Seguidores

25 de set de 2014

Avaliação Diagnóstica Leitura e Escrita – 5º Ano A Águia e a Gralha

Leitura e Escrita – 5º Ano 
A Águia e a Gralha
Autor: Esopo [1]
Conhecer nossos limites é a regra de Ouro
A Águia e a Gralha
Muita ambição, pouca precaução
Uma grande Águia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, num fulminante voo rasante e certeiro, capturou uma ovelha e a levou presa às suas fortes e afiadas garras.
Uma Gralha, que a tudo testemunhara, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa.
Assim, ela voou para o alto e tomou impulso. Então, com grande velocidade, atirou-se sobre uma Ovelha com a intenção de também carregá-la presa às suas garras, como antes fizera sua concorrente.
Ocorre que suas garras, pequenas e fracas, acabaram por ficar embaraçadas no espesso manto de lã do animal, e isso a impediu inclusive de soltar-se, e embora o tentasse com todas as suas forças, foi em vão todo seu esforço.
O Pastor das ovelhas, vendo o que estava acontecendo, capturou-a. Feito isso, cortou suas penas, de modo que não pudesse mais voar.
À noite a levou para casa e entregou como brinquedo para seus filhos.
"Que pássaro engraçado é esse?", perguntou um deles.
"Ele é uma Gralha meus filhos. Mas se você lhe perguntar, ele dirá que é uma Águia."

1) Complete de acordo com o texto:
a)- Quem conta a história é o ______________________________ 
(o narrador – um personagem) 

b)- Os personagens da história são ___________________________________________ ____________________________________

c)- O local onde a história se passa é ____________________ (cidade – campo)

d)_  A história acontece quando _________________ 
( no presente – no passado)

Item 1) Eixo 2- Leitura / Capacidade 2-10 Reconhecer a presença de diferentes enunciadores (narrador,personagens, participantes de diálogo, enfim quem assume a voz), nos textos lidos, identificando as marcas gráficas e linguísticas que sinalizam suas vozes (aspas, dois pontos, travessão, emprego do verbo na 1ª pessoa, emprego do pronome você nos textos publicitários, discurso direto e indireto, etc) 


 2)-  As palavras destacadas no texto se referem: 
( ) às ovelhas ( ) à águia ( ) à gralha ( ) ao pastor

Item 2) Eixo 2 – Leitura / Capacidade 2.15 Reconhecer os elementos que compõem a cadeia de referentes de um texto, compreendendo o processo de introdução e de retomada de informações possibilitado pelo emprego de pronomes, como os pessoais, os demonstrativos, os possessivos, relativos, e pelo emprego de sinônimos ou expressões do mesmo campo semântico.


 3) O que causou toda a trama da história foi o fato de 
a) ( ) o caçador cortar as asas da gralha 
b) ( ) a águia ter capturado uma ovelha 
c) ( ) o caçador ser muito esperto 
d) ( ) a gralha ficar com inveja da águia 

Item 3) Eixo 2 – Leitura / Capacidade 2-13 Identificar os elementos que constroem a narrativa (lugar, tempo, o fato propriamente dito, com quem os fatos ocorrem, sob que ponto de vista a história ou o fato é narrado), como também reconhecer o que deu origem à história ou ao fato narrado, isto é, o conflito gerador do enredo.


 4) Complete de acordo com o texto: 
a)- O ninho da águia fica ________________________ 

b)- Quem testemunhou a captura da ovelha pela águia foi _______________________________________________ 

c)- As garras da gralha ficaram presas no
 ______________________________________________.
  Item 4) Eixo 2 – Leitura / Capacidade 2-7 Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações explícitas e de inferir informações implícitas, inter- relacionando essas informações no processo de compreensão

5) A que gênero textual pertence o texto “ A Águia e a Gralha” ? ____________________________________________

6) Em qual suporte textual ele circula? ____________________________________________ 

Item 5, 6 - Eixo 2 – Leitura / Capacidade 2-3 Antecipar conteúdos de textos a serem lidos a partir do suporte, do gênero, da contextualização, das características gráficas e de conhecimentos prévios sobre o tema...

7) Qual o tipo de sentimento humano o autor representou no texto?_____________________________________________

Item 7) Eixo 2 – Leitura / Capacidade 2-4 Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo de passagens diversas (acontecimentos, partes do texto, os fatos que estão expressos no texto) do texto que está sendo lido.

8) Quem é o autor dessa fábula? __________________________________________________ 

Item - 8) Eixo 2 – Leitura / Capacidade 2-3 Antecipar conteúdos de textos a serem lidos a partir do suporte, do gênero, da contextualização, das características gráficas e de conhecimentos prévios sobre o tema...

9) Toda fábula tem uma moral, uma mensagem do autor para quem a lê. 
Qual É a mensagem dessa fábula?____________________________________________________________________________________________________

 10) Você mudaria o final dessa fábula? Por quê? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

. Item 9 e 10) Eixo 2 – Leitura / Capacidade 2-18 Avaliar crítica e afetivamente o texto lido, fazendo apreciações quanto a valores que o texto possibilita realizar. 

Moral da História:
Não devemos permitir que a ambição nos conduza para além dos nossos limites.

Moral Alternativa:
É sinal de imprudência dar um passo maior que as pernas


A avaliação diagnóstica em análise, primou por uma organização de itens abertos para possibilitar também a avaliação das habilidades referentes ao Eixo 3 – Conhecimentos Ortográficos e Linguísticos, mais especificamente à Capacidade 3-2 (Conhecer os usos das letras maiúsculas e minúsculas, observando a caligrafia e a legibilidade), bem como, avaliamos também várias capacidades referentes ao Eixo 4 – Produção Escrita.

Nenhum comentário:

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR