4ª REUNIÃO DE MÓDULO II
ESCOLA MUNICIPAL HIGINO GUERRA
Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente
4º Reunião de Módulo II
Plano
de Intervenção Pedagógica
Escola
Municipal Higino Guerra
1º
de Abril de 2015
Encontro de Formação Continuada dos Professores do
Ensino Fundamental
OFICINA
Construindo o Plano de
Intervenção Pedagógica da Escola e o Plano de Aula do Professor
[Resumo:
Esta oficina trabalhará a análise dos resultados da avaliação diagnostica dos
alunos apresentando como produto final um plano de intervenção pedagógica e um
plano de aula].
OFICINA
Tema – Estudo de Casos:
orientando e acompanhando as ações e atividades do Plano de Intervenção
Pedagógica da Escola e o Plano de Aula do Professor.
I – Objetivos:
1.1 -
Discutir a operacionalização de atividades pedagógicas no âmbito escolar a
partir do estudo de casos práticos, de análise de situações técnico-pedagógicas
e de respostas a questionamentos;
1.2 –
Criar estratégias para elaboração de plano de aula e ou atividades para sanar
problemas apresentados.
1.3 -
Aprimorar a habilidade de análise do mapa de resultados da avaliação
diagnóstica, objetivando a intervenção pedagógica.
1.4 -
Discutir as estratégias de intervenção pedagógica para atender as diferentes
necessidades de aprendizagem dos alunos.
1.5 -
Apresentar sugestões de atividades e práticas pedagógicas a serem trabalhadas
com alunos em diferentes níveis de leitura e escrita;
1.6
-
Discutir com a Equipe Escolar ações de implementação e monitoramento do plano
de intervenção;
.
II -
Material de Apoio
È Power point
Exposição dialogada sobre Plano de
Intervenção Pedagógica (Power Point)
È Anexo 1 – Mapas de Resultados: Avaliação
Diagnóstica/Atividades Avaliativas
È Anexo 1a – Relatório de Desempenho dos Alunos
È Anexo 1b – Relatório de Desempenho da Turma
quanto aos Itens Avaliados
È Anexo 2 – Plano de Intervenção Pedagógica da
Turma
È Anexo 3 – Matriz de Referência para Avaliação
È Anexo 4 – Orientações Didáticas para o
Desenvolvimento das Capacidades Básicas de Alfabetização
È Anexo 5 – Plano de Aula – Sugestão e
Formulário
È Apostila: Orientações didáticas para o
desenvolvimento das capacidades básicas da alfabetização
È Guia do Alfabetizador
È Livro Didático
III- Organização da Oficina
Cada grupo deverá escolher um representante
que se responsabilizará pela coordenação e
apresentação dos trabalhos, no momento da plenária.
IV -
Atividades a serem realizadas
Procedimento:
Trabalho em Grupo
- O grupo deverá:
a-
Ler o caso proposto para o trabalho específico
do grupo;
b-
Analisar, conjuntamente, o caso.
c-
Elaborar, a resposta que melhor atenda ao
consenso do grupo para o caso analisado.
4 – Plenária
O
Coordenador do grupo irá fazer a leitura
da resposta correspondente ao caso analisado, bem como apresentação do plano
que desenvolverá na próxima semana.
V –
Conclusão e Avaliação
O
Coordenador da oficina deverá fazer os comentários finais e avaliar com os
grupos o alcance dos objetivos da mesma.
Desenvolvimento:
Os Professores da Escola Municipal
Higino Guerra, após a realização da avaliação diagnóstica inicial de Língua Portuguesa e de Matemática, e
agora de posse dos resultados, mapas e gráficos analisaram a situação de
aprendizagem de seus alunos e levantaram as seguintes questões:
a - Como desenvolver um trabalho produtivo,
considerando a configuração da turma avaliada que apresenta alunos
alfabetizados e alunos não-alfabetizados em uma mesma turma?
b
- Como agrupar os alunos na mesma sala, para que possam, sempre que possível,
aprender uns com os outros?
c - Que critérios utilizar para que os
agrupamentos sejam sempre produtivos?
d - Que providências tomar para garantir
soluções para as situações didáticas desafiadoras detectadas em alguns alunos?
d-
O número de alunos avaliados com desempenho abaixo do nível
recomendável em porcentagem maior está inserido em qual disciplina?
e-
As metas acordadas pela escola estão para
2015 são possíveis de serem alcançadas?
RESULTADOS
E METAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAPINÓPOLIS
PROALFA
3º ANO
META 2013
|
RESULTADO 2013
|
META PADRÕES DE
DESEMPENHO 2013
|
|
|
RESULTADO PADRÕES DE DESEMPENHO 2013
|
PADRÕES DE DESEMPENHO - ABSOLUTO
|
TOTAL DE ALUNOS
|
|||||||||
ESCOLA
|
META PROFICIÊNCIA
|
PROFICIÊNCIA MÉDIA
|
PADRÃO DE DESEMPENHO
|
DESVIO PADRÃO
|
BAIXO
|
INTERMEDIÁRIO
|
RECOMENDADO
|
BAIXO
|
INTERMEDIÁRIO
|
RECOMENDADO
|
BAIXO
|
INTERMEDIÁRIO
|
RECOMENDADO
|
PREVISTOS
|
AVALIADOS
|
PARTICIPAÇÃO
|
EM HIGINO GUERRA
|
594,5
|
618,2
|
Recomendado
|
84,5
|
1,6%
|
5,5%
|
93,0%
|
1,7%
|
6,8%
|
91,5%
|
1
|
4
|
54
|
64
|
59
|
92,2%
|
f-
As atividades trabalhadas em sala de aula;
g-
As atividades
dos livros didáticos e as capacidades que devem ser consolidadas pelos alunos;
h-
O ambiente pedagógico das salas de aula;
i-
A prática pedagógica dos professores, os
planos de ensino, plano de aula e
o plano de intervenção pedagógica.
Considerando cada
um dos aspectos precitados, de forma minuciosa e dando a devida importância a todos
é que a escola com sua equipe poderão continuar a desenvolver medidas pedagógicas
e assim melhorar a qualidade do ensino oferecido, e, consequentemente, os
resultados nas avaliações do PROALFA. PROEB, ANA, PROVINHA E PROVA BRASIL
alcançarão metas projetadas.
Análise dos mapas de resultados da Oficina “Avaliação diagnóstica”
1 Os participantes farão a análise dos Mapas de
Resultados da Avaliação Diagnóstica e Atividades avaliativas ou seu plano de
intervenção pedagógica (elaborados.)
2
-
Identificar os alunos que erraram as capacidades avaliadas em cada Eixo,
conforme distribuição da tabela abaixo:
aluno
|
EIXO
|
CAPACIDADE
|
ITEM
|
1
|
Compreensão e
Valorização da Cultura Escrita
|
1 - Conhecer os usos e funções sociais
da escrita
|
1; 2; 3 e 5.
|
È– Elaboração de atividades de Intervenção Pedagógica.
Identificados os
alunos, o grupo deverá elaborar uma atividade de intervenção pedagógica que
será aplicada a esse grupo de alunos, a fim da recuperação da aprendizagem dos
mesmos em relação à capacidade analisada. Para fazê-lo, o grupo poderá pesquisar
o material citado acima.
-
Intervenção Pedagógica BD - Atendimento
Individual
ATIVIDADE:
-È Elaborar
um Plano de Aula (Anexo 5)
Duração: 40
minutos
- Para exemplificar sua ação na sala de aula, após a elaboração do Plano
de Intervenção Pedagógica, o grupo deverá eleger uma ação de intervenção
pedagógica e elaborar um Plano de Aula.
- O Plano de Intervenção Pedagógica e o Plano de Aula terão como
referência para sua elaboração:
·
Anexo 5 - Sugestão de Plano de Aula;
·
Anexo 4 - Apostila: Orientações didáticas para o desenvolvimento das
capacidades básicas da alfabetização;
f- Guia
do Alfabetizador;
g- Livro didático.
Obs.: O grupo se organizará para uma apresentação
criativa, utilizando recursos cênicos, lúdicos, musicais, dentre outros.
6ª Atividade:
Duração: 1h e 20 min
- Socialização do Plano de Intervenção Pedagógica e do Plano de Aula
pelos grupos.
§ Cada grupo
disporá de quinze minutos para apresentação dos Planos de Intervenção
Pedagógica e dos Planos de Aula.
§ 7ª Atividade:
Duração: 5 min -
Culminância dos trabalhos pelos facilitadores.
§ Os facilitadores discorrerão sobre a
importância do Plano de Intervenção Pedagógica e sua construção coletiva;
§ A necessidade
de o professor elaborar seu Plano de Aula;
§ Deverão retomar os objetivos da oficina e verificar com os grupos se
os mesmos
foram atingidos.
8ª Atividade:
Duração: 5 min - Avaliação da oficina.
Capinópolis, 1º de Abril de
2015.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: reflexões e práticas no Ensino Fundamental
|Views: 37.613|Likes: 143
Publicado porCeel Ufpe
See more