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21 de ago. de 2010

HISTÓRIA DAS TICs EM MINHA VIDA

SINTESE - HISTÓRIA DAS TICS EM MINHA VIDA
 Atividade da página 28. (curso de 40 horas) A TECNOLOGIA EM MINHA VIDA. SÍNTESE.
      Puxa! Como hoje as coisas são diferentes. Lembro-me de quando ainda era criança e vi pela primeira vez uma televisão na casa de uma vizinha, a querida D. Laci. Foi então que passei a ficar toda noite na janela de sua casa assistindo a novela em preto e branco. Quando meus pais compraram uma... Anos 70.Que espetáculo! Já era colorida e quantas saudades eu sinto dos programas: Vila Sésamo, Xazan e Xerife e sua camicleta, Sítio do Pica pau Amarelo (1ª versão). São tantas lembranças...
          E a evolução do rádio. Minha mãe gostava muito de ouvir os programas de Eli Correia, Zé Betio, Matheus Iensen pelas ondas sonoras da rádio Tupi, rádio Globo e rádio de Curitiba Ondas de Paz.. E a radiola? Meu Deus! Aquilo sim era grande! Colocava-se um disco de vinil para rodar e em cima dele um braço com uma agulha que ajudava a produzir o som e ali eu e meu irmão ficávamos ensaiando os hinos que íamos cantar nas noites de domingo na igreja. Hoje, que potência são os sons: CDs, DVDs, MP3, etc., em nossa casa, nem queremos mais o antigo vídeo cassete e já estamos gravando todas as fitas para DVDs. Quando comecei a trabalhar como professora, (1983), trabalhávamos com muitas cantigas de roda. Música... era no antigo gravador, passávamos a fita cassete e era o maior sucesso. Como as crianças adoravam aqueles momentos. E quando assistiram uma aula pela primeira vez na tv. Foi demais. Mimeografo era a maior tecnologia. Depois chegou o reto projetor, e então, elaborávamos algumas aulas nas lâminas, slaids, e esses recursos eram muito bons. Xerox... Só veio muito depois. Em 1994/95, pude iniciar meu primeiro curso de informática (MSDOS), pois já percebia que logo íamos precisar desta tecnologia. Já dava para fazer em planilhas boletins, digitávamos textos e salvava nos discos grandes (nem lembro o nome) e depois chegaram os disquetes, hoje salvamos nos cds e pendráveis. Quando apareceu a versão windows 97, que sucesso! Conseguimos digitar nossos planos de aula, projetos interdisciplinares e imprimir aulas e isso já achávamos o máximo. Imaginem, hoje algumas escolas já possuem laboratórios de informática, onde cada aluno pode acessar a internet e fazer suas pesquisas, fazer atividades lúdicas e de diversas disciplinas. Continuo trabalhando com alguns alunos no computador da Escola (supervisão) e estamos sonhando com o nosso laboratório de informática para o ano de 2010, e sonho que não se sonha sozinho... Pode se tornar realidade.
Eunice Mendes de Oliveira.Escola Municipal Higino Guerra.Capinópolis - MG.

Anotação aluno: PRÁTICA PEDAGÓGICA" Estudar o papel do professor e sua competência – Trabalho por Projetos Ao assistirmos o vídeo, percebemos, que há uma preocupação por parte de alguns educadores acerca do seu papel diante das tecnologias e o trabalho por projetos. Muitos já estão se beneficiando das tecnologias, trocaram a velha máquina de escrever por um Computador, onde já elaboram suas avaliações. E estão em busca de qual tecnologia será melhor para desenvolver certas habilidades e competências em determinado conteúdo e as vezes já até fazem uso de algumas de acordo com a necessidade e com objetivo, onde os exercícios devam estar sendo trabalhado de maneira interdisciplinar. Vimos que para muitos alunos, uma aula com uso de tecnologias ajuda muito na assimilação do conteúdo, a aula fica mais alegre, dinâmica e s alunos participam mais. O que precisa melhorar ou até mesmo adquirir é o domínio destas tecnologias em sala de aula.Saber utilizar, manusear as mídias ( retro- projetor, data show, DVD, laboratórios de informática, etc), além de saber em qual conteúdo realmente elas se aplicariam, dependendo do contexto e do tipo de projeto que estamos trabalhando.

EDUCAÇÃO VIRTUAL: CURSO e-Proinfo 2010 / por Eunice Mendes


ATIVIDADES A DISTÂNCIA                -             REFLEXÃO
TEMA: Aprendizagem continuada ao longo da vida.
          A aprendizagem é uma atividade contínua que se estende ao longo da vida. Hoje percebemos que a vontade de aprender vai além das necessidades exigidas  pelo mercado, e um bom exemplo desta tese são os jovens da terceira idade, onde para eles aprender se tornou uma maneira de se divertir, de ocupar melhor a mente, de preencher o tempo e de estar em sintonia com a atualidade.
          Mas o que é realmente aprender? Precisamos entender que ao repassarmos uma  informação, um fato do livro ou da internet, ela até poderá ficar armazenado na mente de alguém, gerando um conhecimento fraco. Mas para que este alguém realmente obtenha conhecimento que lhe apraz, conhecimento significativo, é preciso que o sujeito saiba processar, interpretar a informação recebida e aplicá-la no seu dia-a-dia, convertendo este conhecimento em algo para a sua vida pessoal, pois aprendemos e ensinamos porque temos que resolver problemas reais e interagir com demais pessoas e objetos.
         A escola tem a função de formalizar aquilo que o individuo já faz intuitivamente. E ela deve fazer isso, mas sem perder o encantamento de aprender, uma vez que as pessoas  adotaram predisposições que variam em um processo contínuo entre o de caçador-ativo e a de receptor-passivo que são diferentes predisposições de aprendizagem que acontecem nos diferentes períodos da nossa vida. Embora a nossa cultura, algumas escolas, e os meios de comunicação ainda fazem uso da predisposição de aprendizagem RECEPTOR-PASSIVO, para nós efetivos aprendizes, o melhor é reconhecermos qual é o nosso estilo pessoal de aprender para que possamos usar as predisposições de aprendizagem adequada àquilo que queremos aprender. Isto significa saber altenar essas duas modalidades (caçador-ativo ou receptor-passivo) de forma complementar e não antagônica. Para tanto é preciso que o aprendiz tenha:
1-     Predisposição de aprender;            2- Ambiente de aprendizagem organizado;
3-     Agentes de aprendizagens ( Pessoas capazes de ensinar).
           Aprendemos de maneira diferente e hoje percebemos que algumas Instituições, lentamente, vem acompanhando e investindo em sua estrutura física e administrativa, alterando seus métodos e práticas pedagógicas com aulas e assuntos curriculares diferenciados da que é vista em escolas tradicionais. Como exemplo nessas mudanças podemos citar:
·        Teorias da informática na educação;
·        Teorias da interdisciplinaridade;
·        Discussão em grupo;
·        Cultivo à heterogeneidade de idéias
·        Ênfase na qualidade de formação e empenho dos alunos, uma vez que o conhecimento é construído dentro de um contexto que lhe dá sentido.
         Atualmente a aprendizagem tem sido vista de forma mais ampla, que não se liga apenas ao domínio de informações ou conteúdos escolares. Em cada proposta desenvolvida, os alunos vão ampliando suas possibilidades de buscar e relacionar informações e de se posicionarem de forma crítica e ativa, fazendo uso do que aprenderam dentro e fora da escola de maneira satisfatória.
          Tudo isso vem contribuindo para atender as necessidades do individuo em cada etapa de seu viver, tentando tornar assim a aprendizagem significativa, efetiva e prazerosa.

EDUCAÇÃO VIRTUAL: CURSO e-Proinfo 2010 / por Eunice Mendes

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MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

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