Projeto: Esquema – Corporal e Órgãos
dos Sentidos:
Projeto:
Esquema – Corporal e Órgãos dos Sentidos:
Alunos
Atendidos:Crianças no período
Pré-Escolar – 1o ou 2o ciclo de Educação Infantil.
Período: ( Mês em que será trabalhado)
Duração: De duas a três semanas.
Objetivos:
No final do projeto
os alunos deverão ser capazes de:
* Identificar todas as partes do corpo;
* Conhecer as partes do corpo;
* Reconhecer os sentidos;
· Identificar e diferenciar as partes do próprio
corpo com as partes do corpo dos amigos;
* Vestir-se e desvestir-se sozinhos.
O professor deverá:
* Estimular as crianças a: rolar,
agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas –
Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;
* Estimular o raciocínio e a atenção;
* Estimular a Socialização
* Estimular as crianças a explorar todos
os 5 sentidos de forma abrangente.
Culminância:
· Ginástica orientada com músicas;
· Montagm de um mural e de dois bonecões
para brincar e enfeitar a sala de aula.
“O
coração da criança é campo favorável a semeadura do bem”
Iniciando
o projeto com uma dinâmica...
Auto-retrato:
Objetivos:
· Explorar a forma
corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação.
Desenvolvimento:
· Num primeiro momento
organizar a turma em trios e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um
aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e
para trás pelos dois colegas.
· Numa segunda
brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma “marionete”-
deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes
posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar. Sugerir
que revezem dentro do grupo de três.
· Numa terceira
brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os
alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto,
braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
· Em seguida, cada
aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas
contornem o perfil do seu corpo;
· Todos com seus perfis
contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que
o identifiquem;
· É interessante que
tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe
antes de desenhar;
· Concluir com a
montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.
Na
“rodinha”:
· Num segundo momento o
professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca,
nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta
pergunta para
Cada parte do corpo que for citada.
· Deixar que os alunos
se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.
· Ao fim da conversa
sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as
quais as crianças adoram e encontram-se em um dos CDs que acompanha o presente
projeto:
AS PARTES DO CORPO
Música: cd da Xuxa
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
· Cantar a música
dramatizando-a;
· Pedir que as crianças mostrassem as partes do corpo
em si e nos amigos;
· Mostrar gravuras e pedir que indiquem as partes do
corpo.
2 - Pop Pop:
Coloque a mão para frente,Coloque a mão para o lado,
Coloque a mão para frente,Balança ela agora
Eu danço pop pop Eu danço pop pop
Eu danço pop pop Assim é bem melhor!
( Repetir com todas as partes do corpo possíveis. )
· Cantar a música dramatizando-a .
3 - Remexo:
Ponha a mão na cabeça Ponha a mão na cintura
Dá um abraço no corpo Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh! Piaba Sai lá da lagoa.
· Cantar a música dramatizando-a.
|
Relaxamento...
Aproveitar a excelente fase da cantora e apresentadora Xuxa e do
estímulo que provoca nas crianças, concluir com o relaxamento da música: Feche
os olhos – Do CD Xuxa só para baixinhos 1 – Contém em um dos CDs que acompanham
o presente projeto.
Todas as músicas contidas no CD que acompanha o projeto são excelentes para serem
trabalhadas de forma dramatizada, como uma ginástica cantada.
Se
meu corpo falasse...
Ler
de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de Ziraldo.
Comentar
com os alunos o tema principal dos livros: As partes do corpo e seus
sentimentos, pensamentos, ações, ideais e planos futuros.
Propor
aos alunos que imaginando a voz de cada parte do corpo respondam perguntas
como: Se o nariz falasse, o que ele diria?
E
o dente cariado? E os seus pés depois de você andar muito? E a barriga quando
você come demais?
Após
esta etapa, quando o grupo estiver bastante incentivado pedir que as crianças
façam perguntas para as partes do corpo dos amigos.
Deixar
que as crianças expressem suas idéias, pensamentos, elaborem suas frases,
intervindo o menos possível – mas estimulando sempre, mostrando interesse na
brincadeira.
Em
um segundo momento o professor – dinamizador deve propor que a turma divida-se
em grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo – Modelo em anexo.
Deixar que os alunos montem e desmontem enquanto houver interesse.
É interessante apresentar um cartaz com as partes do corpo e deixar fixo
na sala de aula.
Montar bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar
que brinquem a vontade por algum tempo – Modelos em anexo.
Os
Sentidos...
Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observado no espelho,
dançando, tocando-o, relaxando... Passar para a segunda fase do projeto:
Explorar os sentidos.
- Visão:
: Mostrar figuras coloridas pequenas,
médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar
de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e
como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a
pergunta: Para que servem nossos olhos?
- Audição
Brincar de
identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar
bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em
silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a
importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem
nossos ouvidos?
· Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de
olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os
até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
- Paladar
Brincar de provar diferentes tipos
de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da
língua, de nosso paladar.
- Tato
· : Brincar de sentir
diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.)
– provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O
professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos
das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão
tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de
olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.
Brincar
com o corpo e com os sentidos...
O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:
· Pular em um pé som ao
ritmo de uma música;
· Andar em cima de uma
linha traçada no chão com uma bola na mão;
· Subir e descer
escadas ao ouvir determinados sons;
· Engatinhar, saltar,
com ritmo ou livremente;
· Virar cambalhota com
auxílio do professor em um colchonete;
· Vestir e
desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;
· Dançar em diferentes
ritmos;
· Pular entre bambolês;
· Imitar animais;
· Andar em curvas;
· Arremessar e agarrar
bolas;
· Brincar de Chefinho
mandou;
· Brincar de
Morto-Vivo;
· Brincar de Estátua;
· Brincar de
cabra-cega;
· E inúmeras outras
atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e
desejo do professor...
Sugestões
de Alguns Jogos de Trabalho com
corpo e explorando os sentidos:
1
– Caçador de tartarugas:
Os jogadores dispersam-se pelo pátio: são as tartarugas. Ao sinal, o
caçador sai correndo para pegar as tartarugas. Estas evitarão ser apanhadas deitando-se
de costas, pernas e braços encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas.
Enquanto estiverem nesta posição, não poderão ser caçadas. O jogador que for
apanhado será eliminado.
2
– Jogo das Cores:
Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor.
Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar
em algo da cor indicada.
3
– Me dá um abraço:
Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal especificado: Três
palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem correr e encontrar um
amigo para abraçar.
4
- Lobos e Carneirinhos:
Formação:
Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As
crianças são divididas em dois grupos: lobos e Carneirinhos. Cada grupo se
coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para o grupo dos
Carneirinhos.
Desenvolvimento:
Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais silenciosamente
possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximo deles o professor
diz: “Cuidado com os lobos”!Estes, então, voltam-se rapidamente em partem em
perseguição aos Carneirinhos. Os Carneirinhos apanhados antes de alcançar a
linha original ( de onde vieram) passam a ser lobos. Na repetição da
brincadeira invertem-se os papéis.
Sugestão:
Antes de proporcionar essa brincadeira, é interessante que se explore o que se
sabe e se discuta sobre esses animais: Como são? Quem já viu um carneirinho?
Quem já viu um lobo? Onde? Quando? Se viu, o que achou do animal? Vamos imitar
um lobo? Vamos imitar um carneirinho?
O
professor deve explorar o tema de acordo com o interesse das crianças.
5
- Onça Dorminhoca:
Formação:
Formar com os alunos uma roda grande. Cada criança fica dentro de um pequeno
círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada
de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.
Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus
lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar
a onça gritando-lhe: “Onça dorminhoca”! Inesperadamente, a onça acorda e corre
para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças
procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.
Sugestão: O professor poderá proporcionar um estudo sobre a
onça, de acordo com o interesse das crianças: Quem já viu uma onça?
Aonde?
Quando?
Como
ela é? Como vive? O que come?
Quem
quer imitá-la?
Confeccionar
uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça.
Partindo
deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um
personagem seu relativo à brincadeira.
6
- Corrida do Elefante:
Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas
separada utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço
passando pelo espaço vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de
elefante).
Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os
demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o
nariz). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador,
adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso.
Sugestão: As
crianças, durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.
Sempre
é bom...
· Trabalhar com
parlendas, adivinhas, trava-línguas;
· Desenhar livremente
ou de maneira orientada – Exemplo: Desenhe seus olhos.
· Trabalhar pesquisas.
Deixar que as crianças recortem e colem diferentes figuras de corpo humano;
· Usar as cantigas e
brincadeiras de roda;
· Modelar bonecos,
procurando colocar todas as partes do corpo;
Para
finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças
feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e
caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para
revisar tudo que já trabalharam.
Autoria:
Patrícia Fontes
Modelos de Quebra – cabeças das partes do corpo:
Modelos de Bonecos Articulados:
Modelos de Bonecos Articulados:
- Xerocar 2 vezes para cada aluno;
- Propor que as crianças pintem os modelos;
- Colar em papel cartão;
- Prender as partes do corpo com bailarina para maior resistência.
- E estará pronto para brincar!
· Colar atras de uma cartolina ou de um
papel cartão
· Plastificar
· Recortar no pontilhado
· Estão prontos os quebra-cabeças para as
crianças brincarem de formar os corpos da menina e do menino
Modelos de Bonecos Articulados:
- Xerocar 2 vezes para cada aluno;
- Propor que as crianças pintem os modelos;
- Colar em papel cartão;
- Prender as partes do corpo com bailarina para maior resistência.
- E estará pronto para brincar!
cole lã da cor de seus cabelos na cabeça da figura e complete o rosto recortando e colando os órgãos do sentido nos lugares cor
A importância do brincar com o corpo na Educação Infantil:
Durante muito tempo as creches, Pré-Escolas ou Jardim de Infâncias foram consideradas locais para deixar a criança com alguém de segurança para os pais poderem exercer seus trabalhos, ou, no máximo, um local para brincar. Hoje sabemos a importância e o papel pedagógico, educativo, social desta fase da criança.
Pesquisas demonstram que quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianças com menos de 6 anos desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente.
A nós educadores cabe propiciar atividades diversificadas e criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores.
Autoria do Projeto: Patrícia Fonte
& Tel: ( 0xx21) 2549.2590