Orientações para o trabalho
http://pt.scribd.com/doc/186781385/Plano-Complleto-Na-Ordem
Período previsto
para a intervenção: 60 dias letivos
Nº máximo de
alunos por período: até
15 alunos por grupos
Duração das
aulas: 1h30min
Estrutura:
1- Ouvindo
Histórias “Leitura Deleite” - 20
minutos
2- Consciência
Fonológica - 15 minutos
3- Alfabeto
- 15 minutos
4- Compreensão
da natureza alfabética do sistema de escrita –
20 minutos
5- Leitura: 15 minutos
6- Fechamento da aula –
5 minutos
1- Ouvindo Histórias “Leitura Deleite”:
Esse momento deve seguir
as orientações abaixo, para os 60 dias letivos.
Justificativa:
Ao
ouvir a leitura do professor, a criança aprenderá a ouvir com atenção e
compreensão, usar a expressividade e entonação adequadas quando for autônomo
e puder ler textos diversos e desenvolver atitudes e disposições favoráveis à
leitura.
Objetivos:
- Ouvir uma história
com atenção;
- Aprender a fazer
leitura oral, com expressividade e entonação adequada;
- Identificar os
elementos da narrativa.
Material necessário:
O texto impresso, 1 envelope
médio, ficha com o título do texto.
Desenvolvimento:
1º dia
a)- Apresentação.
b)- Escrever o nome no portfólio e envelope para
comparação (hoje e final das atividades).
c)- Ø Apresentar o título do
texto e levantar hipóteses sobre seu conteúdo.
(
O Sapo Encantado)
d) 1- Ouvindo Histórias
“Leitura Deleite”:
Ø Tornar a
rotina de ouvir histórias em um momento de muito prazer. Falar com entusiasmo
sobre a história a ser lida, esperar que todos olhem para a professora e ler
com bastante expressividade e entonação.
Ø
Leitura oral, do texto, pela
professora. ( O Sapo Encantado)
Ø Confirmar
ou não as hipóteses levantadas.
Ø Ouvir a
opinião dos alunos sobre a história ouvida.
Ø Fazer
perguntas que foquem: quem (personagens / narrador), onde (lugar), quando
(tempo), porque e como.
Ø Entregar
aos alunos, o título do texto escrito em uma ficha e um envelope.
Ø Propor aos alunos colecionar os
títulos, guardando no envelope, para que possam saber, depois, quantas
histórias ouviram.
e)- 2- Consciência
Fonológica - 15 minutos
Objetivo: Identificar aliterações
Materiais: Xérox
da parlenda - o sapo
|
<p style=" margin: 12px auto 6px auto; font-family: Helvetica,Arial,Sans-serif; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 14px; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal; -x-system-font: none; display: block;"> <a title="View Plano Complleto Na Ordem on Scribd" href="http://pt.scribd.com/doc/186781385/Plano-Complleto-Na-Ordem" style="text-decoration: underline;" >Plano Complleto Na Ordem</a> by <a title="View EuniceMendes's profile on Scribd" href="http://www.scribd.com/EuniceMendes" style="text-decoration: underline;" >EuniceMendes</a></p><iframe class="scribd_iframe_embed" src="//www.scribd.com/embeds/186781385/content?start_page=1&view_mode=slideshow&access_key=key-12pepvyuadcw3z79pkp4&show_recommendations=true" data-auto-height="false" data-aspect-ratio="0.706208425720621" scrolling="no" id="doc_28430" width="600" height="800" frameborder="0"></iframe>
Atividades de leitura
Na delegacia, o telefone toca. O delegado atende e
uma voz
desesperada diz:
_ Por favor! Mande a patrulha aqui em casa! Vai acontecer uma tragédia! O delegado pergunta: _ Mas o que foi? _ Tem um gato aqui em casa. Entrou pela porta dos fundos! _ Mas quem é que está falando? _ O papagaio. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Lê com fluência – O aluno
lê com entonação/ritmo e pontuação.
__________________________________________
Lê sem
fluência – O aluno lê pausadamente as palavras do texto sem atentar
para as pontuações.........................................................................................
.............................................................................................................................
............................................................................................................................
Lê silabando – O aluno lê pausadamente
as sílabas das palavras, comprometendo
o entendimento do texto.........................................................
...............................................................................................................................
..............................................................................................................................
Não lê – O aluno não leu o texto.......................................................................
...............................................................................................................................
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ø O diagnóstico de escrita:
•
Definimos quatro palavras de um mesmo
campo semântico Ditado livre.
•
(borboleta,
cavalo, zebra e rã);
Pré-silábico
– garatujas, rabiscos, desenhos,
letras sem
correspondência sonora.......................................................
.........................................................................................................
..........................................................................................................
Silábico quantitativo – Uma letra para cada sílaba sem correspondência
com
a grafia da palavra...........................................................................
.......................................................................................................
....................................................................................................
..................................................................................................
Silábico
qualitativo – Uma letra para cada
sílaba com correspondência
com a
grafia da palavra.............................................................................
.....................................................................................................
......................................................................................................
Silábico
alfabético – escreve numa mesma palavra
uma sílaba completa
e uma
sílaba representada por apenas uma letra. .............
.........................................................................................................
.........................................................................................................
......................................................................................................
......................................................................................
Alfabético
– escreve a palavra com pequenos erros sem
comprometer o entendimento da palavra............................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
.......................................................................................................
Alfabético
Ortográfico – escreve observando as convenções
ortográficas.................................................................................
....................................................................................................
...................................................................................................
ESCOLA: _____________________________________________________
MUNICÍPIO
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO
ASSUNTO: Leitura
Turma:
Turno:
Data:
Professor(a):
Legenda: MB= muito
bom B=bom PM-
pode melhorar D= deficiente
Diagnóstico da turma:
|
M
|
Matriz de Referência – DIAGNÓSTICO 1
Capacidades
|
Descritores
|
Questões
|
O que observar:
|
Identificar finalidades e funções da leitura, em
função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do
texto.
|
Identificar o gênero piada
|
Que gênero textual é esse?
|
Se o aluno reconhece o texto piada.
|
Construir compreensão global do texto lido,
unificando e inter-relacionando informações explícitas e
implícitas, produzindo inferências.
|
Localizar informação explícita
|
Por onde o gato entrou?
|
Se o aluno precisa identificar, no texto lido,
uma informação que se apresenta explicitamente.
|
Inferir informações
em textos
|
Qual a tragédia que poderia acontecer?
|
Se o aluno relaciona informações presentes em um
texto (verbal, não verbal ou verbal e não verbal), a fim de produzir sentido
para o que foi lido.
|
|
Por que o papagaio teve essa atitude?
|
|||
Desenvolver capacidades necessárias à leitura com
fluência e compreensão.
|
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o
enunciador do discurso direto e indireto
|
No trecho: “Por favor! Mande uma patrulha aqui em
casa!”, quem está falando?
|
Se o aluno reconhece quem está com a fala.
|
_________________________________________________________________________________
Matriz
de Referência – DIAGNÓSTICO 2.
Capacidades
|
Descritores
|
Questões
|
O que observar:
|
Compreender diferenças entre a escrita e outras
formas gráficas.
|
Diferenciar letras de desenhos.
|
Pedir que o aluno:
- aponte onde estão às letras.
-identifique os desenhos.
|
O aluno diferencia rapidamente os desenhos
das letras.
|
Diferenciar sinais gráficos de letras/desenhos.
|
Pedir que o aluno identifique a pontuação.
|
O aluno diferencia os sinais de pontuação das
letras.
|
|
Dominar convenções gráficas.
|
Conhecer/utilizar a direção e alinhamento da
escrita.
|
Pedir que o aluno escreva a frase.
|
O aluno escreveu respeitando direção da escrita.
|
Compreender a função de segmentação de espaços em
branco na delimitação de palavras em textos escritos.
|
O aluno escreve obedecendo a segmentação de
espaços em branco.
|
||
Iniciar frases com letra maiúscula.
|
Escreve a frase iniciando com a letra maiúscula.
|
||
Conhecer/ utilizar pontuação no final da frase.
|
Coloca a pontuação no final da frase.
|
||
Perceber a palavra como unidade gráfica.
|
Substituir o desenho pela palavra e pedir que o
aluno conte quantas palavras tem na frase.
|
Observar se o aluno considera como palavras as
sílabas como de, da, no etc e; vogais como A, O e É.
|
|
Conhecer o alfabeto.
|
Identificar pelo nome as letras do alfabeto.
|
Escolher uma palavra da frase e questionar qual o
nome das letras desta palavra.
|
O aluno identifica o nome das letras da palavra
escolhida.
|
Reconhecer unidades fonológicas como silabas,
rimas, terminações de palavras, etc.
|
Identificar ao ouvir uma frase o número de
palavras.
|
Sem o apoio gráfico, falar a frase em voz alta
para o aluno, pedir que ele diga quantas palavras tem essa frase.
|
Ao ouvir uma frase, o aluno é capaz de
identificar o número de palavras contidas nela.
|
Identificar ao ouvir uma palavra o número de sílabas.
|
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o
aluno diga quantas sílabas tem essa palavra.
|
O aluno identifica a quantidade de sílabas de uma
palavra.
|
|
Identificar sons de sílabas.
|
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o
aluno diga qual é o pedacinho inicial.
|
Identifica sílaba inicial do nome do desenho.
|
|
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o
aluno diga qual é o pedacinho final.
|
Identifica sílaba final do nome do desenho.
|
||
Escolher um dos desenhos da frase e pedir que o
aluno diga qual é o pedacinho do meio.
|
Identifica sílaba mediana do nome do desenho.
|
||
Compreender a natureza alfabética do sistema de
escrita.
|
Escrever palavras.
|
Escreva o nome dos desenhos da frase.
|
Em qual nível de escrita o aluno se encontra.
|
Desenvolver capacidades relativas ao código
escrito especificamente necessárias a leitura.
|
Ler frases.
|
Pedir para que o aluno leia a frase.
|
Observar se o aluno lê com entonação conforme a
pontuação.
|
Ler palavras.
|
Observar como o aluno lê
palavras não canônicas. |
51 comentários:
amei as sugestões de aulas além de ser dinâmica são aulas que instiga o raciocínio das crianças. parabéns!
Adorei, fantásticas as suas ideias Eunice.
Trabalho com 1º ano. Você tem algum plano de aula para essa turma?
Se tiver, gostaria de receber.É possível?
Obrigada
Adorei as suas ideias, você tem os outros planos que complementam as 60 lições? Se tiver me mande. Email: roseteodoro21@gmail.com
Gostei muito.. Sera q vc pode me mandar mais planos de aula p meu email : gercy-techandra@hotmail.com
Suas atividades estão ótimas, parabéns!
Gostaria de poder colocá-las em pratica em minha turma de 3o ano, como fazer para obtê-las?
Meu e-mail: rocha_1962@hotmail.com
Obrigada
Bernadete
Suas atividades estão ótimas, parabéns!
Gostaria de poder colocá-las em pratica em minha turma de 3o ano, como fazer para obtê-las?
Meu e-mail: rocha_1962@hotmail.com
Obrigada
Bernadete
suas postagens são de mais, estou começando agora e adoro suas dicas as vezes planejo uma aula inteira com seu material, por favor trabalho com 3º ano se tiver mais planos me manda com urgência...
renatagray02@hotmail.com
Parabéns pelo trabalho.Gostei muito.. Sera q vc pode me mandar mais planos de aula de 1º ano p meu email : ryan22drika@hotmail.com
Olà, estou amando as sugestoes de atividades e gostaria de receber os 6o planos de aula em meu email seria possivel?fabianeribeiro11@gmail.com.Obrigada!!!
Tem como enviar por email os 60 planos. Gostaria de por em pratica. demygdio@hotmail.com
Muito bom! Seria possível enviar os 60 planos para mim? e - mail: ivilins@hotmail.com
Parabéns!!!Tem como enviar por email os 60 planos. Gostaria de por em pratica, mirthssouza@gmail.com
Obrigada.
boa tarde! Gostei muito do que li e gostaria que me ajudasse, estou cursando pedagogia AD
e estou tendo dificuldade em fazer um trabalho que desenvolva este projeto, (plano de aula de intervenção) Será que poderia me ajudar? simonemendessf@gmail.com
Desde já agradeço a compreensão
Parabéns!!Gostei muito do plano, estou assumindo pela primeira vez uma turma de alfabetização do 3 ano e uma turma de baixo desempenho, gostaria muito poder utilizar esses plano e outros materias que possa me disponibilizar.Desde já agradeço.alcimaedaduda@gmail.com
Parabéns pelo blog, estou amando as postagens e sugestões. Gostaria de receber o plano de 60 aulas e materiais de 3o ano, comecei esse ano atendendo o fund I e ainda fico um pouco perdida, pois estou acostumada com alunos alfabéticos e minha turminha é bem fraquinha, são pré-silábicos ou, no máximo, alfabéticos qualitativos. Meu email é fabiperuba@gmail.com Muito obrigada, abração, Fabiana.
por favor envia as atividades para o meu email sr.bruna.motta@gmail.com
obrigada
Bom dia, poderia enviar para mim o plano completo?
bruno-carolino@hotmail.com
Obrigado
boa noite Eunice, poderia enviar para mim o plano completo?
neste e-mail chrisleand@hotmail.com
Obrigada
GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES DE REFORÇO E GOSTARIA QUE ENVIASSE PRA MIM NO EMAIL OLIVEIRA_JSE@YAHOO.COM.BR
Muito boa e criativa suas aulas. Gostaria que enviasse pra mim se possivel. allinemattos@gmail.com
Amei por demais suas aulas. Preciso fazer intervenção na sala do 1° ano Ensino Fundamental
onde estou estagiando. Pode me enviar seu material completo? Desde já muito obrigada! email: dalvabertuani@hotmail.com
gostaria de receber seu material completo, para utilizar na minha turma de 3° ano .meu email m.mercia2011@hotmail.com
Gostei muito deste trabalho. Professora você está de parabéns, muito obrigada foi de grande ajuda para minhas aulas com o 3° ano.
Bom dia. comecei uma pesquisa para trabalhar um projeto de intervenção pedagogica para leitura e escrita e amei seu trabalho Professora Eunice. e gostaria de contar com sua valiosa experiência de mestra. recebendo os 60 planos de aula.por email.
maridalva.dias@hotmail.com
Tem como enviar por email os 60 planos. Gostaria de por em pratica.
para : ildenialmeida@gmail.com
Olá adorei as sugestões. Tem como enviar os 60 planos.
jbvs19@homail.com
BOM DIA!
MUITO BANCA O MATERIAL DE VOCÊS E A ESTRUTURA FICOU MUITO BOA.
SÓ QUE NÃO CONSEGUI IMPRIMIR NEM BAIXAR NADA.....PEDE TANTA COISA... TANTO PROGRAMA....
TERIA COMO VOCÊS ENVIAREM ESSAS 60 SUGESTÕES PARA O MEU E-MAIL?
Segue: clauditabernardes@gmail.com
obrigada. Atenciosamente, Cláudia Bernardes
Estou encantada com seu trabalho, sou professora de educação especial e gostaria que me enviasse os 60 planos (veronicepoliana@gmail.com). Obrigada por fazer a diferença na vida de muitas professoras e crianças.
Olá, Bom dia,
Gostaria de parabenizar pelo belo trabalho e pela generosidade de expor virtualmente.
Queria saber se tem como compartilhar todas as 60aulas via email?
ledaalmeidaborges@yahoo.com.br
Grata,
Lêda Borges. Coordenadora Pedagógica
amei seu trabalho. gostaria de saber se voce pode enviar pra meu e-mail(nau.santos18@gmail.com) as 60 aulas para que eu possa trabalhar com meus alunos. obrigada. Deus abençoe.
Parabéns, a estrutura e o material ficaram ótimas.
Queria saber se tem como compartilhar todas as 60 aulas via email?
arierom10@gmail.com
Atividades muito boas... Amei... Muito obrigada!
Ótimo !! Você pode enviar os 60 planos, se puder agradeço ...Um grande abraço ..anapaulamaitan@yahoo.com.br
Gostei muito do seu blog.
Estou iniciando como professora e gostaria de saber se você pode mandar para meu e-mail: val2017leite@gmail.com os 60 planos de aula do PIP?
E se puder me passar dicas, puxar minha orelha, me ajudar?
Agradeço de coração.
Um abraço.
"O Senhor é a minha Luz"
Ótimo !! Você pode enviar os 60 planos, se puder agradeço ...Um grande abraço
cristianedasilvarodrigues49@yahoo.com
Ótimo !! Você pode enviar os 60 planos, se puder agradeço ...Um grande abraço
cristianedasilvarodrigues49@yahoo.com
Olá gostei dos planos gostaria q me enviasse
Sandrasol2009@hotmail.com
OLÁ BOA NOITE!
Gostaria que me enviasse também pois amei os 60 planos,parabéns obrigada
laurapereiradomingues@hotmail.com
Boa noite!
Adorei esse plano e gostaria de conhecer todos os outros para aplicar com minha turminha de escola pública municipal. Vc poderia mandar para meu e-mail (telmamarquestelma@outlook.com)? Ficarei imensamente agradecida e divulgarei seu site.
Obrigada.
Um abraço.
BOA TARDE! GOSTEI, MUITO INTERESSANTE PODE MANDAR OS 60 PLANOS DE AULAS VAI ME AJUDAR MUITO.
EMAIL (sonia.cruz.souza@hotmail.com) OBRIGADA.
Parabéns gostei muito pode enviar no meu email
Acilanealmeida@gmail.com
É um ótimo material, já conhecia, só perde todo o meu arquivo por causa de um defeito n PC, tem como enviar pra mim.
irenisilvaped@gmail.com
Obrigada
É um ótimo material, já conhecia, só que perdi todo o meu arquivo por causa de um defeito no PC, tem como enviar pra mim.
irenisilvaped@gmail.com
Obrigada
Bom dia, gostaria de receber os 60 planos tem como me enviar para meu email mrmagalhaes2009@gmail.com obrigado
Ótimo material ,gostaria muito de receber para eu trabalhar com meus alunos ,tirar idéias muito obrigado
Olá! Gostaria que você me enviasse os 60 planos para o meu email. gracinhaaraujo0@hotmail.com.br
Adorei a sua proposta, tem como você enviar para o meu email mirailde.oliveira23@gmailcom
Proposta excelente para ser trabalhada.Poderá enviar para o meu email savipereira1@hotmail.com
Boa noite, preciso fazer um painel para apresentação no meu curso de Pedagogia, de um PIP, diretamente relacionado a atuação do supervisor educacional, e estou tendo muita dificuldade. Se puder enviar material para pesquisa em meu email,ficarei muito grata. denia.magalhaes@gmail.com
Abraço
DENIA
Postar um comentário