Seguidores

23 de jun. de 2010

Recursos tecnológicos na educação

CURSO e-Proinfo 2010 / por Eunice Mendes

 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO ITUIUTABA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE
CURSO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TICs – 100h
ALUNA DO CURSO: Eunice Mendes de Oliveira
1.1-) Elaborar um texto de 200 a 300 palavras.
Tema:
Quem sou como professor e aprendiz?
Meu nome é Eunice, sou alfabetizadora desde 1982. Já passei por várias mudanças na Educação. Não é nada fácil romper com algumas temáticas que aprendemos, sair da zona de conforto, mas quando somos desafiados a mudanças temos que nos tornar eternos aprendizes. Na educação, sempre ocorre mudança no processo ensino-aprendizagem, onde o conhecimento pode ser alcançado também por outras formas de aprendizagem. Portanto, cabe a nós professores, aproveitarmos as oportunidades de estudo que nos são oferecidas e acompanharmos as mudanças. Estou sempre participando dos cursos, Seminários e isto têm me ajudado compreender e assimilar o novo, tornando minhas aulas criativas e interessantes.
São grandes minhas expectativas para com este curso. Quero aprender como e quando usar as tecnologias na escola e na sala de aula, também como desenvolver nos meus alunos capacidades de aprendizagem que os levem a: pesquisar, analisar, saber interpretar, compreender, organizar as informações, tornando-os aprendizes mais flexíveis, eficazes, autônomos, capazes de enfrentar novas demandas de aprendizagem, e nós, alfabetizadores veremos nossos alunos não só ALFABETIZADOS, mas LETRADOS. As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, (TICs) e sabemos que, seguramente, elas se tornam necessárias para as novas formas de alfabetização (cientifica, literária, gráfica, informática, etc.).
A palavra do momento é conectividade. Nossos alunos, em sua maioria já estão conectados, isto é informatizado: então não podemos concorrer com tudo isso, apenas usando (na verdade TICs), que ainda são o quadro de giz, alguns DVDs, e CDs. A Escola precisa mudar e para isso é preciso que os professores queiram mudar. Sabemos que alguns já estão usando as novas tecnologias, a Internet, e que, portanto já estão contribuindo para a melhoria da qualidade das aulas e do ensino-aprendizagem, porém ainda é pouco diante de tudo que a informática tem para nos oferecer.

Tecnologia_na_escola_unidade2.pdf
Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais/papel do professor - http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/livros.asp
Maria Elizabeth B. Almeida José Manuel Morais.
A verdade é que de uma maneira ou de outra as escolas já faz uso das tecnologias, mesmo que ainda alguns nem se dão conta do tipo de proveito que estão alcançando ao usá-las, vão usando nem que seja para o lazer... Para homenagear, como foi a culminância do Projeto Dia das Mães, que fizemos slides com a foto de nossos alunos e as quais foram sendo projetadas acompanhadas de uma linda música. Todos ficaram encantados. Mas já chegou o momento em que o professor precisa compreender em quais situações a tecnologia vai efetivamente ajudar no aprendizado dos alunos. O aluno precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo e uma situação de aprendizagem significativa para o aluno hoje é o trabalho com projetos, pois assim ele vai aprender de forma contextualizada. È fundamental que o professor compreenda as potencialidades, as implicações e as exigências do desenvolvimento de projetos em sala de aula, unindo distintas mídias e linguagens, diante dos quais, os alunos serão sujeitos ativos da aprendizagem, pois irão produzir levantar dúvidas e hipóteses, pesquisar criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstrução do conhecimento. Percebemos que o ensino com projetos torna o conhecimento articulado, integrado, incorporado aos objetivos didáticos do professor que precisa conhecer e saber quais mídias são tratadas por estas tecnologias e que elas oferecem em termos de suas principais ferramentas, funções e estruturas tais como ( livros, vídeos, revistas, publicações na internet, contatos via e-mails, uso de enciclopédias, em CD-ROM, software de referências, programas de TV e outros).
Concluindo, estou feliz por estar lendo e acessando reportagens que me levam a descobrir que já é promissor um webcurriculo que irá nos ajudar a não usar a tecnologia apenas por usar, mas já com fundamentos integrativos entre o aprender cientificamente com o que o aprendiz já traz de sua experiência e que com certeza vão tornar nossas aulas atraentes e com maiores subsídios para o ensino-aprendizagem. Eunice Mendes de Oliveira – Aluna do Curso.

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR