PROJETO SUPERMERCADO
PROJETO SUPERMERCADO
ESCOLA MUNICIPAL “HIGINO GUERRA”
SUPERVISORA: : EUNICE MENDES DE OLIVEIRA
CICLO INICIAL e COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO.
JUSTIFICATIVA
“Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no EXERCÍCIO DA CIDADANIA”.
Plano de Prática Docente
Disciplinas:
Matemática, Português, História e geografia e ciências. ( O VALOR DA BOA ALIMENTAÇÃO).
OBJETIVOS:
*Construir o significado de número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando sistema monetário, situações - problemas que envolvam contagem, medidas e códigos numéricos;
*Interpretar e produzir escritos numéricos levantando hipóteses sobre eles, com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem matemática;
*Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas pessoais de registros para comunicar informações coletadas;
*Vivenciar experiências de compra e venda.
TÓPICOS DE CONTEÚDOS:
** Sistema monetário;
** Algoritmo da adição e subtração;
** Produção de textos matemáticos;
** Raciocínio lógico combinatório;
** Prática de leitura;
** Conhecimentos lingüísticos;
** Linguagem oral.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
1__ Pedir aos alunos que tragam embalagens vazias de produtos e mercadorias de supermercado para montá-lo;
2)__ Organizar uma lista com os produtos para irmos ao supermercado e marcar os preços;
3)__ Etiquetar com preços as mercadorias que os alunos trouxeram;
4)__ Montar o supermercado, fazendo a seriação e classificação dos produtos;
O CONSUMO e A QUESTÃO AMBIENTAL
DRAMATIZAÇÃO. Comprando com Mamãe no Supermercado
Personagens: Mamãe, filho e narrador.
OBJETIVOS:
· Desenvolver um espirito de crítica às induções ao consumismo;
· Desenvolver senso de responsabilidade e solidariedade no uso dos bens comuns e recursos naturais;
· Favorecer e estimular atitudes éticas e de respeito junto à outras pessoas, na escola, na família e na comunidade;
· Divulgar a lista: INICIATIVAS CIDADÃS INDIVIDUAIS.
INTERDISCIPLINARIDADE: Língua Portuguesa, Matemática , História, Geografia e Ciências.
1ª CENA: Em casa TEATRO
NARRADORA: Em uma pequena cidade, uma família de porte médio se prepara para ir até ao supermercado fazer a feira do mês.
MAMÃE: Acorde, acorde Zezinho, hoje é dia de irmos ao Supermercado fazer compras.
NARRADORA: E assim, Zezinho se levanta espriguiçando e pensa:
ZEZINHO: É hoje que vou ensinar mamãe a ser uma defensora do Meio Ambiente como aprendi na Escola ontem...
NARRADORA: Ao irem saindo de casa, Zezinho lembrou da primeira lição.
ZEZINHO: Sabia mamãe, que pra você estar ajudando a preservar a natureza, a senhora deveria levar a sua própria sacola para trazer as compras?
MAMÃE: Porquê, meu filho?
ZEZINHO: Por quê, mamãe, as embalagens de plástico são péssimas para o meio ambiente, elas poluem os rios, entope os esgotos, sem contar que demora 450 anos para se decompor. Então pegue suas sacolas de pano ou o carrinho de compras e assim você estará respeitando o meio ambiente.
MAMÃE: Está certo, Zezinho, vou ajudar você a combater a destruição da Natureza. Espere um momento por favor...
NARRADORA: e assim, a mãe de zezinho entrou em sua casa voltou com um carrinho de compras e algumas sacolas.
Chegando ao Supermercado, Zezinho não se cansava de orientar sua mãe com o que havia aprendido com o Programa semeando.
ZEZINHO: Mamãe, tem certeza que a senhora precisa levar tudo isso para casa ? Para que tantos produtos de limpeza? Basta apenas procurar aqueles que não vão agredir os rios. E esses alimentos, olha eles tem tantos corantes, conservantes e isso pode prejudicar nossa saúde. Preste atenção nestas embalagens de isopor, sabia que o isopor ajuda a destruir a camada de ozônio?
MAMÃE: Camada de ozônio, são aqueles buracos no céu que deixam passar os raios ultravioletas do sol?
ZEZINHO: É isso mesmo mamãe, por isso tente comprar só o necessário, alem de economizar, a senhora também estará ajudando a não ajuntar tanto lixo.
NARRADORA: Com muito esforço, zezinho conseguiu conscientizar sua mãe e ficou muito feliz por colocar em prática o que havia aprendido na escola.
E então crianças, fiquem atentos, não dêm ouvidos às propagandas que incentivam o consumo exagerado e com isso aumentam a produção do lixo.
· Pesquisando embalagens de produtos alimentícios:
Data de fabricação e validade,
Há amassados nas embalagens de lata?
Existe mesmo o peso que está escrito?
Que nutrientes apresentam para o nosso organismo?
Há alguns corantes e produtos químicos que prejudicam nossa saúde?