Seguidores

13 de ago de 2014

DICAS PAR O DIA D 2013/2014

PODERÁ REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES QUE JÁ PUBLIQUEI NESTE BLOG NO DIA  06/06/2013



DIA D - Encontro da Comunidade Escolar.

3. A história se transformando

 Os principais agentes de transformação (SEE, SRE, SME, Escolas Estaduais e Municipais, Pais), tendo o ALUNO como foco do processo educativo, garantindo a melhoria do seu desempenho escolar.


Nessa história do PIP, novas formas de pensar e agir foram sendo incorporadas pelos agentes de transformação. Novos paradigmas foram se sobrepondo a antigas concepções, com o objetivo de atingir ou superar a meta pactuada.

Nessa rede de transformação, cada agente desempenha seu papel, de forma a garantir a articulação de todas as ações relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, inclusive a integração da comunidade escolar: um trabalho de EQUIPE para a melhoria da aprendizagem do ALUNO.  Qual, então, o papel de cada agente de transformação?


3.1. O Aluno no centro de nossa atenção


O ALUNO é o centro do processo educativo e está no centro de nossas atenções. Ele é o sujeito de sua aprendizagem, compromete-se com as atividades escolares, se envolve e participa dos eventos e projetos da Escola e da Comunidade.


3.2. Pais: colaboradores das ações do Programa de Intervenção Pedagógica



Orientam para horários de estudo e dever de cada

Participam de reuniões da Escola e eventos da Comunidade

Incentivam seus filhos a estudar


3.3. Escolas liderando o processo de aprendizagem dos alunos
Assim são as escolas que fazem a diferença:
- Liderança efetiva do Diretor e atuação significativa do Especialista em Educação Básica;
- Gestão Pedagógica como eixo do trabalho e o aluno como centro de sua atenção;
- Projeto Político Pedagógico construído democraticamente;
- Plano de Intervenção Pedagógica bem elaborado e implementado;
- Práticas efetivas do Professor na sala de aula, com foco na aprendizagem do aluno;
- Currículo bem elaborado e organizado;
- Reuniões pedagógicas para planejamento conjunto, discussão das boas práticas e análise de
materiais pedagógicos.

3.4. Professores garantindo aprendizagens e transformando realidades

 Professor se apropria dos resultados das avaliações externas e internas dos alunos de sua
escola, de sua turma.
Professor melhora suas práticas de ensino, planejando e discutindo com seus colegas e com
a comunidade escolar, colocando em prática as orientações recebidas nos encontros de formação
continuada realizadas pela SEE / SRE.

3.5. SRE, SME e SEE: Equipes de orientação e apoio




4. Dia “D” 13/08/2014 “Toda Escola deve fazer a diferença”

A Equipe Gestora da Escola deve preparar as ações deste dia para que tudo aconteça de forma eficiente e prazerosa. Todos os materiais necessários para uma análise criteriosa devem ser disponibilizados aos profissionais da Escola: os resultados do PROALFA e do PROEB de 2013 e o histórico da escola nestas avaliações, os resultados das avaliações internas, as metas alcançadas e as metas pactuadas, as Revistas Pedagógicas com a análise dos resultados do PROALFA/PROEB, as informações contidas no site do SIMAVE (www.simave.ufjf.br), outros. É necessário também analisar o índice IDEB de sua escola.


 4.1 Elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica

Para a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica, não se pode esquecer dos pontos relevantes a serem analisados. Este momento é um dos mais importantes, porque é discutido coletivamente, é uma ação conjunta de todos os profissionais da Escola, para alcançar um objetivo comum: a aprendizagem do aluno. Para elaborar este plano é preciso considerar:

Cabe à Equipe Gestora se comprometer com as ações definidas e garantir que as estratégias de intervenção pedagógica sejam concretizadas nos tempos e espaços escolares, conforme o decidido pela Equipe da Escola e registrado no Plano de Intervenção Pedagógica.


O que fazer? Algo. Qualquer coisa.
Exceto ficar sentados.
Se erramos, começar de novo.
Tentar outra coisa.
Mas se esperamos até estar satisfeitos
e ter todas as certezas,
Pode ser tarde demais.”


Nenhum comentário:

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR