MATRIZES CURRICULARES DIVIDIDAS POR BIMESTRES
Abaixo vocês Especialistas em Educação encontrarão diversos materiais que servirão de suporte no desempenho de sua função. Desejo a todos um início de ano letivo repleto de realizações .
1 - Matriz Curricular do 1º Ano do Ensino Fundamental - Clique aqui para baixar
2 - Matriz Curricular do 2º Ano do Ensino Fundamental - Clique aqui para baixar
3 - Matriz Curricular do 3º Ano do Ensino Fundamental - Clique aqui para baixar
4 - Matriz Curricular do 4º Ano do Ensino Fundamental - Clique aqui para baixar
5 - Matriz Curricular do 5ºAno do Ensino Fundamental - Clique aqui para baixar
6 - Modelo de Plano de Intervenção Pedagógica - Clique aqui para baixar
PLANO
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
ANO: 2013
ESCOLA:___________________________________________
MUNICÍPIO:_________________________________________
DIRETORA:___________________________________________
ESPECIALISTA(S):______________________________________
PROALFA Apresentação dos
resultados das Avaliações Externas:
PROALFA – 2012
|
PROALFA - 2013
|
||||||||||||
Média
|
Padrão de Desempenho
|
Média
|
Padrão de Desempenho
|
||||||||||
Proficiência
|
Baixo
|
Intermediário
|
Recomendável
|
Proficiência
|
Baixo
|
Interm.
|
Recomen.
|
||||||
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
||
METAS PROALFA:
PROALFA – 2012
|
PROALFA - 2013
|
||||||
Média
|
Padrão
de Desempenho
|
Média
|
Padrão de Desempenho
|
||||
Proficiência
|
Baixo
(%)
|
Intermediário
(%)
|
Recomendável
(%)
|
Proficiência
|
Baixo
(%)
|
Interm.
(%)
|
Recomen.
(%)
|
PROEB – 2012
|
PROEB - 2013
|
||||||||||||
Lingua Portuguesa
|
Matemática
|
||||||||||||
Média
|
Padrão de Desempenho
|
Média
|
Padrão de Desempenho
|
||||||||||
Proficiência
|
Baixo
|
Intermediário
|
Recomendável
|
Proficiência
|
Baixo
|
Interm.
|
Recomen.
|
||||||
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
||
PROEB – 2012
|
PROEB - 2013
|
||||||||||||
Lingua Portuguesa
|
Matemática
|
||||||||||||
Média
|
Padrão de Desempenho
|
Média
|
Padrão de Desempenho
|
||||||||||
Proficiência
|
Baixo
|
Intermediário
|
Recomendável
|
Proficiência
|
Baixo
|
Interm.
|
Recomen.
|
||||||
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
%
|
Nº de alunos
|
||
7 - Sugestões de Atividades - Clique aqui para baixar
SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO
|
||
EIXO
|
CAPACIDADE
|
ATIVIDADES
|
Compreensão e valorização da cultura escrita
|
Conhecer, utilizar e valorizar
os modos de produção e circulação da escrita na sociedade
|
Pedir aos alunos
que observem, no caminho para a escola, tudo que contenha escrita.
Roda de conversa
onde os alunos possam relatar suas observações em relação à atividade acima.
Nesse momento o (a) professor(a) deve sondar os conhecimentos dos alunos em
relação à escrita.
Pedir aos alunos que levem para a escola,
pelo menos três coisas de sua casa, que tenha algo escrito. Antes porem
perguntar
aos pais onde foram
produzidos: na gráfica, pelas pessoas (manuscritos) etc.
Rodas de conversa para que os alunos
apresentem o que levaram para a aula
em relação à atividade acim a; explorar cada suporte e cada gênero
apresentado: tipo, utilidade, formatação, tipo de papel, onde pode ser
encontra do, onde é produzido, etc. ( Nesse momento o (a) prof. avalia quais
são as oportunidades de contato com a escrita, que o aluno tem em casa).
Pedir aos alunos
que observem os lugares onde encontramos coisas escritas: livraria,
supermercados, sacolão, etc
Seminário para
socialização das observações dos alunos. (Avaliar as oportunidades do aluno,
de contato com a escrita em seu
meio de convívio fora
da escola e de sua casa).
|
HISTÓRIA DO
CHAPEUZINHO VERMELHO
Antes de iniciar a
história, explicar que a dupla ou o trio de participantes só poderá pegar o
objeto que está no centro deles (copo, bolinha, etc.) quando for dita a
palavra vermelho. As mãos dos participantes deverão ficar para trás (se
estiverem de pé) ou no colo (se estiverem sentados) durante a leitura, para
que todos tenham a chance de pegar o objeto.
Este exercício nos
oferece a oportunidade de trabalhar: atenção auditiva, reflexo, prontidão, o
lúdico, alegria e o prazer de brincar, saber ganhar e perder, e também o
respeito pelo outro.
Era uma vez uma menina muito
bonitinha. O nome dela era Gerardona. Gerardona gostava muito de brincar.
Morava bem perto da floresta.
Como vocês sabem, Gerardona tinha
uma avó. A avó de Gerardona morava na floresta. Um dia Gerardona ganhou um
lindo vestido da vovó. A cor deste vestido era verde. Gerardona gostou muito,
mas ficou apertado para ela.
Ela resolveu trocar o vestido.
Chegando à loja viu muitas cores: azul, verde, violeta, amarelo... Mas ela
quis mesmo foi o vermelho.
E Gerardona, tanto usou este
vestido, desta cor, que ficou com o apelido de Teimosa. E Teimosa pra aqui,
Teimosa pra lá...que ela foi ficando chateada com este apelido, reclamou à
mãe, que por sua vez foi reclamar com o prefeito. Este baixou uma portaria
proibindo de chamá-la de Teimosa. E a partir deste dia, o nome dela foi
Chapeuzinho Vermelho.
Um dia a mãe a chamou e disse:
_ Chapeuzinho, vá
levar umas frutas à vovó. Ela está doente!
Chapeuzinho pegou a cesta e saiu
pelo caminho da floresta. Chegando no meio do caminho, viu uma moita de capim
em movimento. Perguntou:
_ Quem é?
_ Eu, o lobo!
De repente saiu de lá um moreno
alto, de olhos verdes, bonito e sensual. Chapeuzinho se assustou:
_ É você o lobo
mau?
O lobo não deu atenção àquilo,
estava com fome e disse:
_ Dê pra mim uma
destas maçãs?
Chapeuzinho respondeu:
_ Não, são da
vovó!
_ Apenas uma! Que
lindas maçãs!
_ Não! Respondeu
Chapeuzinho. Mas depois mudou de idéia e disse:
_ Só um pedaço
desta verde, pois a vermelha é da vovó!
Mais que depressa o lobo foi
embora e chegou na casa da vovó. Tocou a campanhia: Blim, bom!!!
_ Quem é?
Perguntou a vovó.
_ Sou eu, Chapeuzinho
Vermelho!
_ Entre, minha
netinha.
_ Não posso, a
porta está fechada!
_ Ah, é mesmo!
Pegue a chave que está aí neste vaso verde!
O lobo entrou e pegou a vovó,
colocou dentro do guarda-roupas e vestiu um vestido dela, que era branco com
bolinhas vermelhas.
Aí chegou Chapeuzinho, assustou-se
ao ver o lobo pensando ser a vovó. Surgiram as perguntas e respostas de
sempre:
_ Vovó, pra que
estas orelhas tão grandes?
_ Pra te ouvir!!!
_ Pra que esta
língua tão vermelha?
_ Estou com febre
e estomatite!!!
Mas Chapeuzinho não engoliu as
falas do lobo, percebeu que era malandragem. Saiu correndo atrás dele pela
floresta afora. Quem aparece? O caçador!!! Mais que depressa tirou o celular
do bolso e chamou os Power Rangers. Apareceram, imediatamente, o azul, o
verde e o vermelho. Juntos deram uma lição de moral no lobo que, vermelho de
vergonha, volta, tira a vovó do guarda-roupas e sai correndo. Machuca-se na
cerca, ficando com a pata vermelha de sangue.
Assim termina a história de
Chapeuzinho Vermelho!!!
|
PIP - 2013 - slides - APRESENTAÇÃO DO PIP
ESTÁ POSTADO NA ÁREA DE SLIDES AO LADO
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL
E FUNDAMENTAL
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO ENSINO
FUNDAMENTAL
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE
ITUIUTABA
DIRETORIA EDUCACIONAL – DIRE
Encontro
de Formação da Equipe Regional do PIP/Municipal
OFICINA
Tema – Construindo o Plano de Intervenção Pedagógica da Escola e o Plano de
Aula do Professor
[ Resumo:
Esta oficina trabalhará a análise dos resultados da avaliação diagnostica dos
a alunos do 3º ano do Ciclo da alfabetização apresentando como produto final um
plano de intervenção pedagógica e um plano de aula.]
Objetivos:
È
Aprimorar
a habilidade de análise do mapa de resultados da avaliação
diagnóstica, objetivando
a intervenção pedagógica.
È
Discutir
as estratégias de intervenção pedagógica para atender
as diferentes
necessidades de aprendizagem dos alunos.
Apresentar sugestões de atividades e práticas
pedagógicas a serem trabalhadas
com alunos em diferentes níveis de leitura e
escrita no 3º ano do Ciclo de Alfabetização.
Material
de Apoio:
È
Power
point
È
Anexo
1 – Mapas de Resultados:
È
Avaliação
Diagnóstica/Atividades Avaliativas
È
Anexo
1a – Relatório de Desempenho dos Alunos
È
Anexo
1b – Relatório de Desempenho da Turma quanto
aos Itens Avaliados
È
Anexo
2 – Plano de Intervenção Pedagógica da Turma
È
Quadro
1 – Orientação para trabalho dos grupos
È
Anexo
3 – Matriz de Referência para Avaliação
È
Anexo
4 – Orientações Didáticas para o
Desenvolvimento das Capacidades Básicas de
Alfabetização
È
Anexo
5 – Plano de Aula – Sugestão e Formulário
È
Apostila:
Orientações didáticas para o
È
desenvolvimento das capacidades básicas da
alfabetização
È
Guia
do Alfabetizador
È
Livro
Didático
Organização:
Data: 22/03/2013
Horário: de 13 às
16h30min
Duração: 3h30min
Os participantes
formarão 08 grupos (1 por município).
Cada grupo deverá
escolher um representante que
se responsabilizará pela
coordenação e apresentação dos trabalhos,
no momento da plenária
Atividades
a serem desenvolvidas:
1ª
ATIVIDADE:
Duração:
10 minutos
- Leitura deleite
Leitura Deleite: Ler
pelo prazer de ler! Permite ao aluno
entender que em nossa
vida lemos com várias finalidades
(seguir
instruções, obter uma informação precisa,
revisar escrito próprio,
aprender, etc.) e
uma delas é a
leitura
pelo prazer, para nos
divertimos e distrairmos.
Ao ouvir a leitura do
professor o aluno aprende a fazer
a leitura oral com entonação e expressividade
adequada.
2ª
ATIVIDADE:
Duração:
20 minutos - Exposição dialogada sobre
Plano de Intervenção
Pedagógica (Power Point).
3ª
ATIVIDADE:
Duração:
20 minutos - Análise dos mapas de resultados da
Oficina
“Avaliação diagnóstica” (Anexo 1)
È
Os
participantes, organizados em oito grupos, acompanharão
a
análise dos Mapas de Resultados da Avaliação Diagnóstica
e
Atividades avaliativas (Anexo 1, Anexo 1a, Anexo 1b);
È
Na
sequência, cada grupo deverá iniciar o
preenchimento
do
Quadro 1 – (Orientação para trabalho dos grupos):
È
1º
MOMENTO - identificar
os alunos que erraram as
È
capacidades avaliadas em cada Eixo, conforme
distribuição
da
tabela abaixo:
GRUPO
|
EIXO
|
CAPACIDADE
|
ITEM
|
1
|
Compreensão e
Valorização da Cultura Escrita
|
1 - Conhecer os usos e funções sociais
da escrita
|
1; 2; 3 e 5.
|
2
|
Produção Escrita
|
1 - Escrever segundo o princípio
alfabético e as regras ortográficas
|
40
|
3
|
Produção Escrita
|
2 - Produzir textos escritos de
gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de
circulação
|
41
|
4
|
Apropriação do
Sistema de Escrita
|
4 - Conhecer o alfabeto: Compreender
a categorização gráfica e funcional das letras
|
13
|
5
|
Apropriação do
Sistema de Escrita
|
7 - Compreender a natureza alfabética
do sistema de escrita
|
20; 21; 22 e 23
|
6
|
Apropriação do
Sistema de Escrita
|
8 - Dominar as relações entre grafema e
fonema: dominar as irregularidades ortográficas.
|
24
|
7
|
Leitura
|
3 - Desenvolver capacidades
necessárias à leitura com fluência e compreensão: Identificar as finalidades
e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da
contextualização do texto.
|
36
|
8
|
Leitura
|
4 - Desenvolver capacidades
necessárias à leitura com fluência e compreensão: Construir compreensão
global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas
e implícitas, produzindo inferências.
|
25; 26; 27a; 27b; 28; 29; 30; 31;
32 e 33.
|
È2º MOMENTO –
È Duração:20min – Elaboração de atividades de
Intervenção Pedagógica (Continuação).Identificados os alunos, o grupo deverá
elaborar uma atividade de intervenção pedagógica que será aplicada a esse grupo
de alunos , a fim da recuperação da aprendizagem dos mesmos em relação à
capacidade analisada. Para fazê-lo, o grupo poderá pesquisar o Guia do Alfabetizador, Livro
Didático e o Anexo 4( Orientações Didáticas para o Desenvolvimento das
Capacidades Básicas da Alfabetização)
4ª ATIVIDADE:
Duração: 10 minutos
A) Apresentação –
- Plano de Intervenção Pedagógica da Turma (Power Point)
- Intervenção
Pedagógica BD - Atendimento Individual (Power Point)
5ª ATIVIDADE:
Duração: 40
minutos
-È
Elaborar um Plano de Aula (Anexo 5)
- Para
exemplificar sua ação na sala de aula, após a elaboração do Plano de
Intervenção Pedagógica, o grupo deverá eleger uma ação de intervenção
pedagógica e elaborar um Plano de Aula.
- O Plano de Intervenção
Pedagógica e o Plano de Aula terão como referência para sua elaboração:
·
Anexo 5 - Sugestão de Plano de Aula;
·
Anexo 4 - Apostila: Orientações didáticas para o
desenvolvimento das capacidades básicas da alfabetização;
§
Guia do Alfabetizador;
§
Livro didático.
Obs.: O grupo se organizará para uma apresentação
criativa, utilizando recursos cênicos, lúdicos, musicais, dentre outros.
6ª Atividade:
Duração: 1h
e 20 min - Socialização do Plano de
Intervenção Pedagógica e do Plano de Aula pelos grupos.
§
Cada grupo disporá de quinze minutos para
apresentação dos Planos de Intervenção Pedagógica e d os Planos de Aula
elaborados durante o desenvolvimento da 3ª e 5ª atividades.
7ª Atividade:
Duração: 5 min - Culminância dos trabalhos pelos facilitadores.
§
Os
facilitadores discorrerão sobre a importância do Plano de Intervenção
Pedagógica e sua construção coletiva;
§
A necessidade de o professor elaborar seu Plano
de Aula;
§ Deverão retomar os objetivos
da oficina e verificar com os grupos se os mesmos foram atingidos.
8ª Atividade:
Duração: 5 min - Avaliação
da oficina.
Uberlândia, 22 de março
de 2013.
SUGESTÕES DE FORMULÁRIOS PARA PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS E APOIO AOS PROFESSORES
1- Mapa de desempenho da turma - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
2- Relatório de Baixo Desempenho - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
3 - Cronograma PIP mensal - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
4 - Aproveitamento de Itens - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
5 - Planejamento - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
6 - Crivo do PIP - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
7 - Crivo Planejamento Anual - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
8 - Crivo Plano de Aula - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
9 - Ficha de Controle do Especialista - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
10 - Ficha de Leitura - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
11 - Formulário Planejamento Anual - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
12 - Planejamento Semestral do Especialista - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
13 - Planejamento mensal do Especialista - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
14 - Tipos de atividades seguindo a Matriz Curricular - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
15 - Exemplo de atividades - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
já comecei para você agora - são 17 slydes maravilhosos
EIXO: Leitura
CAPACIDADE: Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão:
- Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.
ØConversar
com os
alunos
sobre
os
gatos:
üquem
tem em
casa,
ücomo
eles
são,
üo
que
mais
gostam
de fazer,
etc
ØDizer
que
trouxe
um texto
bastante
interessante
para
lerem
juntos.
ØPerguntar:
de que
será
que
o texto
fala?
(anotar
todas
as hipóteses
dos alunos
no quadro)
ØApresentar
o texto
em
cartaz,
apenas
com o título
descoberto.
ØLer
o título
para
a turma.
2004, a Alemanha propôs para a Unesco que as
histórias dos Grimm
virassem patrimônio histórico da humanidade
SUGESTÃO
DE PLANO DE AULA
Irmãos
Grimm
Os
irmãos Jacob(1785-1863) e Wilhelm(1786-1859) Grimm moravam na Alemanha e,
depois da morte dos pais, começaram a viajar muito, a trabalho. Nessas
andanças, ouviam muitas histórias. Passaram a escrevê-las e publicaram os
primeiros contos no início do século XIX.
Ficaram
logo famosos, com narrativas como a de Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel. Sua
principal criação foi Branca de Neve e os Sete Anões, de 1812, transportada
para o cinema em 1937 por Walt Disney. O conto Os Músicos de Bremen serviu de
inspiração para o musical “Os Saltimbancos”.
Em virassem patrimônio histórico da humanidade
(Gurilândia, 03/04/2010)
SUGESTÃO DE PLANO DE
AULA PARA TRABALHAR AS CAPACIDADES DOS EIXOS 2 E 3
2 - Apropriação de Sistema de Escrita e 3 - Leitura
Data:
|
EIXO
3
|
CAPACIDADE
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
- Construir compreensão global do texto
lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas,
produzindo inferência.
Texto: Irmãos Grimm
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo 1: Localizar
informações explícitas em textos
Desenvolvimento:
- Fazer a leitura oral do texto e mostrar
pontos mais importantes
-
Dividir a turma em 5 grupos
-
Cada grupo deverá localizar, no texto, as informações solicitadas.
- Os
grupos deverão apresentar suas respostas para a turma, que deverá validar ou
não as respostas de cada grupo.
· Grupo 1:
ü Quais são os nomes
dos irmãos Grimm
ü Onde os irmãos
Grimm moravam?
ü
O que aconteceu depois da morte de seus pais.
· Grupo 2:
ü
O que acontecia durante as viagens dos irmãos
Grimm?
ü
O que os irmãos Grimm resolveram fazer com as história
que ouviam durante suas viagens?
· Grupo 3:
ü
Quais histórias tornaram os irmãos Grimm famosos?
ü
Qual a principal criação dos irmãos Grimm?
· Grupo 4:
ü
Quando a história “Branca de Neve e os Sete Anões” foi
escrita?
ü
Em que ano esta história foi transportada para o cinema
e quem fez isto?
· Grupo 5:
ü
O musical “Os Saltimbancos”
foi inspirado em que conto dos irmãos Grimm?
ü
O que a Alemanha propôs à Unesco, em 2004?
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Data:
|
Eixo
2
|
- Reconhecer unidades fonológicas como
sílabas, rimas, terminações de palavras, etc
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo 1: Identificar o
número de sílabas de palavras ouvidas
Desenvolvimento:
- Bingo de sílabas:
·
Dividir a turma em grupos.
·
Distribuir a cartela de números para cada grupo.
·
Confeccionar fichas com palavras retiradas do texto,
que tenha de uma a cinco sílabas e coloca-las numa sacolinha.
·
O professor vai “cantando” as palavras. O grupo que
tiver o número correspondente ao número de sílabas da palavra “cantada” pelo
professor deverá marca-lo.
·
Ganha o jogo quem completar a cartela primeiro.
·
Conferir as palavras “cantadas” e o número de sílabas,
com a cartela, quando o grupo “bingar”.
Palavras:
®
pais – com – em – foi
®
irmãos – morte – muito – nessas – contos – logo – como
– sua – sete – anões – conto – para – branca – neve – sete
®
viajar – trabalho – andanças – ouviam – século – história
– famosos – vermelho – Rapunzel – cinema
®
Alemanha – começaram – publicaram – narrativas –
Chapeuzinho – Saltimbancos
®
Humanidade
Objetivo 2: Fazer a relação
grafema fonema
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em grupos
- Utilizando as mesmas fichas com as
palavras: o professor mostra a ficha, a turma lê a palavra, identifica seu
número de sílabas e o grupo procura, no texto 2 palavras que tenham o mesmo
número de silabas.
- O
grupo apresenta a palavra e a turma valida ou não sua resposta.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Data:
|
EIXO
3
|
CAPACIDADE
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
- Construir compreensão global do texto
lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas,
produzindo inferência.
Texto: Irmãos Grimm
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo 2: Localizar
informações implícitas em textos menores
Desenvolvimento:
Dividir
a turma em 5 grupos
-
Cada grupo deverá discutir e localizar, no texto, a informação solicitada.
- Os
grupos deverão apresentar suas respostas para a turma, que deverá validar ou
não as respostas de cada grupo.
· Grupo 1:
ü
Porque o autor do texto utiliza a expressão “irmãos
Grimm” para falar de Jacob e Wilhelm
· Grupo 2:
ü
A expressão “Nessas andanças”, utilizadas pelo autor do
texto, se refere a que atividades realizadas pelos irmãos Grimm?
· Grupo 3:
ü
As histórias publicadas pelos irmãos Grimm foram inventadas
por eles? Justifiquem a resposta.
· Grupo 4:
ü
Quais as principais diferenças, para o leitor, entre as
formas de contar a história, utilizada pelos irmãos Grimm, em 1812 e Walt
Disney, em 1937?
ü
Grupo 5:
ü
Como foi criado o musical “Os Saltimbancos” ?
Todos
os grupos:
ü
Discuta no grupo e complete o quadro com as fichas
corretas:
Fichas:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Data:
|
Eixo
2
|
Dominar
convenções gráficas:
- Compreender a
função de segmentação dos espaços
em
branco e da pontuação de final de frase
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo: Identificar a delimitação de
palavras, do texto.
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em 5 grupos
-
Entregar para cada grupo o parágrafo do texto a ser analisado.
- O
grupo deverá encontrar a resposta para o desafio apresentado pela professora,
apresentá-la à turma que deverá validá-la ou não.
Grupo 1 e 2: Quantas palavras
tem no primeiro parágrafo? Explique como o grupo chegou a esta conclusão.
Grupo 3 e 4: Quantas palavras
tem no segundo parágrafo? Explique como o grupo chegou a esta conclusão.
Grupo 5: Quantas palavras tem no terceiro
parágrafo? Explique como o grupo chegou a esta conclusão.
* Comparar as respostas dos grupos 1, 2 - 3,4 antes da
turma validar.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Data:
|
EIXO
3
|
CAPACIDADE
|
|
- Construir compreensão global do texto
lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas,
produzindo inferência.
Texto: Irmãos Grimm
|
|||
Objetivo 2: Inferir o sentido
de uma palavra ou expressão
Desenvolvimento:
Dividir
a turma em 5 grupos
-
Cada grupo deverá discutir e escolher a ficha que contem o significado da
palavra ou expressão que está mais de acordo com o texto.
- Os
grupos deverão apresentar suas respostas para a turma, que deverá validar ou
não as respostas de cada grupo.
· Grupo 1 e 2: Inferir o sentido da palavra transportada. ( fichas: 1- A história foi levada, por Walt
Disney, de uma cidade para outra, 2-
A história foi levada, por Walt Disney , e distribuídas para as pessoas que
estavam no cinema, 3- A história
escrita em livro foi transformada em filme, por Walt Disney, 4- Walt Disney contava a história no
cinema, para as pessoas ouvirem).
· Grupo 3 e 4: Inferir o sentido da palavra inspiração. (Fichas: 1- O conto “Os Músicos de Bremen”
foi transformado em uma música, 2- O conto “Os Músicos de Bremen” não é uma
história e sim uma música chamada Saltimbancos, 3- O musical “Os Saltimbanco” foi criado baseado no conto dos
irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”).
· Grupo 5: Inferir o sentido da expressão patrimônio da humanidade. ( Fichas: 1- A Alemanha propôs para a Unesco
que todas as pessoas do mundo se sentissem donas e cuidassem das histórias
dos irmão Grimm para que elas nunca fossem
esquecidas. 2- A Alemanha
propôs para a Unesco que todas as pessoas do mundo conhecessem as histórias
dos irmãos Grimm. 3- A Alemanha
propôs para a Unesco que todas as pessoas do mundo escrevessem histórias
parecidas com as dos irmãos Grimm.)
* Comparar as
respostas dos grupos 1, 2 e 3,4, antes da turma validar.
|
|||
Data:
|
Eixo
3
|
- Construir compreensão global do texto lido,
unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas,
produzindo inferência.
Texto: Irmãos Grimm
|
|
Objetivo: Estabelecer relações de
continuidade temática
Desenvolvimento:
- Dividir a turma em 5 grupos
-
Entregar para cada grupo os cartões a serem analisados.
- O
grupo deverá encontrar a resposta, entre os cartões oferecidos pelo
professor, para o desafio apresentado pela professora, apresentá-la à turma
que deverá validá-la ou não.
Grupo 1 e 2: A que se refere a expressão “Nessa andanças” , que está no segundo parágrafo do texto?
(Cartões: As viagens dos irmãos Grimm – As
histórias dos irmãos Grimm – O trabalho dos irmãos Grimm)
Grupo 3, 4 e 5: Na
expressão: escrevê-las, a quem se refere o las? ( Cartões: as viagens - as histórias ouvidas – as
andanças)
* Comparar as
respostas dos grupos 1, 2 e 3,4 e 5, antes da turma validar.
|
SECRETARIA DE ESTADO DE
EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
SUBSECRETARIA
DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERINTENDÊNCIA
DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL
DIRETORIA
DE ENSINO FUNDAMENTAL
Anexo 5 - PLANO DE AULA
Data:
|
EIXO
|
CAPACIDADE
|
Objetivo:
Desenvolvimento:
Avaliação:
|
2 comentários:
Por que não consigo acessar e nem baixar nada deste blog?????
Não consigo baixar os links...tem como enviar para o e-mail:yllekprof@gmail.com.nr
Postar um comentário