Seguidores

7 de jul de 2010

plano de aula sobre FAZENDO E OUVINDO RÁDIO

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar a história do rádio e a influência dessa mídia no cotidiano da sociedade, compreender como funciona uma rádio e criar uma rádio na escola.
Duração das atividades
04 de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Aula 01: O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre o rádio: se eles costumam ouvir rádio, qual rádio, qual programa, com qual objetivo (informação ou distração), se já visitou uma rádio, etc.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2062/imagens/ROTEIROS.gif Após a discussão o professor deverá propor à turma uma pesquisa sobre o rádio no Brasil.
Sugerimos alguns temas para pesquisa:
- a origem do rádio no Brasil
- as principais rádios
- as radionovelas
- os principais programas de rádio
- A Voz do Brasil

Caderno de leitura Para estimular a pesquisa o professor pode utilizar o áudio: Caderno de leitura 
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2622

Atenção Professor! Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para pesquisa, divulgue a lista para os alunos. Algumas referências interessantes são: material didático do curso Mídias Integradas na Educação – Módulo Básico, disponível em: http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/m_basico.htm ; Podcast EscolaBR disponível em: http://www.podcast.sitedaescola.com/

O resultado da pesquisa deve ser publicado em um blog. Sugerimos o Blogger do Google. Caso os alunos tenham dificuldades para criar seus blogs pode utilizar o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
O professor deverá marcar uma data limite para postagem do material no Blog, comentar os trabalhos dos alunos, sugerir links, complementar a pesquisa quando necessários, incentivar os alunos a comentar o trabalho dos colegas.
 
Aula 02: Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a história do rádio é hora de conhecer as rádios locais. O professor deverá apresentar as rádios existentes na cidade (AM e FM) para que os alunos escolham uma para pesquisar.
Integrando gerações Sugestão: para explicar a diferença das rádios AM e FM o professor pode utilizar o recurso: Integrando gerações – disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1472/dominio-em-lpo-0100.mp3  A partir do 17:25 min.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2062/imagens/ROTEIROS.gif Após escolhida a rádio os alunos deverão analisar os seguintes pontos:
- qual o perfil da programação? (estilo musical)
- público alvo?
- programas jornalísticos: temática abordada
- qual o enfoque das notícias: direita, esquerda, imparcial
- estilo das propagandas (informativas, lazer, educativa, política)
- perfil dos anunciantes (ramo de atividade)

Os alunos deverão analisar a rádio no período de 2 semanas em horários alternados e postar no blog as informações obtidas, fazer resenha de programas, anunciantes, entre outros assuntos pertinentes. Nesse período deverão fazer uma pesquisa na comunidade sobre a preferência do público em relação as rádios. O professor deverá auxiliar os alunos a construir o formulário.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2062/imagens/ROTEIROS.gif Sugerimos algumas questões:
- Você ouve rádio?
- Tem preferência por estação de rádio?
- Em média quantas horas ouve rádio em um dia?
- Tem algum programa de rádio preferido?
- Por qual motivo escolheu a estação?
- Por qual motivo escolheu o programa?
- Qual aparelho utiliza para ouvir rádio? (Celular, mp3, rádio, computador, etc)
 Os alunos deverão tabular o resultado da pesquisa e publicar no blog. Caso seja possível, o professor de matemática deverá auxiliar os alunos na tabulação dos resultados.
 
Aula 03: Conhecendo a rádio. Caso seja possível, o professor deverá agendar uma visita a uma estação de rádio da cidade para que os alunos possam conhecer na prática o seu funcionamento. Para realizar essa atividade os alunos deverão pesquisar sobre a rádio, seu perfil, público alvo, anunciantes, destaques da programação, principais radialistas, etc. O resultado da visita deve ser publicado no blog.
Atenção professor! Algumas rádios possuem sites e os principais programas ou radialistas possuem blogs, indique os endereços para os alunos para que eles possam conhecer mais sobre o perfil da rádio.
 
Aula 04: Rádio na escola
Agora que os alunos já conhecem a história do rádio e como funciona uma rádio, eles deverão criar uma proposta para implantar uma rádio na escola.
Antes de iniciar a atividade o professor deverá utilizar o vídeo: Como criar um podcast onde o professor Eziquiel Menta apresenta algumas alternativas para trabalhar com rádio na escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalShowVideoAction.action?videoPath=../videos/como_criar_podcast.flv
Após o vídeo os alunos deverão analisar a situação da escola e avaliar qual formato de rádio é mais interessante: uma rádio física ou virtual (web rádio).
Para ampliar a discussão o professor deverá utilizar o texto: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_intermediario/radionaescola_necessario.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2062/imagens/ROTEIROS.gif Independente do tipo de rádio a ser implantado na escola o professor deverá organizar a turma de modo que os alunos realizem algumas atividades relacionadas a programação:
- estilo musical
- bloco de notícias
- anunciantes
- publico alvo
- entrevistas
- jornal local
 Atenção professor! É importante que os alunos contemplem tanto as notícias do mundo, país, estado, cidade e comunidade; quanto do âmbito escolar. Para isso, solicite a equipe pedagógica e professores que sugiram temas e auxiliem na pesquisa dos mesmos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Integrando gerações Áudio


Recursos Complementares
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/m_basico.htm http://www.podcast.sitedaescola.com/ http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa.php http://www.brasilcultura.com.br/conteudo.php?menu=94&id=1475⊂=1540
Avaliação
É importante que o professor construa junto com a turma o sistema de avaliação, para que ambos saibam quais os critérios serão avaliados e quais as habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Para essa aula sugerimos que os alunos escrevam um relatório individual indicando os conteúdos assimilados, as dificuldades encontradas, os pontos positivos e negativos verificados durante a atividade, como se deu o relacionamento com os colegas, e fazer uma autoavaliação sobre seu rendimento e participação nas atividades. O professor também deverá observar o crescimento no aprendizado do aluno, sua participação nas discussões, seu desempenho no blog, a responsabilidade e organização com as atividades e perante o grupo. Após avaliar cada aluno é importante que o professor de um retorno para o aluno sobre a avaliação.

5 comentários:

EUNICE MIRANDA disse...

É um ótimo plano de aula. Muito bem articulado, que nos dão idéias de como podemos realizá-lo.
Adorei, há muito tempo que procurava como fazer para desenvolver um projeto com este assunto.
Valeu!

Anônimo disse...

Gostei muito do seu trabalho, vou utilizá-lo na saka de aula e não esquecerei de mencionar a referência.

Mônica disse...

Adorei a dica para a aula. Na verdade gostaria de montar uma rádio na escola. Acho que seria ótimo para os alunos, mas dependo de autorização e nem sempre isso é possível. Mas, vou dar o passo inicial com as crianças. Para qual ano vc recomendaria? (7ano, 8ano ou 9ano)?
Obrigada,
Mônica Cruz Paes

Mônica disse...

Adorei a dica para a aula. Na verdade gostaria de montar uma rádio na escola. Acho que seria ótimo para os alunos, mas dependo de autorização e nem sempre isso é possível. Mas, vou dar o passo inicial com as crianças. Para qual ano vc recomendaria? (7ano, 8ano ou 9ano)?
Obrigada,
Mônica Cruz Paes

neize fatima disse...

Amei esse plano de aula

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR