos do
que fazemos e do que conquistamos,
enfim nos orgulharmos da escola em que trabalhamos.
COM CARINHO.
______________________________________________________.
Quantos
alunos de nossa Escola ainda
não sabem ler e escrever?
* LER para VER.................................o mundo;
* VER para ESCREVER.................. a
história;
* ESCREVER para SER................... alguém
* SER para AGIR......................na sociedade
* AGIR para VENCER.............na Vida!
OBJETIVOS: * Comparar
resultados anuais; traçar linhas
e metas; * Elaborar ações que impulsionem a aprendizagem dos alunos; * OBSERVAR, ANALISAR E ENTENDER AS PROFICIÊNCIAS, MATRIZ DE REFERÊNCIA E CURRICULAR, PARA JUNTOS ALCANÇARMOS SUCESSO NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PIP.
ENTÃO...
·
Se o aluno não aprende ... O que fazer?
DAR BOMBA?
PASSAR O PROBLEMA PARA
FRENTE?
“Sabemos que 91% de nossas crianças e jovens
estão na Escola pública mineira e precisam ler com competência e compreensão, para tanto devemos buscar parcerias para atenderas necessidades que estão cada vez maiores em nossas escolas: junto à SOCIEDADE E Família (ter compromisso, cuidar das tarefas) Assim,Todos de mãos dadas em busca de melhores condições de aprendizagens para a vida, pois não é fácil implantar,acompanhar e avaliar resultados dessa imensidão de alunos. Precisamos de parceria e pessoas dedicadas “Ninguém tem licença para reprovarENTÃO DEVEMOS:
· Investir na base (Ensino Fundamental de 9 anos);
· Entender o processo intelectual de
aprendizagem da cça.
· Dar assistência individual,
ensino adequado às dificuldades que o aluno estiver apresentando no ano em curso;
Fazer capacitação –
Estudos Dirigidos.
Como está nossa Escola?
SITUAÇÃO ATUAL:
O que vimos na nossa avaliação?
O resultado das avaliações (SIMAVE, PROALFA , demonstraram que nossa Escola
precisa melhorar as proficiências em relação aos anos anteriores. Mas continuamos superior em relação ao Estado e municípios). (Já na PROVINHA BRASIL, ficamos satisfeitos, pois superamos a meta definida para nossa escola, onde conquistamos a média 5.4), porém existem alguns aspectos que devem ser melhorados por nós como:
* Ortografia;
* Leitura e interpretação de textos
(diferentes gêneros textuais);
* Oralidade;
* Psicomotricidade;
* Produção de texto adequada ao
(gênero,objetivo, destinatário e às convenções gráficas e ortográficas);
* Raciocínio lógico matemático
* Geometria.
* Tratamento da Informação.
- Diferenciar gráficos de tabelas einterpretar seus dados.
Aonde queremos chegar?
SITUAÇÃO DESEJADA
Metas da Escola:
* Espera-se que ao longo do ano de 2013, a Escola possa
alcançar com este Plano o sucesso escolar dos alunos com
maiores dificuldades de aprendizagem, realizando um trabalho
pautado na seriedade, dedicação e constantes inovações,
possibilitando ao educando oportunidades favoráveis ao
desenvolvimento de suas potencialidades, tendo em vista o
atendimento das diferenças individuais, resgatando a qualidade
do processo ensino – aprendizagem.
Como vamos chegar lá?
CAMINHO: Iniciativas para melhorar
resultados na sala de aula:
* Reunião de pais – específica das crianças com dificuldades;
*Remanejamentos temporários;
* Aulas com jogos pedagógicos;
*Aula de vídeo (programada e com objetivos);
* Reforço escolar (aulas práticas);
* Atendimento e assistência individual ao grupo de alunos com dificuldades na sala;
* Desenvolvimento de projetos
para aprimorar as aulas e o processo de ensinar e aprender, como:
- Projeto Soletrando;
- Projeto Alfabetização;
- Projeto no Mundo da Leitura (Biblioteca);
- Campeonato de Matemática:
* Olimpíadas matemática;
* Jogo de xadrez
* Projeto Supermercado;
* Sala de Recurso.
“ Nenhuma conquista é
maior do que estar junto
aos Educadores, compartilhando o conhecimento
e renovando esperanças...”
- MENSAGEM
- DINÂMICA: Técnica da Caixa.
Assuntos
Administrativos e Pedagógicos:
1- Disciplina;
2- A Força do Professor em sala de aula;
3- Espaço Físico da Escola;
4- Aniversário da Escola;
5- Dia das Mães;
6- Desfile;
7- Estudo das Apostilas: Avaliação
Diagnóstica
e Matemática em Questão;
8- Apresentação de fichas ( Auto - Avaliação:
Alunos e Professores)
9-
Redirecionando as atividades trabalhadas
através do:
·
Plano
de Intervenção Pedagógica;
·
Observando
Metas analisadas ;
·
Consultando
cadernos do CEALE para replanejar
atividades após avaliações Diagnósticas; RECADOS IMPORTANTES:
·
PORTANTO A ESCOLA
ENSINA, QUANDO O ALUNO APRENDE...
· RELAÇÃO PROFESSOR
–ALUNO
* É PRECISO DAR ATENÇÃO
INDIVIDUALIZADA AOS ALUNOS –
*DEVEMOS PEDIR AJUDA
AO PROFESSOR EM USO DE BIBLIOTECA PARA NOS AJUDAR A REALIZAR:
° SARAU DE POESIA;
° GINCANA DE LEITURAS;
° TEATRO
- ARTES -
MÚSICAS
DEVEMOS SIM
PREOCUPAR
COM AS AVALIAÇÕES:
DIAGNÓSTICA, INTERNAS E EXTERNAS... E EM SEGUIDA OCUPAR EM OBSERVAR, REVER PROCEDIMENTOS E REPLANEJAR DE ACORDO COM MATRIZ DE REFERÊNCIA, MATRIZ CURRICULAR .
“Os
Professores alfabetizadores
tem que ser os mais criativos,
os mais competentes,
os mais carinhosos
e bem humorados da Escola....
É BEM VERDADE QUE...
Ø O Professor está fazendo um grande
esforço para ensinar ao seu aluno!
Ø Temos que manter a FÉ;
Ø Vamos conseguir mudar a cara da
Ø Vamos vencer as nossas metas!!! Educação em Minas Gerais; |