Seguidores

5 de out. de 2010

ATIVIDADE 3.6 PLANEJANDO UMA ATIVIDADE USANDO MIDIAS DIGITAIS -PROJETO POESIA



PROJETO 



ESCOLA MUNIPAL HIGINO GUERRA
  AO 5º ANO DE ESCOLARIDADE.


A poesia é muito importante na vida da gente. Sem ela a vida seria sem magia, menos colorida, menos bonita...

3º E 4º BIMESTRE - 2010
JUSTIFICATIVA

Através da oficina poética e com atividades bastante diversificadas, iremos com este projeto, proporcionar aos nossos alunos um maior convívio com um tipo de linguagem emotiva, estreitando as suas relações com a arte das palavras e despertando o gosto pelas poesias e poemas.



OBJETIVOS:
·       Motivar  o gosto pela poesia;
·      Resgatar o imaginário e a capacidade em compor e recitar poesias;
·      Desenvolver a socialização e a criatividade;
·      Reconhecer personagens e relaciona-los pela leitura;
·      Valorizar  e despertar a sensibilidade de acordo com o desenvolvimento cognitivo.



PESSOAL ENVOLVIDO:
Direção, Especialistas, Professores, Bibliotecárias, Recuperadoras, alunos e pais.


MATERIAL:
·        CARTAZES;
·        FAIXAS;
·        VÍDEOS;
·        DESENHOS;
·        LIVROS LITERÁRIOS;
·       PINCEIS – FANTOCHES;
·       CONFECÇÃO DE: LIVRINHOS POÉTICOS E DE HISTÓRIAS, POSTERES  EM DATA SHOW. Musical poético.


1- ABERTURA:
Hora Cívica  -  A Importância da poesia no processo educativo.

2- Leituras de poesias em salas de aula e na Biblioteca.
·       A leitura de uma poesia implica as seguintes etapas sucessivas:
a)- Identificação;
b)- Relacionamento de imagens, motivos, idéias com experiência pessoal do leitor;
c)- Enriquecimento de experiências como ponto de partida na poesia e busca de novos caminhos;
d)- Julgamento  -  tempo, espaço, motivos, musicalidade, beleza de forma e conteúdo, clima emocional são vividos e revividos pelo leitor, mesmo como pequenos aprendizes ainda. Através de uma análise simples e concreta, os alunos irão desenvolvendo desde a infância todas as possibilidades e sensibilidades dentro dos estágios cognitivos em evolução.
3- Confecção de cartazes e desenhos;

4- Recital de poesias escrito pelas crianças e de outros autores; Hora poética – ( com palanquinho), onde os alunos em dia e hora marcados irão apresentar as poesias criadas por eles ou de outros autores;

5- Poesias cantadas por corais, duplas, etc – poesias  dramatizadas que envolvem traje a rigor, coreografias e ritmos;
A Música e a Poesia
Histórias Cantadas da Arca de Noé - Ana Cristina - Volumes 1 e 2
Os CDs “Historias Cantadas da Arca de Noé” trazem de volta ao universo infantil a obra maravilhosa de Vinicius de Morais em uma história cheia de possibilidades, que puxa a criançada para o maravilhoso universo lúdico. Além das canções serem todas contextualizadas, o encarte ainda possibilita embaralhar os personagens para se criar novas histórias. Os discos tem faixas instrumentais em play-back para que todos se aventurem a cantar livremente.
- Encarte especial
E... MAIS MÚSICAS COM SOM DE POESIA
Poemas Musicais - Cecília Cavalieri
Cecília Cavalieri França, educadora musical com Doutorado pela Universidade de Londres, reuniu nesta obra lindas canções inéditas cheias de poesia, delicadeza, humor e fantasia. "Poemas Musicais" será amado pelas crianças como elas amam seus brinquedos e suas histórias e como Cecília ama as crianças e a música

inar”.

As Mais Belas Cantigas de Roda - Marcus Viana
A mais completa coleção de cantigas de roda já lançada no Brasil: 50 cirandas em incríveis arranjos de Marcus Viana marcando a estréia do grupo vocal infantil "Nave dos Sonhos". Gravado em 24 canais no estúdio Sonhos & Sons em 1996, tornou-se rapidamente o nosso best-seller.
Clique aqui e baixe as letras das músicas




6- Poesias declamadas pelas professoras,  pais  e bibliotecárias;

7- Dividir a escola em grupos: cada grupo irá elaborar uma coletânea de alguns autores mais conhecidos;

8- Criar um varal de poemas, onde os alunos colocarão os de sua autoria;

9- Concurso e publicação em jornal e blogs de poemas produzidos pelos alunos, apresentados em forma de livros, feitos por eles, com capas de cartolina também ilustradas por eles;

10- Adaptar uma música a um poema criado por alunos;

11- Criar um poema tirado da notícia de um jornal;

12- Codificar um poema (através de símbolos);

13- Interromper a leitura de uma poesia de súbito, num ponto que possa soltar a imaginação do aluno (ele fará a conclusão de acordo com sua sensibilidade.) ( Que tal Plutão)


 
A Amizade Cantante - Maria Teresa Agrello - Livro Infantil
O livro "A Amizade Cantante" conta a história de dois amigos: Jacalelé - o jacaré cantador - e Violante - a fadinha cantante. Os dois partiram pelo mundo a cantar. O livro aborda a amizade e a musicalidade de uma forma simples e gostosa. O cenário de magia é completado pela riqueza e qualidade das ilustrações

14- Confecção de álbum seriado

15- Descobrir novas rimas;

16- Fazer comentários das expressões mais bonitas;

17- Escrever um texto sobre o assunto da poesia em estudo;

18- A partir da poesia criar expressão corporal,  arte-  de dobraduras de massinhas de modelar etc;


Catibiribão Baú de Músicas e Brincadeira - Vol. 1 e 2 - Silvia Negrão
É para brincar, pra rir. E é, surpreendentemente, musical.
Músicas e brincadeiras infantis com um tratamento refinado, que encanta a todos, adultos e crianças, transitando entre o humor, o encantamento e a poesia, em perfeita sintonia com o universo infantil. O repertório nos remete ao Pará, terra natal de Sílvia Negrão. As músicas nos envolvem num elo vivo de afetividade.
As canções receberam o tratamento de elaborados e criativos arranjos em instrumentos acústicos, variados em ritmos e harmonia. Os dois volumes dos CDs “CATIBIRIBÃO – BAÚ DE MÚSICAS E BRINCADEIRAS” cada um deles trazendo um repertório diferente, mostram o talento de vários artistas brasileiros ligados à música infantil. Os arranjos são de Tim Rescala, Paulo Sérgio dos Santos, Caio Gracco Guimarães, Ari Colares, Flávio Henrique e Paulo Tatit. Concepção, direção geral e atuação da cantora e educadora musical Silvia Negrão


DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR