Seguidores

2 de fev. de 2013


SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA
PLANO DIÁRIO
TEMA: A ESCOLA
 
LEITURA COMPARTILHADA: A escola de Paulo Freire
Socialização
PEDIR PARA OS ALUNOS REPRESENTAREM A ESCOLA  COMO ELA ERA. Socializar no Grande Grupo ( Representar através de desenhos/produção textual)
REPRESENTAR A ESCOLA (produzir um texto coletivo);
MONTAR CARTAZ:
O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA?
O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MUDAR (MELHORAR) NA ESCOLA?
CANTAR CANCÕES SOBRE A ESCOLA
BRINCADEIRAS COM BALÃO.  (o nome e as cores...)
 
   Escola é...
       Paulo Freire
O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quartos,
Programas, horários, conceitos.
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha que estuda,
Que alegra, se conhece se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente.
Cada funcionário é gente,
E a Escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um Se comportar como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade de ninguém.
Nada de ser como um tijolo, que forma  a parede indiferente, frio, só.
Importante na Escola não é só estudar, não é só trabalhar.
É também criar laços de amizade  e criar em cada ambiente de camaradagem.
      É conviver É se “amarrar nela”!
      Ora é lógico...
      Numa escola assim vai ser fácil
      Estudar, trabalhar, crescer,
      Fazer amigos educar-se, ser feliz.
 
PLANO DIÁRIO
 
SEGUNDO DIA DE AULA
 
CANTINHO DA LEITURA
(Preparar um lugar especial da sala com tapete, mensagens de boas vindas, muitos livros e clássicos infantis);
PROMOVER BRINCADEIRAS/FESTIVAL DE BALINHAS
 
TEXTOS:
 
O CADERNO
CABE TUDO NUM CADERNO:
CABE O DESENHO DO MUNDO,
CABE O CÉU CHEIO DE ESTRELAS,
CABEM AS CIDADES E AS RUAS,
CABEM AS FLORES DO JARDIM,
CABE DESENHO DE BICHO,
CABE, SIM, LETRA DE MÚSICA,
CABE MINHA ASSINATURA,
CABE VINTE TELEFONES,
CABE RECADO PARA AMIGO,
CABE FOTO DE CANTOR,
CABE SELO E FIGURINHA,
CABE O EMBLEMA DO TIME,
DESENHO DE CORAÇÃO
E ATÉ SOBRA UM CANTINHO
PRA FAZER MINHA LIÇÃO.
Titulo do livro: Meu material escolar
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: quinteto editorial.
 
 
O Caderno
 
Pe Fábio de Melo
 
Composição: Toquinho / Mutinho
 
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos Coloridos vou estar
A casa, a montanha.
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas Bimestrais,
você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo Se você quiser
Quando surgirem Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça Num canto qualquer...(2x)
 
PLANO DIÁRIO
  TERCEIRO DIA DE AULA
TEMA: O NOME PRÓPRIO (IDENTIDADE)
 
BOAS VINDAS
DINÂMICA DE GRUPO:
O GAROTINHO CHAMADO AMOR
 
PROMOVER CONVERSAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO NOME PRÓPRIO
 
LEITURA COMPARTILHADA:  
Poesia: EU Autor: Célia Passos / Zeneide Silva
( Pedir para as crianças representarem através de desenhos o que eles compreenderam da poesia,  
promover conversação)
 
CONFECÇÃO DE CRACHÁS;
 
PAINEL: AJUDANTE DO DIA;
( um envelope contendo todos os nomes dos alunos para realizar sorteio a cada dia; O aluno sorteado será nomeado o ajudante do dia, que auxiliará o professor em algumas necessidades.)
 
ANIVERSARIANTES DO MÊS;
(a cada mês separar os aniversariantes, e expor seus nomes no painel de aniversários.)
 
QUADRO DAS ESTRELAS
( o objetivo do quadro das estrelas é incentivar as crianças a participarem ativamente das aulas, realizando uma avaliação não diária mas constante de cada aluno, premiando-os a cada bimestre a quem ganhar mais estrelas, observando o comportamento, assiduidade e compromisso com as atividades escolares. O quadro das estrelas é  construído com o nome da turminha deixando um espaço para anexar as estrelinhas a cada conquista.)
 
 
PROMOVER FESTIVAL DE CHOCOLATES
 
TEXTOS O GAROTINHO CHAMADO AMOR
DESENVOLVIMENTO:
 
PAZ: APERTO DE MÃO;
 
AMOR: UM ABRAÇO;
 
GARRA: TROCA DE LUGAR;
 
SORRISO: GARGALHADA;
 
BEM VINDOS: BATE-PALMAS.
 
“O GAROTINHO CHAMADO AMOR”
 
         Era uma vez, um garotinho chamado Amor.
         Amor sonhava sempre com a Paz. Um certo, dia sonhou quem a vida dó teria sentido quando ele descobrisse a Paz e foi justamente nesse dia que Amor saiu a procura da Paz.
         Chegando a Escola , onde estudava , encontrou seus amigos que tinham um Sorriso nos lábios e foi nesse momento que a Paz começou a perceber que o Sorriso dos amigos transmitia muita Paz  pois, sentiu ainda que Paz existe no interior de cada um de nós basta sorrir.
         E nesse momento com seu pensamento voando a turma gritou bem forte: Amor, Amor, Amor você encontrou a Paz que procurava.
         Amor respondeu com muita Garra: sim encontrei a Paz, o Sorriso e a Garra para junto de nós um Sorriso bonito e sejam bem-vindos.
 
 
Poesia: EU
 
Autor: Célia Passos / Zeneide Silva
 
Eu sinto, eu vejo, eu ouço! Vejo o céu, o sol, as plantas, o mar. Vejo  o papai, a mamãe, meus irmãos, meu lar. Vejo tudo com meus olhos. Só preciso olhar.
Ouço o vento, crianças a brincar. Ouço o canto dos pássaros, o ir-e-vir. Ouço todos os ruídos. Como é bom ouvir!
 
Sinto o perfume das flores no jardim, Todos os odores só redor de mim. Basta cheirar, aspirar, assim! Sinto o gosto do salgado, da mistura, Dos doces, das frutas, que doçura! Provar, comer, que gostosura!
Minhas mãos sentem o que tocam. Minhas pernas me levam onde eu quero. Tenho boa cabeça pra pensar. E um coração pronto para amar.
Sou um ser,sou feliz!
Obrigado, meu Deus, por mim fazer assim!
 
 
Eu sou:__________________________________________
 
PLANO DIÁRIO
 QUARTO DIA DE AULA
 
TEMA: REGRAS DE CONVIVÊNCIA
 
·         BOAS VINDAS
 
·         DINAMICA
 
·         LEITURA COMPARTILHADA:
 
BOAS MANEIRAS
 
(socialização: o poema será aproveitado de modo que leve a turma a refletir sobre algumas questões de boas maneiras, como:
* cumprimentar,  * despedir,   *agradecer,
* pedir licença,  *dizer, por favor,  * desculpar-se,
* ser gentil,   * elogiar quando necessário.).
 
·         JOGO: CERTO OU ERRADO
·         PAINEL: REGRAS DE CONVIVÊNCIA (gravuras e frases)
·         MÚSICA: ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
(Eliana)
·         INCENTIVAR O USO DAS PALAVRINHAS MÁGICAS.
·         CANTICO DANÇA E CONVERSAÇÃO.
·         ATIVIDADES: BONS HÁBITOS
ENTREGA DE PIPOCAS
 
 
TEXTOS:
                     BOAS MANEIRAS
 
 
Nossos pais sempre ensinaram,
Que devemos nos comportar,
E ser crianças educadas,
Para elogios ganhar.
Bom dia! Boa tarde!
Devemos sempre falar
Aos professores e colegas
E a todos em qualquer lugar!
Obrigado! Por favor!
Vamos sempre dizer.
Para que todas as pessoas
Venha a nos favorecer.
Graça Batituci
 
MUSICA: ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
CANTORA: ELIANA
 
Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
a bença mãe,a bença pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
 
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
 
Se alguém fizer o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?
 
JOGO DO CERTO OU ERRADO?
Avaliar juntamente com os alunos algumas atitudes dentro da Escola:
Cumprimentar os colegas e o professor;
Chegar atrasado as aulas;
Chegar às aulas na hora certa;
Empurrar os coleguinhas;
Pedir licença para passar, quando o colega estiver à sua frente;
Conversar com o coleguinha durante as aulas;
Fazer a tarefa de casa com capricho;
Brigar com os colegas;
Cuspir no chão;
Guardar os objetos escolares com capricho;
Rabiscar as paredes e carteiras;
Jogar lixo ou resto de merenda no chão.
 
 
PLANO DIÁRIO
 
QUINTO DIA
                       TEMA:  BONS HÁBITOS NA ESCOLA
 
 
BOAS VINDAS
EXIBIÇÃO DO DVD “MUSICA”: PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
CONVERSAÇÃO...
ATIVIDADES PARA COMPLETAR (cruzadinha: silêncio, licença, por favor, desculpas, agradecer, lavar as mãos, rabiscar, lixeira...)
FALAR SOBRE ALGUMAS CONVENÇÕES SOCIAIS JÁ APRESENTADAS A TURMINHA.
BATE PAPO COM OS ALUNOS SOBRE COMO ELES PODEM PARTICIPAR DAS AULAS ATIVAMENTE. DEIXAR QUE FALEM O QUE PENSAM.
 
 
TEXTO:
PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
 Quando a gente
Gosta de alguém
E tem um amigo
Que a gente quer bem
Sempre é bom abraçar
Sempre é bom
Dividir e brincar
 
Quando a gente
Quer agradecer
Ou se desculpar
Por algo errado
Que fez
Sempre é bom falar
As palavras mágicas
 
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
 
Quando a gente
Pede pra alguém
Algo emprestado
Que a gente não tem
Sempre é bom falar
As palavras mágicas
 
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
 
Por favor
Escute então
A minha mensagem
Pro seu coração
Com licença
Eu quero dizer
Obrigada por tudo
Eu amo você
 
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
 
FESTA NA ESCOLA-TODAS AS TURMAS NO PÁTIO
 
KARAOKÊ - MÚSICAS INFANTIS...
   
FESTIVAL DE PIPOCAS

 

Um comentário:

Patricia disse...

Boa noite, adoreis as ideias.

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR