EQUIPE MUNICIPAL DO PIP - 2014 (PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA) DE CAPINÓPOLIS
MARIA LENICE SANTOS SILVEIRA
EUNICE MENDES DE OLIVEIRA.
NÓS, EQUIPE DO PIP DE CAPINÓPOLIS, QUEREMOS AGRADECER O APOIO QUE NOSSA ANALISTA ELIANA ROCHA (S R E de Ituiutaba) NOS CONCEDERA DURANTE TODO O ANO DE 2013. MUITO OBRIGADA!
ANALISTAS DO PIP DA CAPITAL MINEIRA BH. VISITAM NOSSA ESCOLA E ACOMPANHAM DE PERTO O TRABALHO DA EQUIPE DO PIP-2013
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PIP - 2014
INICIAMOS NOSSOS TRABALHOS COM BASE NOS RELATÓRIOS DEIXADOS PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM DEZEMBRO DE 2013.
Construir educação de excelência: compromisso e responsabilidade de todos nós!
“Educação não é obra de um solista,
ou se orquestra ou não ocorre.
(...) há que haver coordenação, cooperação em torno de objetivos comuns.
(...) É preciso construir de alguma forma,
uma... COMUNIDADE DE DESTINO.”
Wanderley Codo
Transformações necessárias na Educação:
* 1)Mudar a percepção que temos de nós mesmos como profissionais da educação;
2)Redefinir a profissão do educador, garantindo que todos os alunos aprendam no tempo certo;
3)Entender que o tempo escolar não é nosso, mas dos alunos;
4)Garantir o foco pedagógico na escola e na sala de aula;
5)Fazer educação de excelência para que ela seja considerada um bem público;
6)Garantir formação integral a nossos alunos: cuidar e educar;
7)Acolher a todos os alunos em sua diversidade tornando realidade a escola inclusiva e democrática.
PIP MUNICIPAL
2014
ATIVIDADES
PREVISTAS PARA O MÊS DE
JANEIRO
EQUIPE MUNICIPAL DO PIP:
MARIA LENICE S. SANTOS
EUNICE MENDES
JANEIRO - 2014
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Janeiro
|
Criar instrumentos para
diagnóstico pedagógico de turmas e alunos.
Viabilizar o planejamento
baseado nos 60 planos.
Atualizar permanentemente os
dados de caracterização das escolas.
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- Elaboração de diagnoses com
base nos 60 planos e caderno do CEALE, mais direitos de aprendizagens tornando-as
um dos instrumentos para embasamento do planejamento nas escolas;
- Sistematização dos
formulários de planejamento (de curso, bimestral ou anual.)
- Criação de instrumentos
facilitadores da compreensão dos (eixos, temas, tópicos e habilidades) e seus
inter-relacionamentos no mesmo ano ou anos diferentes;
- Elaboração de sequências didáticas como “forma” de planejamento que estabelece uma
lógica de organização do trabalho. (sequências interdisciplinares e
disciplinares).
- Elaboração de FICHA
DE ATUALIZAÇÃO DOS-DADOS-SOBRE DESENVOLVIMENTOS DOS ALUNOS
|
FEVEREIRO - 2014
“A escola dos nossos sonhos só será possível quando todos os educadores tiverem consciência de que
não basta apenas criticar, é preciso em premissa maior, vestir a camisa de sua profissão com total
responsabilidade”. Roberto Giancaterino
Atividades realizadas no mês de Fevereiro de 2014
Fevereiro
|
Acompanhar o planejamento pedagógico nas escolas.
Ampliar as formas de comunicação e interação das Equipes: PIP/ e equipes de gestão pedagógica das escolas.
Promover o trabalho articulado do PIP/ATC; Integração das ações do professor em sala de aula, Recurso e Reforço.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
Uma estratégia de ensino em favor do desenvolvimento dos direitos de aprendizagem da alfabetização e letramento.
|
- Apresentação dos formulários de avaliação diagnóstica como instrumento importante para o planejamento e definição das ações pedagógicas;
- Participação nas reuniões de Módulo II para assessoria à elaboração do planejamento de cada escola: planos bimestrais e planejamento de ações pedagógicas estratégicas;
- Análise do Plano de Intervenção Pedagógica das escolas para apresentação de sugestões de melhoria;
- Divulgação, através de cartazes, do Blog como uma das “ferramentas” de interação das Equipes PIP/ e equipes de gestão pedagógica das escolas;
- - Articulação e organização do PIP/ de forma a atender, o quanto possível, as demandas para o trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental.
-- Providenciar as atividades que atenderão os alunos que se encontram no nível intermediário e baixo desempenho após as avaliações diagnósticas e a nossa avaliação realizada na 1º e 2ºa semana de fevereiro.
Fábulas e A GALINHA PINTADINHA.
|
* acompanhar a aplicação da Avaliação Diagnóstica, que foram baseando-se nas matrizes
curriculares (eixos, descritores e capacidades), elaborando a matriz de referência e gabarito;
S R E já enviou por Email.
|
Secretaria
de Estado de Educação de Minas Gerais – Secretaria Municipal de Educação
-
Capinópolis
Superintendência
Regional de Ensino – Ituiutaba – MG. PIP - 2014
|
PLANILHA DE CONTRLE DO NÚMERO DE VISITAS D E MONITORAMENTO
E
ATIVIDADES REALIZADAS PELA EQUIPE MUNICIPAL DO PIP ÀS
ESCOLAS MUNICIPAIS - 2014.
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NOME DA ESCOLA
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FEVEREIRO
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QUEM?
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O QUÊ?
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03/02/
2ª -FEIRA
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MARIA LENICE
EUNICE MENDES
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ORGANIZANDO LISTAS - ALUNOS QUE
ESTAVAM NO (BD) EM 2013 – E QUE AINDA NECESSITAM
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM 2014
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04/02
3ª - FEIRA
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MARIA LENICE
EUNICE MENDES
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ORGANIZANDO MATERIAL
– DIAGNÓSTICO DE ESCRITA
OFICINA - INTERVENÇÃO PARA ALUNOS NÃO
LEITORES
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05/02
4ª -FEIRA
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MARIA LENICE
EUNICE MENDES
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INICIANDO OS TRABALHOS DE ANÁLISE E
INTERVENÇÃO
SALA DA PROFESSORA CIDA DONIZETE.
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06/02
5ª-FEIRA.
Matutino e
vespertino
|
MARIA LENICE
EUNICE MENDES.
( DIRETORA CIDA COSTA,
SUPERVISORAS CELIA E ABADIA, PROF. RECUPERADORA JUREMA
|
INICIANDO OS TRABALHOS DE ANÁLISE E
INTERVENÇÃO
SALA DA PROFESSORA Mª GORETE E
Prof. ANTÔNIO.
REUNIÃO NA E. M. HIGINO
GUERRA. Propor iniciar o trabalho em fevereiro. Ficou decidido
começar dia 10/02. 2ª feira.
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07/02
6ª- FEIRA
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MARIA LENICE
EUNICE MENDES.
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INICIANDO OS TRABALHOS DE ANÁLISE E
INTERVENÇÃO
SALA DA PROFESSORA Mª
D’AGUIA. Alunos no (BD)
ORGANIZANDO MATERIAL PARA E. M. HIGINO
GUERRA.
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FEVEREIRO
|
QUEM?
|
O QUÊ?
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10/02
2ª- FEIRA
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MARIA LENICE
EUNICE MENDES
SÔNIA LIMA
|
Reunião com a Supervisora Sônia –
matutino
Sugestão de trabalho para atendimento aos alunos
que se encontram no (BD) – 2013.
A Supervisora Sonia se prontificou em realizar os
trabalhos.
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10/02
2ª- FEIRA
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MARIA LENICE
EUNICE MENDES
SUPERVISORAS CELIA E ABADIA,
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Entrega do material xerocado (diagnose).
Analisando os avanços e dificuldades dos alunos.
As Supervisoras Celia e Abadia, também vão
realizar os trabalhos de diagnose.
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11/02
3ª- FEIRA
|
MARIA LENICE
EUNICE MENDES
PROFESSORA CIDA DONIZETE.
SUPERVISORA ROSALVA
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MATUTINO: INICIANDO OS TRABALHOS NA SALA DA
PROFESSORA SÂMIA.
VESPERTINO: MARIA LENICE E CIDA INICIANDO OS
TRABALHOS NA SALA DO PROFESSOR ANTONIO.
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12/02
4ª- FEIRA
|
MARIA LENICE
EUNICE MENDES
PROFESSORA CIDA DONIZETE.
SUPERVISORA ROSALVA
|
CONTINUANDO COM AS ATIVIDADES DE DIAGNÓSTICO NAS
SALAS DO PROFESSOR ANTONIO (VESPERTINO)
MARIA LENICE E ROSALVA - ORGANIZANDO
REUNIÃO DE MÓDULO II. PARTICIPAÇAÕ DA EQUIPE DO PIP.
|
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13/02
5ª- FEIRA
|
MARIA LENICE
EUNICE MENDES
PROFESSORA CIDA DONIZETE.
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MATUTINO: CONTINUANDO COM OS TRABALHOS
NA SALA DA PROFESSORA SÂMIA.
ORGANIZANDO ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO PARA OS
ALUNOS DE (BD) E INTERMEDIÁRIO.
CIDA DONIZETE: TRABALHANDO COM OS ALUNOS DO
PROFESSOR ANTONIO.
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14/02
6ª- FEIRA
|
MARIA LENICE
EUNICE MENDES
PROFESSORA CIDA DONIZETE.
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ORGANIZANDO PASTAS DO PIP – 2014 .
CIDA DONIZETE: TRABALHANDO COM OS ALUNOS DA
PROFESSORA CLEUZA
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FEVEREIRO
|
QUEM?
|
O QUÊ?
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17/02
2ª- FEIRA
|
MARIA LENICE
PROFESSORA CIDA DONIZETE.
DIRETORA ZÉLIA E
SUPERVISORA SILVÂNIA.
|
ORGANIZANDO PASTAS DO PIP – 2014 .
CIDA DONIZETE: TRABALHANDO COM OS ALUNOS DA
PROFESSORA CLEUZA (2º ANO)
REPASSE PARA ADIRETORA ZÉLIA E SUPERVISORA
SILVÂNIA DA PROPOSTA DE DIAGNOSE AOS ALUNOS QUE SE ENCONTRAVAM NO
(BD) EM 2013.
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18/02
3ª- FEIRA
|
MARIA LENICE
EUNICE MENDES
PROFESSORA CIDA DONIZETE.
|
CONSTRUINDO PLANO DE
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
DE ACORDO COM AS DIFICULDADES QUE OS
ALUNOS APRESENTARAM NA DIAGNOSE.
|
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18/02
4ª- FEIRA
|
MARIA LENICE
EUNICE MENDES
PROFESSORA CIDA DONIZETE.
|
Continuamos atendendo os alunos da sala da
professora Cleuza e organizando atividades sugeridas no plano de intervenção
pedagógica de acordo com as fases da leitura e escrita.
Preparando para a Reunião de pais que será hoje
às 19:00 horas.
Participação da Equipe do PIP.
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19/02
5ª- FEIRA
|
MARIA LENICE
EUNICE MENDES
PROFESSORA CIDA DONIZETE.
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Matutino: Entrega do material dos alunos (dos Níveis Recomendável e
Intermediário e que neste ano estão no 4º ano) referentes às avaliações
aplicadas no ano de 2013, fazendo as devidas intervenções. Preparando-os
para as avaliações diagnósticas.
Vespertino: Trabalhando com os alunos da Professora Cida Domingos e Cleuza.
Organizando pasta do PIP - 2014.
|
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20/02
6ª- FEIRA
|
MARIA LENICE
EUNICE MENDES
PROFESSORA CIDA DONIZETE.
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Matutino: Chamar os alunos (4º ano BD) ajuda-los a resolver as questões das
avaliações aplicadas no ano de 2013, fazendo as devidas
intervenções. Preparando-os para as avaliações diagnósticas.
Vespertino: Trabalhando com os alunos da Professora Cida Domingos e Cleuza.
Organizando pasta do PIP - 2014
|
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EQUIPE DO PIP EM REUNIÃO COM AS ESPECIALISTAS DA E. M. HIGINO GUERRA
CELIA E MARIA ABADIA |
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EQUIPE DO PIP -VISITANDO E. M. AURELISA A. DE SOUZA
ESPECIALISTA DO TURNO MATUTINO: SONIA LIMA
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DIAGNOSE - 2014
Atividades de leitura
Na delegacia, o telefone toca. O delegado atende e uma voz
desesperada diz: _ Por favor! Mande a patrulha aqui em casa! Vai acontecer uma tragédia! O delegado pergunta: _ Mas o que foi? _ Tem um gato aqui em casa. Entrou pela porta dos fundos! _ Mas quem é que está falando? _ O papagaio.
|
Lê com fluência – O aluno lê com entonação/ritmo e pontuação.
__________________________________________
Lê sem fluência – O aluno lê pausadamente as palavras do texto sem atentar
para as pontuações.........................................................................................
.............................................................................................................................
............................................................................................................................
Lê silabando – O aluno lê pausadamente as sílabas das palavras, comprometendo
o entendimento do texto.........................................................
...............................................................................................................................
..............................................................................................................................
Não lê – O aluno não leu o texto.......................................................................
...............................................................................................................................
Matriz de Referência – DIAGNÓSTICO 1
Capacidades
|
Descritores
|
Questões
|
O que observar:
|
Identificar finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
|
Identificar o gênero piada
|
Que gênero textual é esse?
|
Se o aluno reconhece o texto piada.
|
Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências.
|
Localizar informação explícita
|
Por onde o gato entrou?
|
Se o aluno precisa identificar, no texto lido, uma informação que se apresenta explicitamente.
|
Inferir informações
em textos
|
Qual a tragédia que poderia acontecer?
|
Se o aluno relaciona informações presentes em um texto (verbal, não verbal ou verbal e não verbal), a fim de produzir sentido para o que foi lido.
|
Por que o papagaio teve essa atitude?
|
Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
|
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador do discurso direto e indireto
|
No trecho: “Por favor! Mande uma patrulha aqui em casa!”, quem está falando?
|
Se o aluno reconhece quem está com a fala.
|
___________________________________________________________________________
|
Ø O diagnóstico de escrita:
•
• (borboleta, cavalo, zebra e rã);
DITADO LIVRE: O MENINO CAIU E QUEBROU O BRAÇO.
Pré-silábico – garatujas, rabiscos, desenhos, letras sem
correspondência sonora.......................................................
.........................................................................................................
..........................................................................................................
Silábico quantitativo – Uma letra para cada sílaba sem correspondência
com
a grafia da palavra...........................................................................
.......................................................................................................
....................................................................................................
..................................................................................................
Silábico qualitativo – Uma letra para cada sílaba com correspondência
com a
grafia da palavra.............................................................................
.....................................................................................................
......................................................................................................
Silábico alfabético – escreve numa mesma palavra uma sílaba completa
e uma
sílaba representada por apenas uma letra. .............
.........................................................................................................
.........................................................................................................
......................................................................................................
......................................................................................
Alfabético – escreve a palavra com pequenos erros sem
comprometer o entendimento da palavra............................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
Alfabético Ortográfico – escreve observando as convenções
ortográficas.................................................................................
....................................................................................................
...................................................................................................
Matriz de Referência – DIAGNÓSTICO 2
Capacidades
|
Descritores
|
Questões
|
O que observar:
|
Compreender diferenças entre a escrita e outras formas gráficas.
|
Diferenciar letras de desenhos.
|
Pedir que o aluno:
- aponte onde estão às letras.
-identifique os desenhos.
|
O aluno diferencia rapidamente os desenhos das letras.
|
Diferenciar sinais gráficos de letras/desenhos.
|
Pedir que o aluno identifique a pontuação.
|
O aluno diferencia os sinais de pontuação das letras.
|
Dominar convenções gráficas.
|
Conhecer/utilizar a direção e alinhamento da escrita.
|
Pedir que o aluno escreva a frase.
|
O aluno escreveu respeitando direção da escrita.
|
Compreender a função de segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos.
|
O aluno escreve obedecendo a segmentação de espaços em branco.
|
Iniciar frases com letra maiúscula.
|
Escreve a frase iniciando com a letra maiúscula.
|
Conhecer/ utilizar pontuação no final da frase.
|
Coloca a pontuação no final da frase.
|
Perceber a palavra como unidade gráfica.
|
Substituir o desenho pela palavra e pedir que o aluno conte quantas palavras tem na frase.
|
Observar se o aluno considera como palavras as sílabas como de, da, no etc e; vogais como A, O e É.
|
Conhecer o alfabeto.
|
Identificar pelo nome as letras do alfabeto.
|
Escolher uma palavra da frase e questionar qual o nome das letras desta palavra.
|
O aluno identifica o nome das letras da palavra escolhida.
|
Reconhecer unidades fonológicas como silabas, rimas, terminações de palavras, etc.
|
Identificar ao ouvir uma frase o número de palavras.
|
Sem o apoio gráfico, falar a frase em voz alta para o aluno, pedir que ele diga quantas palavras tem essa frase.
|
Ao ouvir uma frase, o aluno é capaz de identificar o número de palavras contidas nela.
|
Identificar ao ouvir uma palavra o número de sílabas.
|
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga quantas sílabas tem essa palavra.
|
O aluno identifica a quantidade de sílabas de uma palavra.
|
Identificar sons de sílabas.
|
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho inicial.
|
Identifica sílaba inicial do nome do desenho.
|
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho final.
|
Identifica sílaba final do nome do desenho.
|
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o aluno diga qual é o pedacinho do meio.
|
Identifica sílaba mediana do nome do desenho.
|
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
|
Escrever palavras.
|
Escreva o nome dos desenhos da frase.
|
Em qual nível de escrita o aluno se encontra.
|
Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias a leitura.
|
Ler frases.
|
Pedir para que o aluno leia a frase.
|
Observar se o aluno lê com entonação conforme a pontuação.
|
Ler palavras.
|
Observar como o aluno lê palavras não canônicas.
|
|
|
APÓS REALIZARMOS ESTE DIAGNÓSTICO ELABORAMOS O PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA SER APLICADO ATÉ O FINAL DO MÊS DE MARÇO - 2014
APROPRIAÇÃO
DO SISTEMA ALFABÉTICO/
LEITURA
COMPREENSÃO ORAL
ANOS INICIAIS DA ALFABETIZAÇÃO
Leituras: 5 leituras para o nível recomendável e
5 leituras para o nível
intermediário.
Nível BD: Trabalhar as atividades sugeridas nos blocos 1, 2, 3,
4.
OBJETIVOS:
·
Analisar a apropriação do sistema
alfabético;
·
Analisar o domínio das habilidades
metafonológicas;
·
Identificar o perfil de leitura;
·
Identificar as dificuldades de
aprendizagem em áreas específicas;
·
Desenvolver instrumentos de
intervenção, juntamente com o professor, relacionados às capacidades ainda não
consolidadas pelos alunos.
__________________________________________________________________
NÍVEL BAIXO DESEMPENHO
Texto 1
A PINTADINHA
____________________________________
E O CARIJÓ
_________________________________________
A VESTE
_________________________________________________________________________
E O GALO, .
Ø Leia o poema.
Ø Qual é a última palavra da primeira linha?____________________
Ø Onde está a letra “A” na palavra “PINTADINHA”? Circule.
Ø Como leio a segunda sílaba desta palavra? E a última?
Qual a diferença dos
sons destas sílabas?
Ø Mostre as palavras e desenhos que têm três sílabas.
Ø Qual é o desenho que se repete neste poema?
______________.
Quais as letras
desta palavra?
______________________________________
Texto 2
O que seria do mundo se a noite não existisse
Ø Quantas palavras têm esta
sentença?
_____________________
Ø Qual é a primeira letra desta frase?__________ E a última?_____________________
Ø Quantas sílabas têm as palavras
“noite”, ______________________
“existisse”____________________
Ø Por que você sabe que esta sentença é uma pergunta?___________________________________________
Ø Você sabe responder a esta pergunta?________________________
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
TEXTO
1
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR TEXTO 1
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES
PROPOSTAS
|
Apropriação do sistema alfabético
|
Aquisição
de consciência fonológica
|
Identificar
o número de sílabas que compõe uma palavra ao ouvir a pronúncia.
|
Quantas
sílabas têm a palavra:
CIRCO
|
Identificar sílabas
ao ler uma palavra (consciência silábica- relação grafema/fonema)
|
Leia o nome: DANIEL
- Qual 1ª sílaba?
- qual a mediana ou
intermediária?
- Qual a última?
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Antecipar
conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e sua
contextualização.
|
Formular
hipóteses
|
A partir das
imagens, que tipo de texto você acha que é esse?
|
Construir
compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações
explicitas e implícitas, produzindo inferências.
|
Identificar assunto de texto
|
Do que o
texto fala?
Ou qual o
assunto do texto?
(festa de
aniversário)
|
Localizar
informações explicitas
|
- Quem é o aniversariante?
-Qual o dia da comemoração?
- Qual a hora?
- Qual o endereço?
- Qual o tema?
|
Localizar
informações implícitas
|
Quem será que escolheu o tema?
(os familiares, já que o menino tem apenas
um ano)
|
Coerência e
coesão no processamento de
textos
|
Identificar
os efeitos de sentido decorrentes recursos gráficos
(tamanho da
letra, negrito)
|
Por que o nome DANIEL, está destacado no
texto? (nome do aniversariante)
|
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão
de textos
|
Identificar gênero textual a partir de seu
conteúdo
|
Qual é o nome deste
gênero textual?
(Convite)
|
Reconhecer finalidade do gênero
|
Para que serve um
convite?
(convidar para um
evento, falar sobre os vários tipos de convites)
|
______________________________________________________________________________
TEXTO 2
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR TEXTO 2
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES
PROPOSTAS
|
Apropriação do sistema alfabético
|
Aquisição
de consciência fonológica
|
Identificar o número de sílabas que compõe uma
palavra ao ouvir a pronúncia.
|
Quantas
sílabas têm a palavra:
CLASSIFICADOS
|
Identificar sílabas
ao ler uma palavra (consciência silábica- relação grafema/fonema)
|
Observe a palavra:
IMÓVEIS
- Qual 1ª sílaba?
- qual a mediana ou
intermediária?
- Qual a última?
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Antecipar
conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e sua
contextualização.
|
Formular
hipóteses
|
A partir da
estrutura , que tipo de texto você acha que é esse e onde podemos encontrá-lo?
|
Construir
compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações
explicitas e implícitas, produzindo inferências.
|
Identificar assunto de texto
|
Do que o
texto fala?
Ou qual o
assunto do texto?
(venda de imóveis)
|
Localizar
informações explicitas
|
- Qual o nome do Jornal?
- Qual é data da publicação?
- Qual é o nome da página?
|
Inferir informações em textos
|
Observe as
palavras: BROOKLIM NOVO e SANTA INÊS. São nomes de....
|
Inferir o sentido de uma palavra
|
Qual o
significado da palavra CLASSIFICADOS neste contexto. E em outros?
|
Coerência e
coesão no processamento de
textos
|
Identificar
os efeitos de sentido decorrentes recursos gráficos
( tamanho e
cores das letras)
|
Por que tem letra destacadas no texto?
(nome página, do produto anunciado e dos bairros para localizar com mais
rapidez o que se procura)
|
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão
de textos
|
Identificar gênero textual a partir de seu
conteúdo
|
Qual é o nome deste
gênero textual?
(anuncio)
|
Reconhecer finalidade do gênero
|
Para que serve um
anuncio?
(neste contexto é para
vender um imóvel) falar de outros contextos.
|
_________________________________________________________________________________
TEXTO 3
O PEIXE
POR QUE SERÁ QUE O
PEIXE
PARECE TÃO DESCANSADO?
O QUE SERÁ QUE ELE
FAZ?
NADA.
Extraído de FILHO, A.T. Bichos diversos. São
Paulo: Editora Scipione, 2004, p. 12.
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
___________________________________
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR TEXTO 3
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES
PROPOSTAS
|
Apropriação do sistema alfabético
|
Aquisição
de consciência fonológica
|
Identificar o número de sílabas que compõe uma
palavra ao ouvir a pronúncia.
|
Quantas
sílabas têm na palavra:
PEIXE
|
Reconhecimento
da palavra como unidade gráfica.
|
Reconhecer o número de palavras que compõe um pequeno texto
(Consciência de palavras)
|
Quantas
palavras têm no texto?
(18)
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Antecipar
conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e sua
contextualização.
|
Formular
hipóteses
|
A partir do
título, que tipo de assunto vocês acham que vamos ler?
|
Construir
compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações
explicitas e implícitas, produzindo inferências.
|
Identificar assunto de texto
|
Qual o
assunto do texto?
Ou o que o
texto fala?
(o que faz um
peixe)
|
Inferir o sentido de uma palavra
|
Qual o
significado da palavra NADA, no texto.
|
Inferir o sentido de uma palavra
|
Qual o
significado dessa palavra em outro contexto.
|
Avaliação do Leitor em relação aos textos
.
|
Distinguir
fato de opinião sobre o fato
|
Qual a
opinião do autor sobre a aparência do peixe?
Ele parece
tão ....
Qual é a
palavra que evidencia essa opinião.
(PARECE)
|
Coerência e coesão no processamento de textos
|
Estabelecer
relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da
cadeia referencial do texto
|
Na frase: O QUE SERÁ QUE ELE FAZ?
A quem se
refere à palavra ele?
|
_______________________________________________________________________
TEXTO
4
|
|
Classificados
poéticos
Roseana Murray.
Troco um
passarinho na gaiola
por um gavião
em pleno ar.
Troco um
passarinho na gaiola
por uma
gaivota sobre o mar.
Troco um
passarinho na gaiola
por uma
andorinha em pleno vôo.
Troco um
passarinho na gaiola
por uma gaiola aberta, vazia...
|
|
Classificados
Poéticos, Editora Nacional,
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR O TEXTO 4
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES
PROPOSTAS
|
Apropriação do sistema
alfabético
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Aquisição
de consciência fonológica
|
Identificar sílabas
ao ler uma palavra (consciência silábica- relação grafema/fonema)
|
Leia a palavra
GAIVOTA
- Qual 1ª sílaba?
- qual a mediana ou
intermediária?
- Qual a última?
|
Identificar ao ler
uma sílaba o número de Letras (Consciência fonêmica)
|
- Quantas letras
têm a primeira sílaba?
(GAI)
|
Reconhecimento da palavra como
unidade gráfica.
|
Identificar o número de vezes que uma
palavra se repete se repete no texto.
(Consciência de
palavras)
|
Quantas vezes as
palavras se repetem no texto?
- troco (4)
- gaiola (5)
- passarinho (4)
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Construir
compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações
explicitas e implícitas, produzindo inferências.
|
Identificar assunto
de texto
|
Do que o texto fala?
Ou qual o assunto do texto?
(Liberdade das aves)
|
Localizar informações explicitas
|
Como as gaiolas
deveriam ficar?
|
Inferir informações em textos
|
Porque a autora
quer trocar as aves que estão presas pelas aves livres?
|
Inferir o sentido de uma palavra
|
Qual o significado
da palavra CLASSIFICADOS no título.
Em um jornal qual o
significado da palavra CLASSIFICADOS?
|
Coerência e
coesão no processamento de textos
|
Identificar
efeito de sentido decorrente de recursos gráficos
|
Porque o Poema
termina com três pontinhos?
|
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão
de textos
|
Identificar gênero textual a partir de seu
conteúdo
|
Qual é o nome deste
gênero textual?
(Poema)
|
Reconhecer finalidade do gênero
|
Para que serve um
poema? (para emocionar, divertir, convencer, fazer pensar o mundo de um jeito
novo).
|
_________________________________________________________________________________
TEXTO 5
O PAPAGAIO ESPECIAL
O freguês entrou na loja de
animais e disse ao vendedor:
_ Queria um papagaio que
fosse especial.
_ Chegou na hora certa!
Temos um bilíngüe. Se levantar a patinha direita, ele fala inglês. Se levantar
a patinha esquerda, ele fala francês.
_ E se ele levantar as duas
patinhas?
O papagaio respondeu:
_ Aí eu caio!
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR O TEXTO 5
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES
PROPOSTAS
|
Apropriação do
sistema alfabético
|
Aquisição de
consciência fonológica
|
Identificar sílabas
ao ler uma palavra (consciência silábica- relação grafema/fonema)
|
Leia a palavra PAPAGAIO
- Qual 1ª sílaba?
- Qual a última?
- Qual é a silaba
que se repete na palavra?
|
Reconhecimento da
palavra como unidade gráfica.
|
Identificar o
número de palavras que tem na frase.
(Consciência de
palavras)
|
Quantas palavras
têm na frase:
“Se levantar a
patinha direita, ele fala inglês. Se levantar a patinha esquerda, ele fala
francês”.
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Construir
compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações
explicitas e implícitas, produzindo inferências.
|
Identificar assunto
de texto
|
Do que o texto
fala?
Ou qual o assunto
do texto?
|
Localizar informações explicitas
|
Onde o freguês
entrou?
|
Inferir informações em textos
|
O que é engraçado
nesta piada?
|
Inferir o sentido de uma palavra
|
Quais são as
línguas que o papagaio fala?
|
Coerência
e coesão no
processamento de textos.
|
Identificar marcas lingüísticas que
evidenciam o enunciador no discurso direto ou indireto
|
Qual é o trecho que
apresenta a fala do papagaio:
|
Qual é o trecho que
apresenta a fala do vendedor.
|
Estabelecer relações de continuidade
temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
|
Na frase “...ele fala inglês.
... ele fala francês.
A quem se refere às palavras ele
|
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão
de textos
|
Identificar gênero textual a partir de seu
conteúdo
|
Qual é o nome deste
gênero textual?
(Piada)
|
|
Reconhecer finalidade do gênero
|
Para que serve uma
piada? (para divertir as pessoas).
|
TEXTO
6
|
|
O pato mergulhão
(foto: Sávio Bruno).
O pato-mergulhão tem
esse nome curioso por causa dos mergulhos
que dá para capturar peixes com
seu bico fino e serrilhado.
Capaz de ficar até
um minuto submerso, essa ave, atualmente, só
é vista no Brasil, onde se
concentra em Goiás, Tocantins, Paraná
e Minas Gerais.
|
|
Fonte:http://cienciahoje.uol.com.br/148594-
Disponível em22/07/09
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR O TEXTO 6
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES
PROPOSTAS
|
Apropriação do
sistema alfabético
|
Aquisição de
consciência fonológica
|
Identificar sílabas
ao ler uma palavra (consciência silábica- relação grafema/fonema)
|
Leia a palavra
MERGULHÃO
- Qual 1ª sílaba?
- qual a mediana ou
intermediária?
- Qual a última?
|
Reconhecimento da palavra como
unidade gráfica.
|
Identificar o número de palavras na
frase.
(Consciência de palavras)
|
Quantas palavras
tem no título?
(3)
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Antecipar
conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e sua
contextualização
Construir
compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações
explicitas e implícitas, produzindo inferências.
Coerência e
coesão no
processamento
de
textos
|
Formular
hipóteses
|
A partir do
título e das imagens, que texto vocês acham que vamos ler?
|
Construir compreensão global do texto lido, unificando e
inter-relacionando informações explicitas e implícitas, produzindo
inferências.
|
Identificar assunto de texto
|
Do que o texto
fala?
Ou qual o assunto
do texto?
|
Localizar informações explicitas
|
A imagem que você observou é uma foto. Quem tirou a fotografia?
Este bicho é uma ave que, segundo o texto, só é vista em nosso país.
Qual é o nome do nosso país?
|
Em quais os estados ele pode ser visto?
|
Inferir
o sentido de uma palavra
|
O que
significa a palavra SUBMERSO?
|
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
|
Identificar gênero textual a partir de seu
conteúdo
|
Qual é o nome deste
gênero textual?
(Divulgação
cientifica)
|
|
Reconhecer finalidade do gênero
|
Para que serve este
texto?
( dar informações)
|
_______________________________________________________________________________________
TEXTO
7
|
|
ROSEANA
MURRAY
Roseana Murray
nasceu no Rio de Janeiro, onde vive até hoje. É casada, tem dois filhos e
mais de quarenta livros publicados. Roseana gosta de animais e de viajar
pelo mundo, olhando as coisas e as pessoas. Além de escrever poemas para
gente de todas as idades, ela visita feiras de livros e escolas, onde trabalha
junto com professores e alunos. Suas poesias falam de coisas simples como
amor, peixes e flores.
Seu endereço eletrônico é :
http://www.docedeletra.com.br/murray.
Lá, ela responde carinhosamente a todos que lhe
escrevem.
|
|
Fonte:
http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/setembro02/iautores.asp
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR O TEXTO 7
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES
PROPOSTAS
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Antecipar
conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e sua
contextualização
|
Formular
hipóteses
|
A partir do
título, que texto vocês acham que vamos ler?
|
Construir compreensão global do texto lido, unificando e
inter-relacionando informações explicitas e implícitas, produzindo
inferências.
|
Identificar assunto de texto
|
Do que o texto
fala?
Ou qual o assunto
do texto?
|
Localizar informações explicitas
|
- Onde a autora mora?
- Que tipo de texto ela escreve?
- Além de escrever, o
que mais ela gosta de fazer?
- Quais os temas de
suas Poesias?
|
Inferir informações em textos
|
Por o título tem o
nome da autora?
|
|
- O que significa
Endereço eletrônico?
- Através de que aparelho/ instrumento podemos escrever para ela?
|
|
Coerência e
coesão no processamento de textos
|
Estabelecer relações de continuidade temática a
partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
|
Na frase
“Lá,
ela responde carinhosamente a todos que lhe escrevem”.
- A que se refere a
palavra Lá ?
- A quem se refere a
palavra Ela ?
|
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
|
Identificar gênero textual a partir de seu
conteúdo
|
Qual é o nome deste
gênero textual?
(Biografia)
|
|
Reconhecer finalidade do gênero
|
Para que serve uma
Biografia?
(Contar a história
da vida de uma pessoa)
|
_____________________________________________________________________________
TEXTO
8
|
|
A raposa e a cegonha
A raposa e a cegonha mantinham boas relações e
pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para
jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um
pouco de sopa. Para ela, foi tudo
muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali
com muita fome.
_ Sinto muito, disse a raposa, parece que você
não gostou da sopa.
_Não pense nisso, respondeu a cegonha. Espero
que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar.
No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita.
Quando sentaram à mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro
alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa não podia
introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa
do jarro.
_Não pedirei desculpas pelo jantar, disse a
cegonha, assim você sente no próprio estômago o que senti ontem.
Moral
da história:Quem com ferro fere,
com ferro será ferido.
|
|
www.metáforas.com.br/infantis/araposaeacegonha 08/07/09
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR O TEXTO 8
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES PROPOSTAS
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Construir
compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações
explicitas e implícitas, produzindo inferências.
|
Identificar assunto
de texto
|
Do que o texto
fala?
Ou qual o assunto
do texto?
(da falsa amizade
entre a Raposa e a Cegonha )
|
Localizar
informações explicitas
|
- Para que a raposa convidou
a cegonha?
- Como era o
prato em que a raposa ofereceu para a Cegonha?
_ Como era o jarro em que
a Cegonha ofereceu o jantar?
|
Coerência e
coesão no
processamento de textos
|
Identificar
marcas linguísticas que expressam relações de tempo.
|
Na segunda frase do texto qual é a
expressão relativa à ocasião em que a Raposa convidou a Cegonha para jantar?
(Certo dia)
No início do 4º parágrafo Qual é a expressão que também indica
tempo?(No dia seguinte)
|
Identificar marcas linguísticas que expressam
relações de lugar.
|
Onde a Raposa foi pagar a visita ?
(na casa da Cegonha)
|
Identificar
marcas linguísticas que expressam relações de causa e consequência
|
Por que a Cegonha não pediu desculpas para
a Raposa?
|
Inferir o sentido de uma expressão
|
Qual o significado
da Moral da história:
“Quem com ferro fere, com
ferro será ferido”.
|
Identificar
marcas linguísticas que evidenciam o enunciador no discurso direto ou
indireto
|
- Qual é o trecho
que apresenta a fala da Raposa?
- Qual é o trecho
que apresenta a fala da Cegonha?
|
Estabelecer relações de
continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia
referencial do texto
|
Nas frases “Para ela, foi tudo
muito fácil...”.
“Tudo o que ela
conseguiu foi lamber...”
A quem se
refere a palavra ela ?
|
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
|
Distinguir
fato de opinião sobre o fato
|
Qual a opinião do
narrador sobre a amizade da Cegonha e da Raposa (pareciam ser amigas sinceras)
|
Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo
|
Qual é o nome deste
gênero textual?
(Fábula)
|
Reconhecer
finalidade do gênero
|
Para que serve uma
Fábula?
(Ensinamento)
|
______________________________________________________________________________________________
TEXTO
9
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR O TEXTO 9
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES
PROPOSTAS
|
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Construir compreensão global do texto lido, unificando e
inter-relacionando informações explicitas e implícitas, produzindo
inferências.
|
Identificar assunto de texto
|
- Do que o texto
fala?
- Ou qual o assunto
do texto?
(Cebolinha cantando e tocando violão)
|
|
Localizar informações explicitas
|
Onde ele seta sentado?
(cadeira / banquinho /
tamborete)
|
|
Quem é o outro personagem? (Cascão)
|
|
Inferir informações em textos
|
-
- O cascão estava
gostando das musicas que o Cebolinha estava tocando?
- O que o Cebolinha pensou quando o Cascão pediu o sapato emprestado?
|
|
|
|
|
|
Coerência e
coesão no processamento de textos
|
Identificar
efeito de
sentido
decorrente de recursos gráficos
|
Por que as notas musicais estão tremidas?
|
|
Qual o recurso utilizado pelo ilustrador para dar “movimento” ao
sapato?
|
|
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
|
Identificar gênero textual a partir de seu
conteúdo
|
Qual é o nome deste
gênero textual?
(Histórias em
quadrinhos ou Tirinha)
|
|
|
Reconhecer finalidade do gênero
|
Para que serve uma
tirinha?
(depende do
contexto, nesse caso é para divertir)
|
|
__________________________________________________________________________________________
TEXTO
10
Fonte:
internet – julho 2010
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR O TEXTO 10
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES PROPOSTAS
|
Leitura: compreensão
análise e avaliação
|
Construir compreensão
global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explicitas
e implícitas, produzindo inferências.
|
Levantar hipóteses
|
A partir do
título e das imagens, que tipo de assunto vocês acham que vamos ler?
|
Localizar
informações explicitas
|
Qual é o tema do
texto?
|
O que deve ser feito quando aparecem os
que sintomas da Dengue?
|
Identificar assunto
de texto
|
Do que o texto
fala?
Ou qual o assunto
do texto?
(sintomas da
Dengue)
|
Interpretação
de informações
implícitas em textos
|
Observando as
expressões do personagem o que podemos concluir?
(está com
Dengue)
|
Inferir informações em textos
|
O que significam os
símbolos que estão alinhados na parte inferior do texto?
(Patrocinadores e
parcerias)
|
Coerência e coesão no processamento de textos
|
Identificar
os efeitos de sentido decorrentes recursos gráficos (caixa alta, tamanho da
letra, negrito)
|
Por que a palavra Dengue está destacada no
texto?
|
Identificar os efeitos de sentido decorrentes
recursos gráficos (sinais de adição, subtração e igual)
|
Qual a intenção do ilustrador ao usar os
sinais matemáticos?
(A soma dos sintomas significa que pode ser
Dengue)
|
Implicações do Gênero e do suporte na compreensão de textos
.
|
Identificar gênero textual a partir de seu conteúdo
|
Qual é o nome deste
gênero textual?
(Campanha
publicitária)
|
Reconhecer
finalidade do gênero
|
Para que serve uma
Campanha publicitária neste contexto?
(alertar a
população para reconhecer os sintomas da Dengue e buscar ajuda médica)
|
|
|
|
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