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29 de jul. de 2013

tvescola@mec.gov.br

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 DESTAQUES
29 DE JULHO A 4 DE AGOSTO
DESTAQUES
DA PROGRAMAÇÃO

SALTO PARA O FUTURO - LITERATURA E OUTROS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Discute os diferentes textos que podem ser trabalhados em salas de alfabetização. Reflete sobre
as salas de aula, os projetos e os cantos de leitura e a biblioteca escolar. Mostra a importância do
diálogo entre a escola e a família na promoção da leitura.
SALTO REVISTA - SEGUNDA, 29 DE JUNHO: 17H E 21H
SALTO DEBATE - QUARTA, 31 DE JUNHO: 17H E 21H

CONHECENDO MUSEUS - MUSEU DE ARTE MODERNA DO RJ
Mostra a área de pesquisa e documentação do MAMRio, que preserva, atualiza e divulga o
acervo documental da história do Museu e de suas coleções bem como fontes de informação
sobre arte e cinema.
TERÇA, 30 DE JULHO: 11H30

VILLA-LOBOS E OS QUARTETOS DE CORDAS - OS QUARTETOS
Série sobre o maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos e a composição de seus 17 quartetos de
cordas. Esse episódio fala sobre a obra e sua importância na vida do compositor.

QUARTA, 31 DE JULHO: 22H

A HISTÓRIA DA 2ª GUERRA MUNDIAL - A RESISTÊNCIA NUNCA É INÚTIL
Mesmo quando parecia haver pouca esperança em causar um impacto contra os alemães, a luta
pela liberdade continuava. Os judeus poloneses do Gueto de Varsóvia se rebelaram contra seus
opressores.
QUINTA, 1º DE AGOSTO: 22H

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DOS ANDES - OS HABILIDOSOS CONQUISTADORES
Fala sobre a história do Império Inca e sua queda nas mãos dos conquistadores espanhóis e como
isso afeta a vida nos Andes até hoje.
ACOMPANHE NOSSA PROGRAMAÇÃO NOS CANAIS 112 DA SKY, 694 DA TELEFÔNICA TV DIGITAL, 123 DA EMBRATEL, 4 DA NET E GRATUITAMENTE
SINTONIZANDO SUA ANTENA PARABÓLICA: ANALÓGICA – HOR/FREQ. 3770 E DIGITAL BANDA C VERT/FREQ. 3965 SYMBOL RATE 4069.
ASSISTA À TV ESCOLA NA INTERNET: TVESCOLA.MEC.GOV.BR
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Quais são as atribuições principais do Supervisor Educacional na Escola, na tua opinião?

R)-  O trabalho do Supervisor Educacional  é fundamental e significativo para que mudanças ocorram em todos os aspectos relacionados ao pedagógico na escola. O papel do supervisor é de parceria, de articulação, de reflexão-ação, de troca, de ajuda, de orientação e centrado na articulação dos processos formativos dos professores. Cabe a ele orientar a escola como um todo, para a consecução de suas finalidades articulando com todos os segmentos da comunidade escolar, com os demais órgãos do sistema de ensino envolvidos. Cabe ao Supervisor trazer riqueza de conhecimentos sobre as crianças e o currículo, ter habilidade para trabalhar com os docentes e criar situações para auxiliá-los na resolução dos problemas de ensino-aprendizagem, dar assistência as necessidades observadas na execução das funções do professor; coordenar os processos relativos ao planejamento participativo; Planejar junto aos professores as Reuniões de pais,  Organizar reunião com o diretor e com os professores; Ajudar e acompanhar o preenchimento  de todos os espaços na escrituração escolar (diário e fichas escolares); Capacitação e  formação continuada dos professores em módulos semanais bem como montar grupos de estudos mensais; Contribuir nas atividades permanentes como: Entrada e saída os alunos, Monitorar o recreio; aniversários, hora cívica, visitas às salas de aulas para assessoramento, Acompanhamento das atividades no Guia do Professor,  Traçar o perfil das turmas após avaliações e elaborar plano de intervenção pedagógica, Organizar reuniões de Conselho de Classe ou de Ciclo; Acompanhar o desenvolvimento dos planos de aulas;  Aulas de demonstração (como usar tal material); observação de leituras dos alunos; criar arquivo do Supervisor Educacional; organizar pastas dos professores com suas respectivas fichas de identificação pessoal/profissional, entrevistas/questionários de levantamento de dados e de alunos da  sala de aula; Realização das avaliações diagnósticas e global; Acompanhamento das avaliações internas e externas; avaliação da escola, dos professores e auto-avaliação; integração família  x  escola;  Enfim,  o Supervisor Educacional deverá apresentar uma ação pedagógica efetiva que possibilite a melhoria do processo ensino aprendizagem através de uma assessoria tecnicamente competente e politicamente comprometida com a busca de conscientização da realidade,    sempre com uma prática  voltada para o trabalho   pedagógico  coletivo e compartilhado numa relação de respeito e de cumplicidade no trabalho escolar. A escola torna-se um espaço em que todos aprendem e ensinam, cada um ocupando sua posição, e onde o supervisor tem uma contribuição específica e importante para dar no processo de ensino e aprendizagem. Hoje, percebemos que esse profissional ganha um perfil de pesquisador dentro da escola e da comunidade, devendo compreender o movimento que envolve as relações entre professor, aluno e o próprio supervisor, de forma simultânea.                                           EUNICE MENDES

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