Seguidores

28/07/2011

PROJETO SUPERMERCADO

PROJETO SUPERMERCADO

PROJETO SUPERMERCADO

ESCOLA MUNICIPAL “HIGINO GUERRA”

SUPERVISORA: : EUNICE MENDES DE OLIVEIRA
                              CICLO INICIAL e COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO.

JUSTIFICATIVA

          “Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no EXERCÍCIO DA CIDADANIA”.

Plano de Prática Docente

        
 Disciplinas:
              Matemática, Português, História e geografia e ciências. ( O VALOR DA BOA ALIMENTAÇÃO).

OBJETIVOS:
                             *Construir o significado de número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando sistema monetário, situações - problemas que envolvam contagem, medidas e códigos numéricos;

                             *Interpretar e produzir escritos numéricos levantando hipóteses sobre eles, com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem matemática;

                             *Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas pessoais de registros para comunicar informações coletadas;

                           *Vivenciar experiências de compra e venda.

TÓPICOS DE CONTEÚDOS:
** Sistema monetário;
** Algoritmo da adição e subtração;
** Produção de textos matemáticos;
** Raciocínio lógico combinatório;
** Prática de leitura;
** Conhecimentos lingüísticos;
** Linguagem oral.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:

1__ Pedir aos alunos que tragam embalagens vazias de produtos e mercadorias de supermercado para montá-lo;
2)__ Organizar uma lista com os produtos para irmos ao supermercado e marcar os preços;
3)__ Etiquetar com preços as mercadorias que os alunos trouxeram;
4)__ Montar o supermercado, fazendo a seriação e classificação dos produtos;

O CONSUMO e A QUESTÃO AMBIENTAL

            DRAMATIZAÇÃO.  Comprando com Mamãe no Supermercado

  Personagens:  Mamãe, filho e narrador.
 
OBJETIVOS:
·        Desenvolver um espirito de crítica às induções ao consumismo;
·        Desenvolver senso de responsabilidade e solidariedade no uso dos bens comuns e recursos naturais;
·        Favorecer e estimular atitudes éticas e de respeito junto à outras pessoas, na escola, na família e na comunidade;
·        Divulgar a lista:  INICIATIVAS CIDADÃS INDIVIDUAIS.

 INTERDISCIPLINARIDADE: Língua Portuguesa, Matemática , História, Geografia e Ciências.

 1ª CENA: Em casa TEATRO
 NARRADORA: Em uma pequena cidade, uma família de porte médio se prepara para ir até ao supermercado fazer a feira do mês.

 MAMÃE: Acorde, acorde Zezinho, hoje é dia de irmos ao Supermercado fazer compras.

 NARRADORA:  E assim, Zezinho se levanta espriguiçando e pensa:
 ZEZINHO:          É hoje que vou ensinar mamãe a ser uma defensora do Meio Ambiente como aprendi na Escola ontem...

 NARRADORA: Ao irem saindo de casa, Zezinho lembrou da primeira lição.

 ZEZINHO: Sabia mamãe, que pra você estar ajudando a preservar a natureza, a senhora deveria levar a sua própria sacola para trazer as compras?

 MAMÃE: Porquê, meu filho?

 ZEZINHO: Por quê, mamãe, as embalagens de plástico são péssimas para o meio ambiente, elas poluem os rios, entope os esgotos, sem contar que demora 450 anos para se decompor. Então pegue suas sacolas de pano ou o carrinho de compras e assim você estará respeitando o meio ambiente.

 MAMÃE: Está certo, Zezinho, vou ajudar você a combater a destruição da Natureza. Espere um momento por favor...

 NARRADORA: e assim, a mãe de zezinho entrou em sua casa  voltou com um carrinho de compras e algumas sacolas.
                 Chegando ao Supermercado, Zezinho não se cansava de orientar sua mãe com o que havia aprendido com o Programa semeando.

 ZEZINHO: Mamãe, tem certeza que a senhora precisa levar tudo isso para casa ?  Para que tantos produtos de limpeza? Basta apenas procurar aqueles que não vão agredir os rios. E esses alimentos, olha eles tem tantos corantes, conservantes e isso pode prejudicar nossa saúde.  Preste atenção nestas embalagens de isopor, sabia que o isopor ajuda a destruir a camada de ozônio?

 MAMÃE: Camada de ozônio, são aqueles buracos no céu que deixam passar  os raios ultravioletas do sol?

 ZEZINHO: É isso mesmo mamãe, por isso tente comprar só o necessário, alem de economizar, a senhora também estará ajudando a não ajuntar tanto lixo.

 NARRADORA: Com muito esforço, zezinho  conseguiu conscientizar sua mãe e ficou muito feliz por colocar em prática o que havia aprendido na escola.

            E então crianças, fiquem atentos, não dêm ouvidos às propagandas que incentivam o consumo exagerado e com isso aumentam a produção do lixo.

·        Pesquisando embalagens de produtos alimentícios:
                     Data de fabricação e validade,
                      Há amassados nas embalagens de lata?
                     Existe mesmo o peso que está escrito?
                    Que nutrientes apresentam para o nosso organismo?
                    Há alguns corantes e produtos químicos que prejudicam nossa saúde?

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo projeto.

Anônimo disse...

excelente

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR