Trabalhando
Com
Matemática
Nos Anos Iniciais
Supervisora: Eunice Mendes de Oliveira
APRESENTAÇÃO (atributos
lógicos)
A sociedade moderna encontra-se, nos
dias de hoje, em momento de profunda importância para seu futuro e o homem
consequentemente está à procura de um caminho que o leve com sucesso até o
amanhã... Para tanto é preciso que o mesmo seja:
·
Livre;
·
Consciente;
·
Participativo;
·
Cheio de amor, respeito para organizar um mundo novo.
Neste
momento, todas as instituições sociais querem desempenhar importantes papeis na
definição desta sociedade em que se viverá o homem de amanhã e a criança de
hoje.
Por
este prisma, a Escola, como instituição, é a mais adequada para estar ajudando
na organização de novas ordens sociais, pois apresenta relevante
responsabilidade e com o seu trabalho poderá formar o tipo de ser humano
adequado para o futuro. Inúmeros educadores estão de tal forma consciente e
preocupada com estes aspectos que se colocaram na linha de frente, na defesa de
um currículo voltado para o desenvolvimento da capacidade de pensar, que é
característica fundamental do ser humano.
É no exercício do pensamento que o homem aprende a ser:
·
Equilibrado;
·
Ponderado;
·
Maduro;
·
Criativo;
·
Inovador, livre
enfim.
Quando a criança se matricula na
Escola, ela precisa entrar em contato com um mundo:
·
Aconchegante e atrativo;
· Desafiador e
estimulante; do qual faz parte a nossa querida Matemática, que segundo Piaget,
a Matemática antes de qualquer coisa, constituí-se em ações exercidas sobre
as coisas. A criança constrói seu conhecimento a partir de seu mundo interior.
Impor-lhe atividades isoladas de fora para dentro é contra-senso.
Neste mundo, o objetivo
principal, de maior importância é o
APRENDER E O CRESCER
São O IDEAL MAIS PERSEGUIDO.
-
Por isso o trabalho na área de Matemática deve assumir as
características estruturais do APRENDER e do
CRESCER.
-
Deve ser ATIVO e PARTICIPATIVO para tornar-se SIGNIFICANTE.
-
Só aprendemos bem, aquilo que podemos VIVER, FAZER E
APRENDER POR NÓS MESMOS.
-
Aprendizagem acontece no interior do individuo, que é seu
único agente, e ao mesmo tempo seu paciente.
-
O Educador deve deixar de ser um “ENSINADOR” para tornar-se
um “FACILITADOR” de aprendizagem;
-
É claro que isto, talvez irá exigir do professor uma certa
mudança em sua postura profissional. Para isso é preciso que o professor esteja
bem informado, principalmente estudando, se capacitando.
-
Aprender não é tarefa fácil. Se for sistematizada,
programada então, representa um verdadeiro desafio em duplo sentido:
·
a)- AO PROFESSOR – que deve estar
alerta e preparado para planejar, replanejar, inovar e criar, na busca da
melhor oportunidade para provocar a aprendizagem;
·
b)- AO ALUNO – porque exige o desenvolvimento de determinadas
estruturas básicas, físicas e mentais, que funcionam como alicerce para a
aprendizagem. Piaget estabeleceu três tipos de conhecimentos:
·
1- Conhecimento Físico – A realidade externa pode ser percebida através de observação. Ex * * * * * * * * * * bolas
vermelhas e azuis (Neste momento ela reconhece somente bolas).
·
2- Conhecimento Lógico – Matemático =Ele é inventado pela criança. É a relação
mental que cada criança faz a partir de si mesma, através de sua interação
dialética com o meio ambiente. Ex: Quando se apresenta a criança os mesmos
objetos acima e ela percebe a diferença, que ali estão bolas vermelhas e bolas
azuis, já consegue estabelecer relação entre objetos e cores.
·
3- Conhecimento social = É as convenções desenvolvidas pelas pessoas: Conclui-se,
portanto, que, para a criança adquirir conhecimento social, é necessário que
haja convivência dela com outras pessoas.
# As
atividades trabalhadas na área de Matemática devem ser globalizadas,
contextualizadas, harmonizadas, integradas, a fim de que os objetivos possam
ser alcançados. Os OBJETIVOS PODEM SER:
·
Facilitar a adaptação social do aluno ao meio escolar;
·
Despertar o interesse do aluno para os aspectos específicos na área de
Matemática que o leve à aprendizagem sistematizada;
·
Favorecer o enriquecimento das experiências do aluno; que ele esteja
alerta e curioso para relacionar fatos do dia-a-dia com as situações de sala de
aula;
·
Dar oportunidades para o aluno estabelecer
relações lógicas entre os objetos é condição necessária para a construção do
conhecimento matemático. Piaget distinguiu dois tipos de relações que o sujeito
pode estabelecer sobre os objetos:
·
1- Relações simétricas – dão origem à
formação da estrutura lógica da classificação = Classificar é agrupar
por semelhanças e nesta operação se avalia a quantidade total (o cardinal de
uma coleção)
·
2- Relações Assimétricas = Possibilitam a estrutura lógica da seriação. (SERIAR=
é separar por diferenças, operação esta da qual se origina o número
ordinal).
·
Adquirir e reformular, aprofundar
conceitos básicos sobre:
-
Tamanho;
-
Forma;
-
Cor;
-
Espessura, dimensão e peso;
-
Quantidade e contagem; (Classificação e seriação)
-
Tempo. (Orientação Temporal)
-
(Orientação Espacial).
Adquirir e reformular habilidades de
calcular, classificar, ordenar, comparar, interpretar, medir, construir e
consultar tabelas ou gráficos.
·
Provocar o desenvolvimento de algumas habilidades bem específicas como:
-
Trabalhar em pequenos grupos; Trocar idéias com outras
pessoas com respeito mútuo;
-
Manipular e explorar diferentes materiais; (situações Práticas).
-
Obedecer a regras simples no desenvolvimento de jogos e
brincadeiras;
-
Torne-se confiante em sua habilidade de pensar com
independência, para construir seu próprio conhecimento, assim como seus valores
morais e sociais, para enfrentar conflitos, superando-os, criando novas
relações que melhor expliquem a realidade em que vive.
-
Desenvolva sua capacidade de crítica e autocrítica, de
pensamento criativo e transformador;
-
Aprimore seu raciocínio lógico através de sua atuação sobre
os fatos matemáticos, sua reflexão sobre as relações criadas em sua mente,
tornando-se capaz de melhorar suas formas atuais de conhecer, à medida que
reinvente seu próprio saber.
. Devemos sempre observar as atitudes demonstradas por
nossos alunos durante as atividades trabalhadas:
1-
Demonstram interesse pelo trabalho;
2-
Demonstram prazer na execução das tarefas e atividades
propostas;
3-
Gostam de trabalhar em equipe demonstrando sociabilidade.
-
Professor, para aumentarmos o sucesso em
nosso trabalho, também devemos observar algumas regras básicas como:
1-
O papel do
Professor é o de provocar a aprendizagem – quem aprende é a criança e por isso
a aprendizagem deve ser dinâmica para tornar-se significativa;
2-
A formação
das estruturas básicas mentais que servirão como fundamento para as
aprendizagens posteriores estão completamente presas a concreticidade e, os
sentidos são os canais através dos quais o ser humano aprende as mensagens que
lhe endereçam o meio ambiente e os outros seres;
3-
Nenhuma
atividade pode ser limitada em si mesma, a criança tem o direito de ter a
possibilidade de caminhar, criar, ir além de acordo com suas características
individuais, desenvolvendo seu raciocínio, seu pensamento;
4-
As atividades
devem estar harmonizadas com objetivos específicos e adequadas aos momentos ou
a cada aspecto do período em desenvolvimento;
5-
Os materiais
devem ser relacionados de acordo com o objetivo e a atividade a que se
destinam. É bom lembrar que alguns materiais têm maiores possibilidades de
enriquecimento que outros;
6-
O método –
intuitivo – a ser usado deve atender às recomendações cientificas, estando de
acordo com a psicologia e a didática:
·
a)- dando oportunidade ao desenvolvimento do
pensamento, do raciocínio, do querer descobrir e das habilidades específicas da
área;
·
b)- exige participação ativa do aluno,
despertando interesse e captando atenção;
·
c)- permitindo e favorecendo a experimentação e
o ensaio, dando oportunidade para que aconteça o “insight” – ocorrência
do discernimento que ocorre quando se percebem as relações entre as partes de
uma situação global, assim como das relações da situação global e suas partes;
·
d)- Relacionar a aprendizagem sistematizada e a
vida, fazendo com que o aluno perceba o sentido social da Matemática;
7-
Observar as
etapas fundamentais na estrutura do processo de aprender:
a)-
preparação;
b)-
exploração;
c)-
abstração; (Os
conceitos numéricos são sempre abstratos, não observáveis, porque cada criança
os cria através de sua abstração construtiva). A criança apresenta a sua
abstração de acordo com aquilo que ela faz, como construiu a idéia, e não
atribuindo um significado através de palavras ou figuras. Exemplo:
Se apresentarmos a ela um cartaz - 3 TRÊS. Isso
não lhe garantirá a representação da idéia de 3. Ela deverá se utilizar de símbolos
significativos como instrumentos de contagem: tampinhas, palitos, risquinhos e
até mesmo os dedos. O sinal em número (3) é uma convenção para indicar aquela
quantidade, pertencendo, (portanto ao conhecimento social).
d)-
fixação;
e)-
aplicação.
8-
É tarefa do Professor organizar um ambiente que favoreça
a ação, a experimentação e as trocas entre as crianças, programando situações
que as conduzam a pensar por si próprias, ativamente, estabelecendo relações,
quantificando objetos e construindo operações;
9-
Envolver a criança
em todos os aspectos de avaliação, que deve ser sistematizada, constante,
acompanhando todo o processo. A auto avaliação deve ser estimulada desde cedo
para dar real significado às aprendizagens e possibilitar a formação do
espírito crítico e consciente de cada educando.
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA OS ANOS
INICIAIS – MÊS DE FEVEREIRO
SUGESTÕES E ATIVIDADES.
|
CAPACIDADES
1-
Identificar em diversas situações, tamanho dos objetos;
|
2-
Identificar em diversas situações, tamanho e forma dos objetos e seres.
|
3-
Reconhecer cores em diversas situações e desenhos
|
4- identificar espessuras, a dimensão e o peso
dos objetos através de comparações.
|
5-
Comparar quantidades para identificar conceitos específicos.
|
6-
Identificar a posição dos objetos em relação a um ponto tomado como
referencial
|
7- Identificar
lateralidade e todos os conceitos relacionados a ela
|
8-
Identificar os conceitos relacionados ao tempo ou espaço de tempo
|
9-
Iniciar os princípios da contagem significativa e o reconhecimento dos
algarismos.
______________________________________________________________________
DESCRITORES 1- CONCEITOS BÁSICOS:
1.1-TAMANHO: ( .grande - Pequeno )
(. Maior - Menor)
(.Alto –
Baixo); (.Comprido – Curto);
|
1.2-
FORMA:
(.Mesma Forma)
- (. Forma Diferente)
( Quadrada)
– (.Circular) – (.Retangular) – (Triangular)
|
1.3-
cor:
( .Vermelha - .
Amarela - .Azul - .Verde etc);
|
1.4-
Espessura,
Dimensão, Peso: (Grosso/fino) (longo/ curto) – (Pesado/Leve) –
(Largo/Estreito).
|
1.5-
Quantidade:
(Muito/Pouco)-
(Cheio/Vazio) – (A mais/ A menos)
|
1.6-
Posição:
(Em cima/ Em baixo)
– (À frente/Atrás/ Ao lado).
|
1.7-
Lateralidade:
(Antes/Depois) –
(Primeiro/Ùltimo) – (À Direita/À Esquerda) –
|
1.8-
Tempo:
(Hoje/amanhã/ontem)
– (Mês/Dia/)- (Espaço de tempo de um minuto, uma hora) – (
Noite/Manhã/Tarde).
|
1.9-
Contagem significativa até 20. ( ou ao nível
a sala).
|
__________________________________
1- Material concreto: Pequenos
animais. Em grupo organizem os animais em ordem crescente e decrescente. Em
seguida recortar e colar.
ESQUEMA CORPORAL E A
PERCEPÇÃO DO ESPAÇO.
ESQUEMA
CORPORAL:
Refere-se à percepção do próprio corpo, suas partes, suas funções,
movimentos, posturas e atitudes.
Relacionada à estruturação do esquema corporal está a PERCEPÇÃO
ESPACIAL que se refere à percepção do espaço que se ocupa, de coisas e
pessoas em relação a si próprio (posição no espaço) e da posição de duas ou
mais pessoas entre si (relações espaciais).
Assim à medida que a criança vai
adquirindo a noção de seu corpo, vai adquirindo a noção do espaço que ocupa e
do que a rodeia, isto é vai desenvolvendo a percepção da posição, da direção,
da localização de coisas e objetos.
Fazer experiências então com conceitos
como: em cima, abaixo, direito, esquerdo, à frente, atrás, perto, longe,
primeiro, último, entre, do meio etc. A
orientação espacial é uma função da leitura e da escrita, uma vez que
dela dependem a percepção da direção de cada traço nas leras lidas ou
escritas (b, d, p, q, u, n ) e a capacidade de reconhecer a seqüência de
letras numa palavra (capa – paca ) e de palavras numa sentença.
A seguir levaremos até você atividades que
englobam Esquema Corporal e percepção Espacial, bem como algumas relacionadas
com a percepção do tempo com os seguintes objetivos:
- Do corpo, suas partes, funções e movimento no
espaço;
- De coisas e pessoas em relação si próprio
(posição no espaço);
- De coisas e pessoas uns em relação aos outros
(relações espaciais).
1- Identificar sua imagem
em um espelho;
2- Observar que o corpo
ocupa espaço;
3-Fazer movimentos amplos
com o corpo dançar/pular/agachar/ deitar/engatinhar/abrir braços...
4- Fazer pantomimas; com as
mãos/pés.
5- Brincar com ritmos:
cantando, declamando.
6- Quebra-cabeças
|
Percepção de coisas e pessoas em relação a si
próprio:
Jogo: Macaquinho disse:
1-
O que está perto; longe.
2-
O que está à frente/atrás;
3-
À direita/esquerda
4-
Em cima/embaixo
5- Colocar seu lápis do seu
lado esquerdo; em cima do caderno;
entre o caderno e a borracha;
Organizar
sequencias com tampinhas ou pauzinhos de picolé coloridos.
|
2-
BLOCOS LÓGICOS: 48 PEÇAS P/ CADA GRUPO DE TRABALHO.
Em grupo as crianças vão observar a caixa fechada.
Peçam que a abram e manuseie
todo o material fazendo pequenas construções
como:
·
Formar uma
grande cobra de modo que a cabeça seja grande;
·
Cobra
pequena, Assim vamos contando uma história de cobras
para simples motivação e
ir observando as atividades escolhendo qual
é o melhor caminho;
·
Em seguida
pedir que separem as peças em dois grupos:
a)- peças grandes
b) Peças pequenas. Neste momento devemos observar as habilidades
desenvolvidas por
cada criança;
·
Agora vamos
agrupa-las pela forma: círculo- quadrado-triângulo- retângulo;
(quais as
semelhanças e diferenças que vocês
observaram?
( Me apresente o quadrado – o triângulo etc.). Que forma tem esta
peça?
|
3-
BLOCOS LÓGICOS: * ATIVIDADES EM GRUPO OU EM RODINHAS.
Pedir para que a criança forme cobrinhas seguindo
as seguintes orientações:
·
Uma cobrinha
com peças redondas;
·
Com peças
quadradas – retangulares – triangulares;
·
Pedir para
que usem sua imaginação e me conte uma história relacionada ao desenho (Quem
gostaria? Então vou escolher alguém para contar.);
·
Agora vamos
fazer a mesma cobrinha usando duas formas,
3 formas, justifiquem qual foi a
melhor construção com qual forma ficou mais parecida.
4-
Construir outros desenhos usando:
·
Apenas
círculos grandes e pequenos;
·
Apenas
quadrados grandes;
·
Apenas
triângulos grandes e pequenos.
5- MATERIAL: Uma caixa contendo cartões de formas
geométricas, caixas de colgate,
fósforos balas retangulares e quadradas,
outros materiais que julgar necessário
para aplicação neste exercício.
Escolher uma criança, vendar seus olhos e pedir que
a mesma retire da caixa
um objeto e descreva-º Em seguida retirar de seus olhos a venda
e mostrar a
ele cartões com formas geométricas e pedir que ele aponte qual foi à
forma
que ele descreveu. Se acertar ganhará um brinde. Se errar pagará uma prenda.
6- CORES:
Pedir para que as crianças agrupem as peças pelas cores.
Vocês conhecem
outras cores? Então desenhe uma destas formas e colorir com outras cores
que
não tenham nesta caixa. Em seguida pedir que discriminem e identifiquem as
cores
das peças, nomeando-as corretamente. Agora façam construções usando:
·
Apenas o
atributo cor;
·
A cor e a
forma;
·
A cor e o
tamanho;
·
A cor, a
forma e o tamanho. Fazer a mesma atividade assim: Pedir que uma
criança passe
com uma caixa de sapato falando – Quando meu lindo caminhãozinho
chegar,
peças azuis irá carregar. Cada criança escolherá uma peça azul e colocará
dentro do “caminhãozinho” e assim sucessivamente até notar que já não há mais
interesse da turma.
7- MATERIAL:
BLOCOS LÓGICOS: As crianças devem estar
assentadas, formando
um grande semicírculo. As peças devem estar dentro de uma
sacolinha. A professora
pedirá que um aluno tire uma peça de dentro da sacola
e cantar assim:
* “ Desta sacola minha gente, uma peça vou tirar.
E vocês, oh! Meus amigos devem a cor adivinhar.E
assim até tiver interesse ";
* “Continuar com o trabalho com os blocos, pedindo para que
façam
cobrinhas de várias cores alternadas; Cabeça de uma cor e corpo de
outras ou outras cores.
Podem construir outras cobrinhas alternando também
atributos”.
* Após cada construção, apreciar a atividade, conferindo
com as crianças, se estão corretas,
se estão bonitas. Ir aumentando o grau de
dificuldades em cada tarefa.
|
10 – BLOCOS
LÓGICOS: ESPESSURA – Trabalho de
grupo.
Pedir
as crianças que comparem as peças para descobrirem se elas possuem a mesma
espessura. Identificar “GROSSO” E “FINO”. Comparar com materiais da sala de
aula.
Vamos classificar?
·
Peças grossas
com cores diferentes;
·
Peças grossas
com tamanhos diferentes;
·
Peças grossas
e finas com cores diferentes;
·
Peças finas
com tamanhos diferentes;
·
Peças grossas
e finas com tamanhos e cores diferentes;
|
11-Material:
Tiras de Cartolina, curtas e longas. Barrinhas de cussinare
Conversar
com as crianças explorando este novo atributo, explorando suas experiências
sobre
o assunto e ao mesmo tempo diagnosticando a profundidade destas. Pedir
que comparem
as tiras de cartolina de modo a identificar aquelas que são:
·
Do mesmo
comprimento;
·
Longas –
curtas. Pedir que levantem as tiras curtas ou longas. Comparem objetos na
sala
de aula... Réguas, lápis, pedaços de fitilhos, cordão.
·
Largas –
estreitas: Deixar que as crianças falem sobre suas observações,
suas
experiências e aquilo que já conhecem indicando ou reconhecendo os atributos
que
se pretende trabalhar.
·
Distribuir
jornais e tesouras, pedir que recortem outras tiras estreitas e façam
comparações com as que já possuem; Quantas mais largas, ou estreitas.
Comparação
com objetos em sala de aula.
|
12- Material: . Pedras;
.Algodão ou espuma; .Pedaços de tijolos; .Saquinhos de areia com diversos
pesos e venda para o olhos.
Crianças
assentadas no chão em semicírculo, conversar com eles sobre novos
conceitos
que serão trabalhados. Sondar suas experiências. Deixa-las falar e ouvi-las
com
atenção para detectar conceitos errados ou mal formados.
Escolher uma criança colocar-lhes a
venda nos olhos. Pedir que estendessem as
mãos e nelas colocar, objetos de
pesos bem diferenciados, sendo um objeto em cada mão.
Pedir que sentissem e
indique qual o mais pesado e o mais leve. Trocar objetos e crianças
para
estarem fazendo as atividades.
·
O mais pesado
de todos; Os pesados; Os menos
pesados;
·
O mais leve
de todos;
·
Os
leves; que não pesa quase nada.
13-
Material: dois copos de plástico; . Água ou Areia; Milho ou Feijão; . Caixa
de fósforos
vazias; .Palitos de
fósforos já queimados.
Assentados em semicírculos – A professora seguirá
dando seguintes comandos:
·
Eu quero um
copo vazio; agora um copo cheio de areia ou água
– A criança precisa entender
que o copo pode estar vazio e ser cheio ou estar cheio e pode ser esvaziado;
·
Fazer
experiências semelhantes usando as mãos das crianças e o milho ou feijão.
Percepção de muito – pouco / vazio – cheio/ tem a mais- tem a menos.
·
Repetir as
experiências com o copo com milho, explorando conceitos de muito -
pouco
tem a mais neste copo – tem a menos; Estes conceitos devem ficar
bem estruturados a partir
da
comparação entre quantidades. As atividades devem ser variadas tanto
mimeografadas
quanto com o material manipulativo.
|
14-
LATERALIDADE: Identificando diferentes posições que
um objeto pode apresentar.
Dividir a classe em grupos. Em seguida formar rodinhas com os grupos.
Desenhar no chão
5 linhas paralelas e explicar que deverão cantar uma canção
de roda. Dado um sinal, a maior
criança de cada grupo deverá colocar-se no
início de cada linha. As outras crianças continuarão
a cantar na roda. Dar
outro sinal e da mesma forma, a criança maior de cada grupo correrá para
a
linha, ficando atrás da 1ª criança, e assim sucessivamente até que todas as
crianças já estejam
na linha.
A Professora deverá
observar a fila que melhor se organizou pelo critério escolhido.
(Do maior
para o menor).
Depois que as filas
estiverem prontas, a Professora deverá pedir que formem uma única fila, orientando a formação através de comentários como:
·
Quem deve
ficar na frente? Sou eu porque sou o maior de todos...
·
Quem deve
ficar atrás do primeiro? Eu porque na ordem decrescente devo ficar aqui.
·
Quem vem
antes de...? Sou eu, porque sou menor que o...
·
Quem vem
depois de...? Sou eu porque sou maior do que o...
·
Quem deve
ficar em último lugar? Eu porque sou o menorzinho de todos.
Após
ter sido organizada a fila de todos os alunos realizar com eles uma marcha
pelo pátio da
escola.
15- Material:
Fitas brancas e amarelas em número
suficiente para dar um par para cada
criança que farão uma fila no pátio. A
fila branca ficará no pulso direito e a amarela
no pulso esquerdo. Em seguida
marchar e cantar: “EU TENHO NA MÃO DIREITA UMA
LINDA FITA BRANCA E NO MEU PULSO ESQUERDO
UMA LINDA FITA AMARELA.
Levantar a fita certa no momento certo.
Após ir dando estes comandos;
·
Levantar a
mão direita;
·
Levantar a
mão esquerda;
·
Virar para a
esquerda - agora para a Direita
·
Dar três
passos para frente;
·
Dar três
passos para trás;
·
Dar um pulo
para a direita - para a esquerda;
·
Virar para a
direita e dar meia volta – volver...
·
Fazer o mesmo
para a esquerda.
|
16-
BRINCADEIRA: MARIA VIOLA, COM QUEM ESTÁ A BOLA?
As
crianças assentadas em forma de rodinha e uma de olhos vendados deverá
descobrir com
quem está a bola, dizendo assim. A bola esta à direita de... Ou
ainda à esquerda de...
À frente... Atrás de... Se acertar ganhará um brinde. Se perder
pagará uma prenda.
|
17- Noções
temporais: Identificando conceitos
relacionados ao tempo.
MATERIAL:
Cartazes e fichas.
Conversar com os alunos explorando e
fazendo sondagem de seus conhecimentos sobre
os conceitos de hoje, ontem,
amanhã, agora, daqui a pouco. Deixar que falem sobre suas
experiências de
forma bem clara.
Depois apresentar os cartazes em seu
título e sugerir às crianças que planejem o dia,
apresentando sugestões sobre
as atividades que poderiam executar antes e depois do recreio.
É muito
importante que se promova uma discussão sobre todas as possibilidades de
tarefas e
atividades. Quando as crianças sugerirem uma atividade impossível
de se executar ou
inconveniente, argumentar com elas, fazendo com que pensem,
analisem para chegar
à conclusão da inconveniência dessa atividade.
CARTAZES
Hoje no início da aula vamos fazer...
1-
____________________________________________________.
2-____________________________________________________.
3-____________________________________________________.
4-____________________________________________________.
|
Hoje, após o recreio, vamos fazer...
1-
_____________________________________________.
2-______________________________________________.
3-______________________________________________.
4-________________________________________________.
|
Hoje no início da tarde vamos fazer...
1-
_____________________________________________.
__2-______________________________________________.
3-_________________________________________________.
Ontem, nós fizemos...
1-
_____________________________________________.
2-_______________________________________________.
3-_______________________________________________.
4-______________________________________________.
|
HOJE, VAMOS FAZER...
1- ____________________________________________________.
2-___________________________________________________.
3-________________________________________________.
_
4-__________________________________________________.
|
AMANHÃ, QUEREMOS FAZER...
1-
________________________________________________.
2-_________________________________________________.
3-_________________________________________________.
4-______________________________________________.
|
Fazemos pela manhã Fazemos
à Noite
Fazemos à Tarde...
|
CALENDÁRIO
ESCOLA
MUNICIPAL “HIGINO GUERRA”
MÊS: _______________ ANO: _____
TOTAL DE DIAS:
_______
|
DATAS COMEMORATIVAS: Dia ___________________________
Dia ___________________________________________________.
|
Domingo
|
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
Sábado
|
|
|
|
|
|
| |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
|
EXPLORAR:
·
1- Nome dos meses do ano;
·
2- Dias da Semana;
·
3- Dias dos meses e da semana;
·
4- Cabeçalho;
·
5- Qual é o primeiro dia, qual é o último dia do mês?
·
6- Em que dia da semana o mês começa e em que dia da semana termina?
·
7- Quantos domingos tem este
mês? Quantos sábados?
·
8- Qual é o dia que você mais gosta? Porque?
·
9- Marcar aniversários dos alunos;
·
10- Fazer contagem progressiva e regressiva
·
11- Observar números pares e ímpares;
·
12- Antecessor e sucessor;
·
13- Marcar os dia que já passaram;
·
14- Quantos faltam para terminar o mês?
·
15- Temos feriados?
·
16-
·
Quantos dias letivos?
·
17- Quantos dias não temos aula?
Bibliografia:
AFONSECA. Elísia Teresina Melgaço.
Outras atividades neste sentido você poderá encontrar nos seguintes livros
ATIVIDADES DO LIVRO
De
Olho no Futuro
Ângela
Passos.
Coleção: Na Ponta do Lápis - aprendendo a brincar com as
Letras e números - editora Árvore
Coleção:
Ciranda das Letras. Matemática 1 e 2
|
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