Professora Marcia Valeria: Planos Interdisciplinares: Título: TRABALHO INTERDISCIPLINAR Eixo Temático: ALFABETIZAÇÃO Tópico: INTERDISCIPLINARIEDADE Habilidade: DIVERSAS
Duração: ... Planos Interdisciplinares
do texto (fazendo inferência).
Duração: ... Planos Interdisciplinares
Título: TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Eixo Temático: ALFABETIZAÇÃO
Tópico: INTERDISCIPLINARIEDADE
Habilidade: DIVERSAS
Duração: 2 DIAS Tipo de Atividade: Aula pratica
Palavras-chave: PARLENDA
Autor: Rosaura de Castro E-mail: saurac@bol.com.br
Data de Criação: 10/12/2009 11:21:44 Status: Final
PLANO DE AULA
Horário: 1º
Eixo: Desenvolvimento da Oralidade
Capacidade: Participar da interações cotidianas em sala de aula: escutando com
atenção e compreensão
Objetivo: Aprender ouvir o colega e aguardar a vez de falar.
Desenvolvimento: Atividade de Ensino
- Rodinha para os alunos contarem as novidades:
* estabelecer com os alunos a regra de cada um falar na sua vez;
* conversa com os alunos sobre a necessidade de ouvir o colega com
atenção para melhor compreensão do que ele está dizendo;
* dar voz e vez a todos, principalmente aos mais tímidos.
Horário: 2º
Eixo: Compreensão e valorização da cultura escrita ,Leitura
Capacidades:
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita
na sociedade.
- Buscar pistas textuais para ler nas entrelinhas (fazer inferência),
ampliando a compreensão.
Objetivos:
- Reconhecer a parlenda como um gênero textual e o cartaz como
seu suporte textual.
- interpretar oralmente a parlenda, entendendo o sentido implícito do texto (fazendo inferência).
Desenvolvimento: Atividade de Introduzir
- Trabalho com a parlenda, em cartaz:
Fui à roça pegar milho
Encontrei muita pipoca
Eu comi as puladeiras
Piruá, a panela choca
-Apresentar a parlenda e conversar com os alunos sobre esse gênero textual:
suas características, formatação, origem, utilidade social, diferenças e
semelhanças com outros gêneros já conhecidos, etc.
- Analisar o suporte do texto (cartaz): características, formatação,
material, tamanho, utilidade social (inclusive na escola), etc.
- Interpretação oral da parlenda:
* o que eu fui pegar na roça?
*Que tipo de milho eu peguei?
*O que eu fiz com o milho?
* O que foi que eu comi? Por que elas foram chamadas de puladeiras?
* O que significa a frase da parlenda: “Piruá, a panela choca”?
Direcionar com perguntas até o aluno chegar a uma conclusão)
Horário: 3º
Eixo: Leitura
Capacidade: Desenvolver capacidades relativas ao código,
especificamente necessárias à leitura: saber decodificar palavras
Objetivo: Identificar palavras com as sílabas pa, pu, pi, pe, po já trabalhadas.
Desenvolvimento: Atividade de Ensino
- Pedir aos alunos que identifiquem palavras que tenham as sílabas
pa, po, pu, pe, pi na parlenda e fazer a leitura coletiva e, depois, individualmente.
- Apresentar essas palavras em fichas, para que as colem sobre as
palavras escritas no cartaz.
- Brincadeira: Chicotinho queimado
Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra.
O aluno retorna à sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra está escondida.
(Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega está quente,
ao afastar-se, a turma diz que ele está frio. Ao encontrar a ficha a turma diz:
Chicotinho queimado!)
Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la autonomamente ou com a ajuda da turma.
Horário:4º
Artes
Desenho
Capacidade: Linguística
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
Capacidade: Compreender diferenças entre a escrita alfabética
e outras formas gráficas
Objetivos:
1- Desenvolver a criatividade e o senso estético
2- Representar o texto da parlenda utilizando desenhos
Desenvolvimento: Atividade de Ensino
- Conversa com os alunos sobre formas gráficas de se comunicar,
diferente da utilização de letras, salientando o recurso do desenho.
- Pedir que os alunos representem o texto trabalhado (parlenda)
utilizando desenhos.
- Acompanhar a atividade, no sentido de orientar a mellllhor disposição
dos desenhos no papel, o capricho no colorido, etc
Horário: 5º
Eixo: Produção escrita
Capacidade: Escrever segundo o princípio alfabético e as
regras ortográficas.
Objetivo: Escrever palavras com pa, pe, pi, po, pu
Desenvolvimento: Introduzir
- Ditado visual das palavras: pegar – pipoca – puladeiras – piruá – panela:
. mostrar a ficha com a palavra escrita;
. pedir que observem bem a palavra, inclusive os sinais
gráficos que possuirem;
. escrever a palavra no ar, junto com a professora;
. observar novamente a palavra;
. esconder a ficha e pedir que os alunos escrevam a palavra;
. mostrar novamente a ficha para o aluno corrigir a sua escrita.;
Horário: 6º
Matemática
Operações: subtração e adição
Capacidade: Linguística
Eixo: Apropriação do sistema de escrita
Capacidade: Compreender a função de segmentação dos espaços
em branco e da pontuação de final de frase.
Objetivos:
1-Trabalhar as operações de adição e subtração, em situações problemas,
utilizando material semi-concreto (palavras escritas)
2- Possibilitar a distinção dos limites entre as palavras
Desenvolvimento: Atividade de Ensino
- Distribuir a parlenda para os alunos recortá-la em
palavras e depois montá-la.
- Analisar o texto da parlenda com os alunos:
- perguntar aos alunos: quantas palavras tem na
primeira frase? E na segunda? Na terceira? Na quarta?
- Qual a frase que tem mais palavras? Qual a que tem menos?
- Se eu juntar o número de palavras da primeira frase e
da segunda frase, quantas palavras darão?
- Se eu juntar as palavras da primeira, segunda e terceira frases?
- Se eu juntar as palavras da primeira, segunda, terceira
e quarta frases, quantas palavras darão?
- Qual é o total de palavras (se for necessário, trabalhar
o conceito de “total”)
- Se do total de palavras eu tirar a quantidade de palavras da primeira frase, quantas palavras sobrarão? E se eu tirar o total de palavras da segunda frase? Da terceira? Da quarta?
OBS.” Armar” as operações horizontais e verticais
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