Seguidores

29 de abr. de 2016

Atividades para maternal, creche e berçário: Plano de aula para a primavera - Leilão de Jardim

Atividades para maternal, creche e berçário: Plano de aula para a primavera - Leilão de Jardim: Plano de aula para trabalhar com maternal na primavera, com o poema ' Leilão de jardim ' de Cecília Meirelles. A cada dia da semana...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Plano de aula para a primavera - Leilão de Jardim

Plano de aula para trabalhar com maternal na primavera, com o poema 'Leilão de jardim' de Cecília Meirelles. A cada dia da semana, montar uma página do livro com colagem, pintura, origami ou outra técnica que preferir. Abaixo sugerimos a realização do trabalho com carimbo das mãozinhas... Para a realização das atividades relacionados, temos várias sugestões nos links.

Objetivos: Despertar o interesse pela arte e por poemas e conscientizar sobre a proteção aos bichinhos e a natureza. Desenvolver a coordenação motora, o gosto pela arte e ampliar o conhecimento a autora em questão. Do blog Gente Miúda.

Página 01 - Jardim e borboletas com carimbo das mãos.
Oficina - Borboletas com rolos de papel higiênico, com guardanapo ou tampinhas pet.


Página 02 - Passarinhos e ovos com carimbo dos dedinhos.
Oficina: Passarinhos com pratos descartável, dobradura, ou rolo de papel higiênico.

Página 03 - Sol e caracol com carimbo dos dedinhos e mãos.
Oficina: Caracol com dobradura de papel, caracol com recorte de papel e sol comrecorte e alinhavo.

Página 04 - Lagarto com carimbo das mãos.
Oficina: Lagarto com massinha ou rolo de papel higiênico.

Página 05 - Formigueiro, formigas e sapo com carimbo dos dedinhos.
Oficina: Formigas com massinha e origami, sapo com copo descartávelprato de papeldobradura

Página 06 - Cigarra e grilo com carimbo dos dedinhos.
Oficina: Cigarra com origami e com pega moscas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Carimbo com verduras para primavera

Oie!

Esta é uma técnica muito criativa para trabalhar com a turminha... o carimbo com batatas já é bem conhecido pelos educadores, mas que tal aproveitar outros alimentos para carimbar com os alunos? Ótimas dicas para trabalhar nesta primavera!!!

Pra começar, carimbo com aipo, rosas perfeitas!


Que tal carimbar com acelga?

As florzinhas feitas com carimbo de quiabo ficam uma graça, confira!

Projeto para maternal - Grandes artistas

Através deste projeto você vai ver que eles adoram imitar e são realmente grandes artistas. O projeto tem por objetivos conhecer diversos pintores e suas principais obras, associar a arte ao cotidiano, criar releituras dos quadros utilizando diversas técnicas e materiais, manusear diversos materiais explorando diferentes texturas e formas e prender a trabalhar coletivamente. 
Etapas do trabalho
No primeiro momento, relacione os pintores e suas obras e depois mantenha o foco no contato dos diversos materiais para a construção das próprias obras, relacionando com o conteúdo anterior.

Partes do corpo e autorretrato
A primeira atividade de Arte será associar partes do corpo humano, ajude-as a  montar o seu primeiro quadrinho com autorretrato! Veja como fazer.

1. Distribua folhas de papel sulfite e peça que as crianças desenhem elas mesmas com giz de cera. Previamente, proponha atividades de esquema corporal, como olhar-se no espelho. Nessa idade, as crianças estão iniciando a construção dos desenhos, então alguns ainda não apresentam traços que demonstrem a intenção de um rosto ou um corpo, mas elas podem estar ali em seus garranchos.

2. Distribua palitos de sorvete para que colem em volta do desenho formando uma moldura de retrato.

3. Distribua fios de lã para que colem no palito de sorvete de forma que possam pendurar na parede. Deixe que levem a sua primeira obra para casa.

Expressões faciais e a obra "Monalisa"
Quando se estuda o corpo humano, deve-se falar também sobre expressão facial. E, nesse contexto, faça a releitura da obra "Monalisa", do italiano Leonardo da Vinci. Depois de apresentar o pintor e sua obra aos pequenos, traga para a sala uma reprodução de "Monalisa" colada em cartolina e peça que as crianças procurem em revistas outros olhos, narizes e bocas que pudessem recortar e colar num grande cartaz, em volta da silhueta da Monalisa.

Volpi e a fachada das bandeirinhas
Ainda dentro do contexto das partes do corpo e do autorretrato, faça com as crianças um cartaz coletivo baseado na obra "Fachada com Bandeiras", do brasileiro Alfredo Volpi. Primeiro, apresente a obra aos alunos e deixe um tempo para observação. Depois, traga  a obra reproduzida em cartolina com espaço para que as crianças desenhassem os seus rostos nas janelinhas. Cada criança pode escolher uma janelinha e fazer o seu autorretrato com canetinha hidrográfica.

Kandinsky e as formas geométricas
Ao entrar no conteúdo das formas geométricas, aproveite para apresentar a obra de Kandinsky, artista russo, que se tornou um grande nome da arte abstrata. Veja como trabalhar com seus alunos.

1. Traga uma grande reprodução da obra "Sobre Pontos", de Kandinsky, e exponha para os alunos.

2. Distribua folhas de sulfite e várias formas geométricas recortadas em papéis coloridos.

3. Peça que as crianças reproduzam a obra em suas folhas fazendo colagem das formas recortadas. Exponha os trabalhos na escola!


Frutas de Lederman

Ao estudar os alimentos e a importância das frutas para a nossa saúde, colete obras de Lederman, artista que colocava muitas frutas em seus quadros. Após apresentá-las às crianças, sugira que desenhem as frutas que conhecem numa parece de azulejos da escola!

Brincadeiras de criança
Quando as professoras entraram no tema das brincadeiras infantis, apresente a obra "Meninos Pulando Carniça", do brasileiro Cândido Portinari. A partir dela, monte um grande quebra-cabeças da seguinte forma:

1. Faça duas reproduções bem grandes da obra. 
2. Recorte uma delas em quatro ou cinco pedaços.
3. Peça aos alunos que montem o quebra-cabeças.


Culminância

Todos os trabalhos de Arte do projeto devem ser expostos na mostra da escola, agrupados em um grande livro. As famílias e as crianças poderão conferir tudo que produziram ao longo do projeto e todos os artistas e obras que conheceram.

Atividades para maternal, creche e berçário: Projeto Alimentação - Maternal

Atividades para maternal, creche e berçário: Projeto Alimentação - Maternal: Oi gente!!! Estou postando este lindo projeto para trabalhar o tema Alimentação saudável com a turminha pequena... confira!  Mini Mate...

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Projeto Alimentação - Maternal

Oi gente!!!

Estou postando este lindo projeto para trabalhar o tema Alimentação saudável com a turminha pequena... confira! 
alimentação saudável
Mini Maternal do Colégio Crescer PHD
Educação Alimentar

Tema: Oba! Hoje é dia de fruta!
Temo previsto: Dois meses (3 e 5 feiras)
Turma: Maternal (2 e 3 anos)

Objetivos:
•Incentivar aos bons hábitos alimentares;
•Identificar as preferências alimentar dos alunos;
•Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
•Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde dando ênfase as frutas;
•Identificar cores, textura e os diferentes sabores das frutas.

Atividades:
•Experimentar todas as frutas separadamente
•Confeccionar cartazes e registros
•Trabalhar com as frutas de plástico
•Brincar com teatro de varas das frutas
•Fazer receitas com as frutas (Vitamina de banana, Suco de laranja, Bolo de casca de maçã, Musse de maracujá, Danone de morango, Sacolé de uva e Espetinho de fruta com chocolate)
•Pintura à dedo
•Classificação das frutas quanto a cores e tamanho

Culminância: Confecção de um livro gigante com registro de todas as atividades realizadas durante o projeto. Confecção de frutas gigantes com jornal. Anexar fotos, registros de fala, desenhos, colagens, receitas e pesquisas.

sábado, 24 de agosto de 2013

Porta retratos com tampas de sorvete

Sugestão super criativa para fazer com a turma do berçário ou maternal no projeto identidade, ressaltando ainda o tema da conscientização de proteger e salvar salvar o meio ambiente. 
lembrancinha projeto identidade
Super dica do UMEI São Vicente.
Depois de trabalhar o projeto com a turma, colete várias tampas de potes de sorvete e fotos dos alunos. Você também pode imprimir as fotos. Recorte-as e cole nas tampas. 

Depois é só decorar com tinta auto relevo com capricho!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dicas para trabalhar Semana da Pátria

É isto aí gente linda do blog, é hora de pintar tudo de verde e amarelo, a semana da pátria já está chegando... aqui postamos algumas dicas de atividades que podem ser realizadas com a turma mais pequena, tome nota!!! Algumas sugestões para aprender e fazer:

  • Hora de colocar fitinhas verde e amarelo na garotada, valorizar o Hino da Independência, cantando, trabalhando a letra e quem sabe fazendo um karaokê (tem o hino cantado, instrumental e play back no blog)!!!
  • Faça uma lista verde e amarela no caderninho das crianças durante a semana toda, eles vão adorar!!!
  • Veja que idéia legal da Cleuza: Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação... quem sabe no muro da escola?
  • Idéia legal da Escola sem Mimeógrafo: colocar 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas. 

  • Outra idéia: Com papel pardo faça um painel com o desenho da Bandeira e colar os papéis coloridos e explorar o painel. Ex: Conhece a cor Verde e o amarelo? O que você já viu na natureza que tem essa cor? Explorar também as formas: Onde posso ver o quadrado na bandeira? E o círculo?
  • Que tal fazer a FESTA DO VERDE E AMARELO? A professora pode se vestir toda de verde e amarelo. Podem ser criados jogos, brincadeiras e apresentações. A comida pode ser toda verde e amarelo como pipocas com anelina dessas cores. Pode haver apresentações com teatro, danças e músicas tudo falando do Brasil. Dentro da festa pode haver arrecadação de alimentos para serem doados aos "brasileirinhos mais carentes".
    Beijos a todas as amigas lindas que estão sempre no blog!

Atividades para maternal, creche e berçário: Luva de feltro para contar histórias

Atividades para maternal, creche e berçário: Luva de feltro para contar histórias: Linda sugestão para trabalhar na primavera com sua turminha... Esta linda luva de feltro é do Mascotinhos e vem com dedoches também. Pra q...


Plano de aula - A borboleta levada

Objetivos
Associar número e quantidade; proporcionar momentos de descoberta e criação, a fim de acelerar o processo cognitivo do aluno; explorar a capacidade criativa do educando; interpretar o texto oralmente e trabalhar conceito de amizade entre as crianças.
plano de aula para primavera
Aconchego
Receber os alunos com música animada e cenário alegre. Pode-se utilizar balões e simular um jardim com um tapete verde e flores artificiais.

Hora da Novidade
Leia pra eles algumas curiosidades do dia. Faça um quadro com EVA ou papel pardo, cole grama e flores de E.V.A de modo a deixá-lo atraente.
- Você sabia que a borboleta já foi uma lagarta?
- Você sabia que muitas borboletas vivem apenas algumas semanas?

1º momento
História - A borboleta levada
''Era uma vez, em um reino muito distante uma borboletinha chamada __________________.

borboletas com rolo de papel higiênico
(Apresentar uma borboleta feita com material reciclado (rolo de papel higiênico) e pedir que eles lhe deem um nome. Falar sobre o que acham dela, suas cores, características e qualidades).

Ela vivia muito feliz no jardim da casa de dona Joana. __________ era muito levada e vivia fazendo careta pra todo bichinho que encontrava. Sua mamãe _______________ vivia dizendo pra ela:
- ____________ deixa de ser levada menina!
Um dia, enquanto passeava pelo jardim ela viu dentro da água da fonte uma linda borboleta, mas levada como era tratou logo de fazer uma careta pra ela. Qual não foi sua surpresa quando a borboletinha lhe fez uma careta tão assustadora que _____________ saiu voando rapidinho pro colo de sua mamãe gritando:
- Mamãe, mamãe, tem uma borboleta muito feia lá na fonte fazendo careta pra mim.
Mamãe ________ que já sabia do que se tratava levou ________ até a fonte e explicou pra ela que aquele era apenas seu reflexo  e lhe disse como ela ficava bem mais bonita sem fazer careta pra ninguém.
Desde aquele dia ____________ apenas sorri e trata com muita gentileza e carinho todos os bichinhos do jardim. Foi assim que aconteceu e fim.

2º Momento
Falar sobre a história e reforçar a importância de ser sempre gentil e não fazer travessuras. Perguntar o que eles acharam da história e se teriam outro fim pra ela.

3º Momento
Cantar com as crianças, brincar de roda e imitando as possíveis caretas que a borboletinha possa fazer.


Música: Ciranda, cirandinha

♫ No jardim da minha casa,
Tem uma linda borboleta...
É levada e sapeca,
E adora uma careta! ♪

4º Momento
Desenhar e carimbar borboletas com carimbo das mãos e dos pés. Dicas e ideias para fazer este trabalho aqui.
5º Momento
Trabalhar com a turma com produção de várias borboletas, tanto para decorar a sala como para levar pra casa. Aqui pode-se também falar sobre a transformação das borboletas.Tem ideias de decoração da sala com borboletas feitas de guardanapo de papel aqui e aqui com passo a passo, são lindas!

6º Momento
Fazer com as crianças a recontação da história, com dedoches de borboletinhas de papel feitas pelas crianças, aprenda a fazer aqui.
Finalização
Realizar oficinas para produzir lembrancinhas de borboletas e presentear os alunos. Sugestão: borboletas com corações de EVA e palito de picolé e borboletas com corações de EVA e pirulitos! 

Da Ideia Criativa, com adaptações.

Atividades para maternal, creche e berçário: Como trabalhar o fazer musical com maternal de ber...

Atividades para maternal, creche e berçário: Como trabalhar o fazer musical com maternal de ber...: Trabalhar com música com a turminha pequena além de desenvolver o gosto pela música, estimula a percepção dos sons e ajuda também a desenvo...

Como trabalhar o fazer musical com maternal de berçário

Trabalhar com música com a turminha pequena além de desenvolver o gosto pela música, estimula a percepção dos sons e ajuda também a desenvolver as habilidades musicais. 

Aí vão algumas dicas e práticas que podem ser aplicadas em sala de aula e que com certeza vão te auxiliar nesta tarefa. As dicas podem ser aplicadas tanto para turmas de maternal quanto para outras turmas, como creche e berçário. Tome nota!
o fazer musical com maternal

· Propicie a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;
· Leve a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;
· Estimule a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés);
· Favoreça a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;
· Promova o contato com obras musicais diversas;
· Grave as produções e interpretações das crianças;
· Realize, durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;
. Promova passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;
· Ofereça oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;
· Confeccione materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças da turma;
· Conte histórias enfatizando os sons existentes;
· Proporcione a participação em jogos e brincadeiras cantadas;
· Promova a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos (duração).
· As melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período. Não se deve esquecer das parlendas como brincadeiras para desenvolvimento oral.
· Os acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.

Plano de aula para trabalhar desafios corporais com berçário

Objetivos
- Inserir atividades físicas regulares na rotina das crianças.
- Desenvolver habilidades corporais variadas.

Material necessário
Bolas, cordas, escorregador, colchonetes e imagens de animais.

Desenvolvimento
Na maioria das vezes, as crianças são muito ativas e estão sempre se movimentando. Contudo, é importante que a Educação Física seja feita de modo sistemático durante, por exemplo, dois períodos de 30 minutos, um de manhã e outro pela tarde. É certo que qualquer atividade física proporciona benefícios, mas a organização ajuda a criança a perceber a importância desses momentos.

Outro fator importante é a presença do adulto. Ainda que simples, certas atividades podem paralisar uma criança que sinta medo ou dificuldade em realizá-las - e o educador ajuda tanto a evitar acidentes quanto a dar mais confiança aos pequenos. Além disso, o adulto deve ficar atento às etapas do desenvolvimento das crianças: se as propostas forem fáceis demais, não estimulam os pequenos a contento e, se forem muito difíceis, não despertam o interesse em superar limites. Portanto, as atividades até podem ser as mesmas para as diferentes faixas etárias da creche, mas pequenas variações em seu planejamento e execução são muito bem-vindas.

Atividade 1
Uma proposta interessante é enfileirar bolas e auxiliar as crianças a passar os pés por cima delas - primeiro o direito, depois do esquerdo e assim por diante. Em seguida, as cordas podem servir como outro obstáculo a ser ultrapassado, por cima ou por baixo, de acordo com a regulagem de altura. Exercícios como esses exigem concentração, estratégia, preparo e, ao mesmo tempo, são estímulos divertidos.

Atividade 2
No pátio, o escorregador costuma ser usado como um brinquedo para descida. Estimular a subida por onde se escorrega também pode ser interessante. Para isso, segure na mão esquerda de cada criança e ajude-as, uma a uma, a subir. Depois, repita a proposta segurando na mão direita de cada criança. Com essa atividade, é possível perceber com qual das mãos os pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí, trabalhar novos estímulos à outra mão. 

Atividade 3
Propostas que envolvem cooperação são ferramentas importantes para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Ficar em fila, passar uma bola embaixo das pernas e entregá-la nas mãos do próximo colega envolve não apenas estímulos corporais como também noções de respeito e trabalho em equipe.

Atividade 4
Aproveite que as crianças costumam gostar muito de imitar animais e mostre imagens de bichos cujos movimentos elas possam copiar. Por exemplo, minhocas e cobras rastejam, sapos e cangurus pulam, cavalos e guepardos correm. Até o caminhar dos gorilas e chimpanzés pode ser interessante reproduzir: o corpo desses animais acompanha o andar, o que ajuda as crianças a desenvolver noções de lateralidade.

Atividade 5
Bolas variadas (de tênis de mesa, tênis de quadra, futebol de salão, handebol, vôlei, basquete, entre outras) são ótimas para organizar uma competição de arremesso, sempre com os dois braços para essa faixa etária. O tamanho e o peso de cada bola estimulam os músculos do tronco e dos membros superiores. Nesse sentido, confeccionar bolas de meia pode incrementar ainda mais o trabalho.

Avaliação
Faça anotações sobre o desempenho dos pequenos sempre que possível, não para compará-los, mas para aumentar gradativamente a dificuldade das atividades em que eles se saem melhor. Se alguma criança não conseguir realizar determinada proposta, procure auxiliá-la, dentro das possibilidades dela, até que consiga superar seus limites. Vale ainda orientar os pais a fazer algumas dessas propostas em casa, a fim de também contribuírem para a melhoria do desenvolvimento corporal dos filhos.

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR