Seguidores

7 de jul. de 2010

internet, hipertexto e hipermidia

ATIVIDADE 2.1
UNIDADE – 2 - INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

Começamos a navegar, procurando sites que nos dão informações sobre a educação, onde de imediato já fazíamos interação com outros sites, blogs, portais, tudo isso clicando nos endereços de azuis que já nos direcionavam para outras fontes de pesquisa e com isso fomos aprendendo e descobrindo como é interessante navegar pelos sites que íamos encontrando ao longo das pesquisas. Só então percebemos que procuramos pelo mesmo assunto e cada uma de nós navegamos por um lugar na internet diferente, onde aprendemos que há sites mais avançados, que ficamos nele por mais tempo, pois estão repletos de informações, outros com menos escritas, porém mais visuais.
Às vezes foi difícil navegar por diversos espaços, na internet, pois não sabia como retornar à página de origem, saindo de vez de todas as janelas que estávamos pesquisando, e assim tínhamos que começar tudo novamente.
Percebemos que navegar na internet, sabendo o que procurar o que pesquisar, é mais fácil, mas mesmo assim é visto que sempre nos perdemos por outros caminhos, onde há encontros e desencontros do que realmente precisamos naquele determinado momento, navegando assim à deriva e ao mesmo tempo encontrando outros assuntos interessantes que nos levam a refletir, descobrir novas informações e até aproveitamos para navegar por outras questões, outras histórias, levamos informações, encontramos e descobrimos outras, fizemos download, fizemos inscrições para ser seguidores de blogs, o que percebemos que navegando assim, também adquirimos conhecimentos e comprovamos isso, lendo o poema Navegação à Deriva do autor Marcus Vinicius, onde realmente nos sentimos à vontade, navegando sem ser obrigada, sem compromisso com horário, com datas,... À deriva mesmo... É uma experiência legal, livre e operante.
Atividade 2.1 Navegação em hipertexto.
Ativ_2_1_Eunice.doc

plano de aula sobre FAZENDO E OUVINDO RÁDIO

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar a história do rádio e a influência dessa mídia no cotidiano da sociedade, compreender como funciona uma rádio e criar uma rádio na escola.
Duração das atividades
04 de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Aula 01: O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre o rádio: se eles costumam ouvir rádio, qual rádio, qual programa, com qual objetivo (informação ou distração), se já visitou uma rádio, etc.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2062/imagens/ROTEIROS.gif Após a discussão o professor deverá propor à turma uma pesquisa sobre o rádio no Brasil.
Sugerimos alguns temas para pesquisa:
- a origem do rádio no Brasil
- as principais rádios
- as radionovelas
- os principais programas de rádio
- A Voz do Brasil

Caderno de leitura Para estimular a pesquisa o professor pode utilizar o áudio: Caderno de leitura 
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2622

Atenção Professor! Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para pesquisa, divulgue a lista para os alunos. Algumas referências interessantes são: material didático do curso Mídias Integradas na Educação – Módulo Básico, disponível em: http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/m_basico.htm ; Podcast EscolaBR disponível em: http://www.podcast.sitedaescola.com/

O resultado da pesquisa deve ser publicado em um blog. Sugerimos o Blogger do Google. Caso os alunos tenham dificuldades para criar seus blogs pode utilizar o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
O professor deverá marcar uma data limite para postagem do material no Blog, comentar os trabalhos dos alunos, sugerir links, complementar a pesquisa quando necessários, incentivar os alunos a comentar o trabalho dos colegas.
 
Aula 02: Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a história do rádio é hora de conhecer as rádios locais. O professor deverá apresentar as rádios existentes na cidade (AM e FM) para que os alunos escolham uma para pesquisar.
Integrando gerações Sugestão: para explicar a diferença das rádios AM e FM o professor pode utilizar o recurso: Integrando gerações – disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1472/dominio-em-lpo-0100.mp3  A partir do 17:25 min.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2062/imagens/ROTEIROS.gif Após escolhida a rádio os alunos deverão analisar os seguintes pontos:
- qual o perfil da programação? (estilo musical)
- público alvo?
- programas jornalísticos: temática abordada
- qual o enfoque das notícias: direita, esquerda, imparcial
- estilo das propagandas (informativas, lazer, educativa, política)
- perfil dos anunciantes (ramo de atividade)

Os alunos deverão analisar a rádio no período de 2 semanas em horários alternados e postar no blog as informações obtidas, fazer resenha de programas, anunciantes, entre outros assuntos pertinentes. Nesse período deverão fazer uma pesquisa na comunidade sobre a preferência do público em relação as rádios. O professor deverá auxiliar os alunos a construir o formulário.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2062/imagens/ROTEIROS.gif Sugerimos algumas questões:
- Você ouve rádio?
- Tem preferência por estação de rádio?
- Em média quantas horas ouve rádio em um dia?
- Tem algum programa de rádio preferido?
- Por qual motivo escolheu a estação?
- Por qual motivo escolheu o programa?
- Qual aparelho utiliza para ouvir rádio? (Celular, mp3, rádio, computador, etc)
 Os alunos deverão tabular o resultado da pesquisa e publicar no blog. Caso seja possível, o professor de matemática deverá auxiliar os alunos na tabulação dos resultados.
 
Aula 03: Conhecendo a rádio. Caso seja possível, o professor deverá agendar uma visita a uma estação de rádio da cidade para que os alunos possam conhecer na prática o seu funcionamento. Para realizar essa atividade os alunos deverão pesquisar sobre a rádio, seu perfil, público alvo, anunciantes, destaques da programação, principais radialistas, etc. O resultado da visita deve ser publicado no blog.
Atenção professor! Algumas rádios possuem sites e os principais programas ou radialistas possuem blogs, indique os endereços para os alunos para que eles possam conhecer mais sobre o perfil da rádio.
 
Aula 04: Rádio na escola
Agora que os alunos já conhecem a história do rádio e como funciona uma rádio, eles deverão criar uma proposta para implantar uma rádio na escola.
Antes de iniciar a atividade o professor deverá utilizar o vídeo: Como criar um podcast onde o professor Eziquiel Menta apresenta algumas alternativas para trabalhar com rádio na escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalShowVideoAction.action?videoPath=../videos/como_criar_podcast.flv
Após o vídeo os alunos deverão analisar a situação da escola e avaliar qual formato de rádio é mais interessante: uma rádio física ou virtual (web rádio).
Para ampliar a discussão o professor deverá utilizar o texto: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_intermediario/radionaescola_necessario.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2062/imagens/ROTEIROS.gif Independente do tipo de rádio a ser implantado na escola o professor deverá organizar a turma de modo que os alunos realizem algumas atividades relacionadas a programação:
- estilo musical
- bloco de notícias
- anunciantes
- publico alvo
- entrevistas
- jornal local
 Atenção professor! É importante que os alunos contemplem tanto as notícias do mundo, país, estado, cidade e comunidade; quanto do âmbito escolar. Para isso, solicite a equipe pedagógica e professores que sugiram temas e auxiliem na pesquisa dos mesmos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Integrando gerações Áudio


Recursos Complementares
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/m_basico.htm http://www.podcast.sitedaescola.com/ http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa.php http://www.brasilcultura.com.br/conteudo.php?menu=94&id=1475⊂=1540
Avaliação
É importante que o professor construa junto com a turma o sistema de avaliação, para que ambos saibam quais os critérios serão avaliados e quais as habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Para essa aula sugerimos que os alunos escrevam um relatório individual indicando os conteúdos assimilados, as dificuldades encontradas, os pontos positivos e negativos verificados durante a atividade, como se deu o relacionamento com os colegas, e fazer uma autoavaliação sobre seu rendimento e participação nas atividades. O professor também deverá observar o crescimento no aprendizado do aluno, sua participação nas discussões, seu desempenho no blog, a responsabilidade e organização com as atividades e perante o grupo. Após avaliar cada aluno é importante que o professor de um retorno para o aluno sobre a avaliação.

2º Tutorial e-proinfo - Postando atividades - 2ª parte

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR