Seguidores

26 de out de 2013

MATRIZES CURRICULARES DIVIDIDAS POR BIMESTRES

MATRIZES CURRICULARES DIVIDIDAS POR BIMESTRES

Abaixo vocês Especialistas em Educação encontrarão diversos materiais que servirão de suporte no desempenho de sua função. Desejo a todos um início de ano letivo repleto de realizações .
1 - Matriz Curricular do 1º Ano do Ensino Fundamental - Clique aqui para baixar
2 - Matriz Curricular do 2º Ano do Ensino Fundamental - Clique aqui para baixar
3 - Matriz Curricular do 3º Ano do Ensino Fundamental - Clique aqui para baixar
4 - Matriz Curricular do 4º Ano do Ensino Fundamental - Clique aqui para baixar
5 - Matriz Curricular do 5ºAno do Ensino Fundamental -  Clique aqui para baixar
6 - Modelo de Plano de Intervenção Pedagógica - Clique aqui para baixar
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
ANO: 2013
ESCOLA:___________________________________________
MUNICÍPIO:_________________________________________
DIRETORA:___________________________________________
ESPECIALISTA(S):______________________________________
PROALFA                  Apresentação dos resultados das Avaliações Externas:
PROALFA – 2012
PROALFA - 2013
Média
Padrão de Desempenho
Média
Padrão de Desempenho
Proficiência
Baixo
Intermediário
Recomendável
Proficiência
Baixo
Interm.
Recomen.
%
Nº de alunos
%
Nº de alunos
%
Nº de alunos

%
Nº de alunos
%
Nº de alunos
%
Nº de alunos















METAS PROALFA:
PROALFA – 2012
PROALFA - 2013
Média
Padrão  de Desempenho
Média
Padrão de Desempenho
Proficiência
Baixo
(%)
Intermediário
(%)
Recomendável
(%)
Proficiência
Baixo
(%)

Interm.
(%)
Recomen.
(%)










PROEB – 2012
PROEB - 2013
Lingua Portuguesa
Matemática
Média
Padrão de Desempenho
Média
Padrão de Desempenho
Proficiência
Baixo
Intermediário
Recomendável
Proficiência
Baixo
Interm.
Recomen.
%
Nº de alunos
%
Nº de alunos
%
Nº de alunos

%
Nº de alunos
%
Nº de alunos
%
Nº de alunos















PROEB – 2012
PROEB - 2013
Lingua Portuguesa
Matemática
Média
Padrão de Desempenho
Média
Padrão de Desempenho
Proficiência
Baixo
Intermediário
Recomendável
Proficiência
Baixo
Interm.
Recomen.
%
Nº de alunos
%
Nº de alunos
%
Nº de alunos

%
Nº de alunos
%
Nº de alunos
%
Nº de alunos















7 - Sugestões de AtividadesClique aqui para baixar
SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO
EIXO
CAPACIDADE
ATIVIDADES
Compreensão e valorização da cultura escrita
Conhecer, utilizar e valorizar
os modos de produção e circulação da escrita na sociedade
Pedir aos alunos que observem, no caminho para a escola, tudo que contenha escrita.
Roda de conversa onde os alunos possam relatar suas observações em relação à atividade acima. Nesse momento o (a) professor(a) deve sondar os conhecimentos dos alunos em relação à escrita.
 Pedir aos alunos que levem para a escola, pelo menos três coisas de sua casa, que tenha algo escrito. Antes porem perguntar
aos pais onde foram produzidos: na gráfica, pelas pessoas (manuscritos) etc.
 Rodas de conversa para que os alunos apresentem o  que levaram para a aula em relação à atividade acim a; explorar cada suporte e cada gênero apresentado: tipo, utilidade, formatação, tipo de papel, onde pode ser encontra do, onde é produzido, etc. ( Nesse momento o (a) prof. avalia quais são as oportunidades de contato com a escrita, que o aluno tem em casa).
Pedir aos alunos que observem os lugares onde encontramos coisas escritas: livraria, supermercados, sacolão, etc
Seminário para socialização das observações dos alunos. (Avaliar as oportunidades do aluno, de contato com a escrita em seu
meio de convívio fora da escola e de sua casa).
8 - Caderno de Boas Práticas do Especialista Clique para baixar

9 - Ficha de Avaliação da LeituraClique para baixar

10 - Guia do Supervisor Clique aqui para baixar

11 - Ficha de Correção - Clique aqui para baixar

12 - Apostila Gênero Textual Clique aqui para baixar

13 - Dinâmica da História Chapeuzinho Vermelho Clique aqui para baixar

HISTÓRIA DO CHAPEUZINHO VERMELHO
Antes de iniciar a história, explicar que a dupla ou o trio de participantes só poderá pegar o objeto que está no centro deles (copo, bolinha, etc.) quando for dita a palavra vermelho. As mãos dos participantes deverão ficar para trás (se estiverem de pé) ou no colo (se estiverem sentados) durante a leitura, para que todos tenham a chance de pegar o objeto.
Este exercício nos oferece a oportunidade de trabalhar: atenção auditiva, reflexo, prontidão, o lúdico, alegria e o prazer de brincar, saber ganhar e perder, e também o respeito pelo outro.

            Era uma vez uma menina muito bonitinha. O nome dela era Gerardona. Gerardona gostava muito de brincar. Morava bem perto da floresta.
            Como vocês sabem, Gerardona tinha uma avó. A avó de Gerardona morava na floresta. Um dia Gerardona ganhou um lindo vestido da vovó. A cor deste vestido era verde. Gerardona gostou muito, mas ficou apertado para ela.
            Ela resolveu trocar o vestido. Chegando à loja viu muitas cores: azul, verde, violeta, amarelo... Mas ela quis mesmo foi o vermelho.
            E Gerardona, tanto usou este vestido, desta cor, que ficou com o apelido de Teimosa. E Teimosa pra aqui, Teimosa pra lá...que ela foi ficando chateada com este apelido, reclamou à mãe, que por sua vez foi reclamar com o prefeito. Este baixou uma portaria proibindo de chamá-la de Teimosa. E a partir deste dia, o nome dela foi Chapeuzinho Vermelho.
            Um dia a mãe a chamou e disse:
_ Chapeuzinho, vá levar umas frutas à vovó. Ela está doente!
            Chapeuzinho pegou a cesta e saiu pelo caminho da floresta. Chegando no meio do caminho, viu uma moita de capim em movimento. Perguntou:
_ Quem é?
_ Eu, o lobo!
            De repente saiu de lá um moreno alto, de olhos verdes, bonito e sensual. Chapeuzinho se assustou:
_ É você o lobo mau?
            O lobo não deu atenção àquilo, estava com fome e disse:
_ Dê pra mim uma destas maçãs?
            Chapeuzinho respondeu:
_ Não, são da vovó!
_ Apenas uma! Que lindas maçãs!
_ Não! Respondeu Chapeuzinho. Mas depois mudou de idéia e disse:
_ Só um pedaço desta verde, pois a vermelha é da vovó!
            Mais que depressa o lobo foi embora e chegou na casa da vovó. Tocou a campanhia: Blim, bom!!!
_ Quem é? Perguntou a vovó.
_ Sou eu, Chapeuzinho Vermelho!
_ Entre, minha netinha.
_ Não posso, a porta está fechada!
_ Ah, é mesmo! Pegue a chave que está aí neste vaso verde!
            O lobo entrou e pegou a vovó, colocou dentro do guarda-roupas e vestiu um vestido dela, que era branco com bolinhas vermelhas.
            Aí chegou Chapeuzinho, assustou-se ao ver o lobo pensando ser a vovó. Surgiram as perguntas e respostas de sempre:
_ Vovó, pra que estas orelhas tão grandes?
_ Pra te ouvir!!!
_ Pra que esta língua tão vermelha?
_ Estou com febre e estomatite!!!
            Mas Chapeuzinho não engoliu as falas do lobo, percebeu que era malandragem. Saiu correndo atrás dele pela floresta afora. Quem aparece? O caçador!!! Mais que depressa tirou o celular do bolso e chamou os Power Rangers. Apareceram, imediatamente, o azul, o verde e o vermelho. Juntos deram uma lição de moral no lobo que, vermelho de vergonha, volta, tira a vovó do guarda-roupas e sai correndo. Machuca-se na cerca, ficando com a pata vermelha de sangue.
            Assim termina a história de Chapeuzinho Vermelho!!!



PIP -  2013 - slides -    APRESENTAÇÃO DO PIP

ESTÁ POSTADO NA ÁREA DE SLIDES AO LADO


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
        SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
  SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL 
E FUNDAMENTAL
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO ENSINO FUNDAMENTAL
 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE ITUIUTABA
 DIRETORIA EDUCACIONAL – DIRE

Encontro de Formação da Equipe Regional do PIP/Municipal

OFICINA
Tema  – Construindo o Plano de  Intervenção Pedagógica da Escola e o Plano de Aula do Professor

[       Resumo: Esta oficina trabalhará a análise dos resultados da avaliação diagnostica dos a                alunos do 3º ano do Ciclo da alfabetização apresentando como produto final um plano de                                     intervenção pedagógica e um plano de aula.]


                                                                        Objetivos:
  È  Aprimorar a habilidade de análise do mapa de resultados da avaliação 
                  diagnóstica, objetivando a intervenção pedagógica.
  È  Discutir as estratégias de intervenção pedagógica para atender 
              as diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos.
             Apresentar sugestões de atividades e práticas pedagógicas a serem trabalhadas
            com alunos em diferentes níveis de leitura e escrita no 3º ano do Ciclo de Alfabetização.


Material de Apoio:
È    Power point
È    Anexo 1 – Mapas de Resultados:
È    Avaliação Diagnóstica/Atividades Avaliativas
È    Anexo 1a – Relatório de Desempenho dos Alunos
È    Anexo 1b – Relatório de Desempenho da Turma quanto
 aos Itens Avaliados
È    Anexo 2 – Plano de Intervenção Pedagógica da Turma
È    Quadro 1 – Orientação para trabalho dos grupos
È    Anexo 3 – Matriz de Referência para Avaliação
È    Anexo 4 – Orientações Didáticas para o
 Desenvolvimento das Capacidades Básicas de Alfabetização
È    Anexo 5 – Plano de Aula – Sugestão e Formulário
È    Apostila: Orientações didáticas para o
È     desenvolvimento das capacidades básicas da alfabetização
È    Guia do Alfabetizador
È    Livro Didático

Organização:
Data: 22/03/2013
Horário: de 13 às 16h30min              
                                             Duração: 3h30min

Os participantes formarão 08 grupos (1 por município).
Cada grupo deverá escolher um representante que
se responsabilizará pela coordenação e apresentação dos trabalhos,
no momento da plenária


Atividades a serem desenvolvidas:

1ª ATIVIDADE:
Duração: 10 minutos  -   Leitura deleite
Leitura Deleite: Ler pelo prazer de ler! Permite ao aluno
entender que em nossa vida lemos com várias finalidades
 (seguir instruções, obter uma informação precisa,
revisar escrito próprio, aprender, etc.) e uma delas é a leitura
pelo prazer, para nos divertimos e distrairmos.
Ao ouvir a leitura do professor o aluno aprende a fazer
 a leitura oral com entonação e expressividade adequada.


2ª ATIVIDADE:
Duração: 20 minutos - Exposição dialogada sobre
Plano de Intervenção Pedagógica (Power Point).

3ª ATIVIDADE:
Duração: 20 minutos - Análise dos mapas de resultados da Oficina
  “Avaliação diagnóstica” (Anexo 1)
È   Os participantes, organizados em oito grupos, acompanharão
   a análise dos Mapas de Resultados da Avaliação Diagnóstica
   e Atividades avaliativas (Anexo 1, Anexo 1a, Anexo 1b);
È   Na sequência, cada grupo deverá  iniciar o preenchimento
   do Quadro 1 – (Orientação para trabalho dos grupos):

È   1º MOMENTO - identificar os alunos que erraram as
È    capacidades avaliadas em cada Eixo, conforme distribuição
 da tabela abaixo:

GRUPO
EIXO
CAPACIDADE
ITEM
1
Compreensão e Valorização da Cultura Escrita
1 - Conhecer os usos e funções sociais da escrita
1; 2; 3 e 5.
2
Produção Escrita
1 - Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas
40
3
Produção Escrita
2 - Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação
41
4
Apropriação do Sistema de Escrita
4 - Conhecer o alfabeto: Compreender a categorização gráfica e funcional das letras
13
5
Apropriação do Sistema de Escrita
7 - Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita
20; 21; 22 e 23
6
Apropriação do Sistema de Escrita
8 - Dominar as relações entre grafema e fonema: dominar as irregularidades ortográficas.
24
7
Leitura
3 - Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: Identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
36
8
Leitura
4 - Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências.
25; 26; 27a; 27b; 28; 29; 30; 31; 32 e 33.

È2º MOMENTO –
È Duração:20min Elaboração de atividades de Intervenção Pedagógica (Continuação).Identificados os alunos, o grupo deverá elaborar uma atividade de intervenção pedagógica que será aplicada a esse grupo de alunos , a fim da recuperação da aprendizagem dos mesmos em relação à capacidade analisada. Para fazê-lo, o grupo poderá  pesquisar o Guia do Alfabetizador, Livro Didático e o Anexo 4( Orientações Didáticas para o Desenvolvimento das Capacidades Básicas da Alfabetização)

4ª ATIVIDADE:
Duração: 10 minutos 
A) Apresentação –
- Plano de Intervenção Pedagógica da Turma (Power Point)
 - Intervenção Pedagógica BD -  Atendimento Individual  (Power Point)

5ª ATIVIDADE:
Duração: 40 minutos
-È Elaborar um Plano de Aula (Anexo 5)

- Para exemplificar sua ação na sala de aula, após a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica, o grupo deverá eleger uma ação de intervenção pedagógica e elaborar um Plano de Aula.
- O Plano de Intervenção Pedagógica e o Plano de Aula terão como referência para sua elaboração:
·         Anexo 5 - Sugestão de Plano de Aula; 
·         Anexo 4 - Apostila: Orientações didáticas para o desenvolvimento das capacidades básicas da alfabetização;
§  Guia do Alfabetizador;
§  Livro didático.

 Obs.: O grupo se organizará para uma apresentação criativa, utilizando recursos cênicos, lúdicos, musicais, dentre outros.

6ª Atividade:
Duração: 1h e 20 min  - Socialização do Plano de Intervenção Pedagógica e do Plano de Aula pelos grupos.
§  Cada grupo disporá de quinze minutos para apresentação dos Planos de Intervenção Pedagógica e d os Planos de Aula elaborados durante o desenvolvimento da 3ª e 5ª atividades.


7ª Atividade:
Duração: 5 min - Culminância dos trabalhos pelos facilitadores.
§   Os facilitadores discorrerão sobre a importância do Plano de Intervenção Pedagógica e sua construção coletiva;
§  A necessidade de o professor elaborar seu Plano de Aula;
§  Deverão retomar os objetivos da oficina e verificar com os grupos se os mesmos foram atingidos.

 8ª Atividade:
 Duração: 5 min - Avaliação da oficina.
Uberlândia, 22 de março de 2013.





SUGESTÕES DE FORMULÁRIOS PARA PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS E APOIO AOS PROFESSORES

1- Mapa de desempenho da turma - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
2- Relatório de Baixo Desempenho - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
3 - Cronograma PIP mensal - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
4 - Aproveitamento de Itens - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
5 - Planejamento - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
6 - Crivo do PIP - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
7 - Crivo Planejamento Anual - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
8 - Crivo Plano de Aula - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
9 - Ficha de Controle do Especialista - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
10 - Ficha de Leitura - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
11 - Formulário Planejamento Anual - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
12 - Planejamento Semestral do Especialista - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
13 - Planejamento mensal do Especialista - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
14 - Tipos de atividades seguindo a Matriz Curricular - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
15 - Exemplo de atividades - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
já comecei para você agora - são 17 slydes maravilhosos
EIXO: Leitura

CAPACIDADE
:
Desenvolver capacidades  necessárias à leitura com fluência e compreensão:

Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.



ØConversar com os alunos sobre os gatos:
üquem tem em casa,
ücomo eles são,
üo que mais gostam de fazer, etc
ØDizer que trouxe um texto bastante interessante para lerem juntos.
ØPerguntar: de que será que o texto fala? (anotar todas as hipóteses dos alunos no quadro)
ØApresentar o texto em cartaz, apenas com o título descoberto.

ØLer o título para a turma.




SUGESTÃO DE PLANO DE AULA
Irmãos Grimm
Os irmãos Jacob(1785-1863) e Wilhelm(1786-1859) Grimm moravam na Alemanha e, depois da morte dos pais, começaram a viajar muito, a trabalho. Nessas andanças, ouviam muitas histórias. Passaram a escrevê-las e publicaram os primeiros contos no início do século XIX.
Ficaram logo famosos, com narrativas como a de Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel. Sua principal criação foi Branca de Neve e os Sete Anões, de 1812, transportada para o cinema em 1937 por Walt Disney. O conto Os Músicos de Bremen serviu de inspiração para o musical “Os Saltimbancos”.
Em 2004, a Alemanha propôs para a Unesco que as histórias dos Grimm
 virassem patrimônio histórico da humanidade
(Gurilândia, 03/04/2010)

SUGESTÃO DE PLANO DE AULA PARA TRABALHAR AS CAPACIDADES DOS EIXOS 2 E 3

 2 - Apropriação de Sistema de Escrita e  3 - Leitura

Data:
EIXO
3
CAPACIDADE
- Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferência.
 
Texto: Irmãos Grimm

Objetivo 1: Localizar informações explícitas em textos
Desenvolvimento:
- Fazer a leitura oral do texto e mostrar pontos mais importantes
- Dividir a turma em 5 grupos
- Cada grupo deverá localizar, no texto, as informações solicitadas.
- Os grupos deverão apresentar suas respostas para a turma, que deverá validar ou não as respostas de cada grupo.

·     Grupo 1:
ü Quais são os nomes dos irmãos Grimm
ü Onde os irmãos Grimm moravam?
ü O que aconteceu depois da morte de seus pais.
·     Grupo 2:
ü O que acontecia durante as viagens dos irmãos Grimm? 
ü O que os irmãos Grimm resolveram fazer com as história que ouviam durante suas viagens?
·     Grupo 3:
ü Quais histórias tornaram os irmãos Grimm famosos?
ü Qual a principal criação dos irmãos Grimm?
·     Grupo 4:
ü Quando a história “Branca de Neve e os Sete Anões” foi escrita?
ü Em que ano esta história foi transportada para o cinema e quem fez isto?
·     Grupo 5:
ü O musical “Os Saltimbancos” foi inspirado em que conto dos irmãos Grimm?
ü O que a Alemanha propôs à Unesco, em 2004?

Data:
Eixo
2
- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc

Objetivo 1: Identificar o número de sílabas de palavras ouvidas

Desenvolvimento:
- Bingo de sílabas:
·         Dividir a turma em grupos.
·         Distribuir a cartela de números para cada grupo.

2    3    5
 

1    4     2
 

1        5     3
 

3     2     4
 

1    4    3
 
 

                                                                                                                                  

·         Confeccionar fichas com palavras retiradas do texto, que tenha de uma a cinco sílabas e coloca-las numa sacolinha.
·         O professor vai “cantando” as palavras. O grupo que tiver o número correspondente ao número de sílabas da palavra “cantada” pelo professor deverá marca-lo.
·         Ganha o jogo quem completar a cartela primeiro.
·         Conferir as palavras “cantadas” e o número de sílabas, com a cartela, quando o grupo “bingar”.

Palavras:
®      pais – com – em – foi
®      irmãos – morte – muito – nessas – contos – logo – como – sua – sete – anões – conto – para – branca – neve – sete
®      viajar – trabalho – andanças – ouviam – século – história – famosos – vermelho – Rapunzel – cinema
®      Alemanha – começaram – publicaram – narrativas – Chapeuzinho – Saltimbancos
®      Humanidade

Objetivo 2: Fazer a relação grafema fonema
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em grupos
- Utilizando as mesmas fichas com as palavras: o professor mostra a ficha, a turma lê a palavra, identifica seu número de sílabas e o grupo procura, no texto 2 palavras que tenham o mesmo número de silabas.
- O grupo apresenta a palavra e a turma valida ou não sua resposta.
Data:
EIXO
3
CAPACIDADE
- Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferência.
Texto: Irmãos Grimm

Objetivo 2: Localizar informações implícitas em textos menores

Desenvolvimento:
Dividir a turma em 5 grupos
- Cada grupo deverá discutir e localizar, no texto, a informação solicitada.
- Os grupos deverão apresentar suas respostas para a turma, que deverá validar ou não as respostas de cada grupo.

·     Grupo 1:
ü Porque o autor do texto utiliza a expressão “irmãos Grimm” para falar de Jacob e Wilhelm
·     Grupo 2:
ü A expressão “Nessas andanças”, utilizadas pelo autor do texto, se refere a que atividades realizadas pelos irmãos Grimm?
·     Grupo 3:
ü As histórias publicadas pelos irmãos Grimm foram inventadas por eles? Justifiquem a resposta.
·     Grupo 4:
ü Quais as principais diferenças, para o leitor, entre as formas de contar a história, utilizada pelos irmãos Grimm, em 1812 e Walt Disney, em 1937?
ü Grupo 5:
ü Como foi criado o  musical “Os Saltimbancos” ?

Todos os grupos:
ü Discuta no grupo e complete o quadro com as fichas corretas:
Fichas:
Walt Disney transformou a história escrita pelos irmãos Grimm em filme.
Ele leu a história que os Irmãos Grimm escreveram.
Eles ouviram as histórias que as pessoas contavam, durante suas viagens.
Eles escreveram e publicaram livros com as histórias que ouviram.


Como os irmãos Grimm conheceram a história “Branca de Neve e os Sete Anões”
Como os irmãos Grimm possibilitaram as outras pessoas conhecerem a história
Como Walt Disney conheceu a história “Branca de Neve e os Sete Anões”

Como Walt Disney possibilitou as outras pessoas conhecerem a história








Data:
Eixo
2
Dominar convenções gráficas:
- Compreender a função de segmentação dos espaços
em branco e da pontuação de final de frase

Objetivo: Identificar a delimitação de palavras, do texto.
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em 5 grupos
- Entregar para cada grupo o parágrafo do texto a ser analisado.
- O grupo deverá encontrar a resposta para o desafio apresentado pela professora, apresentá-la à turma que deverá validá-la ou não.
Grupo 1 e 2: Quantas palavras tem no primeiro parágrafo? Explique como o grupo chegou a esta conclusão.
Grupo 3 e 4: Quantas palavras tem no segundo parágrafo? Explique como o grupo chegou a esta conclusão.
Grupo 5: Quantas palavras tem no terceiro parágrafo? Explique como o grupo chegou a esta conclusão.

* Comparar as respostas dos grupos 1, 2 - 3,4 antes da turma validar.




Data:
EIXO
3
CAPACIDADE
- Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferência.
Texto: Irmãos Grimm

Objetivo 2: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

Desenvolvimento:
Dividir a turma em 5 grupos
- Cada grupo deverá discutir e escolher a ficha que contem o significado da palavra ou expressão que está mais de acordo com o texto.
- Os grupos deverão apresentar suas respostas para a turma, que deverá validar ou não as respostas de cada grupo.

·     Grupo 1 e 2: Inferir o sentido da palavra transportada. ( fichas: 1- A história foi levada, por Walt Disney, de uma cidade para outra, 2- A história foi levada, por Walt Disney , e distribuídas para as pessoas que estavam no cinema, 3- A história escrita em livro foi transformada em filme, por Walt Disney, 4- Walt Disney contava a história no cinema, para as pessoas ouvirem).
·     Grupo 3 e 4: Inferir o sentido da palavra inspiração. (Fichas: 1- O conto “Os Músicos de Bremen” foi transformado em uma música, 2-  O conto “Os Músicos de Bremen” não é uma história e sim uma música chamada Saltimbancos, 3- O musical “Os Saltimbanco” foi criado baseado no conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”).
·     Grupo 5: Inferir o sentido da expressão patrimônio da humanidade. ( Fichas: 1- A Alemanha propôs para a Unesco que todas as pessoas do mundo se sentissem donas e cuidassem das histórias dos irmão Grimm para que elas nunca fossem  esquecidas. 2- A Alemanha propôs para a Unesco que todas as pessoas do mundo conhecessem as histórias dos irmãos Grimm. 3- A Alemanha propôs para a Unesco que todas as pessoas do mundo escrevessem histórias parecidas com as dos irmãos Grimm.)

* Comparar as respostas dos grupos 1, 2 e 3,4, antes da turma validar.


Data:
Eixo
3
- Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferência.
Texto: Irmãos Grimm

Objetivo: Estabelecer relações de continuidade temática
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em 5 grupos
- Entregar para cada grupo os cartões a serem analisados.
- O grupo deverá encontrar a resposta, entre os cartões oferecidos pelo professor, para o desafio apresentado pela professora, apresentá-la à turma que deverá validá-la ou não.
Grupo 1 e 2: A que se refere a  expressão “Nessa andanças” , que está no segundo parágrafo do texto?
(Cartões: As viagens dos irmãos Grimm – As histórias dos irmãos Grimm – O trabalho dos irmãos Grimm)
Grupo 3, 4 e 5: Na expressão:  escrevê-las, a quem se refere o  las? ( Cartões:  as viagens - as histórias ouvidas – as andanças)

* Comparar as respostas dos grupos 1, 2 e 3,4 e 5, antes da turma validar.





SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Anexo 5 - PLANO DE AULA

Data:
EIXO

CAPACIDADE

 


Objetivo:




Desenvolvimento:


































Avaliação:








Nenhum comentário:

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR