Seguidores

19 de out de 2013

ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO -SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR TEXTOS




PIP  -  PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA MUNICIPAL
CAPINÓPOLIS  - MG







PIP 2013 – E. M. HIGINO GUERRA  -  
EUNICE  -   CELIA   E   SONIA – Faz INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA transformando a nossa sala de Supervisão em sala de intervenção.




DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 1º ANO

1. Escrever o próprio nome por completo;

2. Representar personagens de história ouvida;

3. Localizar os espaços em branco entre as palavras, em pequenas frases;

4. Corresponder palavras conhecidas a figuras;

5. Agrupar nomes que se iniciam com a mesma letra;

6. Cumprir instruções de jogos ou brincadeiras lidas por outrem;

7. Ordenar quadrinhos de histórias obedecendo à temporalidade;

8. Escrever lista temática

9. Antecipar informações baseando-se nos desenhos;

10. Inferir sentido de uma palavra ou expressão com base no contexto;

11. Completar palavras, com apoio de desenhos, cuja lacuna inicial corresponda a silaba simples;

12. Escrever pequenas frases com base em uma figura
___________________________________________________________




                MAPA DE RESULTADOS E GRÁFICO
                SIMULADO SETEMBRO 2013
                         PIP MUNICIPAL


 Escola Municipal HIGINO GUERRA
Professora:  
______________________________________________________                  
Capacidade 5 – Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
ü Compreender o processo histórico da escrita
ü Compreender que várias formas de comunicação gráfica (desenho – símbolos – números – letras

Código  morse,  braile).
ü Criar códigos gráficos para se comunicar com os colegas.
ü Compreender que é necessário conhecer os códigos para entender a mensagem.
ü Identificar frases como unidades gráficas
ü Identificar palavras como unidades gráficas
ü Identificar sílabas como unidades gráficas
ü Identificar fonema como unidades gráficas

Nível de compreensão Pré-Silábico:
Trabalho para familiarização com material escrito:
ü Discutir com os colegas e professor, a função das letras.
ü Pesquisar onde as letras são encontradas.
ü Seguir com o dedo (ou só como os olhos), textos lidos pela professora.
ü Manusear variados materiais escritos (revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, letras de músicas, poesias, parlendas, etc).
ü Observar atos de leitura e escrita do professor, dos pais, etc.
ü Ouvir leituras feitas pela professora, pais, irmão, amigos (notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes, etc).
ü Organizar o Cantinho de Leitura.
ü Participar da hora de leitura, utilizando o material do Cantinho de Leitura.
ü Escrever espontaneamente (listas, nome de objetos, desenhos, rotina do dia, etc).
ü Vincular o texto oral com o texto escrito:
Criar histórias orais para serem transcritas pelo professor.
Confeccionar livrinhos ilustrados
Escrever, com a ajuda do professor, cartas e bilhetes para os colegas.
ü Reescrita coletiva de histórias.
ü Identificar palavras e frases em textos, mediante fichas apresentadas pelo professor.
ü Copiar palavras, frases e pequenos textos.

Trabalho com nomes próprios:
ü Construir o fichário de nomes.
ü Identificar o próprio nome, no fichário de nomes.
ü Identificar diferenças e semelhanças entre o próprio nome e os nomes dos colegas.

Identificar a primeira e a última letra do próprio nome e em outros nomes.
ü Identificar em revistas e jornais as letras do próprio nome e de nome dos colegas e professo- res.
ü Identificar, no alfabeto móvel, as letras que formam o nome próprio e os nomes de colegas, professores, escola, diretora, etc.
ü Construir, utilizando o alfabeto novel, o nome próprio e o nome de colegas, professores, diretora, especialistas, etc., consultando o fichário.
ü Identificar letras do nome próprio e nomes de colegas e professores em diversos gêneros textuais.
ü Identificar a letra ou letras que faltam no próprio nome e nos nomes de colegas e professo res.
ü Identificar, em caça-palavras, o próprio nome e outros nomes.

Construir o próprio nome e outros nomes utilizando alfabeto móvel de variados tipos de letras.
ü Identificar entre os nomes do fichário, nomes grandes e pequenos.
ü Dar nomes às letras do próprio nome e dos colegas.
ü Identificar nomes com o mesmo número de letras.
ü Identificar nomes com o mesmo número de pedacinhos sonoros (sílabas), contando nos dedos.
ü Identificar e agrupar nomes com a mesma letra inicial ou final.

Outras atividades
ü Identificar letras conhecidas em diferentes textos.
ü Escrever letras conhecidas
ü Participar de brincadeiras utilizando contorno de letras no chão do pátio.
ü Identificar letras dos nomes de personagens de histórias lidas ou contadas pelo professor.
ü Formar com o alfabeto móvel, palavras grandes e pequenas, observando a ficha que o professor mostrar (ficha com o desenho e seu respectivo nome).
ü Identificar em textos diversos, palavras com um número de letras estabelecido pelo professor.
ü Identificar semelhanças e diferenças entre palavras (número de letras, letra inicial, letra final, tipo de letras, etc).
ü Recortar de revista e jornais, palavras que começam ou terminam com a letra indicada pela professora.
ü Agrupar embalagens e ou rótulos que começam com determinada letra, que tenham determinado número de letras, etc.
ü Relacionar, com a ajuda do professor, desenhos com seus respectivos nomes.
ü Identificar letra e ou palavras iguais, escritas com diferentes tipos de letras.
ü Identificar letras ditadas pelo professor (bingo)
ü Relacionar palavras ilustradas com palavras sem ilustração (jogo da memória, bingo)
ü Identificar palavras repetidas em textos.
ü Identificar letras repetidas em palavras.
ü Identificar nomes diversos em caça-palavras.
ü Identificar as sílabas de palavras conhecidas e relaciona-las montando quebra-cabeças.
ü Confeccionar a caixa de palavras.
ü Selecionar palavras para colocar em sua caixa de palavras.
ü Escrever as palavras selecionadas e ilustra-las para colocar na caixa.
ü Classificar palavras que se parecem: começam com a mesma letra, possuem o mesmo número de letras, palavras grandes, palavras pequenas, etc.
ü Memorizar a escrita de palavras (palavras referências)


Jogos
ü Jogar com os colegas, diferentes tipos de jogos:
Bingo de letras, de letras iniciais de nomes, de nome, etc.
Memória de letras, nomes, desenhos, etc.

Dominós de letras, associando nomes e letras iniciais, nome e desenho, etc.
Baralho de nomes, nome e figuras, etc.
Quebra-cabeças variados com nomes, letras, nomes e desenhos, etc.
Pescaria de nomes, letras iniciais ou letras do alfabeto.
Jogos com cartões: parear cartões com nomes iguais, parear cartões com desenhos e nomes, parear cartões com letras iguais, etc.
Jogos com alfabeto móvel: quem forma primeiro nomes próprios, de desenhos, de objetos, etc.; cobrir fichas; separar e agrupar letras iguais; classificar letras segundo o número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.


Álbuns
Organizar álbuns diversos:
De rótulos e embalagens
De nomes e retratos
De história de vida do aluno
De personagens de histórias         




Nome:_________________________________________________________________________
Data: _____/____/_____.

1- OBSERVE OS DESENHOS E MARQUE A RESPOSTA CERTA:
( ) O MENINO CORRE NA RUA.
( ) O MENINO SOLTA PIPA.
( ) A MENINA GOSTA DE BRINCAR.
( ) O MENINO FOGE.

__________________________________________________________________________
2- OBSERVE A GRAVURA E ESCREVA UMA FRASE:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
  1. 3- O QUE VOCÊ ACHA QUE A MÔNICA ESTÁ PENSANDO?
    a) ( ) Num plano para bater no Cebolinha 
    e Cascão
    b) ( ) No encontro que teve com o garoto que gosta.

    c) ( ) No prato delicioso que a mamãe fez no
     almoço.

    ________________________
                                                     TEXTO 1-



























  1.                                                           TEXTO 1-
    SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR TEXTO 1
    TÓPICOS:
    1-Leitura: Compreensão,  Análise e Avaliação
    2-Usos Sociais da leitura e da escrita
    3-Apropriação do Sistema Alfabético




    COMPETÊNCIA OU
    CAPACIDADE:
    INTERPRETAÇÃO de Informações implícitas em textos.
    * Localização de informações explicita em textos
    * Coerência e coesão no processamento de textos
    * Implicações do gênero  E do suporte na compreensão de textos
    * Reconhecimento da palavra como unidade gráfica
    * Leitura de palavras e pequenos textos
    * Aquisição de consciência fonológica

    DESCRITOR:
    1-Formular Hipóteses
    2- Identificar assuntos do texto;
    3-Inferir informações em textos.
    4- Localizar informações explicita
    5- Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de 
    elementos da cadeia referencial do texto
    6- Identificar gêneros textuais diversos.
    7- Reconhecer a finalidade de gêneros textuais diversos

    8-Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de
     palavras em textos escritos. 
    9-Ler palavra
    10-(Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (consciência silábica)
    11-Identificar sons de sílabas ( consciência fonológica e fonêmica

    QUESTÕES PROPOSTAS:
    1-A partir das imagens, de que assunto você acha que vai tratar este texto?
    Identificar assunto de texto?
    2- Do que o texto fala?
    Ou qual o assunto do texto? (Após leitura festa de aniversário)
    3-Quem será que escolheu o tema da festa? (Os familiares, já que o menino tem apenas
     um ano).   Por que será que escolheram este tema?
    4- - Quem é o aniversariante?
    - Qual o dia da comemoração?
    - Qual a hora?
    - Qual o endereço?
    - Qual o tema da festa?
    5-Qual é o nome deste gênero textual?
    6- Para que serve um convite?
    7-   Quantas palavras tem a primeira linha?
    8- Localize pra mim onde está escrito a palavra Anderson. (Faça um x)
    9- Quantas sílabas têm a palavra: Anderson
    10- Qual é a 1ª sílaba? E a última? Que palavras começam com Pa ou com P ?
    ___________________________________________________________________

    TEXTO -  2
    SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR TEXTO 2
                                             TÓPICOS:
    1-Leitura: Compreensão,  Análise e Avaliação
    2-Usos Sociais da leitura e da escrita
    3-Apropriação do Sistema Alfabético




    COMPETÊNCIA OU
    CAPACIDADE:
    INTERPRETAÇÃO de Informações implícitas em textos.
    * Localização de informações explicita em textos
    * Coerência e coesão no processamento de textos
    * Implicações do gênero  E do suporte na compreensão de textos
    * Reconhecimento da palavra como unidade gráfica
    * Leitura de palavras e pequenos textos
    * Aquisição de consciência fonológica

    DESCRITOR:
    1-Formular Hipóteses
    2- Identificar assuntos do texto;
    3-Inferir informações em textos.
    4- Localizar informações explicita
    5- Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de 
    elementos da cadeia referencial do texto
    6- Identificar gêneros textuais diversos.
    7- Reconhecer a finalidade de gêneros textuais diversos
    8-Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de
     palavras em textos escritos. 
    9- 
    Compreender a função de segmentação de espaços em
     branco na delimitação de palavras em textos escritos.
    10-(Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (consciência silábica)
    11-Identificar sons de sílabas ( consciência fonológica e fonêmica


    QUESTÕES PROPOSTAS:
    1- A partir das imagens, de que assunto você acha 
    que vai tratar este texto?
    2-Após leitura: Do que o texto fala?
    Ou qual o assunto do texto? (Festival de Férias)
    3-A quem se destina este texto? (às crianças)
    As roupas fantasiadas das crianças indicam o quê? 
    ( que vai acontecer atividades legais que as crianças adoram,
     como a pintura, o teatro).
    4-- O que vai ter no Festival de férias?
    - Qual é a data que vai acontecer?
    -Onde os interessados deverão buscar maiores 
    informações sobre a programação? (site)
    5-Por que “FESTIVAL DE FÉRIAS” está escrito em
    Letras coloridas, grandes e desalinhadas?
    6-Qual é o nome deste gênero textual?
    7- Para que serve um anúncio?
    8-“FESTIVAL DE FÉRIAS”
    - Quantas palavras?
    - Qual é a palavra menor?
    - E a maior?
    9-Quantas sílabas têm a palavra “FESTIVAL”? E a palavra 
    JULHO?
    - Qual das duas tem mais sílabas?
    - Qual palavra neste texto tem menos sílabas?
    10- Na palavra “FESTIVAL”, Qual é a 1ª sílaba? 
    E a última?
     E a mediana? 
    Que outra palavra começa com a sílaba FES? 
    Diga outras palavras que começam com F.
    _________________________________________________
    AGUARDEM, LOGO, LOGO  ESTAREI POSTANDO OS TEXTOS DE NÚMERO
    3, 4, 5, 6, 7, 8, 9,





Nenhum comentário:

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR