ESCOLA MUNICIPAL HIGINO
GUERRA
RELATÓRIO – PNAIC
Nossas escolas estão vivendo
momentos de grande integração com os estudos do PNAIC.
Percebemos em nossa escola que os alunos
estão mais motivados, trabalhando de forma ativa e prazerosa. Os professores
realizam suas aulas em equipe, colocando em prática metodologias esquecidas e
que se tornou em evidência no PNAIC. Alguns até mudaram sua prática pedagógica tornando-a
mais eficiente, visando assim melhor resultados em sua sala de aula.
O Pacto veio trazer também para o
ambiente escolar momentos de ensino/aprendizagem que revelam resultados
eficazes, pois os professores viram a importância de aprimorar um ensino mais
focado no desenvolvimento de capacidades e habilidades e este fator me chamou
muito a atenção, uma vez que deu
condições ao professor de realizar um acompanhamento constante quanto ao
desenvolvimento do aluno nos aspectos básicos da leitura e escrita, sempre
observando os avanços de cada um referente às capacidades elaboradas para cada
ano de escolaridade.
O PACTO veio confirmar e ajudar a colocar
em prática algumas ações estratégicas que já eram estudadas nas reuniões de
formação continuada e atualização do profissional como: Atividades Permanentes,
Cantinho de Leitura, sequências Didáticas e Projetos Didáticos.
Assim, a participação de todos no
PNAIC, é de suma importância, pois os educadores estão recebendo instruções
valiosas às quais já devem ser colocadas em prática em tempo real que
possibilitam a reorientação do que ensinar e de como ensinar e assim vão
identificando de forma sistêmica os progressos dos alunos e buscando
intervenções para os que não progrediram a contento.
E o ponto relevante do PNAIC para com
os alunos é que os mesmos poderão ter suas necessidades melhor atendidas
mediante aulas dinâmicas que virão de encontro ao processo de alfabetização
para que ela aconteça satisfatoriamente.
ESPECIALISTA: Eunice
Mendes de Oliveira.
Capinópolis, 9 de dezembro de 2013