Seguidores

28 de ago. de 2010

ATIVIDADE 2-6

Atividade 2.6 - A execução da atividade planejada.



Esse trabalho foi realizado pelas alunas: Rosalva aparecida Costa, professora da turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Presidente Tancredo de Almeida Neves” e Eunice Mendes de Oliveira, professora do 2º Ano do E. F. na Escola Municipal “Higino Guerra” no município de Capinópolis - MG

“Os Músicos de Bremen” é um conto que tem um final feliz. Mesmo que não tenham chegado à cidade de Bremen, os animais tiveram a felicidade de encontrar outros com os mesmos problemas e os mesmos objetivos e, assim, tornarem-se músicos.


As propostas de atividades para esse conto trabalham muito a intertextualidade. Esse conto dos Irmãos Grimm tem uma adaptação musical de Chico Buarque, chamada “Os Saltimbancos”, uma peça teatral de mesmo nome e um filme " Os Saltimbancos Trapalhões”. Por isso, propomos atividades de um texto com informações sobre a cidade de Bremen, um texto sobre o musical “Os Saltimbancos” e uma propaganda com informações e sinopse da peça teatral.


Apresentamos a letra de uma das músicas que se chama “História de Uma Gata”. Se a escola ainda não tem esse disco, o ideal é que o adquira. Se não for possível, você pode acessar o site hhttp://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/173787/ e ouvi-la com seus alunos.Ouçam com a letra da música em mãos e proponha que sigam a música com a leitura identificando palavras.


A atividade com propaganda da peça teatral poderá ser ainda explorada, por exemplo, pedindo aos seus alunos que escrevam uma sinopse de alguma novela que gostem ou desenho animado. Explore também o que é coreografia, cenografia, música e figurino, aspectos relevantes na produção de um espetáculo.


Organizando uma sessão de cinema para assistirem “Os Saltimbancos Trapalhões”. Pare o filme em alguns momentos e faça comentários com os alunos sobre essas semelhanças. Leia a sinopse na caixa do DVD ou do vídeo junto com os alunos antes de assistirem o filme. Faça pipoca e bom divertimento.


Atividades de cruzadinhas, caça-letras, preenchimento de balões de diálogos, também são de interpretações do texto.


Há atividades que se referem às palavras primitivas e derivadas.


O uso de x e ch (palavras homônimos) – palavras com a mesma pronúncia.


ARTES - Fazer esculturas dos quatros animais, em massinhas ou biscuit, e montem uma exposição na escola.





POR:  EUNICE  E  ROSALVA

Nenhum comentário:

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR