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16 de ago de 2013

PIP - 60 PLANOS DE AULA PARA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - ALUNOS BAIXO DESEMPENHO - 3º ANO E. F.

Orientações para o trabalho

http://pt.scribd.com/doc/186781385/Plano-Complleto-Na-Ordem
Período previsto para a intervenção: 60 dias letivos
Nº máximo de alunos por período: até 15 alunos por grupos
Duração das aulas: 1h30min
Estrutura:

1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite- 20 minutos
2- Consciência Fonológica - 15 minutos
3- Alfabeto - 15 minutos
4- Compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita
20 minutos
5- Leitura: 15 minutos
6- Fechamento da aula 5 minutos


1-  Ouvindo Histórias “Leitura Deleite”:
Esse momento deve seguir as orientações abaixo, para os 60 dias letivos.

Justificativa:
Ao ouvir a leitura do professor, a criança aprenderá a ouvir com atenção e compreensão, usar a expressividade e entonação adequadas quando for autônomo e puder ler textos diversos e desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.

Objetivos:
- Ouvir uma história com atenção;
- Aprender a fazer leitura oral, com expressividade e entonação adequada;
- Identificar os elementos da narrativa.
Material necessário:
O texto impresso, 1 envelope médio, ficha com o título do texto.

Desenvolvimento:
1º dia
a)- Apresentação.

b)- Escrever o nome no portfólio e envelope para comparação (hoje e final das atividades).

c)- Ø Apresentar o título do texto e levantar hipóteses sobre seu conteúdo.
( O Sapo Encantado)

d) 1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite”:
Ø Tornar a rotina de ouvir histórias em um momento de muito prazer. Falar com entusiasmo sobre a história a ser lida, esperar que todos olhem para a professora e ler com bastante expressividade e entonação.
Ø Leitura oral, do texto, pela professora. ( O Sapo Encantado)
Ø Confirmar ou não as hipóteses levantadas.
Ø Ouvir a opinião dos alunos sobre a história ouvida.
Ø Fazer perguntas que foquem: quem (personagens / narrador), onde (lugar), quando (tempo), porque e como.
Ø Entregar aos alunos, o título do texto escrito em uma ficha e um envelope.
O Sapo Encantado

O Sapo Encantado
Ø Propor aos alunos colecionar os títulos, guardando no envelope, para que possam saber, depois, quantas histórias ouviram.

e)- 2- Consciência Fonológica - 15 minutos
Objetivo: Identificar aliterações
Materiais: Xérox da parlenda -  o sapo

Ø Desafiar os alunos a falar rapidamente o trava-língua:

E era o sapo dentro do saco
E o saco com o sapo dentro
E o sapo fazendo papo
E o papo soltando vento!
Ø Depois que os alunos brincarem com a sonoridade, perguntar: qual a palavra que repete mais vezes? Sapo
Ø Quantos pedaços (sílabas) tem a palavra sapo?
Ø Qual a primeira sílaba? E a segunda?
Ø Que outra palavra do trava-língua tem a sílaba SA? Saco
Ø Que outra palavra se repete no trava-língua? Papo
Ø Que silaba é comum em sapo e papo?
Ø Recortar as palavras e organizá-las de acordo com a parlenda.
 Ø Recortar as frases da parlenda e organizá-la; (xérox)
 Ø  Circule a sílaba inicial de cada figura (xérox)
Ø  Pinte as sílabas das figuras e escreva o nome delas (xérox)
Ø Preencha a tabela, juntando a letra S com as vogais e leia; (xérox).
f)- 3- Alfabeto - 15 minutos
Objetivo: Identificar o alfabeto como um conjunto estável de símbolos.
Materiais: - ficha com o nome da escola, livros, revistas, jornais e outros materiais escritos. - Anexo 13
Anexo 13
Xerox papel 40kg – Escrever o alfabeto com letra cursiva



 Mostrar aos alunos, através da análise de materiais escritos diversos, que escrevemos qualquer texto, utilizando somente as 26 letras do alfabeto.
 Dar um exemplo: escrevemos a palavra sapo usando 4 letras do alfabeto: S – A – P – O. Mostrar a letra e falar o nome de cada uma e seu respectivo som.
 Escrevemos o nome da escola - EM... Usando somente as 26 letras (mostrar a ficha com o nome da escola)

(g)- 4- Compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita
20 minutos

Objetivo: Compreender que é necessário conhecer o sistema de escrita para entender a mensagem.

Materiais: - Texto O sapo encantado. –
Anexo 15  alfabeto

Entregar o texto “O sapo encantado” para os alunos e pedir que cada um deles leia o texto, oralmente.

 Provavelmente eles dirão que não sabem ler.
Ø Conversar com os alunos sobre a necessidade de aprender o sistema de escrita para que possam ler o que eles quiserem.
Ø Incentivá-los a tentar encontrar, no texto, a palavra sapo. (Se o aluno não conseguir, realize com ele a próxima atividade e incentive-o novamente a localizar a palavra no texto).
Ø Vamos montar a palavra sapo com o alfabeto móvel.
 A palavra sapo tem quantas letras?
 Vamos falar a palavra sapo bem devagar. Quantos pedacinhos tem a palavra?
 Se a palavra tem 4 letras, como ela pode ter só 2 pedaços? (Explicar que cada pedacinho dessa palavra é formado por 2 letras).
 Falar o fonema /s/ mostrar a letra S, falar o fonema /a/ mostrar a letra A.
Fazer a mesma coisa com a sílaba PO.
o sapo encantado
h)- 5- Leitura: 15 minutos

Objetivo:
 Decodificar palavras de estruturas silábicas c/v
Materiais: Texto O sapo encantado.
. Ditar as palavras abaixo e pedir para os alunos  montar as palavras utilizando o alfabeto móvel.
 em seguida Indicar as palavras no texto da história “O sapo encantado” para que os alunos tentem decodificá-las, com a ajuda do(a) professor(a):
Sapo – vovó - saco – papo – vida – cavalo - povo

<p  style=" margin: 12px auto 6px auto; font-family: Helvetica,Arial,Sans-serif; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 14px; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal; -x-system-font: none; display: block;">   <a title="View Plano Complleto Na Ordem on Scribd" href="http://pt.scribd.com/doc/186781385/Plano-Complleto-Na-Ordem"  style="text-decoration: underline;" >Plano Complleto Na Ordem</a> by <a title="View EuniceMendes's profile on Scribd" href="http://www.scribd.com/EuniceMendes"  style="text-decoration: underline;" >EuniceMendes</a></p><iframe class="scribd_iframe_embed" src="//www.scribd.com/embeds/186781385/content?start_page=1&view_mode=slideshow&access_key=key-12pepvyuadcw3z79pkp4&show_recommendations=true" data-auto-height="false" data-aspect-ratio="0.706208425720621" scrolling="no" id="doc_28430" width="600" height="800" frameborder="0"></iframe>


Atividades de leitura
     Na delegacia, o telefone toca. O delegado atende e uma voz 
desesperada diz:
     _ Por favor! Mande a patrulha aqui em casa! Vai acontecer uma tragédia!
     O delegado pergunta:
     _ Mas o que foi?
     _ Tem um gato aqui em casa. Entrou pela porta dos fundos!
     _ Mas quem é que está falando?
     _ O papagaio.


Lê com fluência – O aluno lê com entonação/ritmo e pontuação.
__________________________________________
Lê sem fluência – O aluno lê pausadamente as palavras do texto sem atentar
 para as pontuações.........................................................................................
.............................................................................................................................
............................................................................................................................
Lê silabando O aluno lê pausadamente as sílabas das palavras, comprometendo 
o entendimento do texto.........................................................
...............................................................................................................................
..............................................................................................................................
Não lê – O aluno não leu o texto.......................................................................
...............................................................................................................................

Ø O diagnóstico de escrita:
      Definimos quatro palavras de um mesmo campo semântico Ditado livre.
       (borboleta, cavalo, zebra e );
Pré-silábico – garatujas, rabiscos, desenhos, letras sem 
correspondência sonora.......................................................
.........................................................................................................
..........................................................................................................
Silábico quantitativo – Uma letra para cada sílaba sem correspondência
 com  
a grafia da palavra...........................................................................
.......................................................................................................
....................................................................................................
..................................................................................................
Silábico qualitativo – Uma letra para cada sílaba com correspondência 
com  a 
 grafia da palavra.............................................................................
.....................................................................................................
......................................................................................................
Silábico alfabético – escreve numa mesma palavra uma sílaba completa 
e uma 
sílaba representada por apenas uma letra. .............
.........................................................................................................
.........................................................................................................
......................................................................................................
......................................................................................
Alfabético – escreve a palavra com pequenos erros sem 
comprometer o entendimento da palavra............................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
Alfabético Ortográfico – escreve observando as convenções 
ortográficas.................................................................................
....................................................................................................
...................................................................................................


ESCOLA: _____________________________________________________
MUNICÍPIO

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO

ASSUNTO:    Leitura

             Turma:                   Turno:                                                                    Data:

Professor(a):
Nome do aluno
Domínio de Sílabas
Lê soletrando
Entonação
Pontuação
Rítmo
Faz inferências
Interpretação
Recomendações ao professor



























































































Legenda: MB= muito bom      B=bom       PM- pode melhorar      D= deficiente

Diagnóstico da turma:

Assinatura do Supervisor: 
M
                        Matriz de Referência – DIAGNÓSTICO 1                     
Capacidades
Descritores
Questões
O que observar:
Identificar finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
Identificar o gênero piada
Que gênero textual é esse?
Se o aluno reconhece o texto piada.
Construir compreensão global do texto lido, unificando e   inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências.
Localizar informação explícita
Por onde o gato entrou?
Se o aluno precisa identificar, no texto lido, uma informação que se apresenta explicitamente.
Inferir informações
em textos
Qual a tragédia que poderia acontecer?
Se o aluno relaciona informações presentes em um texto (verbal, não verbal ou verbal e não verbal), a fim de produzir sentido para o que foi lido.
Por que o papagaio teve essa atitude?
Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador do discurso direto e indireto
No trecho: “Por favor! Mande uma patrulha aqui em casa!”, quem está falando?
Se o aluno reconhece quem está com a fala.
_________________________________________________________________________________
Matriz de Referência – DIAGNÓSTICO 2.
                         
Capacidades
Descritores
Questões
O que observar:
Compreender diferenças entre a escrita e outras formas gráficas.
Diferenciar letras de desenhos.
Pedir que o aluno:
- aponte onde estão às letras.
-identifique os desenhos.
O aluno diferencia rapidamente os desenhos   das letras.
Diferenciar sinais gráficos de letras/desenhos.
Pedir que o aluno identifique a pontuação.
O aluno diferencia os sinais de pontuação das letras.
Dominar convenções gráficas.
Conhecer/utilizar a direção e alinhamento da escrita.
Pedir que o aluno escreva a frase.
O aluno escreveu respeitando direção da escrita.
Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos.
O aluno escreve obedecendo a segmentação de espaços em branco.
Iniciar frases com letra maiúscula.
Escreve a frase iniciando com a letra maiúscula.
Conhecer/ utilizar pontuação no final da frase.
Coloca a pontuação no final da frase.
Perceber a palavra como unidade gráfica.
Substituir o desenho pela palavra e pedir que o aluno conte quantas palavras tem na frase.
Observar se o aluno considera como palavras as sílabas como de, da, no etc e; vogais como A, O e É.
Conhecer o alfabeto.

Identificar pelo nome as letras do alfabeto.
Escolher uma palavra da frase e questionar qual o nome das letras desta palavra.
O aluno identifica o nome das letras da palavra escolhida.
Reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminações de palavras, etc.
Identificar ao ouvir uma frase o número de palavras.
Sem o apoio gráfico, falar a frase em voz alta para o aluno, pedir que ele diga quantas palavras tem essa frase.
Ao ouvir uma frase, o aluno é capaz de identificar o número de palavras contidas nela.

Identificar ao ouvir uma palavra o número de sílabas.
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga quantas sílabas tem essa palavra.
O aluno identifica a quantidade de sílabas de uma palavra.

Identificar sons de sílabas.
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho inicial.
Identifica sílaba inicial do nome do desenho.
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho final.
Identifica sílaba final do nome do desenho.
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho do meio.
Identifica sílaba mediana do nome do desenho.
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
Escrever palavras.
Escreva o nome dos desenhos da frase.
Em qual nível de escrita o aluno se encontra.
Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias a leitura.

Ler frases.
Pedir para que o aluno leia a frase.
Observar se o aluno lê com entonação conforme a pontuação.
Ler palavras.



Observar como o aluno lê 
palavras não canônicas.




39 comentários:

Anônimo disse...

amei as sugestões de aulas além de ser dinâmica são aulas que instiga o raciocínio das crianças. parabéns!

Anônimo disse...

Adorei, fantásticas as suas ideias Eunice.

Trabalho com 1º ano. Você tem algum plano de aula para essa turma?
Se tiver, gostaria de receber.É possível?
Obrigada

Rosimar disse...

Adorei as suas ideias, você tem os outros planos que complementam as 60 lições? Se tiver me mande. Email: roseteodoro21@gmail.com

Gercilene Gercy disse...

Gostei muito.. Sera q vc pode me mandar mais planos de aula p meu email : gercy-techandra@hotmail.com

Bernadete disse...

Suas atividades estão ótimas, parabéns!
Gostaria de poder colocá-las em pratica em minha turma de 3o ano, como fazer para obtê-las?

Meu e-mail: rocha_1962@hotmail.com
Obrigada
Bernadete

Bernadete disse...

Suas atividades estão ótimas, parabéns!
Gostaria de poder colocá-las em pratica em minha turma de 3o ano, como fazer para obtê-las?

Meu e-mail: rocha_1962@hotmail.com
Obrigada
Bernadete

EDUCAÇÃO É TUDO!!!!!!!!!! disse...

suas postagens são de mais, estou começando agora e adoro suas dicas as vezes planejo uma aula inteira com seu material, por favor trabalho com 3º ano se tiver mais planos me manda com urgência...

renatagray02@hotmail.com

Adriana Machado disse...

Parabéns pelo trabalho.Gostei muito.. Sera q vc pode me mandar mais planos de aula de 1º ano p meu email : ryan22drika@hotmail.com

Fabiane Ribeiro Fá disse...

Olà, estou amando as sugestoes de atividades e gostaria de receber os 6o planos de aula em meu email seria possivel?fabianeribeiro11@gmail.com.Obrigada!!!

Daniela Emygdio disse...

Tem como enviar por email os 60 planos. Gostaria de por em pratica. demygdio@hotmail.com

Maria Ivone Lins disse...

Muito bom! Seria possível enviar os 60 planos para mim? e - mail: ivilins@hotmail.com

Mirths Souza disse...

Parabéns!!!Tem como enviar por email os 60 planos. Gostaria de por em pratica, mirthssouza@gmail.com
Obrigada.

Simone Mendes disse...

boa tarde! Gostei muito do que li e gostaria que me ajudasse, estou cursando pedagogia AD
e estou tendo dificuldade em fazer um trabalho que desenvolva este projeto, (plano de aula de intervenção) Será que poderia me ajudar? simonemendessf@gmail.com
Desde já agradeço a compreensão

Alcione disse...

Parabéns!!Gostei muito do plano, estou assumindo pela primeira vez uma turma de alfabetização do 3 ano e uma turma de baixo desempenho, gostaria muito poder utilizar esses plano e outros materias que possa me disponibilizar.Desde já agradeço.alcimaedaduda@gmail.com

FABIANA ABID LOUREIRO disse...

Parabéns pelo blog, estou amando as postagens e sugestões. Gostaria de receber o plano de 60 aulas e materiais de 3o ano, comecei esse ano atendendo o fund I e ainda fico um pouco perdida, pois estou acostumada com alunos alfabéticos e minha turminha é bem fraquinha, são pré-silábicos ou, no máximo, alfabéticos qualitativos. Meu email é fabiperuba@gmail.com Muito obrigada, abração, Fabiana.

Bruna Mota disse...

por favor envia as atividades para o meu email sr.bruna.motta@gmail.com

obrigada

Izabel Moratti disse...

Bom dia, poderia enviar para mim o plano completo?
bruno-carolino@hotmail.com

Obrigado

Christiane disse...

boa noite Eunice, poderia enviar para mim o plano completo?

neste e-mail chrisleand@hotmail.com

Obrigada

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES DE REFORÇO E GOSTARIA QUE ENVIASSE PRA MIM NO EMAIL OLIVEIRA_JSE@YAHOO.COM.BR

Alino Carvalho disse...

Muito boa e criativa suas aulas. Gostaria que enviasse pra mim se possivel. allinemattos@gmail.com

Anônimo disse...

Amei por demais suas aulas. Preciso fazer intervenção na sala do 1° ano Ensino Fundamental
onde estou estagiando. Pode me enviar seu material completo? Desde já muito obrigada! email: dalvabertuani@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de receber seu material completo, para utilizar na minha turma de 3° ano .meu email m.mercia2011@hotmail.com

Joselina soledade disse...

Gostei muito deste trabalho. Professora você está de parabéns, muito obrigada foi de grande ajuda para minhas aulas com o 3° ano.

Um Milagre de DEUS. disse...

Bom dia. comecei uma pesquisa para trabalhar um projeto de intervenção pedagogica para leitura e escrita e amei seu trabalho Professora Eunice. e gostaria de contar com sua valiosa experiência de mestra. recebendo os 60 planos de aula.por email.

Um Milagre de DEUS. disse...

maridalva.dias@hotmail.com

Ildeni Almeida disse...

Tem como enviar por email os 60 planos. Gostaria de por em pratica.
para : ildenialmeida@gmail.com

Joyce Salles disse...

Olá adorei as sugestões. Tem como enviar os 60 planos.
jbvs19@homail.com

clauditabernardes@gmail.com disse...

BOM DIA!

MUITO BANCA O MATERIAL DE VOCÊS E A ESTRUTURA FICOU MUITO BOA.

SÓ QUE NÃO CONSEGUI IMPRIMIR NEM BAIXAR NADA.....PEDE TANTA COISA... TANTO PROGRAMA....
TERIA COMO VOCÊS ENVIAREM ESSAS 60 SUGESTÕES PARA O MEU E-MAIL?

Segue: clauditabernardes@gmail.com

obrigada. Atenciosamente, Cláudia Bernardes

veronice romero disse...

Estou encantada com seu trabalho, sou professora de educação especial e gostaria que me enviasse os 60 planos (veronicepoliana@gmail.com). Obrigada por fazer a diferença na vida de muitas professoras e crianças.

Lêda A. Borges disse...

Olá, Bom dia,
Gostaria de parabenizar pelo belo trabalho e pela generosidade de expor virtualmente.
Queria saber se tem como compartilhar todas as 60aulas via email?
ledaalmeidaborges@yahoo.com.br

Grata,

Lêda Borges. Coordenadora Pedagógica

Nair Santos disse...

amei seu trabalho. gostaria de saber se voce pode enviar pra meu e-mail(nau.santos18@gmail.com) as 60 aulas para que eu possa trabalhar com meus alunos. obrigada. Deus abençoe.

paixão disse...

Parabéns, a estrutura e o material ficaram ótimas.
Queria saber se tem como compartilhar todas as 60 aulas via email?
arierom10@gmail.com

VIVIANNE SOUZA disse...

Atividades muito boas... Amei... Muito obrigada!

Aninha Maita Olivet disse...

Ótimo !! Você pode enviar os 60 planos, se puder agradeço ...Um grande abraço ..anapaulamaitan@yahoo.com.br

Valéria Leite disse...

Gostei muito do seu blog.
Estou iniciando como professora e gostaria de saber se você pode mandar para meu e-mail: val2017leite@gmail.com os 60 planos de aula do PIP?
E se puder me passar dicas, puxar minha orelha, me ajudar?
Agradeço de coração.
Um abraço.


"O Senhor é a minha Luz"

Anônimo disse...

Ótimo !! Você pode enviar os 60 planos, se puder agradeço ...Um grande abraço
cristianedasilvarodrigues49@yahoo.com

Cristiane disse...

Ótimo !! Você pode enviar os 60 planos, se puder agradeço ...Um grande abraço

cristianedasilvarodrigues49@yahoo.com

Sandra Resende disse...

Olá gostei dos planos gostaria q me enviasse
Sandrasol2009@hotmail.com

Anônimo disse...

OLÁ BOA NOITE!
Gostaria que me enviasse também pois amei os 60 planos,parabéns obrigada
laurapereiradomingues@hotmail.com

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