Orientações para o trabalho
Período previsto para a intervenção: 60 dias letivos
Nº máximo de alunos por período: até 15 alunos por grupos
Duração das aulas: 1h30min
Estrutura:
1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite” - 20 minutos
2- Consciência Fonológica - 15 minutos
3- Alfabeto - 15 minutos
4- Compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita - 20 minutos
5- Leitura: 15 minutos
6- Fechamento da aula – 5 minutos
1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite”: Esse momento deve seguir as orientações abaixo, para os 60 dias letivos.
Justificativa: Ao ouvir a leitura do professor, a criança aprenderá a ouvir com atenção e compreensão, usar a expressividade e entonação adequadas quando for autônomo e puder ler textos diversos e desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
Sugestões de textos para serem lidos (são curtos e interessantes)
Textos retirados da coleção: “Nana Nenê – Uma história para cada dia” Histórias de Sônia Robatto – Editora Globo
1º dia - O sapo encantado - - 31º dia - O pescador de estrelas
2º dia - Nosso amigo Chico 32º dia - A história de José
3º dia - A sapa Cristina 33º dia - Macacos me mordam!
4º dia - Fofinha 34º dia - O curumim
35º dia - Marte invade a Terra
36º dia - O mico-leão
37º dia - O menino do não
5º dia --Supermaneco 38º dia - A história do ovo
6º dia -Xula e os gnomos 39º dia - O pão nosso
7º dia - A menina sem jeito 40º dia - Rosa Linda
8º dia - Amigo computador
9º dia - Um conto de fadas 41º dia - A vaca que virou omelete
42º dia - As regras do jogo
10º diaCavalo-marinho 43º dia - O diário de Gigi
11º diaA princesa Raposinha 44º dia - A ratinha Ritinha
45º dia - Os monstrinhos
12º diaO feijãozinho 46º dia - A raposa e a onça
47º dia - O Bic
13º diaJaci e Peri 48º dia - O dragão de estimação
49º dia - Um caso sério
14º diaO girassol
15º diaA sopa de pedra
16º diaO herói da Xula
17º diaO Caso Cigarra
18º diaO pulo do gato 50º diaO disse-que-disse
19º diaO mágico atrapalhado 51º diaA cigarra e a formiga
20º diaDidi, a minha babá 52º dia Gata Maria Preta
21º diaJoão e o mico 53º dia O Bicho-Papão
22º dia- O segredo das velhinhas 54º dia Um cachorro diferente
23º dia- Gigi-coruja 55º dia A operária padrão
24º dia - A história do dragão 56º dia O caminho de volta
25º dia - A coruja e a Águia 57º dia Rock in Amazônia
26º dia - Outono vai-e-vem 58º dia A pescaria do sol
27º dia - A lenda do espelho 59º dia O fim do mundo
28º dia - Biquinho 60º dia Que rei sou eu?
29º dia -Receita de felicidade
30º dia - Estrelinha, estrelinha
Objetivos: - Ouvir uma história com atenção;
- Aprender a fazer leitura oral, com expressividade e entonação adequada;
- Identificar os elementos da narrativa.
Material necessário: O texto impresso, 1 envelope médio, ficha com o título do texto.
Desenvolvimento:
Tornar a rotina de ouvir histórias em um momento de muito prazer. Falar com entusiasmo sobre a história a ser lida, esperar que todos olhem para a professora e ler com bastante expressividade e entonação.
Apresentar o título do texto e levantar hipóteses sobre seu conteúdo.
Leitura oral, do texto, pela professora.
Confirmar ou não as hipóteses levantadas.
Ouvir a opinião dos alunos sobre a história ouvida.
Fazer perguntas que foquem: quem (personagens / narrador), onde (lugar), quando (tempo), porque e como.
Entregar aos alunos, o título do texto escrito em uma ficha e um envelope.
Propor aos alunos colecionar os títulos, guardando no envelope, para que possam saber, depois, quantas histórias ouviram.
_
Período previsto para a intervenção: 60 dias letivos
Nº máximo de alunos por período: até 15 alunos por grupos
Duração das aulas: 1h30min
Estrutura:
1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite” - 20 minutos
2- Consciência Fonológica - 15 minutos
3- Alfabeto - 15 minutos
4- Compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita - 20 minutos
5- Leitura: 15 minutos
6- Fechamento da aula – 5 minutos
1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite”: Esse momento deve seguir as orientações abaixo, para os 60 dias letivos.
Justificativa: Ao ouvir a leitura do professor, a criança aprenderá a ouvir com atenção e compreensão, usar a expressividade e entonação adequadas quando for autônomo e puder ler textos diversos e desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
Sugestões de textos para serem lidos (são curtos e interessantes)
Textos retirados da coleção: “Nana Nenê – Uma história para cada dia” Histórias de Sônia Robatto – Editora Globo
1º dia - O sapo encantado - - 31º dia - O pescador de estrelas
2º dia - Nosso amigo Chico 32º dia - A história de José
3º dia - A sapa Cristina 33º dia - Macacos me mordam!
4º dia - Fofinha 34º dia - O curumim
35º dia - Marte invade a Terra
36º dia - O mico-leão
37º dia - O menino do não
5º dia --Supermaneco 38º dia - A história do ovo
6º dia -Xula e os gnomos 39º dia - O pão nosso
7º dia - A menina sem jeito 40º dia - Rosa Linda
8º dia - Amigo computador
9º dia - Um conto de fadas 41º dia - A vaca que virou omelete
42º dia - As regras do jogo
10º diaCavalo-marinho 43º dia - O diário de Gigi
11º diaA princesa Raposinha 44º dia - A ratinha Ritinha
45º dia - Os monstrinhos
12º diaO feijãozinho 46º dia - A raposa e a onça
47º dia - O Bic
13º diaJaci e Peri 48º dia - O dragão de estimação
49º dia - Um caso sério
14º diaO girassol
15º diaA sopa de pedra
16º diaO herói da Xula
17º diaO Caso Cigarra
18º diaO pulo do gato 50º diaO disse-que-disse
19º diaO mágico atrapalhado 51º diaA cigarra e a formiga
20º diaDidi, a minha babá 52º dia Gata Maria Preta
21º diaJoão e o mico 53º dia O Bicho-Papão
22º dia- O segredo das velhinhas 54º dia Um cachorro diferente
23º dia- Gigi-coruja 55º dia A operária padrão
24º dia - A história do dragão 56º dia O caminho de volta
25º dia - A coruja e a Águia 57º dia Rock in Amazônia
26º dia - Outono vai-e-vem 58º dia A pescaria do sol
27º dia - A lenda do espelho 59º dia O fim do mundo
28º dia - Biquinho 60º dia Que rei sou eu?
29º dia -Receita de felicidade
30º dia - Estrelinha, estrelinha
Objetivos: - Ouvir uma história com atenção;
- Aprender a fazer leitura oral, com expressividade e entonação adequada;
- Identificar os elementos da narrativa.
Material necessário: O texto impresso, 1 envelope médio, ficha com o título do texto.
Desenvolvimento:
Tornar a rotina de ouvir histórias em um momento de muito prazer. Falar com entusiasmo sobre a história a ser lida, esperar que todos olhem para a professora e ler com bastante expressividade e entonação.
Apresentar o título do texto e levantar hipóteses sobre seu conteúdo.
Leitura oral, do texto, pela professora.
Confirmar ou não as hipóteses levantadas.
Ouvir a opinião dos alunos sobre a história ouvida.
Fazer perguntas que foquem: quem (personagens / narrador), onde (lugar), quando (tempo), porque e como.
Entregar aos alunos, o título do texto escrito em uma ficha e um envelope.
Propor aos alunos colecionar os títulos, guardando no envelope, para que possam saber, depois, quantas histórias ouviram.
_
Trabalho
com Leitura: definir
horários diários de leitura –
(observar) Atividades de Rotina
|
Estudo de boas
práticas de leitura, as capacidades relacionadas à leitura no caderno
Orientações de práticas de leitura e escrita - (apostila)
Consciência
fonológica – ( apostila anexo 4. )
|
·
Ver capacidades relacionadas às atividades de
leituras que estão sendo trabalhadas. As atividades devem estar em
consonância com as capacidades.
|
Práticas de leitura
Leitura
Desenvolver
capacidades relativas ao código escrito especificamente necessário à leitura:
Desenvolver capacidades necessárias à
leitura com fluência e compreensão;
1-
Leitura feita pelo professor. (modelo para deleite -
outras).
|
2-
Leitura pela professora e aluno fazendo o acompanhamento
com o dedo.
______________________________________________________________
3-
Correspondência palavra do texto com a leitura dos
alunos.
4- Elaborar as atividades de leitura de acordo com a
capacidade que o professor está desenvolvendo:
- De que maneira:
Buscando informações no texto?
Fazendo inferências?
Ler palavras no texto?
Identificar sílabas: inicial, mediana e final?
|
Leitura
Recreativa
Formar leitores- (Ver capacidades caderno 2)
- Trabalho diário – disponibilizar livros de literatura
infantil - Visitas à biblioteca -
Disponibilizar na sala (cantinho de leitura).
|
Escrita
·
Construção e
apropriação:
____________________________________________________________________________________________
·
Coordenação motora –
traçado de letras
_____________________________________________________________________
·
Escrita espontânea
-escrever do jeito que ele sabe- intervenção do professor- Produção de texto: diariamente.
|
Sugestões
·
Confeccionar gravuras enumeradas de 1 a 25. Cada dia o aluno fica com
uma gravura para fazer a descrição da mesma.
·
Ao final dos 25 dias, cada aluno deverá ter realizado 25 produções
diferentes.
(Para esta atividade, o aluno deverá ter um Caderno para as produções)
Transcrição de letras (traçados das letras) Cópia direcionada / aprendizagem
significativas - ex: Nome completo, Cidade, telefone, escola, calendário
(preenchimento), pequenos textos e reescrita.
·
Atividades de ortografia. Obs.:
a professora mediando o trabalho
|
Planejamento
Capacidades que devem ser desenvolvidas nesse momento: Escrita
Apropriação da escrita
- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas,
rimas, terminações de palavras, etc. -Conhecer
o alfabeto.
- Compreender
a natureza alfabética do sistema de escrita.
-Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
Produção
escrita
Compreender e valorizar o uso da escrita com
diferentes funções, em diferentes gêneros;
Produzir textos escritos de gêneros
diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de
circulação.
Atividades
Convite,
propaganda, bilhete, receita, contos, rótulos, calendário, catálogo.
|