PARLENDAS
As parlendas são versinhos com temática infantil que são
recitados em brincadeiras de crianças.
Possuem uma rima fácil e, por isso, são
populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar
o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas
parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas.
Elas fazem
parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante
tradição cultural do nosso povo.
Eixos:
1-
Leitura
2-
Escrita
3-
Convenções Gráficas
4- Apropriação
do Sistema Alfabético
5-
Produção Escrita
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR PARLENDAS
TÓPICOS
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COMPETÊNCIA OU
CAPACIDADE
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DESCRITOR
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QUESTÕES PROPOSTAS
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Leitura: Compreensão,
Análise e Avaliação
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INTERPRETAÇÃO
de
Informações implícitas em textos.
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Identificar
assunto de texto
|
Após
leitura: Do que o texto fala?
Ou
qual o assunto do texto?
|
Inferir informações em textos
|
O
que será que este texto está querendo nos dizer?
|
||
Localização de informações explicita em
textos
|
Localizar informações explicita.
|
Características dos
personagens;
Onde acontece?
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Coerência e coesão no processamento de
textos
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Estabelecer relações de continuidade temática
a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
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Qual a palavra que dá sentido (coesão)
À parlenda?
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Usos
Sociais da leitura e da escrita
|
Implicações
do gênero
e
do suporte na compreensão de textos
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Identificar gêneros textuais diversos.
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Qual é o nome deste gênero
textual?
Vocês conhecem outra parlenda?
Mostrar alguns suportes com
parlendas e ler algumas para eles.
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Reconhecer a finalidade de gêneros
textuais diversos.
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Para que serve uma parlenda?
O que vocês sentiram ao
ouviram as parlendas?
|
||
Reconhecimento
de convenções do sistema alfabético
|
Uso
adequado da página
|
Conhecer as direções e o alinhamento da
escrita da Língua Portuguesa
|
Neste texto, Qual é a 1ª
palavra? E a última?
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Apropriação do Sistema Alfabético
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Reconhecimento da palavra como unidade
gráfica
|
Compreender
a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em
textos escritos.
|
“Quantas
palavras tem este texto”?
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Aquisição de consciência fonológica
|
Identificar, ao ouvir uma palavra, o
número de sílabas (Consciência silábica)
|
Quantas
palavras têm a parlenda?
Qual
a palavra com maior número de sílabas? E a menor?
|
|
Identificar sons de sílabas (
consciência fonológica e fonêmica)
|
Quais palavras rimam no texto?
|
PARLENDAS
Serviço de Supervisão Pedagógica
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