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31 de mar de 2015

Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente

4ª REUNIÃO DE MÓDULO II
ESCOLA MUNICIPAL HIGINO GUERRA
Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente


   
        4º Reunião de Módulo II

Plano de Intervenção Pedagógica
Escola Municipal Higino Guerra
1º de Abril de 2015

Encontro de Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental
       
       
   
OFICINA

Construindo o Plano de  Intervenção Pedagógica da Escola e o Plano de Aula do Professor




[Resumo: Esta oficina trabalhará a análise dos resultados da avaliação diagnostica dos alunos apresentando como produto final um plano de intervenção pedagógica e um plano de aula].

  OFICINA

  TemaEstudo de Casos: orientando e acompanhando as ações e atividades do Plano de Intervenção Pedagógica da Escola e o Plano de Aula do Professor.
            
I – Objetivos:

1.1 - Discutir a operacionalização de atividades pedagógicas no âmbito escolar a partir do estudo de casos práticos, de análise de situações técnico-pedagógicas e de respostas a questionamentos;
1.2 – Criar estratégias para elaboração de plano de aula e ou atividades para sanar problemas apresentados.
1.3 - Aprimorar a habilidade de análise do mapa de resultados da avaliação diagnóstica, objetivando a intervenção pedagógica.
1.4 - Discutir as estratégias de intervenção pedagógica para atender as diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos.
1.5 - Apresentar sugestões de atividades e práticas pedagógicas a serem trabalhadas com alunos em diferentes níveis de leitura e escrita;
1.6  - Discutir com a Equipe Escolar ações de implementação e monitoramento do plano de intervenção;


.
II - Material de Apoio
         
È  Power point
Exposição dialogada sobre Plano de Intervenção Pedagógica (Power Point)
È  Anexo 1 – Mapas de Resultados: Avaliação Diagnóstica/Atividades  Avaliativas
È  Anexo 1a – Relatório de Desempenho dos Alunos
È  Anexo 1b – Relatório de Desempenho da Turma quanto aos Itens Avaliados
È  Anexo 2 – Plano de Intervenção Pedagógica da Turma
È  Anexo 3 – Matriz de Referência para Avaliação
È  Anexo 4 – Orientações Didáticas para o Desenvolvimento das Capacidades Básicas de Alfabetização
È  Anexo 5 – Plano de Aula – Sugestão e Formulário
È  Apostila: Orientações didáticas para o desenvolvimento das capacidades básicas da alfabetização
È  Guia do Alfabetizador
È  Livro Didático

III- Organização da Oficina

Cada grupo deverá escolher um representante que se responsabilizará pela coordenação e     apresentação dos trabalhos, no momento da plenária.

IV - Atividades a serem realizadas

      Procedimento: Trabalho em Grupo
     
    - O grupo deverá:

a-    Ler o caso proposto para o trabalho específico do grupo;

b-    Analisar, conjuntamente, o caso.

c-    Elaborar, a resposta que melhor atenda ao consenso do grupo para o caso analisado. 

 
4 – Plenária

O Coordenador do grupo irá  fazer a leitura da resposta correspondente ao caso analisado, bem como apresentação do plano que desenvolverá na próxima semana.      

V – Conclusão e Avaliação                                    

O Coordenador da oficina deverá fazer os comentários finais e avaliar com os grupos o alcance dos objetivos da mesma.


Desenvolvimento:
          Os Professores da Escola Municipal Higino Guerra, após a realização da avaliação diagnóstica inicial de Língua Portuguesa e de Matemática, e agora de posse dos resultados, mapas e gráficos analisaram a situação de aprendizagem de seus alunos e levantaram as seguintes questões:

a - Como desenvolver um trabalho produtivo, considerando a configuração da turma avaliada que apresenta alunos alfabetizados e alunos não-alfabetizados em uma mesma turma?



b - Como agrupar os alunos na mesma sala, para que possam, sempre que possível, aprender       uns com os outros?



 c - Que critérios utilizar para que os agrupamentos sejam sempre produtivos?




 d - Que providências tomar para garantir soluções para as situações didáticas desafiadoras detectadas em alguns alunos?






d-    O número de alunos avaliados com desempenho abaixo do nível recomendável em porcentagem maior está inserido em qual disciplina?





e-    As metas acordadas pela escola estão para 2015 são possíveis de serem alcançadas?

 RESULTADOS E METAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAPINÓPOLIS
PROALFA 3º ANO

META 2013
RESULTADO 2013
META PADRÕES DE DESEMPENHO 2013


RESULTADO PADRÕES DE DESEMPENHO 2013
PADRÕES DE DESEMPENHO - ABSOLUTO
TOTAL DE ALUNOS
ESCOLA
META PROFICIÊNCIA
PROFICIÊNCIA MÉDIA
PADRÃO DE DESEMPENHO
DESVIO PADRÃO
BAIXO
INTERMEDIÁRIO
RECOMENDADO
BAIXO
INTERMEDIÁRIO
RECOMENDADO
BAIXO
INTERMEDIÁRIO
RECOMENDADO
 PREVISTOS
AVALIADOS
PARTICIPAÇÃO
EM HIGINO GUERRA
594,5
618,2
Recomendado
84,5
1,6%
5,5%
93,0%
1,7%
6,8%
91,5%
1
4
54
64
59
92,2%



f-     As atividades trabalhadas em sala de aula;





g-    As atividades dos livros didáticos e as capacidades que devem ser consolidadas pelos alunos;






h-   O ambiente pedagógico das salas de aula;






i-     A prática pedagógica dos professores, os planos de ensino, plano de aula e o plano de      intervenção pedagógica.







Considerando cada um dos aspectos precitados, de forma minuciosa e dando a devida importância a todos é que a escola com sua equipe poderão continuar a desenvolver medidas pedagógicas e assim melhorar a qualidade do ensino oferecido, e, consequentemente, os resultados nas avaliações do PROALFA. PROEB, ANA, PROVINHA E PROVA BRASIL alcançarão metas projetadas.
         
         Análise dos mapas de resultados da Oficina  “Avaliação diagnóstica”
1      Os participantes farão a análise dos Mapas de Resultados da Avaliação Diagnóstica e Atividades avaliativas ou seu plano de intervenção pedagógica (elaborados.)
2     - Identificar os alunos que erraram as capacidades avaliadas em cada Eixo, conforme distribuição da tabela abaixo:

aluno
EIXO
CAPACIDADE
ITEM
1
Compreensão e Valorização da Cultura Escrita
1 - Conhecer os usos e funções sociais da escrita
1; 2; 3 e 5.


È Elaboração de atividades de Intervenção Pedagógica.
Identificados os alunos, o grupo deverá elaborar uma atividade de intervenção pedagógica que será aplicada a esse grupo de alunos, a fim da recuperação da aprendizagem dos mesmos em relação à capacidade analisada. Para fazê-lo, o grupo poderá pesquisar o material citado acima.


- Intervenção Pedagógica BD -  Atendimento Individual
ATIVIDADE:
-È Elaborar um Plano de Aula (Anexo 5)
Duração: 40 minutos
- Para exemplificar sua ação na sala de aula, após a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica, o grupo deverá eleger uma ação de intervenção pedagógica e elaborar um Plano de Aula.
- O Plano de Intervenção Pedagógica e o Plano de Aula terão como referência para sua elaboração:
·         Anexo 5 - Sugestão de Plano de Aula; 
·        Anexo 4 - Apostila: Orientações didáticas para o desenvolvimento das capacidades básicas da alfabetização;
f-      Guia do Alfabetizador;
g-  Livro didático.
Obs.: O grupo se organizará para uma apresentação criativa, utilizando recursos cênicos, lúdicos, musicais, dentre outros. 
6ª Atividade:
Duração: 1h e 20 min  - Socialização do Plano de Intervenção Pedagógica e do Plano de Aula pelos grupos.
§  Cada grupo disporá de quinze minutos para apresentação dos Planos de Intervenção Pedagógica e dos Planos de Aula.
§  7ª Atividade:
Duração: 5 min - Culminância dos trabalhos pelos facilitadores.
§   Os facilitadores discorrerão sobre a importância do Plano de Intervenção Pedagógica e sua construção coletiva;
§  A necessidade de o professor elaborar seu Plano de Aula;
§  Deverão retomar os objetivos da oficina e verificar com os grupos se os mesmos
 foram atingidos.
 8ª Atividade:
 Duração: 5 min - Avaliação da oficina.
Capinópolis, 1º de Abril de 2015.



PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: reflexões e práticas no Ensino Fundamental

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Publicado porCeel Ufpe
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