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6 de jun. de 2013

DIA D - Encontro da Comunidade Escolar.



UM BOM INÍCIO DE REUNIÃO PARA RELATAR QUESTÕES QUANTO A QUALIDADE DO ENSINO EM SUA ESCOLA.
Encontro da Comunidade Escolar.
“Nossa Escola Pode Fazer a Diferença
Toda Escola pode fazer a diferença quando:
·           Dá asas à imaginação; à fantasia e alegria;
·  Acolhe e ama  o diferente;
· Ensina descobrir caminhos num horizonte desconhecido;
· Ensina que a água é fonte de vida e deve ser cuidada; etc.

COMPROMISSOS DA ESCOLA MINEIRA:
·                Toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos de idade;
·                Tornar a escola de Minas Gerais referência;
·                Nenhum aluno a menos; (evasão e abandono);
·                Toda escola tem que fazer a diferença;
·                Pais bem informados e entendendo os resultados das avaliações;
ALGUNS FATORES QUE DEVEM CONTRIBUIR PARA QUE A ESCOLA FAÇA DIFERENÇA:
·       Direção competente;
·             Visão e metas compartilhadas;
·             Ambiente de aprendizagem adequados;
·      Altas expectativas;
·      Foco nos resultados;
·      Direitos e Deveres dos alunos;
·             Buscar superar os insucessos;


·  Comprometimento do professor e demais comunidade escolar;

Pauta da Reunião

1- ABERTURA DA REUNIÃO  -   DIRETOR;
2- MENSAGEM – Professora.
3- PERCURSO DO SIMAVE/PROEB E PROALFA
* PROALFA - 3º ANO   e  SIMAVE/PROEB - 5º ANO;
4- RELEMBRANDO METAS  (ATA)
5- CONSTRUINDO METAS
6-- ANÁLISE SOBRE CADA ALUNO  -  PIP
7-  AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS EM LARGA ESCALA
8- BOLETINS PEDAGÓGICOS;(Análise sobre o perfil alunos) 
9-- MENSAGEM FINAL: Para Pensar.
PARA PENSAR...
                                QUERIDA PROFESSORA

         Conta-se que certa vez perguntaram a MICHELANGELO como 
ele conseguia esculpir figuras tão maravilhosas como a estátua de DAVI .
 O Mestre teria respondido:
“ Simples. Pego um bloco de mármore e aí é só tirar tudo o que não é Davi.”
         Você também carrega consigo muita coisa que não pertence à sua 
imagem ideal. E a melhor maneira de burilar sua vida profissional e de
 fazer com que ela seja uma obra- prima é ajudar os outros a também 
darem um aspecto melhora seus blocos de mármore.
         Quando foi a última vez que alguém o fez sentir-se importante?
 E quando foi a última vez que você fez alguém se sentir importante?
         Primeiro,  ajude seus alunos a encontrarem a obra-prima que
 podem ser em seus estudos e atividades realizadas. Depois,
aprimore a sua escultura. Tome decisões profissionais que o façam sentir
 orgulho, que permitam que sua consciência diga que foram as melhores
 soluções entre as ações disponíveis.  Sempre.
                                                                             Professor R. Cansaan.
         É certo que tenho visto seu esforço e dedicação  na busca de soluções 
para  aprimorar o seu trabalho e ajudar seus alunos a desenvolverem habilidades
 e competências que ainda não foram descobertas por eles mesmos. 
Reconheço os pontos fortes e iniciativas que mostraram o seu envolvimento,
 os quais realmente justificam você levantar cedo da cama e dedicar horas
 e horas de sua vida aqui,  e quero te dizer que você é importante,  que
 seu trabalho é importante para as  pessoas  que dependem dele, 
tanto aqui dentro como fora da escola. Esta é a missão que Deus confiou a você.
                   Que bom nos orgulharmos do que fazemos  e do que conquistamos, 
enfim nos orgulharmos  da escola em que trabalhamos.
        
                                  COM CARINHO.
______________________________________________________.

Quantos alunos de nossa Escola ainda 
não sabem ler e escrever?
* LER para VER.................................o mundo;
* VER para ESCREVER.................. a história;
* ESCREVER para SER................... alguém
* SER para  AGIR......................na sociedade
* AGIR para  VENCER.............na Vida!
                                                    

OBJETIVOS: * Comparar resultados anuais; traçar linhas
 e metas;
 * Elaborar ações que impulsionem a aprendizagem 
dos alunos; 
* OBSERVAR, ANALISAR E ENTENDER AS PROFICIÊNCIAS, 
MATRIZ DE REFERÊNCIA E CURRICULAR, PARA JUNTOS
 ALCANÇARMOS SUCESSO NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO
 DO PIP.
                                ENTÃO...
·       Se o aluno não aprende ... O que fazer?
DAR BOMBA?
  PASSAR O PROBLEMA PARA
 FRENTE?

“Sabemos que 91% de nossas crianças e jovens 
estão na Escola  pública mineira e precisam ler
com competência e compreensão, para tanto devemos
 buscar parcerias para atenderas necessidades 
que estão cada vez maiores em nossas escolas:
junto à SOCIEDADE E Família
 (ter compromisso, cuidar das tarefas) 
Assim,Todos de mãos dadas em busca de melhores
 condições de aprendizagens para a vida, pois não 
é fácil implantar,acompanhar e avaliar resultados 
dessa imensidão de alunos.
Precisamos de parceria e pessoas dedicadas

Ninguém tem licença para reprovar

ENTÃO DEVEMOS:

· Investir na base (Ensino Fundamental de 9 anos);
· Entender o processo intelectual de 
aprendizagem da cça.
· Dar assistência individual, 
ensino adequado às dificuldades que o aluno 
estiver apresentando no ano em curso;
Fazer capacitação – 
Estudos Dirigidos.  

Como está nossa Escola?
SITUAÇÃO ATUAL:                    
O que vimos na nossa avaliação? 
O resultado das avaliações (SIMAVE, PROALFA , demonstraram que nossa Escola
precisa melhorar as  proficiências em relação aos anos anteriores. 
Mas continuamos superior em relação ao Estado e municípios).
(Já na PROVINHA BRASIL, ficamos satisfeitos, pois superamos a meta definida
para nossa escola, onde conquistamos a média 5.4), porém existem alguns aspectos
que devem ser melhorados por nós como:
*  Ortografia;
* Leitura e interpretação de textos  
 (diferentes gêneros textuais);
*   Oralidade;
*   Psicomotricidade;
* Produção de texto adequada ao
(gênero,objetivo, destinatário e às convenções 
gráficas e ortográficas);
*  Raciocínio lógico matemático
*   Geometria.
* Tratamento da Informação.


- Diferenciar gráficos de  tabelas einterpretar seus dados.
Aonde queremos chegar?
SITUAÇÃO DESEJADA
Metas da Escola:
Espera-se que ao longo do ano de 2013, a Escola possa 
alcançar com este Plano o sucesso escolar dos alunos com 
maiores dificuldades de aprendizagem,  realizando um trabalho 
pautado na seriedade, dedicação e constantes inovações, 
possibilitando ao educando oportunidades favoráveis ao 
desenvolvimento de suas potencialidades, tendo em vista o
 atendimento das diferenças individuais, resgatando a qualidade 
do processo ensino – aprendizagem.

Como vamos chegar lá?
CAMINHO: Iniciativas para melhorar 
 resultados na sala de aula:
Reunião de pais – específica das crianças com dificuldades;
*Remanejamentos temporários;
Aulas com jogos pedagógicos;
*Aula de vídeo (programada e com objetivos);
* Reforço escolar (aulas práticas);
* Atendimento e assistência individual ao grupo de alunos com dificuldades na sala;
* Desenvolvimento de projetos
 para aprimorar as aulas e o processo  de ensinar e aprender, como:
Projeto Soletrando;
- Projeto Alfabetização;
- Projeto no Mundo da Leitura (Biblioteca);
-  Campeonato de Matemática:
* Olimpíadas  matemática;
*  Jogo de xadrez
* Projeto Supermercado;

* Sala de Recurso.


Nenhuma conquista é maior do que estar junto 
 aos Educadores, compartilhando o conhecimento
 e renovando esperanças...”
                            -    MENSAGEM
      -    DINÂMICA: Técnica da Caixa.
Assuntos Administrativos e Pedagógicos:
1-    Disciplina;
2-    A Força do Professor em sala de aula;
3-    Espaço Físico da Escola;
4-    Aniversário da Escola;
5-    Dia das Mães;
6-    Desfile;
7-    Estudo das Apostilas: Avaliação Diagnóstica 
e Matemática em Questão;
8-     Apresentação de fichas ( Auto  - Avaliação: 
Alunos e Professores)
9-              Redirecionando  as atividades trabalhadas 
através do:
·        Plano de Intervenção Pedagógica;
·        Observando Metas analisadas ;
·        Consultando cadernos do CEALE para replanejar 
atividades após avaliações Diagnósticas;

RECADOS IMPORTANTES:
·             PORTANTO A ESCOLA
 ENSINA, QUANDO O ALUNO APRENDE...
·  RELAÇÃO PROFESSOR –ALUNO

* É PRECISO DAR ATENÇÃO
 INDIVIDUALIZADA 
AOS ALUNOS –
*DEVEMOS  PEDIR AJUDA 
AO PROFESSOR 
EM USO DE BIBLIOTECA
 PARA NOS AJUDAR
 A REALIZAR:
°  SARAU DE POESIA;
°  GINCANA DE LEITURAS;
°  TEATRO  -  ARTES  -  
MÚSICAS
DEVEMOS SIM        
PREOCUPAR
COM AS AVALIAÇÕES: 
DIAGNÓSTICA, INTERNAS
 E EXTERNAS...
  E EM SEGUIDA  OCUPAR 
EM OBSERVAR, REVER 
PROCEDIMENTOS
E REPLANEJAR DE ACORDO
COM MATRIZ DE REFERÊNCIA,
MATRIZ CURRICULAR .
“Os Professores alfabetizadores 
tem que ser os mais criativos,
 os mais competentes, 
os mais carinhosos
 e bem humorados da Escola....
É BEM VERDADE QUE...
    Ø    O Professor está fazendo um grande 
esforço para ensinar ao seu aluno!
Ø    Temos que manter a FÉ;
Ø    Vamos conseguir mudar a cara da
 Educação em Minas Gerais;
Ø    Vamos vencer as nossas metas!!!   

CLASSIFICAÇÃO DE ERROS ORTOGRÁFICOS ORTOGRAFIA – Carraher

CLASSIFICAÇÃO DE ERROS
ORTOGRÁFICOS
ORTOGRAFIA – Carraher
Com relação a esse aspecto, observou-se
uma tendência muito grande de
representação da fala na grafia das
palavras. Isso ficou evidente na escrita
das palavras: entrá, para entrar;
resoveu para resolveu; coelinho
para coelhinho e outras.

ERROS POR SUPERCORREÇÃO
Esse tipo de erro surge à medida qm
que a criança vai compreendendo a
distinção entre a língua falada e a
escrita. Nesse processo evolutivo, ela
revela-se capaz de corrigir os erros de
transcrição da fala, resultando, em
conseqüência, o erro denominado super
correção. Esse erro apareceu na grafia
de palavras como: vio para viu;
voutou para voltou; pegol para
pegou; altora para autora e em
outras palavras.

ERROS POR DESCONSIDERAÇÃO
DAS REGRAS CONTEXTUAIS
No sistema ortográfico da língua portuguesa, não podemos
nos esquecer de que a sequência dos sons e sua
representação não ocorre sempre numa mesma direção,
ou seja da esquerda para a direita. Há casos em que a
pronúncia de uma determinada letra exige que
consideramos a que vem depois. Nessa regra enquadra-se
a pronúncia da letra g, que difere se esta for seguida por a,
o, u ou por e e i.
Há ainda o erro por desconsiderar a regra de que não
emprega-se ç antes de e e de i ou no início da palavra.
Constatamos o erro por desconsideração das regras
contextuais na escrita de algumas palavras, como por
exemplo: ningém para ninguém; de rrepente para
repente; e comceguia para conseguia e outras.


ERROS POR NÃO REPRESENTAÇÃO DA NASALIZAÇÃO e
POR TROCA DO TIL PELO N
Segundo o professor Daniel Alvarenga, da
UFMG, a criança tende a omitir na escrita de
palavras a letra n para representar a
nasalização, embora não o faça na leitura.
Apesar de não Ter havido maior incidência
desse tipo de erro, ele apareceu em algumas
palavras como: nuca, (nunca); casado
(cansado); loge (longe0; quando (quando);
encotrou (encontrou) e outras.
Em outras situações, em que o til é
empregado para representar a nasalização,
ocorre a sua troca pela letra n. Nesse caso, a
representação da nasalização não corresponde
à oficial, como podemos verificar na escrita da
palavra ranzinha para rãzinha.

-ERROS RELACIONADOS À ORIGEM DA
PALAVRA
Há palavras cuja grafia não permite ao indivíduo valer-se da regra contextual, para que possa registrá-la corretamente. Palavras dessa natureza exigem a memorização e não provocam dificuldades na leitura, mas na escrita. São exemplos dessa dificuldade o emprego do J ou G antes de e e de i, o emprego
do H no início das palavras, o X com som de Z ou do C, o emprego do Ç ou
SS etc.

ERROS POR TROCA DAS
HOMORGÂNICAS
Esses erros geralmente, surgem
em decorrência da não distinção
entre as consoantes surdas e
sonoras. Exemplos: vugir (fugir);
costosa (gostosa); fuchiu
(fugiu); espandado
(espantado); alvaces (alfaces).

ERROS NAS SÍLABAS DE ESTRUTURA
COMPLEXA
É comum enfatizar-se, no processo de
alfabetização, a escrita de palavras
formadas por sílabas contando uma
consoante e uma vogal. Quando a
palavra apresenta sílabas de estrutura
diferente ou seja, composta de duas
consoantes e uma vogal ou de uma ou
mais consoantes após a vogal, o erro
ortográfico pode ocorrer. Exemplo:
mania (manhã) nenum (nenhum) e
peto (perto).

ERROS DE SEGMENTAÇÃO INDEVIDA
Observamos no ditado, uma pequena
incidência de erros de segmentação
indevida, como nas palavras a tras
(atrás) e sa io (saiu). No entanto,
esse tipo de erro ocorreu mais nas
produções de textos, na escrita das
palavras: a trás (atrás), com segui
(conseguiu), em draram (entraram),
da qui (daqui) e a quele (aquele).

ERROS POR AUSÊNCIA DE
SEGMENTAÇÃO
Esse tipo de erro foi bastante
considerável e mais freqüente de que o
erro anteriormente mencionado, de
modo particular nas composições.
Foram os seguintes: adona (a dona);
denovo (de novo); docaminho (do
caminho); aprocura (à procura);
soqueria (só queria); tipeguei (te
peguei); tepor ( te por) e
nuncamais (nunca mais).

ERROS POR TROCA DE ÃO POR AM
A troca do ão por am apresentou-se na grafia da palavra comilam para comilão.
O ditado constituiu-se de sentenças cujas palavras não foram
previamente treinadas pela professora e envolvendo dificuldades
diversas:
O cachorro correu atrás do gato.
Paulo chutou a bola.
A rãzinha saiu a passear perto do lago.
O menino pulava na grama molhada.
Sua aplicação foi feita pela supervisora pedagógica, com a
classe toda, num total de 30 alunos, sendo a leitura de cada sentença feita duas vezes.
As sentenças foram lidas de modo fluente e as palavras
pronunciadas sem artificialismo, a fim de evitar alterações, pois as pesquisas têm comprovado que a leitura natural tende a facilitar a grafia correta das palavras.
A Língua Portuguesa, embora apresente uma única forma de
representação na escrita, varia na pronúncia nas diversas regiões do país.
Continuação
Desse modo, quando o professor dita a palavra menino como se
pronúncia mininu, a criança registra como se fala. Esse fato é
conseqüência do artificialismo na pronúncia das palavras, pois
normalmente o professor dita meninô, julgando ser esta uma
maneira eficaz de se evitar o erro ortográfico. É obvio que no
ditado isso impede o aluno de revelar esse tipo de erro. Contudo,
ele vem à tona na escrita espontânea ou no registro de uma
palavra pronunciada naturalmente.
Daí a necessidade de se enfatizar a pronúncia natural das
palavras para que o aluno perceba a distinção entre língua
escrita e língua falada. Assim os erros do tipo transcrição da fala
tendem a diminuir.

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR