PODERÁ REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES QUE JÁ PUBLIQUEI NESTE BLOG NO DIA 06/06/2013
DIA D - Encontro da Comunidade Escolar.
3. A história se transformando
Os
principais agentes de transformação (SEE, SRE, SME, Escolas Estaduais e
Municipais, Pais), tendo o ALUNO como foco do processo educativo, garantindo a
melhoria do seu desempenho escolar.
Nessa história do PIP, novas formas de pensar e agir foram sendo
incorporadas pelos agentes de transformação. Novos paradigmas foram se
sobrepondo a antigas concepções, com o objetivo de atingir ou superar a meta
pactuada.
Nessa rede de transformação, cada agente desempenha seu papel, de
forma a garantir a articulação de todas as ações relacionadas ao processo de
ensino e aprendizagem, inclusive a integração da comunidade escolar: um
trabalho de EQUIPE para a melhoria da aprendizagem do ALUNO.
Qual, então, o papel de cada agente de transformação?
3.1. O Aluno no centro de nossa atenção
O
ALUNO é o centro do processo educativo e está no centro de nossas atenções. Ele
é o sujeito de sua aprendizagem, compromete-se com as atividades escolares, se
envolve e participa dos eventos e projetos da Escola e da Comunidade.
3.2.
Pais: colaboradores das ações do Programa de Intervenção Pedagógica
Orientam
para horários de estudo e dever de cada
Participam de reuniões da Escola
e eventos da Comunidade
Incentivam
seus filhos a estudar
3.3. Escolas liderando o processo de
aprendizagem dos alunos
Assim são as escolas que fazem a
diferença:
- Liderança efetiva do Diretor e
atuação significativa do Especialista em Educação Básica;
- Gestão Pedagógica como eixo do
trabalho e o aluno como centro de sua atenção;
- Projeto Político Pedagógico
construído democraticamente;
- Plano de Intervenção Pedagógica bem
elaborado e implementado;
- Práticas efetivas do Professor na
sala de aula, com foco na aprendizagem do aluno;
- Currículo bem elaborado e
organizado;
- Reuniões pedagógicas para
planejamento conjunto, discussão das boas práticas e análise de
materiais
pedagógicos.
3.4. Professores garantindo aprendizagens e
transformando realidades
Professor se apropria dos resultados
das avaliações externas e internas dos alunos de sua
escola, de sua turma.
Professor melhora suas práticas de
ensino, planejando e discutindo com seus colegas e com
a comunidade escolar, colocando em
prática as orientações recebidas nos encontros de formação
continuada realizadas pela SEE / SRE.
3.5. SRE, SME e SEE: Equipes de orientação e apoio
4.
Dia “D” 13/08/2014 “Toda Escola deve fazer a diferença”
A Equipe Gestora da Escola deve preparar as ações
deste dia para que tudo aconteça de forma eficiente e prazerosa. Todos os
materiais necessários para uma análise criteriosa devem ser disponibilizados
aos profissionais da Escola: os resultados do PROALFA e do PROEB de 2013 e o
histórico da escola nestas avaliações, os resultados das avaliações internas,
as metas alcançadas e as metas pactuadas, as Revistas Pedagógicas com a análise
dos resultados do PROALFA/PROEB, as informações contidas no site do SIMAVE
(www.simave.ufjf.br), outros. É necessário também analisar o índice IDEB de sua
escola.
4.1 Elaboração do Plano de
Intervenção Pedagógica
Para a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica, não se pode
esquecer dos pontos relevantes a serem analisados. Este momento é um dos mais
importantes, porque é discutido coletivamente, é uma ação conjunta de todos os
profissionais da Escola, para alcançar um objetivo comum: a aprendizagem do
aluno. Para elaborar este plano é preciso considerar:
Cabe à Equipe
Gestora se comprometer com as ações definidas e garantir que as estratégias de
intervenção pedagógica sejam concretizadas nos tempos e espaços escolares,
conforme o decidido pela Equipe da Escola e registrado no Plano de Intervenção
Pedagógica.
O que fazer? Algo. Qualquer coisa.
Exceto ficar sentados.
Se erramos, começar de novo.
Tentar outra coisa.
Mas se esperamos até estar satisfeitos
e ter todas as certezas,
Pode ser tarde demais.”
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