Seguidores

17 de jun. de 2014

Trabalho com Leitura: definir horários diários de leitura –

Orientações para o trabalho
Período previsto para a intervenção: 60 dias letivos
Nº máximo de alunos por período: até 15 alunos por grupos
Duração das aulas: 1h30min
Estrutura:
1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite” - 20 minutos
2- Consciência Fonológica - 15 minutos
3- Alfabeto - 15 minutos
4- Compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita - 20 minutos
5- Leitura: 15 minutos
6- Fechamento da aula – 5 minutos


1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite”: Esse momento deve seguir as orientações abaixo, para os 60 dias letivos.
Justificativa: Ao ouvir a leitura do professor, a criança aprenderá a ouvir com atenção e compreensão, usar a expressividade e entonação adequadas quando for autônomo e puder ler textos diversos e desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.

Sugestões de textos para serem lidos (são curtos e interessantes)

Textos retirados da coleção: “Nana Nenê – Uma história para cada dia” Histórias de Sônia Robatto – Editora Globo

1º dia - O sapo encantado       -       -                        31º dia   -  O pescador de estrelas  
2º dia - Nosso amigo Chico                                      32º dia   -  A história de José 
3º dia - A sapa Cristina                                            33º dia   -   Macacos me mordam!  
4º dia  -  Fofinha                                                       34º dia   -   O curumim  
                                                                                  35º dia   -   Marte invade a Terra
                                                                                  36º dia   -   O mico-leão    
                                                                                   37º dia   -   O menino do não     
5º dia --Supermaneco                                                38º dia   -   A história do ovo  
6º dia -Xula e os gnomos                                           39º dia   -   O pão nosso   
7º dia - A menina sem jeito                                        40º dia   -   Rosa Linda   
8º dia - Amigo computador                   
9º dia  -   Um conto de fadas                                       41º dia -  A vaca que virou omelete 
                                                                                     42º dia  - As regras do jogo 
10º diaCavalo-marinho                                               43º dia   - O diário de Gigi
11º diaA princesa Raposinha                                     44º dia -   A ratinha Ritinha
                                                                                     45º dia -   Os monstrinhos 
12º diaO feijãozinho                                                     46º dia  - A raposa e a onça
                                                                                      47º dia  - O Bic 
13º diaJaci e Peri                                                          48º dia  - O dragão de estimação
                                                                                       49º dia  - Um caso sério                                                                                       
14º diaO girassol                              
15º diaA sopa de pedra                              
16º diaO herói da Xula                               
17º diaO Caso Cigarra                                              

18º diaO pulo do gato                                                  50º diaO disse-que-disse
19º diaO mágico atrapalhado                                      51º diaA cigarra e a formiga    
20º diaDidi, a minha babá                                           52º dia     Gata Maria Preta 
 21º diaJoão e o mico                                                  53º dia     O Bicho-Papão    
22º dia- O segredo das velhinhas                              54º dia     Um cachorro diferente
 23º dia-    Gigi-coruja                                                 55º dia     A operária padrão
24º dia - A história do dragão                                     56º dia    O caminho de volta
25º dia - A coruja e a Águia                                         57º dia   Rock in Amazônia
 26º dia - Outono vai-e-vem                                        58º dia    A pescaria do sol
  27º dia - A lenda do espelho                                     59º dia    O fim do mundo
28º dia - Biquinho                                                        60º dia    Que rei sou eu?
29º dia  -Receita de felicidade                                     
30º dia - Estrelinha, estrelinha          

        Objetivos: - Ouvir uma história com atenção;
- Aprender a fazer leitura oral, com expressividade e entonação adequada;
- Identificar os elementos da narrativa.
Material necessário: O texto impresso, 1 envelope médio, ficha com o título do texto.
Desenvolvimento:
 Tornar a rotina de ouvir histórias em um momento de muito prazer. Falar com entusiasmo sobre a história a ser lida, esperar que todos olhem para a professora e ler com bastante expressividade e entonação.
 Apresentar o título do texto e levantar hipóteses sobre seu conteúdo.
 Leitura oral, do texto, pela professora.
 Confirmar ou não as hipóteses levantadas.
 Ouvir a opinião dos alunos sobre a história ouvida.
 Fazer perguntas que foquem: quem (personagens / narrador), onde (lugar), quando (tempo), porque e como.
 Entregar aos alunos, o título do texto escrito em uma ficha e um envelope.
 Propor aos alunos colecionar os títulos, guardando no envelope, para que possam saber, depois, quantas histórias ouviram.
 _
 Trabalho com Leitura: definir horários diários de leitura –
(observar)   Atividades de Rotina
Estudo de boas práticas de leitura, as capacidades relacionadas à leitura no caderno Orientações de práticas de leitura e escrita - (apostila)
Consciência fonológica – ( apostila anexo 4. )




·        Ver capacidades relacionadas às atividades de leituras que estão sendo trabalhadas. As atividades devem estar em consonância com as capacidades.

Práticas de leitura
Leitura
Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessário à leitura:
 Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
1-    Leitura feita pelo professor. (modelo para deleite - outras).

2-    Leitura pela professora e aluno fazendo o acompanhamento com o dedo.
______________________________________________________________
3-    Correspondência palavra do texto com a leitura dos alunos.

4- Elaborar as atividades de leitura de acordo com a capacidade que o professor está desenvolvendo:
- De que maneira:
Buscando informações no texto?
Fazendo inferências?
Ler palavras no texto?
Identificar sílabas: inicial, mediana e final?
Leitura Recreativa
Formar leitores- (Ver capacidades caderno 2)
 -  Trabalho diário – disponibilizar livros de literatura infantil  -  Visitas à biblioteca    -   Disponibilizar na sala (cantinho de leitura).

Escrita
·         Construção e apropriação:
____________________________________________________________________________________________
·         Coordenação motora – traçado de letras
_____________________________________________________________________
·         Escrita espontânea -escrever do jeito que ele sabe- intervenção do professor-    Produção de texto: diariamente.




Sugestões
·        Confeccionar gravuras enumeradas de 1 a 25. Cada dia o aluno fica com uma gravura para fazer a descrição da mesma.
·        Ao final dos 25 dias, cada aluno deverá ter realizado 25 produções diferentes.
(Para esta atividade, o aluno deverá ter um Caderno para as produções) Transcrição de letras (traçados das letras) Cópia direcionada / aprendizagem significativas - ex: Nome completo, Cidade, telefone, escola, calendário (preenchimento), pequenos textos e reescrita.
·        Atividades de ortografia.    Obs.: a professora mediando o trabalho
Planejamento
Capacidades que devem ser desenvolvidas nesse momento:      Escrita
Apropriação da escrita
- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.  -Conhecer o alfabeto.
 - Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
-Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

Produção escrita
 Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
 Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.

Atividades
Convite, propaganda, bilhete, receita, contos, rótulos, calendário, catálogo.
http://www.scribd.com/doc/230197177/A-ARCA-DE-NOE



DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR