Escola Municipal Higino Guerra: Reunião de Módulo II realizada dia 25 de setembro....: Reunião de Módulo II realizada dia 25 de setembro.
QUEREMOS AGRADECER A PROFESSORA MÍRIAM PELO BRILHANTE TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTAMENTE COM OS ALUNOS DO 5º ANO DE ESCOLARIDADE DA ESCOLA M. HIGINO GUERRA
PROJETO: SOLDADINHOS EM FAVOR DA VIDA - CENTENÁRIO DO CORPO DE BOMBEIROS DE MINAS GERAIS
PALESTRA -
PROJETO:
PROJETO:
SOLDADINHOS
EM FAVOR DA VIDA.
|
IDEALIZADORES
do PROJETO:
CORPO DE
BOMBEIROS DE MINAS GERAIS
SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO – SMEC:
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: IRACILDA PEREIRA DUARTE E
COORDENADORA PEDAGÓGICA: ZORAINE REZENDE.
COORDENADORAS DO
PIP:
MARIA LENICE, EUNICE MENDES E VERA MACEDO.
PROFESSORES, SUPERVISORAS e
DIRETORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS.
ABRANGÊNCIA: ALUNOS DO 5º ANO DE ESCOLARIDADE DO ENSINO
FUNDAMENTAL..
|
TEMA: COMEMORANDO O CENTENÁRIO DO CORPO DE BOMBEIROS DE MINAS GERAIS
|
JUSTIFICATIVA: Ao estudarmos o trabalho realizado
pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, estaremos resgatando valores, redescobrindo meios de prevenção contra
acidentes que garantem proteção à
vida, ao patrimônio e ao meio ambiente, possibilitando também a união e
participação coletiva dos alunos, pais e comunidade escolar, promovendo o conhecimento ajustado de si mesmo e o
sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva,
ética, estética de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com
perseverança na busca de conhecimento e no “EXERCÍCIO DA CIDADANIA”.
|
OBJETIVOS:
·
Levar o aluno a compreender ações perigosas no
dia-a-dia;
·
Reconhecer e divulgar a importância do trabalho do
Corpo de Bombeiros;
·
Estimular e desenvolver atos que promovam segurança;
·
Desenvolver o hábito de pesquisa;
·
Incentivar o gosto pela leitura, arte, música através
das atividades trabalhadas;
·
Valorizar o trabalho e profissionalismo local e
regional do Corpo de Bombeiros;
·
Desenvolver senso de responsabilidade e solidariedade
no uso dos bens comuns e recursos naturais;
·
Favorecer e estimular atitudes éticas e de respeito
junto à outras pessoas, na escola, na família e na comunidade;
|
HÁBITOS
E HABILIDADES: É visto que a
criança necessita ser iniciada em certas atividades e experiências no
ambiente escolar, no sentido de
ajustar seu conhecimento, de modo adequado e especial, às solicitações
do mundo externo, portanto serão trabalhadas com as crianças, duas vezes por
semana, as atividades propostas no desenvolvimento abaixo.
- Ouvir informações
trazidas pelos colegas e professor.
- Trabalhar
e divertir-se em conjunto sem discriminação social, respeitando, aceitando o
colega;
- Cantar e dançar ritmicamente.
- Participar
de todas as atividades propostas no grupo;
- Integrar
conteúdos curriculares construindo junto com os alunos uma prática pedagógica
em defesa dos Direitos Humanos e buscar soluções;
|
METODOLOGIA:
·
Trabalho de grupos: Criar cartazes de alerta
e espalhar por toda a Escola, cidade – comércio e entidades;
Confecção de
murais:
Desenhos, pesquisas, maquetes, Recortes e Colagens.
·
Conversa informal, debates e discussões sobre assuntos relativos às
crianças, perigos em casa, etc;
·
Leitura do Texto
ilustrado: A)
Centenário – Bombeiro de Minas Gerais – Um
Século Salvando Vidas
·
B)-História;
·
C)- Bombeiros
Hoje;
·
D)- Centenário
e sua marca;
·
E)- Cantando e
aprendendo:
Música
- Cançaõ
do Bombeiro;
- Trabalho de
Conscientização organizada pelos
Soldadinhos Em Favor da Vida.
Leitura e Interpretação:
1- Folheto:
Prevenção de Afogamento;
2- Folheto:
Cuidados com Fogos de Artificio;
3- Folheto:
Prevenção de Incêndio;
4- Folheto:
Perigos das Chuvas;
5- Folheto:
Trote;
6- Produzir
textos através de gravuras escolhidas pelos alunos;
7- Paródia.
8- Teatro:
Identificando perigos e ensinando prevenções;
·
O Professor poderá ainda trabalhar com
atividades que encontrar na internet, como fonte de pesquisas para os alunos;
Poderá
também entrar no site do Corpo de Bombeiros www.bombeiros.mg.gov.br
para postar comentários e os trabalhos realizados pelas crianças de sua
escola.
“Encerrar
com exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos”.
|
AVALIAÇÃO: No decorrer de todas as atividades,
diagnosticar as maiores dificuldades para planejar um novo trabalho a fim de sanar as mesmas.
“ Observar como as crianças perceberam o valor do trabalho destes
profissionais. Aos poucos aproveitaremos estas experiências, e com
elas desenvolveremos conceitos que
com certeza darão oportunidades para nosso educando solucionar problemas que colocam em risco à vida, o patrimônio e o
meio ambiente. Observar ainda o interesse dos
alunos, se à discussão destes problemas podem ser aprofundados levando à
mudanças e formação de atitudes de CIDADANIA.
CULMINÂNCIA
Palestra: marcar data:_______/_____/______.
Palestrante: Oficial do Corpo de Bombeiros.
|