Atividade da página 28. (curso de 40 horas) A TECNOLOGIA EM MINHA VIDA. SÍNTESE.
Puxa! Como hoje as coisas são diferentes. Lembro-me de quando ainda era criança e vi pela primeira vez uma televisão na casa de uma vizinha, a querida D. Laci. Foi então que passei a ficar toda noite na janela de sua casa assistindo a novela em preto e branco. Quando meus pais compraram uma... Anos 70.Que espetáculo! Já era colorida e quantas saudades eu sinto dos programas: Vila Sésamo, Xazan e Xerife e sua camicleta, Sítio do Pica pau Amarelo (1ª versão). São tantas lembranças...
E a evolução do rádio. Minha mãe gostava muito de ouvir os programas de Eli Correia, Zé Betio, Matheus Iensen pelas ondas sonoras da rádio Tupi, rádio Globo e rádio de Curitiba Ondas de Paz.. E a radiola? Meu Deus! Aquilo sim era grande! Colocava-se um disco de vinil para rodar e em cima dele um braço com uma agulha que ajudava a produzir o som e ali eu e meu irmão ficávamos ensaiando os hinos que íamos cantar nas noites de domingo na igreja. Hoje, que potência são os sons: CDs, DVDs, MP3, etc., em nossa casa, nem queremos mais o antigo vídeo cassete e já estamos gravando todas as fitas para DVDs. Quando comecei a trabalhar como professora, (1983), trabalhávamos com muitas cantigas de roda. Música... era no antigo gravador, passávamos a fita cassete e era o maior sucesso. Como as crianças adoravam aqueles momentos. E quando assistiram uma aula pela primeira vez na tv. Foi demais. Mimeografo era a maior tecnologia. Depois chegou o reto projetor, e então, elaborávamos algumas aulas nas lâminas, slaids, e esses recursos eram muito bons. Xerox... Só veio muito depois. Em 1994/95, pude iniciar meu primeiro curso de informática (MSDOS), pois já percebia que logo íamos precisar desta tecnologia. Já dava para fazer em planilhas boletins, digitávamos textos e salvava nos discos grandes (nem lembro o nome) e depois chegaram os disquetes, hoje salvamos nos cds e pendráveis. Quando apareceu a versão windows 97, que sucesso! Conseguimos digitar nossos planos de aula, projetos interdisciplinares e imprimir aulas e isso já achávamos o máximo. Imaginem, hoje algumas escolas já possuem laboratórios de informática, onde cada aluno pode acessar a internet e fazer suas pesquisas, fazer atividades lúdicas e de diversas disciplinas. Continuo trabalhando com alguns alunos no computador da Escola (supervisão) e estamos sonhando com o nosso laboratório de informática para o ano de 2010, e sonho que não se sonha sozinho... Pode se tornar realidade.
Eunice Mendes de Oliveira.Escola Municipal Higino Guerra.Capinópolis - MG.
Anotação aluno: PRÁTICA PEDAGÓGICA" Estudar o papel do professor e sua competência – Trabalho por Projetos Ao assistirmos o vídeo, percebemos, que há uma preocupação por parte de alguns educadores acerca do seu papel diante das tecnologias e o trabalho por projetos. Muitos já estão se beneficiando das tecnologias, trocaram a velha máquina de escrever por um Computador, onde já elaboram suas avaliações. E estão em busca de qual tecnologia será melhor para desenvolver certas habilidades e competências em determinado conteúdo e as vezes já até fazem uso de algumas de acordo com a necessidade e com objetivo, onde os exercícios devam estar sendo trabalhado de maneira interdisciplinar. Vimos que para muitos alunos, uma aula com uso de tecnologias ajuda muito na assimilação do conteúdo, a aula fica mais alegre, dinâmica e s alunos participam mais. O que precisa melhorar ou até mesmo adquirir é o domínio destas tecnologias em sala de aula.Saber utilizar, manusear as mídias ( retro- projetor, data show, DVD, laboratórios de informática, etc), além de saber em qual conteúdo realmente elas se aplicariam, dependendo do contexto e do tipo de projeto que estamos trabalhando.