CADERNO
DE ANOTAÇÕES DIÁRIAS
DO PROFESSOR
2013
CICLO_______________
DE ALFABETIZAÇÃO. ANO: __________
PROFESSOR (A):_________________________________________________________.
ESCOLA MUNICIPAL “HIGINO
GUERRA”
O PAPEL DO PROFESSOR:
·
Acreditar nas
potencialidades dos alunos;
·
Aplicar a
metodologia diversificada ou prevista na linha escolhida coletivamente;
·
Conduzir o
trabalho didático, planejando-o com antecedência;
·
Garantir
aprendizagens significativas;
·
Acompanhar o
desempenho dos alunos, analisando seu desenvolvimento e buscando soluções;
·
Realizar a
recuperação com os alunos que necessitarem;
·
Fortalecer a auto
estima dos alunos;
·
Possibilitar-lhes
o sucesso nas atividades
·
Definir o grau de
promoção.
·
Ser um grande
observador e um grande animador;
·
Desfazer rótulos;
·
Dar importância a
todas as perguntas e respostas e usar sempre expressões como:
__
VOCÊ CONSEGUIU... ___ NÓS
CONSEGUIMOS... ___ VAMOS NOS
APLAUDIR....
ESCOLA MUNICIPAL “HIGINO GUERRA”
“ Como educadores temos a chave do futuro em nossas
mãos e consequentemente a chave da humanidade”.
“Educar para e pela cidadania”.
Para tanto
devemos:
a)-
Trabalhar com Projetos e temas que proporcionem um ensino interdisciplinar, com
a perspectiva de melhor usarmos os espaços e tempo na escola, uma vez que :
Observações, sondagens, sistematização, tabulação e interpretação e análise de
dados são etapas essenciais para se alcançar melhores resultados nos esforços
humanos.
b)-
VALORES CÍVICOS e ATITUDES...
Infelizmente, nos dias atuais não se tem uma preocupação efetiva com uma
educação de valores morais e cívicos
-- “A primeira coisa que um
cidadão precisa é civismo e não pode haver Pátria, verdadeira Pátria, onde os
cidadãos não se preocupam com problemas sociais políticos e democráticos.”
Unamuno (1864 - 1936
) - Solilóquios e conservações.
C)- TEMPO
INTEGRAL : para os alunos que estão na
Zona Proximal de desenvolvimento (Programa Veredas) – pois com mais um pouco de esforço e ajuda
conseguirão se integrar ao Ciclo no qual precisa estar inserido sem ser preciso
retê-lo ou que o mesmo venha abandonar a escola por falta de entusiasmo e
conhecimento.
D)- Recursos
Humanos e financeiros – e - ou parcerias
com a comunidade e família para trabalhar com esses alunos em salas que
porventura estejam ociosas em alguma escola, onde os mesmos participarão de atividades lúdicas:
·
Brincando e aprendendo;
·
Brinquedoteca;
·
Educação Artística (Em todos os seus segmentos);
·
Trabalho com jornais revistas;
·
Teatro;
rádio;
·
Músicas;
·
Melhorar relacionamento e integrar as escolinhas de esportes e outros
com a s escolas para um melhor aproveitamento;
e)- Proposta
Pedagógica: (PPE)- Uma proposta
educacional clara que contemple ações voltadas para a construção das propostas
pedagógicas das escolas com:
·
Recursos financeiros para atender a demanda do
PPE;
·
Orientações claras, bem fundamentadas para haver
um trabalho coletivo;
·
Instituição de tempo para discussão de
propostas, projetos, pesquisas de campo e outros;
·
Acompanhamento pela secretária do processo de
trabalho de cada escola, e percebendo os problemas venha de uma maneira
satisfatória contribuir para o sucesso da mesma, se não total pelo menos
parcial...
·
Avaliação contínua dos desdobramentos que o
trabalho vai tomando em função do próprio processo de construção da proposta
que é permanente e resulta numa contínua negociação entre a administração
central e a administração da escola, os professores, os alunos, os pais e
outros membros da sociedade local
f)_ Fortalecer
os Conselhos escolares em todos os sentidos;
G)- Encontros
periódicos dos supervisores com a coordenadora Pedagógica para:
·
Planejar propostas para o aperfeiçoamento e
qualidade do ensino;
·
Buscar soluções para os desafios encontrados no
ensino - aprendizagem dos alunos;
·
Projetos
e planejamento interdisciplinar para:
-
Executar atividades extra – classe;
-
Pesquisas;
-
Instrumentos efetivamente que venham contribuir para
avaliações que provoquem o replanejamento necessário;
-
Elaborar critérios para classificação ( de acordo com a
Lei) e reclassificação
-
Elaborar meios para articulação e integração dos
profissionais efetivando o trabalho coletivo;
“Após estas
reuniões haverá sempre atividades e
subsídios que ajudarão professores a desenvolver um trabalho voltado para
recuperar, integrar e resgatar o educando. Para isso, precisamos de 2 horários
semanais livres para estarmos conversando, trocando idéias, planejando,
confeccionando materiais, atividades extra – classe e outros, juntamente com
supervisores, colegas, diretor e coordenador pedagógico da Secretaria municipal
de educação, pois só com um trabalho
coletivo, conseguiremos realmente um
ensino de qualidade.
______________________________________________________________________________
PLANO DE ENSINO
Os dois grandes males que
debilitam o ensino e restringem seu rendimento são: a rotina sem inspiração nem objetivos,
a improvisação dispersa, confusa e sem ordem. O melhor remédio contra
esses dois grandes males é o “PLANEJAMENTO.”
Entre
os problemas atuais do ensino, consta a falta de um adequado planejamento de
ensino. A falta de um adequado planejamento significa por acaso que os atuais
professores não sabem o que vão ensinar no ano seguinte? Que procede à base de
improvisação constante? Que não prevêem
os resultados que obterão com o seu ensino?
Por
observações esse não é o caso. A grande maioria dos professores preparam suas
matérias, tem idéia do que vai ensinar e tem uma certa idéia dos resultados em
termos de alunos aprovados ou não e em termos de cobertura completa
e incompleta da matéria. Então onde está o problema?
O
problema básico é que os critérios do planejamento de ensino, atualmente
empregado por muitos professores são inadequados.
Imaginemos um professor novo, com responsabilidade de ministrar aulas na
4ª série ou Fase IV do Ciclo complementar de Alfabetização, de língua
Portuguesa. Que passos ele dá para planejar o curso?
1- Revisa o programa utilizado
pelo professor anterior - 2- Depois vai à Biblioteca da Escola e à sua
própria e traz todos os livros de língua
portuguesa que encontrar. 3- Tenta
lembrar como foi dada atividades de língua portuguesa quando foi aluno.; 4-
Consulta os livros e anota os conhecimentos que “devem” ser incluídos (em geral
começa sua lista pela noções mais gerais e teóricas e pouco a pouco entrando
das aplicações).
Compare a seqüência acima
com sua própria maneira de planejar seu curso. Faça uma autocrítica sincera. Só
depois de fazer isso leia o que se segue:
O problema é que em momento
algum o professor se lembrou do aluno, ele só levou em conta o conteúdo, os
conhecimentos que ele, o professor, vai ensinar. Não pensou em que coisas ele
deseja conseguir que o aluno faça. Não incluiu no seu programa as experiências
que os alunos deve viver para aprender.
Aprender de uma forma ativa, criativa que desenvolva sua pessoa inteira e não
somente seus conhecimentos sobre conteúdos.
Um Planejamento qualquer compreende
uma série de fases, que se aproxima daqueles métodos comuns de pesquisa:
1- Definição e equacionamento
preliminar do problema;
2- Elaboração das diretrizes
básicas do planejamento;
3- Fixação inicial dos
objetivos;
4- Colheita preliminar de
dados;
5- Estabelecimento de projeções
e provisões;
6- Análise, discussão de dados;
7- Apresentando alternativas ou opções;
8- Integração de planos
parciais, desdobramento em planos derivados ou replanejamento geral.
“Concluindo: o planejamento, ele traduz-se por um
documento de execução chamado plano que, conforme o grau de detalhe em relação
ao nível considerado, poderá ser denominado de programa, operação, tarefa etc”.
O planejamento deve estar
presente em to-
das as atividades escolares. É a etapa
mais
importante do projeto pedagógico, porque
é
nesta etapa que as metas são
articuladas
à estratégias e ambas são ajustadas às
possibilidades reais. Existem três tipos
de planejamento:
* Plano
da Escola
**
Plano de Ensino
***
Plano de Aula
O Plano da Escola traz orientações
gerais que vinculam os objetivos da
escola
ao sistema educacional.
O Plano de Ensino se divide em
tópicos que definem metas, conteúdos
e
estratégias metodológicas de um
período
letivo.
O Plano de Aula
é a previsão de
conteúdo de uma aula ou um conjunto
de aulas.
Planejar requer:
- Pesquisar sempre;
- Ser criativo na elaboração da aula;
- Estabelecer prioridades e limites;
- Estar aberto para acolher o aluno e
sua realidade;
- Ser flexível para
replanejar
sempre que for necessário.
Ao planejar devemos
considerar:
# As características e necessidades de aprendiza-gem dos alunos;
# Os objetivos
educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
# O conteúdo de cada ano
de escolaridade;
# Os objetivos e seu
compromisso com o ensino;
# Os tipos de
atividades: introduzir, trabalhar,
consolidar, retomar e avançar/aprofundar;
# O conhecimento teórico que norteam os rumos
da aprendizagem.
Planejamento Bimestral Arte
Ciclo da Alfabetização 2013
Capinópolis - 2013
|
Escola Municipal Higino Guerra
de Ensino Fundamental de 9 anos
Ciclo da
Alfabetização
2º Ano de Escolaridade
Diretora: Maria
aparecida da Silva Costa
Supervisora: Eunice Mendes de Oliveira
Professores: Grauce,
Luciana e Maria Betânia
|
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDO
|
EIXO
|
BIBLIOGRAFIA
|
DETALHAMENTO
DESCRITOR
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
·
Desenvolver artes visuais na criança;
·
Conhecer cores primárias e formas
geométricas;
·
Valorizar a arte e a produção artística na
criança;
·
Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos
variados (artes visuais, dança, música, teatro) experimentando-os,
conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
·
Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos
específicos para desenvolver a aptidão
artística do educando;
·
Desenvolver a sensibilização motora;
·
Desenvolver o esquema corporal e o gosto
pela música;
·
Edificar uma relação de autoconfiança com a
produção artística pessoal e conhecimentos estéticos, respeitando a própria
produção dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de
procedimentos e soluções
|
1º BIMESTRE
PROJETO –
Todos contra a dengue; trabalho.
Com sucata”
PROJETO –
Saúde na alimentação;
“teatro”;
Elementos
básicos:
- ponto; forma;
volume; plano; textura; luz; linhas;
* Elementos
expressivos:
-desenhos;
pinturas
Esculturas,
gravuras, etc
ARTES VISUAIS
Arte e o belo: Conceitos e elementos (mensagem, beleza, harmonia e equilíbrio); * Contemplar o belo na concepção africana; (março)
Dança: improvisadas e coreografadas, e danças rituais da cultura africana
e indígena
|
1 – Artes
Visuais
1.1
Reconhecer nos seres,
objetos e paisagens naturais e artificiais ,características expressivas das
artes visuais.
1.2
Experimentar,
selecionar
e utilizar diversos suportes,
materiais e técnicas
artísticas a fim de se
expressar e se comunicar
em artes visuais
1.3– Criar e recriar produções
artísticas plásticas, a partir de estímulos diversos como a ação, a emoção e
a observação de modelos naturais e artificiais e a apreciação de obras de
arte.
1.3 Apreciar suas produções visuais e as dos colegas por meio de observação, narração, descrição
e interpretação de imagens e objetos.
1.5 Desenvolver habilidades
De elaborar registros
Pessoais para a
Sistematização das
experiências vivenciadas.
|
·
MATRIZ
CURRICULAR
LIVROS
DIDÁTICOS
E PARADIDÁTI
COS;
·
INTERNET;
·
Livro
integrado
–
Antônia Regina Gonçalves.
|
Artes
visuais:
Características expressivas presentes em: pinturas; desenhos; esculturas; gravuras; paisagens
naturais e artificiais; fotografias; produções informatizadas, outros.
Elementos básicos: ponto; plano; textura; forma; volume; luz; linhas.
Percepção das variações de cores, texturas, formas e luminosidade
. Estudo das cores (cores primárias, secundárias, terciárias, cores
frias e cores quentes),
suas diversas
representações presentes na natureza.
Seleção, manipulação e utilização de:
- Suportes: referências bibliográficas, visuais e audiovisuais.
- Materiais: papéis, tecidos, metais, plásticos, pincéis, lápis, giz de cera,
tintas, sucatas e outros.
- Técnicas artísticas:
°Desenho (lápis de cera, sobre lixa e impressão de folhas).
pintura (com rolos, peneira, barbante, papel dobrado e outros)
colagens (com papel, fitas, sementes, pó de serragem, vidros, areia e outros).
esculturas (madeira, barro e outros).
°Dobraduras.
°Recortes.
Formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional, isto
é, duas dimensões – largura e
altura e tridimensional, isto é, três dimensões – largura, altura e
volume).
Colagem de figuras sólidas (bidimensionais e
tridimensionais) construindo
objetos diversos (animais,
formas humanas e outros).
Contato sensível com obras produzidas para identificar, através da
observação, leitura e análise:
- Características;
- Técnicas e procedimentos artísticos presentes nelas;
- Títulos;
- Elementos utilizados como ponto, linha, forma, cor e textura;
- Autor ou produtor
|
·
Cantos
·
Desenhos (usando cores primárias e formas
geométricas);
·
Confecção de
lembrancinhas;
·
Estruturas;
·
Fotografias;
·
Dobraduras
·
Pinturas
·
Recorte
·
Colagem com papel de cores primárias;
·
Colagem de papel de
cores variadas;
·
Edificar uma relação de autoconfiança com a
produção artística pessoal, musical e
conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção dos colegas, no
percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e
soluções.
SUGESTÕES DE GÊNEROS
TEXTUAIS
2º ANO
1- Carta
2- Fábulas
3- Convite
4- E-mail
5- Notícia
6- Bulas
7- Rótulos e embalagens
8- Lista Telefônica
9- Reportagem
10- Anúncios
11- Contos de Fadas
12- Avisos
13- Piada
14- Propaganda
15- Conto
16- Reconto
17- Paródia.
|
Diagnóstico
•Auto- avaliação.
•Comportamento,
Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade,
etc...);
• Pesquisas (individuais e grupo).
•Participação e responsabilidade. • Portfólio. •Elaboração de fichas de critérios de avaliações. • Avaliação escrita. |
Professora: ___________________________________Supervisora:
___________________________________Diretora: ____________________________.
ESCOLA
MUNICIPAL HIGINO GUERRA - DIRETORA: Maria Aparecida da
Silva Costa
SUPERVISORA: Eunice Mendes de
Oliveira
|
PLANEJAMENTO DE ARTE
- 2º BIMESTRE
PROFESSORA: Grauce,
Luciana e Maria Betânia - 1º ANO DE
ESCOLARIDADE - TURNO: Vespertino
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDO
|
EIXO
|
BIBLIOGRAFIA
|
DETALHAMENTO
DESCRITOR
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
·
Desenvolver a sensibilização motora;
·
Desenvolver o esquema corporal e o gosto
pela música;
·
Edificar uma relação de autoconfiança com a
produção artística pessoal e conhecimentos estéticos, respeitando a própria
produção dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de
procedimentos e soluções.
|
MÚSICA
Conhecer obra musical de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da reprodução musical brasileira e de outros povos países. PROJETO –
Álbum de
reproduções artísticas.
MÚSICA
Influência da cultura africana e indígena na música, nos hábitos, na alimentação brasileira.
ARTES
CÊNICAS
*mímica e dramatização de músicas de variados gêneros, estilos e épocas e culturas ( indígena e africana ). * Jogos, brincadeiras e cantigas de roda.
Continuar
- Elementos básicos:
- ponto; forma;
volume; plano; textura; luz; linhas;
Elementos
expressivos:
-desenhos;
pinturas
Esculturas,
gravuras, etc
Mostra
cultural:
Festa junina;
Dança;
Cultura do homem
do campo;
Quadrilha;
Brincadeiras;
Dia das mães
ARTES VISUAIS
*Imagens, fotografias, gravuras, vídeo, cinema, focalizando a cultura Brasileira e outras culturas de outros povos, etc. *Apreciação e observação das suas produções e das produções dos outros. |
MÚSICA
2.1 – Perceber
os sons ambientes (vozes, corpos e materiais sonoros), associando-se à fonte
2.2 – Reconhecer diferentes
gêneros musicais
2..3 – Perceber e distinguir
diferentes ritmos em músicas infantis, do repertório regional e nacional.
2.4- Elaborar formas de registro para documentar
As experiências
Sonoras vivenciadas.
2.5- Elaborar formas de
registros pessoais para a sistematização das danças vivenciadas em diferentes
grupos socioculturais (percepção,
criação / produção, comunicação /
representação, análise e registro)
|
·
·
MATRIZ
CURRICULAR
LIVROS
DIDÁTICOS
E PARADIDÁTI
COS;
·
INTERNET;
·
Livro
integrado
–
Antônia Regina Gonçalves
|
Identificação e
diferenciação dos sons (corporais e ambientais). Parâmetros
do som (altura, intensidade) e Ritmo (ritmo do corpo e da linguagem).
Percepção de sons musicais
a partir de instrumentos tradicionais e alternativos (construídos com diferentes
materiais ou reciclados).
Percepção da origem e
da direção dos sons.
Audição de músicas que
exploram sons da natureza, sons de instrumentos musicais e composições clássicas.
Conhecimento de
várias canções:
- Ninar ou acalanto;
- Roda e cirandas;
- Populares;
- Folclóricas;
- Religiosas;
- Cívicas;
- Modernas e outras
Conhecimento de
vários ritmos musicais:
- Forró
- Samba
- Hip Hop
- Maracatu
- Frevo e outros
Elaboração de pequenos relatórios,
portfólios ilustrados com desenhos e outros.
Diferentes características das danças
pertencentes a outros grupos socioculturais:
Afro-descendentes, indígenas, imigrantes (alemão,
italiano, português, japonês e outros).
Descrições,fotografias, gravações, portfólios, desenhos e
outros
|
Música:
·
Deve ser
um trabalho significativo para o desenvolvimento
dos alunos em sua capacidade de perceber diferentes sons: sons da voz, do
meio ambiente, de instrumentos conhecidos e de outros materiais;
·
Explorar
diversos gêneros musicais: ninar, roda e ciranda, cirandinha
popular, folclórica, religiosa, cívica, moderna e outras;
MÚSICA
*Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos) duração (curtos e longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre.
* Jogos sonoro-musicais: onomatopéias,
parlendas, trava-línguas, paródias, histórias cantadas, cantigas de roda,
acalantos, canto coral, jogral, outros.
Composição: letra, música (melodia).
Expressão: entonação, afinação e ritmo.
|
Diagnóstico
•Auto- avaliação.
•Comportamento,
Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade,
etc...);
• Pesquisas (individuais e grupo).
•Participação e responsabilidade. • Portfólio. •Elaboração de fichas de critérios de avaliações. • Avaliação escrita. • Atividades cênicas. • Pesquisa. • Auto – avaliação. •Observação direta. •Exposições. • Atividade no caderno de arte. |
Professora:
___________________________________Supervisora:
___________________________________Diretora: ____________________________.
ESCOLA MUNICIPAL HIGINO GUERRA - DIRETORA: Maria Aparecida da
Silva Costa
SUPERVISORA:
Eunice Mendes de Oliveira
|
PLANEJAMENTO DE ARTE
- 3º BIMESTRE
PROFESSORA: Grauce, Luciana e Maria Betânia - 1º ANO DE ESCOLARIDADE -
TURNO: Vespertino
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDO
|
EIXO
|
BIBLIO
GRAFIA
|
DETALHAMENTO
DESCRITOR
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
·
Estimular a sensibilidade artística dos
alunos através da arte.
·
Compreender e saber identificar a arte como
fato histórico contextualizando com diversas culturas.
·
Experimentar a
plasticidade de sue corpo;
·
Inventar sequencia de
movimentos;
·
Explorar sua imaginação
e espaço físico, o que contribui para o seu crescimento individual.
|
Formas dramáticas – movimentos corporais e expressões
faciais (para representar ideias e
Sentimentos).
Jogos dramáticos ou não com
base em histórias do repertório infantil.
Acompanhamento de
diferentes ritmos com o corpo (intenso
– moderado – lento) explorando
Todos
os planos de ação do movimento (alto, médio, baixo), elaborando e
explicitando diferentes
interpretações diante de diversos timbres
(intensidade) de sons.
Coreografias
(solo-individual ou pequenos grupos) que
expressem sentimentos e sensações
(medo,
coragem, amor, raiva, etc.) identificando-as em ações pessoais ou em ações de
outras
pessoas
e no contexto escolhido.
Movimentos em duplas ou
grupos contrapondo
qualidade de movimentos: leve e pesado, rápido e lento, direto e sinuoso,
alto e baixo.
Agilidade, equilíbrio e
coordenação.
Características da
dança: número
de participantes, ritmo, significado da dança, papeis, funções e movimentos
durante a prática.
Noções
básicas de estrutura e funcionamento do corpo.
Exploração do próprio
corpo: postura,
lateralidade, locomoção e respiração.
Noções de direção e
movimento: horizontal,
vertical, diagonal, para cima, para baixo e para os
lados.
Observação das
características corporais
individuais: a forma, o volume e o peso.
Conhecimento dos
diferentes tecidos
que constituem o corpo humano (pele, músculo e ossos)
Conhecimento e experimentação das
possibilidades do corpo na dança: impulsionar, flexionar,
contrair,
elevar, alongar, relaxar, etc., identificando-as em diferentes modalidades da
dança.
Reconhecimento e
realizações de
movimentos do corpo e de suas partes, em diferentes posições, de
acordo com as possibilidades individuais.
|
DANÇA
3.1 – Perceber e compreender a
estrutura e funcionamento do corpo humano, como forma de expressão e
comunicação
3.2 – Compreender as diferentes possibilidades de movimento do corpo na
dança.
3.3 – Criar diferentes gestos a
partir das danças vivenciadas, compreendendo a possibilidade de transformação
da expressão corporal
3.4 – Identificar as principais
características das danças apreciadas e vivenciadas em diferentes grupos
socioculturais.
3.5 - Elaborar formas de
registro pessoais para a sistematização das danças vivenciadas em diferentes
grupos socioculturais.
|
MATRIZ
CURRICU
LAR
LIVROS
DIDÁTI
COS
E PARADI
DÁTICOS;
INTERNET;
Livro
integrado
–
Antônia Regina Gonçalves
Guia
do Alfabetizador
Caderno
de Boas Práticas do Professor.
|
Coreografias (solo – individual ou pequenos grupos) que expressem sentimentos e
sensações (medo, coragem, amor, raiva, etc), identificando-os em ações
pessoais ou em ações de outras pessoas e o contexto escolhido.
Movimentos em duplas ou
grupos opondo qualidade de movimentos: leve e pesado, rápido e lento, direto
e sinuoso, alto e baixo.
Comunicação por meio dos
gestos, dos movimentos, das danças folclóricas e populares: locais,
regionais, nacionais
Características da dança:
número de participantes, ritmo, significado da dança, papeis e funções
durante a prática, movimentos, outros.
Diferentes características
das danças pertencentes a outros grupos socioculturais: afro-descendentes,
indígena, imigrantes (alemão, italiano, português, japonês e outros).
Descrições, fotografias,
gravações, portfólios, desenhos e outros.
|
– Dança
Continuar:
Elementos
básicos:
- ponto; forma;
volume; plano; textura; luz; linhas;
Elementos expressivos:
-desenhos;
pinturas
Esculturas,
gravuras, etc
* Mosaicos, jogos lúdicos, dobraduras e sucatas. * Artesanatos, “conforme o gosto da criança;
Dança:
·
Experimentar a
plasticidade de seu corpo,
·
inventar sequencia de movimentos,
·
explorar sua imaginação
e espaço físico, o que contribui para o seu crescimento individual.
·
As manifestações
culturais devem ser valorizadas pelo professor e inseridas o repertorio dos
alunos, pois são parte da riqueza cultural dos povos
·
Dança:
·
Agilidade, equilíbrio e
coordenação.
·
Dançando com fantoches e dedoches ...
Dramatização
usando a interdiciplinaridade
·
.Identificar as
Principais características
Das danças
Apreciadas e
Vivenciadas em
diferentes
grupos socioculturais.
|
Diagnóstico
•Auto- avaliação.
•Comportamento,
Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade,
etc...);
• Pesquisas (individuais e grupo).
•Participação e responsabilidade. • Portfólio. •Elaboração de fichas de critérios de avaliações. • Avaliação escrita. • Atividades cênicas. • Pesquisa. • Auto – avaliação. •Observação direta. •Exposições. • Atividade no caderno de arte. |
Professora:
___________________________________Supervisora:
___________________________________Diretora: ___________________________
ESCOLA MUNICIPAL HIGINO GUERRA - DIRETORA: Maria Aparecida da Silva Costa
SUPERVISORA: Eunice Mendes de Oliveira
|
PLANEJAMENTO DE ARTE -
4º BIMESTRE
PROFESSORA: Grauce, Luciana
e Maria Betânia- 1º ANO DE
ESCOLARIDADE - TURNO:
Vespertino
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDO
|
EIXO
|
BIBLIOGRAFIA
|
DETALHAMENTO
DESCRITOR
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
Teatro
·
Desenvolver a
capacidade expressiva corporal, fácil e gestual, no plano individual e
coletivo.
Mediar a
vivencia de experiências estéticas ricas e contextualizadas
·
Interagir com materiais, instrumentos e
procedimentos variados (artes visuais, dança, música, teatro)
experimentando-os, conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos
pessoais.
·
Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos
específicos para desenvolver a aptidão
artística do educando;
·
Edificar uma relação de autoconfiança com a
produção artística pessoal e conhecimentos estéticos, respeitando a própria
produção dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de
procedimentos e soluções.
|
4º BIMÉSTRE
Participação
em jogos teatrais (estimulam a relação com o outro, a
criatividade, a expressividade do
corpo, a desenvoltura e a concentração).
Jogos
teatrais:
- Mímica.
- Dito popular.
- Profissões.
- Troca de máscaras, outros.
Inter-relação de personagem: amor, ódio e outros.
Assistir as manifestações
artísticas teatrais em diversas modalidades e gêneros.
Modalidades: máscaras, fantoche boneco, sombra, pantomima, etc.
Gêneros: comédia, drama, trama, tragédia e musical.
Descrições, pequenos relatórios,
fotografias, gravações, portfólios, desenhos e outros.
Elementos básicos:
- ponto; forma; volume; plano; textura;
luz; linhas;
Elementos expressivos:
-desenhos;
pinturas
Esculturas,
gravuras, etc
PROJETO –
Natal para todos;
ARTES VISUAIS
Trabalhos artísticos sobre o dia do Natal;
Apreciação e
observação das suas produções e das produções dos outros.
|
4 - Teatro
4.1 – Identificar as
habilidades necessárias ao desenvolvimento das expressões corporais: facial /
gestual, e sua conjugação com vocalizações e sons.
4.2 – Observar, apreciar e
analisar trabalhos em teatro realizados por grupos diversos.
4.3 – Conhecer as diversas
possibilidades teatrais.
4.4 – elaborar registros
pessoais para sistematização das experiências observadas e vivenciadas
(percepção, criação/produção, comunicação / representação, análise e
registro).
|
·
·
MATRIZ
CURRICULAR
LIVROS
DIDÁTICOS
E PARADIDÁ
TICOS;
·
INTER
NET;
·
Livro
integra
do
–
Antônia Regina Gonçalves
·
Guia
do Alfabetizador.
· Caderno
de
boas práticas do professor.
|
;
Teatro
·
Desenvolver a
capacidade expressiva corporal, fácil e gestual, no plano individual e
coletivo.
·
Mediar a vivencia de
experiências estéticas ricas e contextualizadas;
Experimentar o teatro
com
o corpo, identificando as habilidades
necessárias ao
desenvolvimento
das expressões: facial, gestual e sua
conjugação com
vocalizações e sons.
*- Compreender e apreciar
as diversas possibilidades
teatrais produzidas pelas
diferentes culturas;
-Elaborar formas
de registro pessoais para a
sistematização
das experiências observadas
e
vivenciadas.
|
·
Agilidade, equilíbrio e
coordenação.
·
Teatrinhos com
fantoches e dedoches ...
·
Dramatização usando a
interdiciplinaridade;
·
TEATRO:
·
- Assistir e criar manifestações
artísticas teatrais em diversas modalidades e gêneros.
·
Modalidades:
·
Máscara, fantoches,
bonecos, sombras, pantomima, etc
·
Gêneros:
·
Comédia, drama, trama,
tragédia e musical;
Habilidades
necessárias para o teatro: atenção, observação, concentração,
cooperação, diálogo, respeito mútuo, flexibilidade de aceitação das
diferenças.
Teatro: a história mostrada, a
representação cênica feita no palco, a interpretação dos atores, sonoplastia
(música e efeitos sonoros), cenografia e contraregragem (confecção da
estrutura e elementos que fazem parte do cenário e sua decoração ambiente),
iluminação teatral, figurino e adereços de personagens da peça teatral.
Teatro
(infantil) feito por atores, bonecos, pantomimas, máscaras,
sombras, outros.
Elaborar registros
pessoais para sistematização das experiências observadas e vivenciadas
(percepção, criação/produção, comunicação/representação, análise e registro)
|
Diagnóstico
•Auto- avaliação.
•Comportamento,
Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade,
etc...);
• Pesquisas (individuais e grupo).
•Participação e responsabilidade. • Portfólio. •Elaboração de fichas de critérios de avaliações. • Avaliação escrita. • Atividades cênicas. • Pesquisa. • Auto – avaliação. •Observação direta. •Exposições. • Atividade no caderno de arte. |
Professora:
___________________________________Supervisora:
___________________________________Diretora: ____________________________.
ESCOLA MUNICIPAL HIGINO GUERRA
DIRETORA: MARIA APARECIDA DA SILVA
COSTA
Planejamentos
2013
2º ANO DE ESCOLARIDADE
( Língua
Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia , Arte.)
PROFESSORAS: Suely, Bibiana e
Núbia.
Supervisora: Eunice Mendes de
Oliveira.
|
|
ESCOLA
MUNICIPAL HIGINO GUERRA - DIRETORA: Maria Aparecida da
Silva Costa
SUPERVISORA: Eunice Mendes de
Oliveira
|
|
PLANEJAMENTO DE CIÊNCIAS
- 1º BIMESTRE
PROFESSORAS: Suely, Bibiana e Núbia - 2º
ANO DE ESCOLARIDADE - TURNO: Vespertino
|
EIXO
|
OBJETIVOS/
CAPACIDADES
|
CONTEÚDO/UNIDADE/SUBUNIDADE
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
BIBLIOGRAFIA
|
1-AMBIENTE E VIDA
1.1-
Construir conceitos inicias de meio ambiente.
Meio ambiente
1.2- Identificar
e registrar as semelhanças e diferenças entre
os diversos
ambientes.
1.3- Reconhecer
que um ambiente é composto por seres vivos e não vivos.
1.4- Relacionar a diversidade de ambientes
com a diversidade de seres vivos.
T
1.5- Reconhecer as
características dos seres vivos que os
capacitam a viver em
determinados ambientes.
R T
1.6- Reconhecer a importância
da classificação de seres
vivos e os vários modos de
classificá-los.
1.7- Reconhecer a importância da interação dos
seres vivos
entre si na manutenção do
equilíbrio ambiental.
Classificando vegetais
|
- Perceber características externas ao seu corpo
- Identificar os aspectos que influenciam o sexo, idade, semelhança
e diferenças;
- Identificar e localizar partes do corpo em si mesmo e em outras
pessoas;
- Utilizar termos como cabeça, tronco, membros, etc. para dar nomes
às partes do corpo;
- Reconhecer que os seres humanos tem 5 sentidos e que é possível
descobrir sobre o mundo que nos cerca por meio deles;
- Identificar os sentidos: paladar, visão, audição, tato.
Localizando os órgãos a eles relacionados;
- Reconhecer e valorizar hábitos de higiene relacionados à saúde e
ao bem estar próprios e também ao bem estar da sua comunidade.
* Verificar a dependência
entre os
seres vivos;
*Identificar algumas construções no reino animal;
Observar o habitat de
alguns animais;
*Reconhecer que os animais ge
ralmente se deslocam pelo ambi
ente em busca de alimento e que
aqueles que vivem presos a algu
ma superfície movem uma ou
mais partes do corpo para se ali
mentarem;
*Rever e ampliar o
conhecimento que construíram até o momento sobre o tamanho e a forma dos
animais;
* Perceber como funciona a
cadeia alimentar (Introduzir)
* Reconhecer que os animais se
alimentam de outros seres ou de
de apenas partes dos mesmos;
*Diferenciar animais vertebrados e animais invertebrados
* Reconhecer grupos/classe de
animais
* Perceber a importância das
plan
tas na nossa alimentação;
-Perceber a importância das
Vitaminas para a nossa saúde;
*Observar o ambiente preferido
por algumas plantas bem como
algumas diferenças entre plantas e diferentes ambientes;
- Identificar as partes da planta;
- Saber que existe uma diversidade de plantas;
- Reconhecer a presença das plantas no dia – a – dia;
- Valorizar hábitos
de higienização das plantas antes de consumi-las;
- Conhecer alguns
cuidados com as plantas;
|
(1º BIMESTRE)
EIXO 2- SER HUMANO E SAÚDE
RT
2.2– Perceber e constatar que o corpo humano percebe
os estímulos do meio através dos órgãos dos sentidos.
1-VIVER E SENTIR
1.1- Muito prazer em
conhecer você;
1.2- De corpo inteiro;
1.3- Percebendo o mundo;
1.4- Pela pele;
1.5- Com os olhos abertos;
1.6- De orelha em pé!
1.7- Sentindo cheiros;
1.8- Sabores;
1.9- Cuidando da
alimentação;
T
- Conceito de
meio ambiente.
- Seres vivos e
não vivos.
- Diversidade
ambiental.
- Diversidade
de seres vivos.
- A vida nos
diversos ambientes.
- As relações
existentes entre os seres vivos nos diversos ambientes.
- Seres vivos e
não-vivos.
- Diversidade ambiental.
- Diversidade de seres vivos.
- Características adaptativas dos seres
vivos em relação ao meio ambiente em que vivem.
RT
Classificando animais
- Pelo lugar onde vivem - faunas
típicas, locais, regionais e de outras regiões da Terra.
- Pela obtenção de oxigênio – respiração animal.
- Pela maneira de conseguir alimento
– seres vivos que não produzem seu próprio alimento e precisam se alimentar
de outros animais – heterótrofos.-
Respiração animal.- Sustentação do corpo – vertebrada (peixes, anfíbios,
répteis, aves e mamíferos) e invertebrado.
– corpo mole, corpo duro, que voam, que
nadam,que vivem na terra, dentro da terra, e na água doce ou salgada.
- Microrganismos
– fungos e bactérias e a importância para a
saúde humana.
R/T
Classificando vegetais
- Pela obtenção de alimento –
autótrofo (noções de fotossíntese).
- Pela presença de flores,
sementes e frutos.
- Pela presença sementes e
ausência de frutos.
- Pela
ausência de flores, frutos e sementes.
|
Principais órgãos dos sentidos: as orelhas, a pele, o
nariz, os olhos, e a língua (audição, tato, olfato, visão e paladar). RT
-
Características externas e funcionais dos órgãos dos sentidos.
-
Cuidados com os órgãos dos sentidos
- Pesquisa de campo;
- Relatos orais;
- Entrevistas;
- Observação do corpo humano;
- Exploração do corpo através de poesia, música, histórias;
- Construção de murais;
- Atividades físicas e xerocadas;
- Jogos relacionados aos órgãos dos sentidos;
- Trocar ideias sobre hábitos de higiene;
- Desenho do contorno do corpo.
- Atividades no Livro didático;
- Confecção de cartazes e
murais;
- Músicas;
- Poesias;
- Textos diversos;
- Desenhos;
- Trabalho em grupo;
- Experiência de sementes e
mudas de plantas;
- Atividades xerocadas e mimeografadas;
- Carimbos, lousa.
EIXOS
TEMÁTICOS:
Meio ambiente;
Diversidade cultural;
Temas transversais
|
- Diagnóstica;
- Formadora;
- Processual e contínua;
- Observação
- Registro;
- Relatório;
- Apreciação e conclusão;
- Auto avaliação
Diagnosticar, verificar habilidades adquiridas
para o domínio de novos conteúdos
|
Livro
Didático de Ciências: Fazendo e
Compreendendo;
-
Matrizes Curriculares da SEE;
-
Livros paradidáticos;
-
Caderno de Boas Práticas do Professor;
· Ciências Hoje (revistas);
|
Professora: _____________________________________
Supervisora: _______________________________ Diretora:
_______________________________
ESCOLA MUNICIPAL HIGINO GUERRA - DIRETORA: Maria Aparecida da
Silva Costa
SUPERVISORA:
Eunice Mendes de Oliveira
|
PLANEJAMENTO DE CIÊNCIAS
- 2º BIMESTRE
PROFESSORAS: Suely,
Bibiana e Núbia - 2º ANO DE
ESCOLARIDADE - TURNO: Vespertino
|
EIXO
|
OBJETIVOS/
CAPACIDADES
|
CONTEÚDO/UNIDADE/SUBUNIDADE
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
BIBLIOGRAFIA
|
1-AMBIENTE E VIDA
1-AMBIENTE E VIDA
INTRODUZIR
E TRABALHAR
3.
TECNOLOGIA E
SOCIEDADE
|
RT1.8 - Observar e comparar
diferentes tipos de solos, identificando seus elementos, suas propriedades e
utilização e sua importância
para os seres vivos.
- Reconhecer que precisamos do ar, água e
solo para vivermos;
*Valorizar cada um dos componentes do ambiente;
R/T
1.9 – Reconhecer a importância do uso e técnicas adequadas no
manejo do solo.
RT
,1.10 – Identificar o lixo como um dos
principais agentes
poluidores do
solo e pesquisar qual o destino dado ao
lixo produzido
nas cidades.
RT
1.11 –
Perceber a distribuição de água no planeta e
reconhecer a necessidade de preservação dos recursos hídricos.
IT
1.12 –
Conhecer as propriedades da água, as mudanças de seu estado físico no ambiente, estabelecendo
a relação entre transferência de calor e a mudança de estado físico
IT
1.13 –
Compreender o ciclo da água no ambiente.
IT
1.14
– Reconhecer a necessidade de tratamento da
água
usada para o consumo humano e para a
preservação
do meio ambiente.
I
1.15 – Reconhecer as principais fontes poluidoras das
águas bem como as soluções tecnológicas, utilizadas
para resolver o problema.
IT
3.2 – Identificar os recursos tecnológicos utilizados
no
tratamento da água e no cultivo do solo.
|
( 2º BIMESTRE)
2- JEITO DE
VIVER
2.1- Investigando o
ambiente;
2.2- Conhecendo uma
árvore;
2.3- Quem planta o
mato?
2.4- Vida de onça;
2.5- Patas e asas;
2.6- Pés e mãos;
O Solo:
O Solo:
R/T
- Componentes do solo: areia,
argila e humo.
- Propriedades: porosidade,
permeabilidade.
- Interferência de fatores
abióticos no solo.
- Seres decompositores de
matéria orgânica.
- A permeabilidade do solo e
as consequências de sua alteração em ambientes naturais ou transformados pelo
ser humano.
- Conservação do solo: irrigação, drenagem, reflorestamento,
curva de nível,
rotação de cultura e de
pastagem, correção do solo, adubação verde e outras.
O solo e o
lixo:
- Tipos de lixo encontrados no solo: matéria
orgânica, papel, metal, plástico, vidro e outros.
- Os destinos do
lixo: lixões, aterros sanitários, incineração, compostagem ou biodigestão, e
coleta seletiva
com reciclagem. As estações de tratamento do lixo.
- Problemas
causados pelo lixo em grandes cidades.
Água:
-
Distribuição da água no planeta.
- Tipos de água
encontrados no ambiente.
- A importância da água para os seres vivos
- A importância da água para seres humanos.
Água:
-
Propriedades e características da água
– solvente universal.
- Características da água para consumo humano.
- Estados físicos da água
– sólido, liquido e gasoso.
- Transferência de calor e mudanças de estados físicos da água.
Água:
- Formação e chuvas – elementos do ambiente que interferem na sua
formação.
- Como os seres vivos (vegetais e animais) eliminam
água para o ambiente.
-
O Arco-íris e a decomposição da luz branca.
-
Função do pluviômetro.
-
Destinos da água da chuva.
-
Enchentes e inundações
IT
-
Formas de obtenção, tratamento e distribuição da água tratada (princípio dos
vasos comunicantes).- Formas de armazenamento de água.
-
Destino das águas servidas nas cidades ou municípios.
I
- Tratamento de
esgotos.
- Doenças de veiculação hídrica.
- Importância das ações junto a
órgãos competentes na conquista do direito à água limpa e
tratada.- Soluções para evitar o
desperdício da água.
IT
Água: -
Recursos tecnológicos utilizados no tratamento da água.
Solo: - Tecnologia aplicada ao cultivo do solo.
|
Pesquisa de campo;
- Relatos orais;
- Entrevistas;
Atividades no Livro didático;
Atividade experimental: fazendo um modelo de solo
compactado e outro de solo não compactado
- Confecção de cartazes e
murais;
- Músicas;
- Poesias;
- Textos diversos;
- Desenhos;
- Trabalho em grupo;
- Experiências
Pesquisa de campo;
- Relatos orais;
- Entrevistas;
Atividades no Livro didático;
- Confecção de cartazes e
murais;
- Músicas;
- Poesias;
- Textos diversos;
- Desenhos;
- Trabalho em grupo;
- Experiência
PESQUISAS.
PALESTRAS.
TRABALHO EM EQUIPES.
APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES.
BUSCANDO SOLUÇÕES
. CARTAZES.
OBSERVAÇÕES;
.EXPERIÊNCIAS.
VÍDEOS E DVD'S
.REGISTROS E RELATÓRIOS
QUEBRA - CABEÇA.
GRAVURAS
EXERCÍCIOS
|
Diagnóstica;
- Formadora;
- Processual e contínua;
- Observação
- Registro;
- Relatório;
- Apreciação e conclusão;
- Auto avaliação
Diagnosticar, verificar habilidades adquiridas
para o domínio de novos conteúdos.
DISCUSSÃO E CONCLUSÕES
Diagnóstica;
- Formadora;
- Processual e contínua;
- Observação
- Registro;
- Relatório;
- Apreciação e conclusão;
- Auto avaliação
Diagnosticar, verificar habilidades adquiridas
para o domínio de novos conteúdos
|
Livro
Didático de Ciências: Fazendo e
Compreendendo;
-
Matrizes Curriculares da SEE;
-
Livros paradidáticos;
-
Caderno de Boas Práticas do Professor;
· Ciências Hoje (revistas);
Avaliar
numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos
conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é
importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas
ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que
relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da
aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos
sejam avaliados.
Peça
que os alunos confeccionem um relatório científico sobre a atividade
experimental desenvolvida, demonstrando a construção de conceitos importantes
sobre a compactação do solo
|
Professora: _____________________________________
Supervisora: _______________________________ Diretora: _______________________________
ESCOLA MUNICIPAL HIGINO GUERRA - DIRETORA: Maria Aparecida da Silva Costa
SUPERVISORA: Eunice Mendes de Oliveira
|
PLANEJAMENTO DE CIÊNCIAS-
3º BIMESTRE
PROFESSORAS: Suely, Bibiana e Núbia
- 2º ANO DE ESCOLARIDADE - TURNO: Vespertino
|
EIXO
|
OBJETIVOS/
CAPACIDADES
|
CONTEÚDO/UNIDADE/SUBUNIDADE
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
BIBLIOGRAFIA
|
2- SER HUMANO E SAÚDE
3-TECNOLOGIA
E SOCIEDADE
|
RT
2.0 – Reconhecer as partes externas do corpo humano,
suas diferenças, peculiaridades
e desenvolver algumas ideias para compreendê-lo como
um todo integrado.
RT
2.1 – Reconhecer as transformações
que ocorrem no
corpo humano durante o seu desenvolvimento
iniciando a construção do conceito de ciclo de vida e noções de identidade.
RT
2.3 – Reconhecer os tipos de movimentos
que as
partes
do corpo podem realizar, conforme as
articulações.
|
(3º BIMESTRE)
3- O
COMEÇO DA VIDA
3.1- Pé de feijão;
3.2- Plantar e crescer;
3.3- Por dentro do coco;
3.4- Vida de borboleta;
3.5- Pintinho novo;
3.6- Ninhada de gatos;
3.7- Nascer e mamar;
3.8- O começo de sua vida;
3.9- Gente é assim;
- Conhecimentos prévios sobre o corpo
humano.
- Características morfológicas do corpo
humano: partes externas do corpo humano.
- Características fenotípicas do corpo humano:
altura, peso, cor, pele, cor dos olhos, impressão digital e outras.
- Funções vitais (batimentos cardíacos,
respiração, excreção, temperatura, movimentos, reflexos).
- Diferenças físicas e de comportamento entre
meninos e meninas.
- Diferenças afetivas e psicológicas entre os
seres humanos.
- Características físicas dos alunos e as
transformações ocorridas em seu corpo durante o seu
Desenvolvimento.
- Mudanças que ocorrem no corpo humano do
nascimento ao envelhecimento.
- O ciclo de vida dos seres humanos.
RT
-
Articulações
e tipos de movimentos. (movimentação do próprio corpo e do
corpo
de dos colegas).
-
As junções corporais (lugares do corpo movimentados por serem articulados)
joelhos, ombros,
cotovelos, pulsos, dedos, tornozelos.
|
Pesquisa de campo;
- Relatos orais;
- Entrevistas;
PESQUISAS.
PALESTRAS.
TRABALHO EM EQUIPES.
APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES.
BUSCANDO SOLUÇÕES
. CARTAZES.
OBSERVAÇÕES;
.EXPERIÊNCIAS.
VÍDEOS E DVD'S
.REGISTROS E RELATÓRIOS
QUEBRA - CABEÇA.
GRAVURAS
EXERCÍCIOS
|
Diagnóstica;
- Formadora;
- Processual e contínua;
- Observação
- Registro;
- Relatório;
- Apreciação e conclusão;
- Auto avaliação
Diagnosticar, verificar habilidades adquiridas
para o domínio de novos conteúdos.
|
Livro
Didático de Ciências: Fazendo e Compreendendo;
-
Matrizes Curriculares da SEE;
-
Livros paradidáticos;
-
Caderno de Boas Práticas do Professor;
• Ciências Hoje (revistas);
|
Professora: _____________________________________
Supervisora: _______________________________ Diretora:
_______________________________
ESCOLA
MUNICIPAL HIGINO GUERRA - DIRETORA: Maria Aparecida da
Silva Costa
SUPERVISORA: Eunice Mendes de
Oliveira
|
PLANEJAMENTO DE CIÊNCIAS- 4º BIMESTRE
PROFESSORAS: Suely,
Bibiana e Núbia - 2º ANO DE ESCOLARIDADE -
TURNO: Vespertino
|
EIXO
|
OBJETIVOS/
CAPACIDADES
|
CONTEÚDO/UNIDADE/SUBUNIDADE
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
BIBLIOGRAFIA
|
2-
SER HUMANO E SAÚDE
3-TECNOLOGIA
E SOCIEDADE
|
2.4 – Reconhecer a importância de uma alimentação
saudável como fonte de energia para ocrescimento
e
a manutenção do corpo saudável.
2.5 – Valorizar o próprio corpo e uma alimentação
saudável para o bem estar físico, psicológico e
social.
T- Trabalhar
2.6 – Conscientizar os alunos de que os hábitos de higiene devem
fazer parte do nosso dia a dia.
- Relações entre a falta de higiene pessoal e ambiental e a
aquisição de doenças por contágio de
vermes e microorganismos.
- Hábitos de higiene importantes na prevenção de doenças.
- Conservação da higiene no ambiente escolar
e familiar.
T-
3.0 – Reconhecer os recursos tecnológicos utilizados
no
seu dia a dia, identificando os instrumentos que favorecem e facilitam a vida
das pessoas.
T
3.1 – Reconhecer a importância da tecnologia para a
agricultura, transporte/trânsito e indústria.
Ø Observar o movimento aparente do sol, da lua e
das estrelas;
Ø Reconhecer alguns indícios de diferentes
condições meteorológicas;
Ø Reconhecer que o sol é a única fonte de luz e
calor;
Ø Reconhecer diferentes fontes de luz e calor
utilizadas pelo homem como fogo e a eletricidade;
Identificar
em seu dia-a-dia os usos dessas fontes.
|
(4º BIMESTRE)
Alimentação:
-
Características de uma alimentação saudável.
-
Alimentos naturais e industrializados.
-
Alimentos de origem animal, vegetal e mineral.
- Hábitos de
higiene pessoal: lavar as mãos, escovar os dentes, pentear os
cabelos, tomar banho,
comer
frutas e verduras lavadas.
-
A troca de dentes de leite por dentes definitivos e a importância da
realização de uma boa higiene
bucal.
- Hábitos de higiene ambiental.
T- Trabalhar
-
Relações entre a falta de higiene pessoal e ambiental e a aquisição de
doenças por contágio de vermes e microorganismos.
-
Hábitos de higiene importantes na prevenção de doenças.
-
Conservação da higiene no ambiente escolar e familiar.
- Recursos tecnológicos utilizados no dia a dia e
sua importância para a vida no campo e nas cidades, para o trabalho, a saúde
e a higiene doméstica
Agricultura: - Contribuições da tecnologia para
maior produtividade nas lavouras.
Transporte/Trânsito: - Tecnologia aplicada ao
trânsito: semáforos ou sinaleiros.
Indústrias: - Contribuições da tecnologia para a
produção industrial.
4-
INVESTIGANDO O AMBIENTE
4.1- Seres do ambiente;
4.2- De noite e de dia;
4.3- Por todo canto;
4.4- Conhecer para cuidar;
4.5- O ambiente é de todos
|
Relatos orais;
- Entrevistas;
Atividades no Livro didático;
- Confecção de cartazes e
murais;
- Músicas;
- Poesias;
- Textos diversos;
- Desenhos;
- Trabalho em grupo;
- Experiência
PESQUISAS.
PALESTRAS.
TRABALHO EM EQUIPES.
APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES.
BUSCANDO SOLUÇÕES
. CARTAZES.
OBSERVAÇÕES;
|
Diagnóstica;
- Formadora;
- Processual e contínua;
- Observação
- Registro;
- Relatório;
- Apreciação e conclusão;
- Auto avaliação
Diagnosticar, verificar habilidades adquiridas
para o domínio de novos conteúdos
|
Livro
Didático de Ciências: Fazendo e Compreendendo;
-
Matrizes Curriculares da SEE;
-
Livros paradidáticos;
-
Caderno de Boas Práticas do Professor;
• Ciências Hoje (revistas);
|
Professora: _____________________________________
Supervisora: _______________________________ Diretora: ______________________________
DIRETORA:
Maria Aparecida da Silva Costa
- PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 2013-
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA
ANO DE ESCOLARIDADE: 1º/2º/3º
PROFESSOR: FERNANDO
ANTÔNIO C. BARTOCCI
SUPERVISORA:
Eunice Mendes de Oliveira
TURNO: VESPERTINO DATA: 23/02/2013
|
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA – 1º Bimestre
Escola Municipal
Higino Guerra
PROFESSOR(a):
FERNANDO ANTÔNIO CHAVES BARTOCCI
|
|||||
EIXO
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS/CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
|
1-
INICIAÇÃO ESPORTIVA,
Jogos e
Brincadeiras
|
1-1 - Pequenos e grandes jogos
Jogos e brincadeiras e sua importância no desenvolvimento do aluno.
|
Compreender que as brincadeiras
proporcionam alegria e descontração.
A criança deve desenvolver a
capacidade de vivenciar e diferenciar os vários tipos de jogos e
brincadeiras.
|
Através de
atividades direcionadas pelo professor durante as aulas, os alunos deverão
Vivenciar e diferenciar os pequenos e grandes jogos e as brincadeiras de cada
tema. (estafeta, acorda seu urso, e chicotinho queimado).
|
As avaliações serão feitas
Através de observação e da participação
dos alunos
|
|
1.2- Jogos Populares.
|
·
Conhecer identificar e vivenciar os
jogos populares
|
Jogos e brincadeiras populares (barra manteiga,
amarelinha, rouba bandeira, mamãe da rua, pare bola, pique-pega, podem ser acompanhados e explorados.);
|
|||
1.3- Brincadeiras e Ludicidade
a) Pegador de Linha
|
* Conhecer, vivenciar e valorizar as
brincadeiras realizadas no espaço escolar individualmente ou em grupo.
a)
Desenvolver coordenação motora da atenção,
da noção de espaço/temporal e da agilidade.
Valorizar
a ludicidade, a inclusão e a socialização.
Identificar
valores éticos nos jogos e brincadeiras.
Ser capaz
de participar dos jogos e brincadeiras e também modificá-los ou inventar
outras formas diante de uma situação problema.
|
Vivenciar
brincadeiras executadas em casa e na rua a partir de atividades
direcionadas pelo professor ou propostas pelos próprios alunos. (Passar anel,
telefone sem fio, Pegador de Linha).
- -
|
|||
1-4- Brinquedos cantados (Brincadeiras Cantadas)
|
Conhecer,
vivenciar e valorizar os brinquedos cantados e reconhece-los como parte da
cultura do pais.
·
Expressar seus sentimentos
e ideias através da linguagem corporal
.
|
Trabalhar os brinquedos
cantados permitindo aos alunos conhecer suas diversas manifestações, onde
terão momentos que possam brincar livremente, utilizando-se de brincadeiras
tradicionalmente conhecidas como: amarelinha, roda, pular corda, escravo de
Jó, bilboquê, adoleta e ciranda.
|
|||
1-5- Jogos e brincadeiras e seus materiais.
- Futebol de Duplas.
|
Vivenciar os pequenos e grandes
jogos bem como as brincadeiras com materiais existentes na escola ou trazidos
de casa.
* Desenvolver a percepção de
espaço e promover as socializações.
* Organizar jogos, brincadeiras e outras atividades
lúdicas.
|
- Construir materiais para a vivência de
jogos e brincadeiras;
Neste
jogo os alunos participarão de mãos dadas. (seguir orientação da ofocina).
|
|||
1-6-Jogos e brincadeiras e conhecimento do espaço escolar.
|
Conhecer e
explorar o espaço escolar (pátio, salas, quadras, através de jogos e
brincadeiras).
* Manter o respeito mútuo, a dignidade e a
solidariedade em situações lúdicas e esportivas.
*- Adotar atitudes éticas em qualquer situação
de prática esportiva.
|
Atividade
na quadra, no pátio será possível integrar e analisar a importância dos
conhecimentos dos jogos e da Educação Física no seu cotidiano e como eles
podem modificar ou não as suas ações e interações nos diferentes tempos e
espaços. Passando o bambolê é uma
ótima atividade.
|
|||
1.7- Jogos e
brincadeiras no desenvolvimento dos movimentos naturais
|
Conhecer,
vivenciar os movimentos naturais durante
o desenvolvimento dso jogos e das brincadeiras estas brincadeiras
|
A criança deve usar os
jogos pré-desportivos para aprender e desenvolver as atitudes e valores.
Como: corre cutia, futebol maluco, procure seu par, cada pássaro em seu
ninho, brincar de saltar, correr e rastejar...
|
|||
1.8- jogos pré-desportivos e de iniciação
|
Conhecer
ludicamente os movimentos básicos de cada modalidade pré-desportiva.
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Jogos pré-desportivos (vôlei de lençol, fut bichos, queimada
maluca, queimada gigante); jogos de salão; jogos de raquete.
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1-9- História e fundamentos das modalidades
pré-desportivas
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Propiciar
ao aluno oportunidades de jogar e brincar, em situação direcionada, permite
que ele conheça ludicamente os movimentos básicos de cada modalidade
pré-desportiva.
Compreender que as brincadeiras proporcionam
alegria e descontração.
·
Essa capacidade tem por objetivo possibilitar aos
alunos conhecer a história de jogos pré- desportivos que são jogos que
preparam o aluno para qualquer modalidade esportiva.
|
Dessa forma que
professor vai propiciar ao aluno de forma direcionada o desenvolvimento dessa
capacidade. Jogos como: queimada gigante, jogo de estafeta, jogo de varal, o
jogo dos 10 passes.
.
Para isso, o professor pode utilizar-se de estratégias como: roda de
conversa, pesquisa, entrevista com profissionais da área.o boas estratégias.
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|||
1.10- Regras e combinados nos jogos pré-desportivos de
iniciação
|
Os alunos devem ter
oportunidade de criar jogos e elaborar.
·
Conhecer
identificar ,Vivenciar e respeitar as regras a partir de jogos
tradicionalmente conhecidos. Brincar com esses jogos e brincadeiras
aparentemente novos dá aos alunos a sensação de autoria e autonomia.
|
Organização de jogos pré-desportivos.
* Regras e pequenos combinados prévios com objetivos de desenvolver a organização
e limites dos jogos .
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|||
1.11 – Lazer e Prática esportiva
|
*
Compreender
os jogos pré-desportivos como opção de lazer.
*1.11
Vivenciar e diferenciar os jogos e as brincadeiras de cada tema. (jogos de
salão, jogos de raquete, jogos pré-desportivos, jogos populares).
|
Os alunos devem ter momentos em que possam
brincar livremente, utilizando-se de brincadeiras tradicionalmente conhecidas
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Professor:
___________________________________. Supervisora:
_______________________________. Diretora; _________________________________
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DISCIPLINA:EDUCAÇÃO
FÍSICA – 2º Bimestre
Escola Municipal Higino Guerra
PROFESSOR(a):
FERNANDO ANTÔNIO CHAVES BARTOCCI
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EIXO
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CONTEÚDO
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OBJETIVOS/CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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2-
Danças,
Atividades
Rítmicas,,
Expressivas
e suas Manifestações
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1.12- Desenvolvimentos
de atitudes e valores
Na prática pré-desportiva.
|
-A criança deve reconhecer
e identificar nos jogos pré-desportivos de iniciação uma opção para aprender, e superar dificuldades e desenvolver as
atitudes e valores.
- Manter o
respeito mútuo, a dignidade e a solidariedade em situações lúdicas e
esportivas.
-Respeitar as diferenças é
uma capacidade que deve ser desenvolvida em todos os conteúdos e momentos da vida
escolar, inclusive e principalmente nas aulas de Educação Física.
-Compreender os jogos pré-desportivos como
opção de respeito às diferenças
- Identificar valores éticos nos jogos e
brincadeiras.
|
As atividades podem ser:
corre cutia, futebol maluco, procure seu par, cada pássaro em seu ninho.
Para isso os alunos devem
ser capazes de se dividirem em grupos para a prática dos jogos. Devem ser capazes de fazer trocas de pares
durante as brincadeiras, em atividades como: coelhinho sai da toca, rinha de galo.
Jogos como meio de
desenvolvimento de valores e atitudes
|
||
2.1- Ritmo
e Movimento
|
–
Vivenciar movimentos em diferentes ritmos.
–
Expressar sentimentos e ideais utilizando as múltiplas linguagens do corpo.
|
Fazer o educando movimentar o seu corpo, se orientando
ao ritmo da música. O professor pode utilizar-se de atividades como: dança
dos ritmos e dança do esquisito.
-Conhecer as possibilidades do corpo na dança:
impulsionar, dobrar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar, dentre
outras.
|
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2.2-
Expressão corporal e ritmo
|
Articulação entre gesto e ritmo: expressão
corporal
|
A criança deve expressar seus sentimentos e ideias através da
linguagem corporal como:
Bater os pés, palmas, sapatear, emissão de sons com a boca,
.
|
|||
Dança do
Jornal.
|
Produzir
sons a partir da utilização e exploração de diversos materiais.
A criança deve ser capaz de criar e executar pequenas coreografias,
A criança
deve ser capaz de criar e executar pequenas coreografias, partindo de temas
e/ou músicas: dança dos bichos, dança das frutas, desafio musical.
|
Partindo de temas e/ou
músicas: dança dos bichos, dança das frutas, desafio musical.
O aluno deve reconhecer os
ritmos e expressões, levando em conta a velocidade, intensidade e fluidez.
Isso pode ser trabalhado através de atividades como: dança dos ritmos, dança
dos níveis, danças dos tempos
Dança do jornal..
|
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2.4-
Danças e folclore
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- Vivenciar diferentes manifestações culturais das danças folclóricas
regionais e nacionais
|
Neste caso as atividades
folclóricas devem ser simples como: Quadrinhas juninas e as cirandas
|
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2.5- Danças e eventos escolares.
Formando coreografias esquisitas.
|
– Vivenciar a dança e eventos
escolares
- Desenvolver coordenação
motora.
Atenção,
ritmo. Criatividade e integração.
|
Os alunos poderão
participar de eventos que valorizem a dança no espaço escolar sempre com a
supervisão do professor:
- Criação e improvisação com
A diversidade cultural das danças brasileiras.
- Dança como meio de desenvolvimento de valores e
atitudes.
- Dança e relações de gênero.
Dança e mídia.
|
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Professor:
___________________________________. Supervisora: _______________________________.
Diretora; _________________________________
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO
FÍSICA – 3º Bimestre
Escola Municipal Higino Guerra
PROFESSOR(a):
FERNANDO ANTÔNIO CHAVES BARTOCCI
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EIXO
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS/CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
|
3-
Ginásticas e suas manifestações
|
3.1- Iniciação a Ginástica
Artística
|
Identificar, conhecer e vivenciar
movimentos de solo pertinente a ginástica artística.
|
Executar sob a supervisão do professor atividades e
movimentos gináticos simples tais como:
Rolinhos, estrelas e posturas ginásticas ( carpado, grupado e
afastado).
|
||
Identificar, conhecer e vivenciar
pequenos saltos e saltos na ginástica artística.
|
Executar sob a supervisão do professor atividades que promovam
saltos e saltos tais como: rolo peixe salto peixe, polcas, salto rã salto
lebre.
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3.2- Iniciação a Ginástica Rítmica
|
Identificar, conhecer e vivenciar
movimentos naturais pertinentes a
ginástica rítmica com e sem a presença de música.
|
Sob
a supervisão do professor deverão ser realizados movimentos simples tais
como saltos e rolos, corridas com
acompanhamento ou não de música em diversas velocidades.
|
|||
3.3- Diferenças entre gêneros os
masculino e feminino na ginástica
|
Compreender
as diferenças físicas e sociais entre homens e mulheres nas práticas de
ginásticas.
|
O professor
deverá ressaltar as diferenças, possibilidades e particularidades entre
homens e mulheres na prática da ginástica inclusive usar exemplos apropria
turma.
|
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Professor:
___________________________________. Supervisora:
_______________________________. Diretora; _________________________________
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO
FÍSICA – 4º Bimestre
Escola Municipal Higino Guerra
PROFESSOR(a):
FERNANDO ANTÔNIO CHAVES BARTOCCI
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EIXO
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS/CAPACIDADES
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
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4-
ATIVIDADES FÍSICAS;
DESENVOLVI
MENTO HUMANO E ASPECTOS RELACIO
NADOS À SAÚDE
|
4.1- Atividade Física e saúde
|
-
Entender que o esporte é uma maneira de manter a saúde.
-
Compreender a importância da prática de atividade para a manutenção da saúde
|
Estes benefícios devem ser
conhecidos pelo aluno desde os primeiros dias de aula
Trabalhar aulas práticas e teóricas
de forma interdisciplinar.
|
As avaliações serão feitas
através
de observação e da participação dos alunos.
Processual;
Contínua;
|
|
4.2- atividade Física e
desenvolvimento humano.
|
Reconhecer
a importância da prática da atividade física para o desenvolvimento global
das pessoas.
Reconhecer
as alterações provocadas pelo esforço físico (cansaço, elevação dos
batimentos cardíacos) e saber por que elas ocorrem.
|
Autoconhecimento
corporal e manutenção da saúde através de brincadeiras jogos
|
|||
4.3-
HIGIENE E SAUDE
|
Compreender a importância dos
hábitos de higiene para a promoção e manutenção da saúde.;
|
O desenvolvimento e compreensão dos métodos
de higiene contribuem para a manutenção da saúde. Deverá ser realizado
através de aulas teórico – práticas.
|
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Professor:
___________________________________. Supervisora:
_______________________________. Diretora; _________________________________
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