SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA
LEITURA COMPARTILHADA:
A escola de Paulo Freire
Socialização
PEDIR PARA OS ALUNOS
REPRESENTAREM A ESCOLA COMO ELA ERA.
Socializar no Grande Grupo ( Representar através de desenhos/produção
textual)
REPRESENTAR A ESCOLA
(produzir um texto coletivo);
MONTAR CARTAZ:
O QUE VOCÊ MAIS GOSTA
NA ESCOLA?
O QUE VOCÊ ACHA QUE
DEVE MUDAR (MELHORAR) NA ESCOLA?
CANTAR CANCÕES SOBRE A
ESCOLA
BRINCADEIRAS COM BALÃO. (o nome e as cores...)
Escola é...
Paulo Freire
O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quartos,
Programas, horários, conceitos.
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha que estuda,
Que alegra, se conhece se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente.
Cada funcionário é gente,
E a Escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um Se comportar como colega, amigo,
irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem
amizade de ninguém.
Nada de ser como um tijolo, que forma a parede indiferente, frio, só.
Importante na Escola não é só estudar, não é só trabalhar.
É também criar laços de amizade e criar em cada ambiente de camaradagem.
É conviver É se
“amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola
assim vai ser fácil
Estudar,
trabalhar, crescer,
Fazer amigos
educar-se, ser feliz.
PLANO DIÁRIO
SEGUNDO DIA DE AULA
CANTINHO DA LEITURA
(Preparar um lugar especial da sala com tapete, mensagens
de boas vindas, muitos livros e clássicos infantis);
PROMOVER BRINCADEIRAS/FESTIVAL DE BALINHAS
TEXTOS:
O CADERNO
CABE TUDO NUM CADERNO:
CABE O DESENHO DO
MUNDO,
CABE O CÉU CHEIO DE
ESTRELAS,
CABEM AS CIDADES E AS
RUAS,
CABEM AS FLORES DO
JARDIM,
CABE DESENHO DE BICHO,
CABE, SIM, LETRA DE
MÚSICA,
CABE MINHA ASSINATURA,
CABE VINTE TELEFONES,
CABE RECADO PARA AMIGO,
CABE FOTO DE CANTOR,
CABE SELO E FIGURINHA,
CABE O EMBLEMA DO TIME,
DESENHO DE CORAÇÃO
E ATÉ SOBRA UM CANTINHO
PRA FAZER MINHA LIÇÃO.
Titulo do livro: Meu
material escolar
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: quinteto
editorial.
O Caderno
Pe Fábio de Melo
Composição: Toquinho /
Mutinho
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco Até
o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha.
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no
papel...
Sou eu que vou ser seu
colega
Seus problemas ajudar a
resolver
Te acompanhar nas
provas Bimestrais,
você vai ver
Serei, de você,
confidente fiel
Se seu pranto molhar
meu papel...
Sou eu que vou ser seu
amigo
Vou lhe dar abrigo Se
você quiser
Quando surgirem Seus
primeiros raios de mulher
A vida se abrirá Num
feroz carrossel
E você vai rasgar meu
papel...
O que está escrito em
mim Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em
frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça Num
canto qualquer...(2x)
PLANO DIÁRIO
TERCEIRO DIA DE AULA
TEMA: O NOME PRÓPRIO
(IDENTIDADE)
BOAS VINDAS
DINÂMICA DE GRUPO:
O
GAROTINHO CHAMADO AMOR
PROMOVER CONVERSAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO NOME
PRÓPRIO
LEITURA COMPARTILHADA:
Poesia: EU Autor: Célia Passos / Zeneide Silva
( Pedir para as crianças
representarem através de desenhos o que eles compreenderam da poesia,
promover conversação)
CONFECÇÃO DE CRACHÁS;
PAINEL: AJUDANTE DO
DIA;
( um envelope contendo todos os nomes dos alunos para realizar sorteio a
cada dia; O aluno sorteado será nomeado o ajudante do dia, que auxiliará o
professor em algumas necessidades.)
ANIVERSARIANTES DO
MÊS;
(a cada mês separar os aniversariantes, e expor seus nomes no painel de
aniversários.)
QUADRO DAS ESTRELAS
( o
objetivo do quadro das estrelas é incentivar as crianças a participarem
ativamente das aulas, realizando uma avaliação não diária mas constante de
cada aluno, premiando-os a cada bimestre a quem ganhar mais estrelas, observando
o comportamento, assiduidade e compromisso com as atividades escolares. O
quadro das estrelas é construído com o
nome da turminha deixando um espaço para anexar as estrelinhas a cada
conquista.)
PROMOVER FESTIVAL DE
CHOCOLATES
TEXTOS O GAROTINHO
CHAMADO AMOR
DESENVOLVIMENTO:
PAZ: APERTO DE MÃO;
AMOR: UM ABRAÇO;
GARRA: TROCA DE LUGAR;
SORRISO: GARGALHADA;
BEM VINDOS:
BATE-PALMAS.
“O GAROTINHO CHAMADO
AMOR”
Era
uma vez, um garotinho chamado Amor.
Amor sonhava
sempre com a Paz. Um certo, dia sonhou quem a vida dó teria sentido quando
ele descobrisse a Paz e foi justamente nesse dia que Amor saiu a procura da
Paz.
Chegando a
Escola , onde estudava , encontrou seus amigos que tinham um Sorriso nos
lábios e foi nesse momento que a Paz começou a perceber que o Sorriso dos
amigos transmitia muita Paz pois,
sentiu ainda que Paz existe no interior de cada um de nós basta sorrir.
E nesse
momento com seu pensamento voando a turma gritou bem forte: Amor, Amor, Amor
você encontrou a Paz que procurava.
Amor
respondeu com muita Garra: sim encontrei a Paz, o Sorriso e a Garra para
junto de nós um Sorriso bonito e sejam bem-vindos.
Poesia: EU
Autor: Célia Passos /
Zeneide Silva
Eu sinto, eu vejo, eu ouço! Vejo o céu, o sol, as plantas,
o mar. Vejo o papai, a mamãe, meus
irmãos, meu lar. Vejo tudo com meus olhos. Só preciso olhar.
Ouço o vento, crianças a brincar. Ouço o canto dos
pássaros, o ir-e-vir. Ouço todos os ruídos. Como é bom ouvir!
Sinto o perfume das flores no jardim, Todos os odores só
redor de mim. Basta cheirar, aspirar, assim! Sinto o gosto do salgado, da
mistura, Dos doces, das frutas, que doçura! Provar, comer, que gostosura!
Minhas mãos sentem o que tocam. Minhas pernas me levam onde
eu quero. Tenho boa cabeça pra pensar. E um coração pronto para amar.
Sou um ser,sou feliz!
Obrigado, meu Deus, por mim fazer assim!
Eu sou:__________________________________________
PLANO DIÁRIO
TEMA: REGRAS DE
CONVIVÊNCIA
· BOAS VINDAS
· DINAMICA
· LEITURA COMPARTILHADA:
BOAS MANEIRAS
(socialização: o poema será aproveitado de modo que leve a turma a refletir
sobre algumas questões de boas maneiras, como:
* cumprimentar, * despedir,
*agradecer,
* pedir licença, *dizer, por favor, * desculpar-se,
* ser gentil, * elogiar
quando necessário.).
· JOGO: CERTO OU ERRADO
· PAINEL: REGRAS DE CONVIVÊNCIA
(gravuras e frases)
· MÚSICA: ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO
MÁGICAS
(Eliana)
· INCENTIVAR O USO DAS PALAVRINHAS
MÁGICAS.
· CANTICO DANÇA E CONVERSAÇÃO.
· ATIVIDADES: BONS HÁBITOS
ENTREGA DE PIPOCAS
TEXTOS:
BOAS MANEIRAS
Nossos pais sempre
ensinaram,
Que devemos nos
comportar,
E ser crianças
educadas,
Para elogios ganhar.
Bom dia! Boa tarde!
Devemos sempre falar
Aos professores e
colegas
E a todos em qualquer
lugar!
Obrigado! Por favor!
Vamos sempre dizer.
Para que todas as
pessoas
Venha a nos favorecer.
Graça Batituci
MUSICA: ALGUMAS
PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
CANTORA: ELIANA
Algumas palavrinhas são
mágicas
E ajudam a gente a
viver melhor
Por favor, muito
obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca
comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa
noite
a bença mãe,a bença pai
Bom dia, boa tarde, boa
noite
Viver assim é bom
demais
Essas palavrinhas
mágicas
Palavras mágicas são
assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e
sinsalabim
Assim, assim
Se alguém fizer o nosso
bem
Muito obrigado, muito
obrigado
Se alguém quiser pedir
pra alguém
Diz por favor, diz por
favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se
a gente tem
O quê?
JOGO DO CERTO OU
ERRADO?
Avaliar juntamente com
os alunos algumas atitudes dentro da Escola:
Cumprimentar os colegas
e o professor;
Chegar atrasado as
aulas;
Chegar às aulas na hora
certa;
Empurrar os
coleguinhas;
Pedir licença para
passar, quando o colega estiver à sua frente;
Conversar com o
coleguinha durante as aulas;
Fazer a tarefa de casa
com capricho;
Brigar com os colegas;
Cuspir no chão;
Guardar os objetos
escolares com capricho;
Rabiscar as paredes e
carteiras;
Jogar lixo ou resto de
merenda no chão.
PLANO DIÁRIO
QUINTO DIA
TEMA: BONS HÁBITOS NA ESCOLA
BOAS VINDAS
EXIBIÇÃO DO DVD
“MUSICA”: PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
CONVERSAÇÃO...
ATIVIDADES PARA
COMPLETAR (cruzadinha: silêncio, licença, por favor, desculpas, agradecer,
lavar as mãos, rabiscar, lixeira...)
FALAR SOBRE ALGUMAS
CONVENÇÕES SOCIAIS JÁ APRESENTADAS A TURMINHA.
BATE PAPO COM OS ALUNOS
SOBRE COMO ELES PODEM PARTICIPAR DAS AULAS ATIVAMENTE. DEIXAR QUE FALEM O QUE
PENSAM.
TEXTO:
PALAVRINHAS MÁGICAS
(XUXA)
Quando a gente
Gosta de alguém
E tem um amigo
Que a gente quer bem
Sempre é bom abraçar
Sempre é bom
Dividir e brincar
Quando a gente
Quer agradecer
Ou se desculpar
Por algo errado
Que fez
Sempre é bom falar
As palavras mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
Quando a gente
Pede pra alguém
Algo emprestado
Que a gente não tem
Sempre é bom falar
As palavras mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
Por favor
Escute então
A minha mensagem
Pro seu coração
Com licença
Eu quero dizer
Obrigada por tudo
Eu amo você
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
FESTA NA ESCOLA-TODAS
AS TURMAS NO PÁTIO
KARAOKÊ - MÚSICAS
INFANTIS...
FESTIVAL DE PIPOCAS
|
Seguidores
2 de fev. de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Boa noite, adoreis as ideias.
Postar um comentário