PIP - PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA MUNICIPAL
CAPINÓPOLIS -
MG
|
PIP 2013 – E. M. HIGINO GUERRA
-
EUNICE -
CELIA E SONIA – Faz INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA transformando a nossa sala de Supervisão em sala de intervenção.
DESCRITORES
DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 1º ANO
1. Escrever o próprio nome por completo;
2. Representar personagens de história ouvida;
3. Localizar os espaços em branco entre as
palavras, em pequenas frases;
4. Corresponder palavras conhecidas a figuras;
5. Agrupar nomes que se iniciam com a mesma letra;
6. Cumprir instruções de jogos ou brincadeiras
lidas por outrem;
7. Ordenar quadrinhos de histórias obedecendo à
temporalidade;
8. Escrever lista temática
9. Antecipar informações baseando-se nos desenhos;
10. Inferir sentido de uma palavra ou expressão com
base no contexto;
11. Completar palavras, com apoio de desenhos, cuja
lacuna inicial corresponda a silaba simples;
12. Escrever pequenas frases com base em uma figura
___________________________________________________________
MAPA DE
RESULTADOS E GRÁFICO
SIMULADO SETEMBRO 2013
PIP MUNICIPAL
Escola Municipal HIGINO GUERRA
Professora:
______________________________________________________
Nível de compreensão Pré-Silábico:
Trabalho para familiarização com material escrito:
ü Discutir com os
colegas e professor, a função das letras.
ü Pesquisar onde as
letras são encontradas.
ü Seguir com o dedo (ou
só como os olhos), textos lidos pela professora.
ü Manusear variados
materiais escritos (revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos,
embalagens, textos do professor e dos alunos, letras de músicas, poesias,
parlendas, etc).
ü Observar atos de
leitura e escrita do professor, dos pais, etc.
ü Ouvir leituras feitas
pela professora, pais, irmão, amigos (notícias, propagandas, histórias, cartas,
bilhetes, etc).
ü Organizar o Cantinho
de Leitura.
ü Participar da hora de
leitura, utilizando o material do Cantinho de Leitura.
ü Escrever
espontaneamente (listas, nome de objetos, desenhos, rotina do dia, etc).
ü Vincular o texto oral
com o texto escrito:
Criar histórias orais para serem transcritas
pelo professor.
Confeccionar livrinhos ilustrados
Escrever,
com a ajuda do professor, cartas e bilhetes para os colegas.
ü Reescrita coletiva de
histórias.
ü Identificar palavras
e frases em textos, mediante fichas apresentadas pelo professor.
ü Copiar palavras,
frases e pequenos textos.
Trabalho com nomes próprios:
ü Construir o fichário
de nomes.
ü Identificar o próprio
nome, no fichário de nomes.
ü Identificar
diferenças e semelhanças entre o próprio nome e os nomes dos colegas.
Identificar
a primeira e a última letra do próprio nome e em outros nomes.
ü Identificar em
revistas e jornais as letras do próprio nome e de nome dos colegas e professo-
res.
ü Identificar, no
alfabeto móvel, as letras que formam o nome próprio e os nomes de colegas,
professores, escola, diretora, etc.
ü Construir, utilizando
o alfabeto novel, o nome próprio e o nome de colegas, professores, diretora,
especialistas, etc., consultando o fichário.
ü Identificar letras do
nome próprio e nomes de colegas e professores em diversos gêneros textuais.
ü Identificar a letra
ou letras que faltam no próprio nome e nos nomes de colegas e professo res.
ü Identificar, em
caça-palavras, o próprio nome e outros nomes.
Construir
o próprio nome e outros nomes utilizando alfabeto móvel de variados tipos de
letras.
ü Identificar entre os nomes do fichário, nomes grandes e pequenos.
ü Dar nomes às letras do próprio nome e dos colegas.
ü Identificar nomes com o mesmo número de letras.
ü Identificar nomes com o mesmo número de pedacinhos sonoros
(sílabas), contando nos dedos.
ü Identificar e agrupar
nomes com a mesma letra inicial ou final.
Outras atividades
ü Identificar letras conhecidas em diferentes textos.
ü Escrever letras conhecidas
ü Participar de brincadeiras utilizando contorno de letras no chão
do pátio.
ü Identificar letras dos nomes de personagens de histórias lidas ou
contadas pelo professor.
ü Formar com o alfabeto móvel, palavras grandes e pequenas,
observando a ficha que o professor mostrar (ficha com o desenho e seu
respectivo nome).
ü Identificar em textos diversos, palavras com um número de letras
estabelecido pelo professor.
ü Identificar semelhanças e diferenças entre palavras (número de
letras, letra inicial, letra final, tipo de letras, etc).
ü Recortar de revista e jornais, palavras que começam ou terminam
com a letra indicada pela professora.
ü Agrupar embalagens e ou rótulos que começam com determinada letra,
que tenham determinado número de letras, etc.
ü Relacionar, com a ajuda do professor, desenhos com seus
respectivos nomes.
ü Identificar letra e ou palavras iguais, escritas com diferentes
tipos de letras.
ü Identificar letras ditadas pelo professor (bingo)
ü Relacionar palavras ilustradas com palavras sem ilustração (jogo
da memória, bingo)
ü Identificar palavras repetidas em textos.
ü Identificar letras repetidas em palavras.
ü Identificar nomes diversos em caça-palavras.
ü Identificar as sílabas de palavras conhecidas e relaciona-las
montando quebra-cabeças.
ü Confeccionar a caixa de palavras.
ü Selecionar palavras para colocar em sua caixa de palavras.
ü Escrever as palavras selecionadas e ilustra-las para colocar na
caixa.
ü Classificar palavras que se parecem: começam com a mesma letra,
possuem o mesmo número de letras, palavras grandes, palavras pequenas, etc.
ü Memorizar a escrita de
palavras (palavras referências)
Jogos
ü Jogar com os colegas, diferentes tipos de jogos:
Bingo
de letras, de letras iniciais de nomes, de nome, etc.
Memória de letras, nomes,
desenhos, etc.
Dominós
de letras, associando nomes e letras iniciais, nome e desenho, etc.
Baralho
de nomes, nome e figuras, etc.
Quebra-cabeças
variados com nomes, letras, nomes e desenhos, etc.
Pescaria
de nomes, letras iniciais ou letras do alfabeto.
Jogos
com cartões: parear cartões com nomes iguais, parear cartões com desenhos e
nomes, parear cartões com letras iguais, etc.
Jogos com alfabeto móvel:
quem forma primeiro nomes próprios, de desenhos, de objetos, etc.; cobrir
fichas; separar e agrupar letras iguais; classificar letras segundo o número de
aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.
Álbuns
Organizar álbuns diversos:
De rótulos e embalagens
De nomes e retratos
De história de vida do aluno
De personagens de histórias
|
Nome:_________________________________________________________________________
Data: _____/____/_____.
1- OBSERVE OS DESENHOS E MARQUE A RESPOSTA CERTA:
( ) O MENINO CORRE NA RUA.
( ) O MENINO SOLTA PIPA.
( ) A MENINA GOSTA DE BRINCAR.
( ) O MENINO FOGE.
__________________________________________________________________________
2- OBSERVE A GRAVURA E ESCREVA UMA FRASE:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
- 3- O QUE VOCÊ ACHA QUE A MÔNICA ESTÁ PENSANDO?
a) ( ) Num plano para bater no Cebolinha
e Cascão
b) ( ) No encontro que teve com o garoto que gosta.
c) ( ) No prato delicioso que a mamãe fez no
almoço.
________________________TEXTO 1-
- TEXTO 1-SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR TEXTO 1TÓPICOS:1-Leitura: Compreensão, Análise e Avaliação2-Usos Sociais da leitura e da escrita3-Apropriação do Sistema AlfabéticoCOMPETÊNCIA OUCAPACIDADE:* INTERPRETAÇÃO de Informações implícitas em textos.* Localização de informações explicita em textos* Coerência e coesão no processamento de textos* Implicações do gênero E do suporte na compreensão de textos* Reconhecimento da palavra como unidade gráfica* Leitura de palavras e pequenos textos* Aquisição de consciência fonológicaDESCRITOR:1-Formular Hipóteses2- Identificar assuntos do texto;3-Inferir informações em textos.4- Localizar informações explicita5- Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação deelementos da cadeia referencial do texto6- Identificar gêneros textuais diversos.7- Reconhecer a finalidade de gêneros textuais diversos8-Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação depalavras em textos escritos.9-Ler palavra10-(Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (consciência silábica)11-Identificar sons de sílabas ( consciência fonológica e fonêmicaQUESTÕES PROPOSTAS:1-A partir das imagens, de que assunto você acha que vai tratar este texto?Identificar assunto de texto?2- Do que o texto fala?Ou qual o assunto do texto? (Após leitura festa de aniversário)3-Quem será que escolheu o tema da festa? (Os familiares, já que o menino tem apenasum ano). Por que será que escolheram este tema?4- - Quem é o aniversariante?- Qual o dia da comemoração?- Qual a hora?- Qual o endereço?- Qual o tema da festa?5-Qual é o nome deste gênero textual?6- Para que serve um convite?7- Quantas palavras tem a primeira linha?8- Localize pra mim onde está escrito a palavra Anderson. (Faça um x)9- Quantas sílabas têm a palavra: Anderson10- Qual é a 1ª sílaba? E a última? Que palavras começam com Pa ou com P ?___________________________________________________________________TEXTO - 2SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR TEXTO 2TÓPICOS:1-Leitura: Compreensão, Análise e Avaliação2-Usos Sociais da leitura e da escrita3-Apropriação do Sistema AlfabéticoCOMPETÊNCIA OUCAPACIDADE:* INTERPRETAÇÃO de Informações implícitas em textos.* Localização de informações explicita em textos* Coerência e coesão no processamento de textos* Implicações do gênero E do suporte na compreensão de textos* Reconhecimento da palavra como unidade gráfica* Leitura de palavras e pequenos textos* Aquisição de consciência fonológicaDESCRITOR:1-Formular Hipóteses2- Identificar assuntos do texto;3-Inferir informações em textos.4- Localizar informações explicita5- Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação deelementos da cadeia referencial do texto6- Identificar gêneros textuais diversos.7- Reconhecer a finalidade de gêneros textuais diversos8-Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação depalavras em textos escritos.9-
Compreender a função de segmentação de espaços embranco na delimitação de palavras em textos escritos.10-(Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas (consciência silábica)11-Identificar sons de sílabas ( consciência fonológica e fonêmicaQUESTÕES PROPOSTAS:1- A partir das imagens, de que assunto você achaque vai tratar este texto?2-Após leitura: Do que o texto fala?Ou qual o assunto do texto? (Festival de Férias)3-A quem se destina este texto? (às crianças)As roupas fantasiadas das crianças indicam o quê?( que vai acontecer atividades legais que as crianças adoram,como a pintura, o teatro).4-- O que vai ter no Festival de férias?- Qual é a data que vai acontecer?-Onde os interessados deverão buscar maioresinformações sobre a programação? (site)5-Por que “FESTIVAL DE FÉRIAS” está escrito emLetras coloridas, grandes e desalinhadas?6-Qual é o nome deste gênero textual?7- Para que serve um anúncio?8-“FESTIVAL DE FÉRIAS”- Quantas palavras?- Qual é a palavra menor?- E a maior?9-Quantas sílabas têm a palavra “FESTIVAL”? E a palavraJULHO?- Qual das duas tem mais sílabas?- Qual palavra neste texto tem menos sílabas?10- Na palavra “FESTIVAL”, Qual é a 1ª sílaba?E a última?E a mediana?Que outra palavra começa com a sílaba FES?Diga outras palavras que começam com F._________________________________________________AGUARDEM, LOGO, LOGO ESTAREI POSTANDO OS TEXTOS DE NÚMERO
3, 4, 5, 6, 7, 8, 9,
Nenhum comentário:
Postar um comentário