ORGANIZANDO MINHA ROTINA
ESCOLAR
Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a
aventura pelo
mar desconhecido, em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa
que não ensina.
Brota das profundezas da terra. Como mestre
só posso então lhe
dizer uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves).
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta
aula
As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão
com esta aula:
· Participar da construção da rotina de trabalho da turma.
· Registrar através da escrita e do desenho a rotina de
trabalho da turma.
· Utilizar o conhecimento que dispõe sobre o nosso
sistema de escrita para registrar a rotina de trabalho da turma.
· Utilizar-se das estratégias de antecipação, seleção,
inferência, verificação e/ou decodificação para ler a rotina de trabalho da turma.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas
- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professordurante uma semana em aulas com duração de 50 minutos com o aluno
- Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 – Criando símbolos para a rotina da sala
1° momento – O professor inicia a aula conversando com as crianças sobre as atividades que a turma costuma realizar na escola. Durante a conversa, é importante que o grupo perceba em que local da escola essas atividades são realizadas e, também, em que momentos elas acontecem - antes ou depois do lanche (marcador do tempo). No decorrer da conversa o professor afixa um papel grande no quadro ou lousa e vai registrando, por meio da escrita, os momentos da rotina falados pelas crianças.
· Pessoal que tal uma mão e um copo para representar o momento
de lavar as mãos e beber água?
· Qual o nome da biblioteca da nossa escola?
· O que vocês acham de desenharmos a cartola do Visconde
para representar o momento de irmos para a biblioteca.
· Como a gente se organiza na hora da história?
· Todo mundo fica sentado no chão?
· O que fazemos ao funal do dia?
3° momento – À medida que a turma for definindo o símbolo,
o professor vai desenhando no papel em que escreveu os momentos da rotina, como no exemplo abaixo:
ATIVIDADE 2 – Registrando a rotina usando os
símbolos criados pela turma
1° momento – Na roda inicial, o professor começa a
aula apresentando para a turma cartelas contendo os símbolos de cada momento da rotina pensados pelo grupo.
COLOCAR EXEMPLO (FOTO)
À medida que as crianças forem identificando o momento que os
desenhos representam, o professor vai organizando-as em fileiras no chão.
Em seguida registra na lousa/quadro, por meio da escrita, a rotina para
aquele dia de trabalho da turma. Neste registro, ele escreve o nome do
momento da rotina e lê, solicitando que as crianças identifiquem qual a
cartela que o representa para ser colada no registro.
2° momento – O professor solicita às crianças que realizem
a seguinte atividade:
COLOCAR FOTO
ATIVIDADE 3 – Lendo a rotina para identificar seus símbolos
1° momento – O professor traz para a roda as cartelas com
os desenhos dos momentos da rotina e dispõe em fileiras no chão. Em seguida fala o nome de um dos momentos e pede ao grupo que encontre a cartela com a descrição deste momento, por exemplo se disser roda de história e apontar o desenho deste momento, as crianças deverão procurar nas cartelas espalhadas a frase que indica este momento. Durante esta atividade o professor pode estabelecer o seguinte diálogo com a turma:
" Pessoal eu vou falar o nome de um dos momentos da rotina e
quem souber onde está a cartela pega para me entregar."
2° momento – Concluída a leitura das cartelas o professor organiza
as crianças em duplas para realizarem a seguinte tarefa:
colocar imagem da atividade (foto)
Para participarem da tarefa cada dupla recebe
uma folha contendo a tabela com a escrita dos momentos da rotina e os desenhos de cada momento. Durante a atividade o professor vai passando pelas duplas observando como procedem na leitura, solicitando que leiam acompanhando com o dedo, tendo cuidado para que o dedo acompanhe o que o olho vê e o que a boca fala. Ao chegar junto a uma dupla que já realizou a leitura, o professor pode questionar a respeito de como fizeram para descobrir o que estava escrito. Pode também aproveitar este momento para solicitar que as crianças indiquem onde se encontra alguma palavra do texto, indagando-as como sabem que naquela parte está escrita a palavra indicada | ||