EUNICE MENDES
UNIDADE I
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
Ativ-1_1 ALUNA DO CURSO: Eunice Mendes de Oliveira Tema: Quem sou como professor e aprendiz?
Quem sou como professor e aprendiz? (Ativ1_1_Eunice.txt) | Ativo |
___________________________________________________________________________________
Ativ-1_2 REFLEXÃO TEMA: Aprendizagem continuada ao longo da vida.
APRENDIZAGEM CONTINUADA AO LONGO DA VIDA
TECNOLOGIA NA ESCOLA - SUBSIDIOS PARA REFLEXÃO INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIASNA EDUCAÇÃO TEMA: “EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA”
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=18C93040223ADFB479338F41EA5B73E3
__________________________________________________________________________________
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=18C93040223ADFB479338F41EA5B73E3
__________________________________________________________________________________
Ativ_1.3-) Compartilhar as idéias destacadas na entrevista, no Fórum: Educação e Tecnologia.
http://eproinfo.mec.gov.br/forumnovo_lis2.php?sid=9568352E00FDA684C5049994A44B608B&af=&codmensagempai=2348304&codturma
http://eproinfo.mec.gov.br/forumnovo_lis2.php?sid=9568352E00FDA684C5049994A44B608B&af=&codmensagempai=2348304&codturma
_________________________________________________________________________________
escola e dos modos de como são utilizadas.
tecnologias existentes na escola (ativ1_4_eunice.doc)http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=18C93040223ADFB479338F41EA5B73E3 | Ativo |
___________________________________________________________________________________
Ativ_1.5_Eunice
Tecnologia_na_escola_unidade2.pdf - biblioteca material do aluno
__________________________________________________________________
1.6 ASSISTIR VÍDEO: O USO DOS RECURSOS TECNÓLOGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
http://www.youtube.com/watch?v=ktCZ6v6-Xcw
diario de bordo
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=20D3BEE4FB621D347D67E02AA92F26DE
http://www.youtube.com/watch?v=ktCZ6v6-Xcw
diario de bordo
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=20D3BEE4FB621D347D67E02AA92F26DE
_________________________________________________________
1-7 REALIZAR UMA PESQUISA SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM PROJETOS.
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=20D3BEE4FB621D347D67E02AA92F26DE
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=20D3BEE4FB621D347D67E02AA92F26DE
Realizar uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos. (Ativ1_7_Eunice.pdf) | Ativo |
_________________________________________________________________
(ATIVIDADE 1.8-) Analise do documento: "Trabalho por Projetos"
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 2.1 NAVEGAR PELA WIKIPÉDIA E ENCONTRAR LINKS INTERESSANTES E DEPOIS COMPARTILHAR COM OS COLEGAS DE GRUPO MOSTRANDO QUAIS OS SITES QUE VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTES
EUNICE MENDES DE OLIVEIRA
. Cada bloco do texto pode ter " significados ocultos que o leitor descobre, por vezes por tentativas... Isso aconteceu comigo (Ao premir o cursor, que chama um elemento interativo, surge outro bloco de texto, que, por seu turno, tem outros elos que dele partem. "O texto não existe como páginas enquadradas numa sequência linear, mas sim como uma rede de ecrãs que o leitor ativa", explica José Augusto Mourão.
O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em
ATIVIDADE 2.2B
O QUE É HIPERTEXTO?
O QUE É HIPERTEXTO?
Um texto, com inúmeros percursos a explorar.
Define-o como "um conjunto de nós por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, ou parte de gráficos, sequência sonoras, documentos complexos (eles mesmos hipertextos). Navegar em um hipertexto significa, portanto, desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível, porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira".
"Gostei desta definição de Hipertexto, porque retrata bem tudo o que vimos e lemos ao navegar por diversos sites e links, que íamos encontrando, pois nem tudo foi difícil, porém também não foi fácil, realmente me deparei com páginas complexas, tive dúvidas, outras, consegui tirar conhecimento, tanto dentro do conteúdo, quanto da tecnologia em si. Foi legal, como bem explica
Define-o como "um conjunto de nós por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, ou parte de gráficos, sequência sonoras, documentos complexos (eles mesmos hipertextos). Navegar em um hipertexto significa, portanto, desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível, porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira".
"Gostei desta definição de Hipertexto, porque retrata bem tudo o que vimos e lemos ao navegar por diversos sites e links, que íamos encontrando, pois nem tudo foi difícil, porém também não foi fácil, realmente me deparei com páginas complexas, tive dúvidas, outras, consegui tirar conhecimento, tanto dentro do conteúdo, quanto da tecnologia em si. Foi legal, como bem explica
_______________________________________________________________________________________________
Atividade 2.3 - Eunice e Rosalva
(09/07/2010)
Anotação aluno: ATIVIDADE 2_3_Eunice UNIDADE – 2 - INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA IMPRESSÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE NAVEGAÇÃO
EXPERIÊNCIAS DE NAVEGAÇÃO Comecei a navegar, e de imediato já fazia interação com outros sites, blogs, portais, tudo isso clicando nos endereços de azuis que já ia para outras fontes de pesquisa e com isso fui aprendendo e descobrindo como é interessante navegar pelos sites que ia encontrando ao longo das pesquisas. Só então percebi que o mesmo assunto estava em vários lugares na internet e vi que há sites mais avançados, pois estão repletos de informações, outros com menos escritas, porém mais visuais. Às vezes foi difícil navegar por diversos espaços, na internet, pois não sabia como retornar à página de origem, saindo de vez de todas as janelas que estava pesquisando, e assim tinha que começar tudo novamente. Percebi que navegar na internet, sabendo o que procurar o que pesquisar, é mais fácil, mas mesmo assim é visto que sempre nos perdemos por outros caminhos, onde há encontros e desencontros do que realmente precisamos naquele determinado momento, navegando assim à deriva e ao mesmo tempo encontrando outros assuntos interessantes que me levou a refletir, descobrir novas informações e até aproveitar para navegar por outras questões, outras histórias, levei informações, encontrei e descobri outras, fiz download, fiz inscrições para ser seguidor de blogs, o que achei melhor, foi que navegando assim, também adquiri conhecimentos. Lendo o poema Navegação à Deriva do autor Marcus Vinicius, onde realmente nos sentimos à vontade, navegando sem ser obrigada, sem compromisso com horário, com datas,... À deriva mesmo... É uma experiência legal, livre e operante. Lendo o texto, Pingos nos is , vi como é importante a comunicação em rede, para descobertas que realmente vai fazer a diferença nos vários setores da vida, desde a setor ambiental, quanta a saúde e educação, etc. Lendo os trabalhos dos meus colegas, sei que tenho muito que aprender com eles, mas estou me esforçando e sei que vou conseguir. Atividade 2_3 Navegação em hipertexto. Ativ_2_3_Eunice.doc
Olá colegas,
Realmente a navegação por hipertextos deixa-nos mavavilhadas com leque de informações que se abrem através dos links, oportunizando-nos inesperadas descobertas. Vocês colocaram muito bem o sentimento despertado por descobrir tudo que se encontra encoberto nos links propostos. Quando navegamos perdemos a noção do tempo.
Abraços,
Girlene
_____________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE2.4 -Eunice criando este portifólio
__________________________________________________________________________________________________________
ativ-2-5_Eunice.doc
ativ-2-5_Eunice.doc(09/07/2010)
Anotação aluno: ATIVIDADE 2_3_Eunice UNIDADE – 2 - INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA IMPRESSÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE NAVEGAÇÃO
EXPERIÊNCIAS DE NAVEGAÇÃO Comecei a navegar, e de imediato já fazia interação com outros sites, blogs, portais, tudo isso clicando nos endereços de azuis que já ia para outras fontes de pesquisa e com isso fui aprendendo e descobrindo como é interessante navegar pelos sites que ia encontrando ao longo das pesquisas. Só então percebi que o mesmo assunto estava em vários lugares na internet e vi que há sites mais avançados, pois estão repletos de informações, outros com menos escritas, porém mais visuais. Às vezes foi difícil navegar por diversos espaços, na internet, pois não sabia como retornar à página de origem, saindo de vez de todas as janelas que estava pesquisando, e assim tinha que começar tudo novamente. Percebi que navegar na internet, sabendo o que procurar o que pesquisar, é mais fácil, mas mesmo assim é visto que sempre nos perdemos por outros caminhos, onde há encontros e desencontros do que realmente precisamos naquele determinado momento, navegando assim à deriva e ao mesmo tempo encontrando outros assuntos interessantes que me levou a refletir, descobrir novas informações e até aproveitar para navegar por outras questões, outras histórias, levei informações, encontrei e descobri outras, fiz download, fiz inscrições para ser seguidor de blogs, o que achei melhor, foi que navegando assim, também adquiri conhecimentos. Lendo o poema Navegação à Deriva do autor Marcus Vinicius, onde realmente nos sentimos à vontade, navegando sem ser obrigada, sem compromisso com horário, com datas,... À deriva mesmo... É uma experiência legal, livre e operante. Lendo o texto, Pingos nos is , vi como é importante a comunicação em rede, para descobertas que realmente vai fazer a diferença nos vários setores da vida, desde a setor ambiental, quanta a saúde e educação, etc. Lendo os trabalhos dos meus colegas, sei que tenho muito que aprender com eles, mas estou me esforçando e sei que vou conseguir. Atividade 2_3 Navegação em hipertexto. Ativ_2_3_Eunice.doc
Olá colegas,
Realmente a navegação por hipertextos deixa-nos mavavilhadas com leque de informações que se abrem através dos links, oportunizando-nos inesperadas descobertas. Vocês colocaram muito bem o sentimento despertado por descobrir tudo que se encontra encoberto nos links propostos. Quando navegamos perdemos a noção do tempo.
Abraços,
Girlene
_____________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE2.4 -Eunice criando este portifólio
__________________________________________________________________________________________________________
ativ-2-5_Eunice.doc
Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Atualmente pesquisamos sobre nossa Escola na Internet, sobre as avaliações Externas, onde nossa escola alcançou o nível recomendável, nas avaliações de Matemática e Língua Portuguesa.
Você encontrará maiores informações no meu Blog, no endereço abaixo:
eunicemirandaoliveira.blogspot.com
Navegando e pesquisando na Internet, encontrei no site do Portal do Professor um plano de aula muito interessante sobre Rádio. Fiz um comentário no blog sobre este plano de aula que pesquisei no Portal do Professor
Plano de aula sobre FAZENDO E OUVINDO RÁDIO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage
• Criacao de um hipertexto coletivo formado por pequenas historias
Nesta tarefa quero colocar esta noticia de nossa escola que saiu no site de Capinopolis.com
http://www.capinopolis.com/portal/2010/2253
______________________________________________________________________________________________________________
HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA (Ativ_2_6_Eunice.pdf) material do luno - biblioteca
A ATIVIDADE 2.6 - ALÉM DE ESTAR DESENVOLVENDO ESTA TIVIDADE NA MINHA ESCOLA HIGINO GUERRA, FIZ UMA ATIVIDADE 2.6 TAMBÉM COM A PROFESSORA ROSALVA NA E. M. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES - OS MÚSICOS DE BREMEM.
ATIVIDADE 2_6_Eunice
http://www.facebook.com/home.php?ATIVIDADE 2_6_Eunice
HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA (Ativ_2_6_Eunice.pdf) material do luno - biblioteca
ATIVIDADE 2_6_Eunice
Atividade 2-6 FORUM: Execucao da atividade planejada.
Nós, da Escola Municipal Higino Guerra, desenvolvemos este projeto no 2º Bimestre de 2010 e realmente foi um sucesso. Nossa Professora Marina que faz parte do Conselho do Patrimônio Cultural deu seu depoimento* , bem como os pais de alguns alunos
A culminância deste projeto aconteceu no Parque de Exposição João de Freitas Barbosa, onde os alunos fizeram exposição de seus trabalhos.
Analisando, o desenvolvimento do projeto Patrimônio Cultural – Praça João Moreira de Souza percebemos que fora trabalhado conteúdos de todas as disciplinas (Língua Portuguesa, quando foram feitas entrevistas, trabalho com as músicas, relatórios, históricos, e os escribas que são os próprios alunos com muita responsabilidade e prazer iam organizando os textos, desenvolvendo a leitura, a escrita e a oralidade. História e Geografia – quando era preciso descobrir o espaço/tempo para a construção das maquetes, a história da praça, porque tem este nome, nas entrevistas realizadas, como ela era, como está hoje. Em Ciências, fora trabalhado a parte das plantas (e o que mais chamou a atenção dos alunos fora a árvore ali plantada chamada Pau-Brasil,
Pau-brasil
O nome proveniente da árvore Pau-brasil, chamado assim por causa de sua cor vermelha, que lembrava brasas de fogo; A origem derivada da madeira já era defendida na época colonial, onde cronistas da importância de João de Barros, Frei Vicente do Salvador e Pero de Magalhães Gandavo apresentaram explicações concordantes acerca da origem do nome "Brasil". De acordo com eles, o nome "Brasil" deriva de "pau-brasil", a designação de um tipo de madeira empregada na tinturaria de tecidos. Na época dos descobrimentos, era comum aos exploradores guardar cuidadosamente o segredo de tudo quanto achavam ou conquistavam, a fim de explorá-lo vantajosamente, mas não tardou em se espalhar na Europa que haviam descoberto certa "ilha Brasil" no meio do Atlântico, de onde extraíam o pau-brasil.[1] Essa teoria é oficial e ensinada nas escolas brasileiras e portuguesasque originou o nome do nosso pais), e dos animais que vivem na praça, sua contribuição para o meio ambiente. Em Matemática, trabalhamos quantidade, formas, tamanho, espessura, quantidade, gráficos, tabelas. Etc.).
Foram utilizados diversos materiais didáticos desde o básico para confecções das maquetes, apostilas e acervos de Biblioteca, recursos humanos até o uso das tecnologias mais avançadas: como: máquinas fotográficas, computadores, onde utilizaram para fazer scanners, , relatórios, pesquisas etc.
Durante todo o desenrolar do projeto, observamos a interação entre professores, pais e alunos, enfim de toda a comunidade escolar, bem como a integração com as demais áreas do conhecimento favorecendo uma abordagem curricular interdisciplinar e contextualizada, além do que a Educação Patrimonial, que constitui um campo disciplinar, onde o processo de ensino aprendizagem pode ser dinamizado e ampliado muito além do ambiente escolar.
Os instrumentos de avaliação usados para acompanhar o desenvolvimento do projeto foram: observação, auto-avaliação, participação dos pais, opinando sobre o trabalho, onde relataram que o projeto estimulou muito o interesse dos filhos e que aumentou o assunto para conversar em casa, avaliação formativa e contínua e processual.
*... Este projeto também colaborou com o despertar de uma consciência critica e de responsabilidade para com a preservação do patrimônio em toda a sua expressão e a percepção da relação entre esse com sua identidade pessoal e cultural... Ressaltou a Professora Marina Braga, que também faz parte do Conselho de Patrimônio de Capinópolis.
A culminância deste projeto aconteceu no Parque de Exposição João de Freitas Barbosa, onde os alunos fizeram exposição de seus trabalhos.
________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 2.7 PROJETO OS MÚSICOS DE BREMEM - EUNICE E ROSALVA
POSTADO NO BLOG.
____________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE-2.8- FUNÇÃO DO POSTERS - ATIVIDADES ENVOLVENDO USO DE OBJETOS EM MÍDIAS DIGITAIS - RELATO DA ATIVIDADE PLANEJADA POR ROSALVA E EUNICE
DESCRIÇÃO DO PROJETO - CARACTERISTICAS DA TURMA - DESENVOLVIMENTO - RESULTADOS - CONCLUSÃO - OS MÚSICOS DE BREMEM.
_________________________________________________________________________________________________
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
atividade 2.9 wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capin%C3%B3polis
Capinópolis
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Capinópolis | |
[[Ficheiro:|270px|none|center|]] | |
"" | |
_________________________________________________________________________________________________________________ |
ATIVIDADE 2.10 - ATIVIDADES ENVOLVENDO USO DE OBJETOS EM MÍDIAS DIGITAIS
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS JUNTO AOS PÔSTERES
A FORMIGA E A NEVE
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgajLBVGx8if25wJCaATAm3EsYowTpurHxHTELXDbKhXVizIUf8uyVmrkKR3mHLsvLbPwSSF9ED7TPeh6yUFiRs6AnFbIbpfWbK7OTs8Ww83wgsAi0TVIVPQJRXHPSeeyjPGK2JPgeZPdX_/s1600/Agosto+2010+031.JPG
______________________________________________________________________
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgajLBVGx8if25wJCaATAm3EsYowTpurHxHTELXDbKhXVizIUf8uyVmrkKR3mHLsvLbPwSSF9ED7TPeh6yUFiRs6AnFbIbpfWbK7OTs8Ww83wgsAi0TVIVPQJRXHPSeeyjPGK2JPgeZPdX_/s1600/Agosto+2010+031.JPG
______________________________________________________________________
ATIVIDADE - 2.11- Eunice e Rosalva
________________________________________________________________________________________________Unidade 3: Prática pedagógica e mídias digitais
Atividade 3.1 Eunice
quem sou comop professor e aprendiz
http://www.opasso.com.br/
_________________________________________________________________________________________________
atividade 3.2 -Eunice e Rosalva
fizemos um passeio pelo portaldoprofessor.mec.gov.br ESPAÇO DA AULA - RECURSOS EDUCACIONAIS - DOMÍNIO PÚBLICO - RIVED -
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
ATIVIDADE 3.2 - PASSEANDO PELA INTERNET - PORTAL DO PROFESSOR E SALVANDO VÁRIOS DOCUMENTOS
UNIDADE_3_ATIVIDADE_3.2_EUNICE - PRODUTOS E OBJETOS DO Portaldoprofessor.mec.gov.br
ATIVIDADE 3.2 - PASSEANDO PELA INTERNET - PORTAL DO PROFESSOR E SALVANDO VÁRIOS DOCUMENTOS
UNIDADE_3_ATIVIDADE_3.2_EUNICE - PRODUTOS E OBJETOS DO Portaldoprofessor.mec.gov.br
Visitamos também o RIVED e encontramos produtos de hipermídia com imagens e, textos e animações, bem com simulações que ajudam a provocar ou sistematizar conhecimentos em sala de aula.
Guia do Professor
Guia do Professor
Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano
Introdução
__________________________________________________________________________________________________________________
atividade 3.3 - Eunice e Rosalva
htpp://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action?resouceld=9893
produtos e objetos do portal do professor
_______________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 3.4- EUNICE E ROSALVA
CRIAR UM ESBOÇO INICIAL DE UMA ATIVIDADE COM SEUS PRÓPRIOS ALUNOS, ENVOLVENDO O USO DE OBJEOS E MÍDIAS DIGITAIS.
ALUNOS DA PROFESSORA EUNICE MENDES PLANTAM ÁRVORES NESTE DIA 21 DE SETEMBRO NA ESCOLA MUNICIPAL HIGINO GUERRA
ESCOLA MUNICIPAL HIGINO GUERRA COMEMORA O DIA DA ÁRVORE PLANTANDO IPÊ NA ESCOLA EM PARCERIA COM PROJETO DA MONSANTO:
“PRÓ-VERDE - FAÇA A DIFERENÇA,
_________________________________________________________________________________________________-sexta-feira, 24 de setembro de 2010
__________________________________________________________________________
terça-feira, 5 de outubro de 2010
ATIVIDADE 3.6 PLANEJANDO UMA ATIVIDADE USANDO MIDIAS DIGITAIS -PROJETO POESIA
PROJETO
ESCOLA MUNIPAL HIGINO GUERRA
1º AO 5º ANO DE ESCOLARIDADE.
A poesia é muito importante na vida da gente. Sem ela a vida seria sem magia, menos colorida, menos bonita...
3º E 4º BIMESTRE - 2010
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html
Minhas Aulas
Nome da aula | Acessos | Comentários | Publicação | Tipo |
---|---|---|---|---|
PROJETO POESIA | 0 | 0 | ||
Projeto Patrimônio Cultural – Praça João Moreira de Souza | 0 | 0 |
____________________________
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html_______________________________________________________________________________
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
esta tividade foi copiada do portal do professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html______________________________________________________________________________________________________________
terça-feira, 9 de novembro de 2010
ATIVIDADE 3.8 REGISTRO DAS ATIVIDADES DO PROJETO REALIZADA COM OS ALUNOS VIDEO DA EUNICE COM A ROSALVA
HOJE, DIA 12 DE NOVEMBRO, EU, PROFESSORA EUNICE E A PROFESSORA ROSALVA, ALUNAS DO CURSO E-PROINFO, TRABALHAMOS EM MINHA SALA DE AULA, O PROJETO POESIA, ONDE NOSSOS ALUNOS FIZERAM DOBRADURAS, ESTRELINHAS E O LIVRINHO DA TARTARUGUINHA E DEPOIS NÓS ENSAIAMOS PARA APRESENTAÇÃO DO 1º RECITAL POÉTICO DE NOSSA ESCOLA QUE ACONTECERÁ NO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2010. ASSISTAM O VÍDEO.
METADADOS:
UNIDADE: 03
ATIVIDADE: 3-8
CURSISTAS: EUNICE MENDES E ROSAVA COSTA
ORIENTADORA:MARIA BETHANIA BERNARDES DE ANDRADE BARCELOS
____________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 4-CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS- CONTEXTUALIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE -desenho animado dengue
>unidade 4 - currículos, projetos e Tecnologias
atividade 4-1 Eunice/Rosalva
Unidade 4-1 discussão e debate
_____________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 4-2 Eunice/Rosalva - alunos da professora eunice e sonia pimenta, participam de palestras e assistem vídeos sobre o combate à DENGUE. video fotos video dengue 009.MOV
Atividade 4.2 -
Cursistas: Eunice Mendes e Rosalva Aparecida da Costa
Orientadora: Maria Betânia Bernardes Barcelos,
Mídias Integradas em nosso projeto
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 4-3 -analisando experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
ATIVIDADE 4.3: Análise de experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias.
CURSISTAS: EUNICE E ROSALVA
Orientadora: MARIA BETÂNIA BERNARDES DE ANDRADE BARCELOS.
ATIVIDADE 4.3: Análise de experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias.
CURSISTAS: EUNICE E ROSALVA
Orientadora: MARIA BETÂNIA BERNARDES DE ANDRADE BARCELOS.
______________________________________________________________________________________________________________________________
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
UNIDADE 4-4 : Relato de experiências de uso de tecnologias no currículo -CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS: ESCOLA, CURRÍCULO, IDEOLOGIA E PODER
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
Atividade.4.4 Relato de experiências de uso de tecnologias no currículo.
CURSISTAS: EUNICE M. DE OLIVEIRA E ROSALVA A. COSTA
ORIENTADORA: MARIA BETÂNIA BERNARDES DE ANDRADE BARCELOS
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 4.5
Projeto DENGUE.
Justificativa
- Com a chegada do verão, os riscos de pegar dengue aumentam. Mas para não passar o verão na cama, é só prestar atenção e cortar o mal pela raiz. Neste caso pela água.
Conheçam neste projeto os principais cuidados que se deve ter para deixar sua casa e a vizinhança protegidas do mosquito da dengue.
Se nós fizermos a nossa parte, o mosquito não fará a dele. FIQUE ESPEERTO!!
ORIENTADORA: MARIA BETÂNIA BERNARDES DE ANDRADE BARCELOS
CURSISTAS: EUNICE M. DE OLIVEIRA E ROSALVA A. COSTA
__________________________________________________________________________________________________________________
Ativ.4.6: Plano de aula reelaborado
Atividade 4.6 – Planejamento de aulas Reelaborado
Orientadores: Maria Betânia Bernardes Andrade
Orientadores: Maria Betânia Bernardes Andrade
Planejamento de aulas
CURSISTAS: EUNICE M. DE OLIVEIRA E ROSALVA A. COSTA
________________________________________________________________________________________________________________
Geografia, História e Artes
1. OBJETIVO GERAL
Apresentar ao aluno uma visão vinculada aos problemas ambiental em relação ao transmissor da dengue.
1.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Trabalhar a idéia de ajuda mutua/ solidariedade -
• Apontar os diversos impactos ambientais causados pela ação humana (lixo, descuido com a casa e água parada );
• Apontar os impactos sociais:
2. METODOLOGIA
A aula será dividida em três etapas:
1º – Palestra com a assistente da Dengue em Capinópolis e Exibição do Vídeo:) e, em seguida, um debate sobre os temas apresentados no vídeo;
2º – Continuação do debate da aula anterior. Após o término do debate os alunos foram divididos em grupos contendo 3 componentes. Cada grupo escolheu um tema, de acordo com o que foi discutido, para pesquisar na internet. Para esta tarefa foi concedido 15 minutos. Após esse tempo os alunos formam um círculo para um novo debate com base no conteúdo que encontraram a partir da pesquisa. (Guia do Alfabetizador)
3º – . Foi proposto aos alunos que pesquisassem na internet vídeos que tratassem dos temas discutidos nas atividades, expressando comentários sobre cada um deles. Após serem feitas as pesquisas, foi pedido que os alunos enviassem para os e-mails dos professores e demais pessoas que quisessem mandar os vídeos. 2.1. RECURSOS DIDÁTICOS
- Computador (software Impress ou Power Point);
- Internet;
- Data show.
3. HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
- Compreensão do que Lê, ouve e assiste nos vídeos.
- Compreensão dos termosDengue , dengue hemorrágica – aedes aegypti – combate
4. AVALIAÇÃO
A avaliação consistirá de uma pesquisa em Sites “Youtube”, Domínio Público, TV Escola entre outros, sobre vídeos interessantes que tratem do Projeto
- Desenvolvimento da Atividade:
1- Divisão da turma
2- Cada grupo deverá pesquisar um tema;
3- Cada grupo deverá assistir seu tema e fazer um relatório para apresentação e debate em sala;
_____________________________________________________________________________________________________
Ativ.4.6: Plano de aula reelaborado
Atividade 4.6 – Planejamento de aulas Reelaborado
Orientadores: Maria Betânia Bernardes Andrade
Orientadores: Maria Betânia Bernardes Andrade
Planejamento de aulas
PROFESSORES: Eunice Mendes de Oliveira e Rosalva aparecida Costa
TURMA: 2º Ano (a atividade pode ser aplicada desde o 1º ano)
TEMPO ESTIMADO: 50’ (desdobramento em outras aulas)
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências – Lingua Portuguesa - Matemática
TEMA DA AULA : Projeto dengue
Interdisciplinaridade: Lingua Portuguesa - MatemáticaPROFESSORES: Eunice Mendes de Oliveira e Rosalva aparecida Costa
TURMA: 2º Ano (a atividade pode ser aplicada desde o 1º ano)
TEMPO ESTIMADO: 50’ (desdobramento em outras aulas)
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências – Lingua Portuguesa - Matemática
TEMA DA AULA : Projeto dengue
Geografia, História e Artes
1. OBJETIVO GERAL
Apresentar ao aluno uma visão vinculada aos problemas ambiental em relação ao transmissor da dengue.
1.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Trabalhar a idéia de ajuda mutua/ solidariedade -
• Apontar os diversos impactos ambientais causados pela ação humana (lixo, descuido com a casa e água parada );
• Apontar os impactos sociais:
2. METODOLOGIA
A aula será dividida em três etapas:
1º – Palestra com a assistente da Dengue em Capinópolis e Exibição do Vídeo:) e, em seguida, um debate sobre os temas apresentados no vídeo;
2º – Continuação do debate da aula anterior. Após o término do debate os alunos foram divididos em grupos contendo 3 componentes. Cada grupo escolheu um tema, de acordo com o que foi discutido, para pesquisar na internet. Para esta tarefa foi concedido 15 minutos. Após esse tempo os alunos formam um círculo para um novo debate com base no conteúdo que encontraram a partir da pesquisa. (Guia do Alfabetizador)
3º – . Foi proposto aos alunos que pesquisassem na internet vídeos que tratassem dos temas discutidos nas atividades, expressando comentários sobre cada um deles. Após serem feitas as pesquisas, foi pedido que os alunos enviassem para os e-mails dos professores e demais pessoas que quisessem mandar os vídeos. 2.1. RECURSOS DIDÁTICOS
- Computador (software Impress ou Power Point);
- Internet;
- Data show.
3. HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
- Compreensão do que Lê, ouve e assiste nos vídeos.
- Compreensão dos termosDengue , dengue hemorrágica – aedes aegypti – combate
4. AVALIAÇÃO
A avaliação consistirá de uma pesquisa em Sites “Youtube”, Domínio Público, TV Escola entre outros, sobre vídeos interessantes que tratem do Projeto
- Desenvolvimento da Atividade:
1- Divisão da turma
2- Cada grupo deverá pesquisar um tema;
3- Cada grupo deverá assistir seu tema e fazer um relatório para apresentação e debate em sala;
_____________________________________________________________________________________________________