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2 de fev. de 2013

ORGANIZANDO MINHA ROTINA ESCOLAR

ORGANIZANDO MINHA ROTINA
ESCOLAR

Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo
mar desconhecido, em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
 Brota das profundezas da terra. Como mestre
só posso então lhe dizer uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves).

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão
com esta aula:
· Participar da construção da rotina de trabalho da turma.
· Registrar através da escrita e do desenho a rotina de
trabalho da turma.
· Utilizar o conhecimento que dispõe sobre o nosso
sistema de escrita para registrar a rotina de trabalho
da turma.
· Utilizar-se das estratégias de antecipação, seleção,
inferência, verificação e/ou decodificação para ler a rotina
de trabalho da turma.
Duração das atividades

As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas
durante uma semana em aulas com duração de 50 minutos
- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
- Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 – Criando símbolos para a rotina da sala
1° momento – O professor inicia a aula conversando com

as crianças sobre as atividades que a turma costuma
realizar na escola. Durante a conversa, é importante
que o grupo perceba em que local da escola essas
atividades são realizadas e, também, em que momentos
elas acontecem - antes ou depois do lanche
(marcador do tempo). No decorrer da conversa o
professor afixa um papel grande no quadro ou
lousa e vai registrando, por meio da escrita, os momentos
da rotina falados pelas crianças.
* Lavar as mãos e beber água;
* Roda Inicial e atividades na mesa;
* jogos, Faz de Conta;
* Lavar as mãos antes do lanche;
* Parque;
* Relachamento;
*Roda da história;
*Brinquedoteca;
*Biblioteca;
*Educação Física;
* Culinária;
*Sala de multimídia;
* Roda Final;
*Ir para cada;
Momento – Durante a conversa o professor propõe
as crianças pensar símbolos para representar cada momento
da rotina de trabalho da turma. O professor sugere alguns
desenhos e faz questionamentos para ajudar as crianças a
pensarem em outros:


· Pessoal que tal uma mão e um copo para representar o momento
de lavar as mãos e beber água?
· Qual o nome da biblioteca da nossa escola?
· O que vocês acham de desenharmos a cartola do Visconde
para representar o momento de irmos para a biblioteca.
· Como a gente se organiza na hora da história?
· Todo mundo fica sentado no chão?
· O que fazemos ao funal do dia?
3° momento – À medida que a turma for definindo o símbolo,
o professor vai desenhando no papel em que escreveu os momentos
da rotina, como no exemplo abaixo:
ATIVIDADE 2 – Registrando a rotina usando os
símbolos criados pela turma
1° momento – Na roda inicial, o professor começa a
aula apresentando para a turma cartelas contendo os símbolos
de cada momento da rotina pensados pelo grupo.
COLOCAR EXEMPLO (FOTO)
À medida que as crianças forem identificando o momento que os
desenhos representam, o professor vai organizando-as em fileiras no chão.
Em seguida registra na lousa/quadro, por meio da escrita, a rotina para
aquele dia de trabalho da turma. Neste registro, ele escreve o nome do
momento da rotina e lê, solicitando que as crianças identifiquem qual a
cartela que o representa para ser colada no registro.
2° momento – O professor solicita às crianças que realizem
a seguinte atividade:
COLOCAR FOTO
ATIVIDADE 3 – Lendo a rotina para identificar seus símbolos
1° momento – O professor traz para a roda as cartelas com
os desenhos dos momentos da rotina e dispõe em fileiras no chão.
Em seguida fala o nome de um dos momentos e pede ao grupo que
encontre a cartela com a descrição deste momento, por exemplo se
disser roda de história e apontar o desenho deste momento, as crianças
deverão procurar nas cartelas espalhadas a frase que indica este
momento. Durante esta atividade o professor pode estabelecer o
seguinte diálogo com a turma:
" Pessoal eu vou falar o nome de um dos momentos da rotina e
quem souber onde está a cartela pega para me entregar."


Eu quero saber onde está à cartela LAVAR AS MÃOS.

Vou dar uma dica para ajudar vocês a encontrar. Olha só, LAVAR AS MÃOS começa com que letra?

Isso com a letra L!

Mas, quantas cartelas nós temos com essa letra? É verdade nós temos três cartelas. Então, em qual dessas cartelas está escrito LAVAR AS MÃOS?

Neste momento o professor coloca as três cartelas juntas e continua questionando a turma:

Vocês acham que para escrever lavar as mãos a gente precisa de muitas ou poucas letras?

Tem alguma cartela com poucas letras? Qual?

O que será que está escrito nesta cartela? Porque vocês acham que é lanchar?

Ah, então LAVAR AS MÃOS pode está escrito em uma dessas duas cartelas. Vou fazer uma coisa para ajudar vocês. Olha só, vocês falaram que a palavra LAVAR começa com a letra L. Agora eu quero saber com que letra ela acaba? Mas se fosse com A letra ficava LAVA. A gente tá procurando LAVAR que termina com o som AR. Para o A ficar com esse som precisa ter um R depois dele.

Neste momento o professor aponta a letra R na palavra LAVAR das duas cartelas. Agora que já sabemos onde está escrito LAVAR precisamos descobrir onde está escrito AS MÃOS.

AS começa com que letra? Mas para ficar AS depois do A tem que vir qual letra?

Apontando para as cartelas o professor comenta:

Então até aqui está escrito AS. Agora precisamos descobrir a palavra MÃOS. Ela começa com a mesmas letra dos nomes de MANOEL e MALU.

Isso mesmo, a letra M. Nessas cartelas onde tem uma palavra com a letra M?

Apontando para a cartela o professor confirma: Isso mesmo gente elas estão escritas aqui. A palavra MÃO começa com M e acaba com qual letra? Se fosse MÃO, que som a gente escutaria no final?

Isso mesmo, o som O. E para ficar OS que letra a gente precisa colocar?

É verdade a letra S (aponta o S nas duas cartela).

Para escrever LAVAR AS MÃOS precisa colocar mais alguma palavra depois de MÃOS?

Mas olha só nessa cartela aqui (LAVAR AS MÃO E BEBER ÁGUA) tem mais letras depois da palavra MÃOS. Então em qual das duas cartelas está escrito LAVAR AS MÃOS?

Muito bem! Olha só, com a minha ajuda vocês conseguiram ler a cartela. Mas o que será que está escrito nesta outra cartela depois da palavra MÃOS?

Muito bem pessoal! É isso mesmo LAVAR AS MÃO E BEBER ÁGUA.


O professor prossegue na leitura das cartelas usando esse mesmo procedimento.
2° momento – Concluída a leitura das cartelas o professor organiza
as crianças em duplas para realizarem a seguinte tarefa:



NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - CAp/UFRN
NATAL ________/_______/2010 TURMA 3B
NOME _______________________________________

ATIVIDADE DE SALA

COM A AJUDA DE SEU COLEGA DESCUBRA O ESPAÇO EM QUE DEVE SER COLADO OS DESENHOS DOS MOMENTOS DA NOSSA ROTINA:




colocar imagem da atividade (foto)
Para participarem da tarefa cada dupla recebe
uma folha contendo a tabela com a escrita dos momentos da rotina e os desenhos de cada
momento. Durante a atividade o professor
vai passando pelas duplas observando como procedem na leitura, solicitando que leiam acompanhando com o dedo, tendo cuidado
para que o dedo acompanhe o que o olho
vê e o que a boca fala. Ao chegar junto a
uma dupla que já realizou a leitura, o professor
pode questionar a respeito de como fizeram
para descobrir o que estava escrito. Pode
também aproveitar este momento para
solicitar que as crianças indiquem onde
se encontra alguma palavra do texto,
indagando-as como sabem que naquela
parte está escrita a palavra indicada



 

SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA
PLANO DIÁRIO
TEMA: A ESCOLA
 
LEITURA COMPARTILHADA: A escola de Paulo Freire
Socialização
PEDIR PARA OS ALUNOS REPRESENTAREM A ESCOLA  COMO ELA ERA. Socializar no Grande Grupo ( Representar através de desenhos/produção textual)
REPRESENTAR A ESCOLA (produzir um texto coletivo);
MONTAR CARTAZ:
O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA?
O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MUDAR (MELHORAR) NA ESCOLA?
CANTAR CANCÕES SOBRE A ESCOLA
BRINCADEIRAS COM BALÃO.  (o nome e as cores...)
 
   Escola é...
       Paulo Freire
O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quartos,
Programas, horários, conceitos.
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha que estuda,
Que alegra, se conhece se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente.
Cada funcionário é gente,
E a Escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um Se comportar como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade de ninguém.
Nada de ser como um tijolo, que forma  a parede indiferente, frio, só.
Importante na Escola não é só estudar, não é só trabalhar.
É também criar laços de amizade  e criar em cada ambiente de camaradagem.
      É conviver É se “amarrar nela”!
      Ora é lógico...
      Numa escola assim vai ser fácil
      Estudar, trabalhar, crescer,
      Fazer amigos educar-se, ser feliz.
 
PLANO DIÁRIO
 
SEGUNDO DIA DE AULA
 
CANTINHO DA LEITURA
(Preparar um lugar especial da sala com tapete, mensagens de boas vindas, muitos livros e clássicos infantis);
PROMOVER BRINCADEIRAS/FESTIVAL DE BALINHAS
 
TEXTOS:
 
O CADERNO
CABE TUDO NUM CADERNO:
CABE O DESENHO DO MUNDO,
CABE O CÉU CHEIO DE ESTRELAS,
CABEM AS CIDADES E AS RUAS,
CABEM AS FLORES DO JARDIM,
CABE DESENHO DE BICHO,
CABE, SIM, LETRA DE MÚSICA,
CABE MINHA ASSINATURA,
CABE VINTE TELEFONES,
CABE RECADO PARA AMIGO,
CABE FOTO DE CANTOR,
CABE SELO E FIGURINHA,
CABE O EMBLEMA DO TIME,
DESENHO DE CORAÇÃO
E ATÉ SOBRA UM CANTINHO
PRA FAZER MINHA LIÇÃO.
Titulo do livro: Meu material escolar
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: quinteto editorial.
 
 
O Caderno
 
Pe Fábio de Melo
 
Composição: Toquinho / Mutinho
 
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos Coloridos vou estar
A casa, a montanha.
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas Bimestrais,
você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo Se você quiser
Quando surgirem Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça Num canto qualquer...(2x)
 
PLANO DIÁRIO
  TERCEIRO DIA DE AULA
TEMA: O NOME PRÓPRIO (IDENTIDADE)
 
BOAS VINDAS
DINÂMICA DE GRUPO:
O GAROTINHO CHAMADO AMOR
 
PROMOVER CONVERSAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO NOME PRÓPRIO
 
LEITURA COMPARTILHADA:  
Poesia: EU Autor: Célia Passos / Zeneide Silva
( Pedir para as crianças representarem através de desenhos o que eles compreenderam da poesia,  
promover conversação)
 
CONFECÇÃO DE CRACHÁS;
 
PAINEL: AJUDANTE DO DIA;
( um envelope contendo todos os nomes dos alunos para realizar sorteio a cada dia; O aluno sorteado será nomeado o ajudante do dia, que auxiliará o professor em algumas necessidades.)
 
ANIVERSARIANTES DO MÊS;
(a cada mês separar os aniversariantes, e expor seus nomes no painel de aniversários.)
 
QUADRO DAS ESTRELAS
( o objetivo do quadro das estrelas é incentivar as crianças a participarem ativamente das aulas, realizando uma avaliação não diária mas constante de cada aluno, premiando-os a cada bimestre a quem ganhar mais estrelas, observando o comportamento, assiduidade e compromisso com as atividades escolares. O quadro das estrelas é  construído com o nome da turminha deixando um espaço para anexar as estrelinhas a cada conquista.)
 
 
PROMOVER FESTIVAL DE CHOCOLATES
 
TEXTOS O GAROTINHO CHAMADO AMOR
DESENVOLVIMENTO:
 
PAZ: APERTO DE MÃO;
 
AMOR: UM ABRAÇO;
 
GARRA: TROCA DE LUGAR;
 
SORRISO: GARGALHADA;
 
BEM VINDOS: BATE-PALMAS.
 
“O GAROTINHO CHAMADO AMOR”
 
         Era uma vez, um garotinho chamado Amor.
         Amor sonhava sempre com a Paz. Um certo, dia sonhou quem a vida dó teria sentido quando ele descobrisse a Paz e foi justamente nesse dia que Amor saiu a procura da Paz.
         Chegando a Escola , onde estudava , encontrou seus amigos que tinham um Sorriso nos lábios e foi nesse momento que a Paz começou a perceber que o Sorriso dos amigos transmitia muita Paz  pois, sentiu ainda que Paz existe no interior de cada um de nós basta sorrir.
         E nesse momento com seu pensamento voando a turma gritou bem forte: Amor, Amor, Amor você encontrou a Paz que procurava.
         Amor respondeu com muita Garra: sim encontrei a Paz, o Sorriso e a Garra para junto de nós um Sorriso bonito e sejam bem-vindos.
 
 
Poesia: EU
 
Autor: Célia Passos / Zeneide Silva
 
Eu sinto, eu vejo, eu ouço! Vejo o céu, o sol, as plantas, o mar. Vejo  o papai, a mamãe, meus irmãos, meu lar. Vejo tudo com meus olhos. Só preciso olhar.
Ouço o vento, crianças a brincar. Ouço o canto dos pássaros, o ir-e-vir. Ouço todos os ruídos. Como é bom ouvir!
 
Sinto o perfume das flores no jardim, Todos os odores só redor de mim. Basta cheirar, aspirar, assim! Sinto o gosto do salgado, da mistura, Dos doces, das frutas, que doçura! Provar, comer, que gostosura!
Minhas mãos sentem o que tocam. Minhas pernas me levam onde eu quero. Tenho boa cabeça pra pensar. E um coração pronto para amar.
Sou um ser,sou feliz!
Obrigado, meu Deus, por mim fazer assim!
 
 
Eu sou:__________________________________________
 
PLANO DIÁRIO
 QUARTO DIA DE AULA
 
TEMA: REGRAS DE CONVIVÊNCIA
 
·         BOAS VINDAS
 
·         DINAMICA
 
·         LEITURA COMPARTILHADA:
 
BOAS MANEIRAS
 
(socialização: o poema será aproveitado de modo que leve a turma a refletir sobre algumas questões de boas maneiras, como:
* cumprimentar,  * despedir,   *agradecer,
* pedir licença,  *dizer, por favor,  * desculpar-se,
* ser gentil,   * elogiar quando necessário.).
 
·         JOGO: CERTO OU ERRADO
·         PAINEL: REGRAS DE CONVIVÊNCIA (gravuras e frases)
·         MÚSICA: ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
(Eliana)
·         INCENTIVAR O USO DAS PALAVRINHAS MÁGICAS.
·         CANTICO DANÇA E CONVERSAÇÃO.
·         ATIVIDADES: BONS HÁBITOS
ENTREGA DE PIPOCAS
 
 
TEXTOS:
                     BOAS MANEIRAS
 
 
Nossos pais sempre ensinaram,
Que devemos nos comportar,
E ser crianças educadas,
Para elogios ganhar.
Bom dia! Boa tarde!
Devemos sempre falar
Aos professores e colegas
E a todos em qualquer lugar!
Obrigado! Por favor!
Vamos sempre dizer.
Para que todas as pessoas
Venha a nos favorecer.
Graça Batituci
 
MUSICA: ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
CANTORA: ELIANA
 
Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
a bença mãe,a bença pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
 
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
 
Se alguém fizer o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?
 
JOGO DO CERTO OU ERRADO?
Avaliar juntamente com os alunos algumas atitudes dentro da Escola:
Cumprimentar os colegas e o professor;
Chegar atrasado as aulas;
Chegar às aulas na hora certa;
Empurrar os coleguinhas;
Pedir licença para passar, quando o colega estiver à sua frente;
Conversar com o coleguinha durante as aulas;
Fazer a tarefa de casa com capricho;
Brigar com os colegas;
Cuspir no chão;
Guardar os objetos escolares com capricho;
Rabiscar as paredes e carteiras;
Jogar lixo ou resto de merenda no chão.
 
 
PLANO DIÁRIO
 
QUINTO DIA
                       TEMA:  BONS HÁBITOS NA ESCOLA
 
 
BOAS VINDAS
EXIBIÇÃO DO DVD “MUSICA”: PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
CONVERSAÇÃO...
ATIVIDADES PARA COMPLETAR (cruzadinha: silêncio, licença, por favor, desculpas, agradecer, lavar as mãos, rabiscar, lixeira...)
FALAR SOBRE ALGUMAS CONVENÇÕES SOCIAIS JÁ APRESENTADAS A TURMINHA.
BATE PAPO COM OS ALUNOS SOBRE COMO ELES PODEM PARTICIPAR DAS AULAS ATIVAMENTE. DEIXAR QUE FALEM O QUE PENSAM.
 
 
TEXTO:
PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
 Quando a gente
Gosta de alguém
E tem um amigo
Que a gente quer bem
Sempre é bom abraçar
Sempre é bom
Dividir e brincar
 
Quando a gente
Quer agradecer
Ou se desculpar
Por algo errado
Que fez
Sempre é bom falar
As palavras mágicas
 
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
 
Quando a gente
Pede pra alguém
Algo emprestado
Que a gente não tem
Sempre é bom falar
As palavras mágicas
 
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
 
Por favor
Escute então
A minha mensagem
Pro seu coração
Com licença
Eu quero dizer
Obrigada por tudo
Eu amo você
 
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
 
FESTA NA ESCOLA-TODAS AS TURMAS NO PÁTIO
 
KARAOKÊ - MÚSICAS INFANTIS...
   
FESTIVAL DE PIPOCAS

 

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR