ATIVIDADE 3.2 - PASSEANDO PELA INTERNET - PORTAL DO PROFESSOR E SALVANDO VÁRIOS DOCUMENTOS
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Visitamos também o RIVED e encontramos produtos de hipermídia com imagens e, textos e animações, bem com simulações que ajudam a provocar ou sistematizar conhecimentos em sala de aula.
Guia do Professor
Guia do Professor
Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano
Introdução
As estações do ano constituem-se em um fenômeno que o aluno constrói o
conhecimento desde criança. No ensino médio ele deve ser trabalhado de maneira
mais aprofundada. Este objeto de aprendizagem utiliza-se do lúdico para estimular
o aluno a respeito das estações do ano. As animações contribuem na visualização
das estações do ano bem como nas suas conseqüências.
Objetivos
- Conduzir o aluno a identificar como ocorrem as estações do ano;
- Trabalhar a questão dos equinócios e dos solstícios;
- Verificar a ocorrência do Sol da meia-noite, bem como, as diferenças de
temperaturas nas estações do ano;
- Analisar inverno e o verão na zona extratopical;
- Contribuir para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem da
ciência geográfica;
- Disseminar a utilização de objetos de aprendizagem, afim da inclusão de mídias
digitais na educação;
- Estimular os objetos de aprendizagem, no ensino da rede pública, Escola de
Jovens e Adultos (EJA);
- Fornecer componentes lúdicos como ferramentas para o ensino e aprendizagem.
Pré-requisitos
- Diagnosticar a realidade cognitiva dos alunos, o professor tem a liberdade de
adaptar as propostas de atividades que serão sugeridas neste guia, através de sua experiência didática, livros didáticos, sites, periódicos, vídeos entre outros
recursos que o mesmo já utiliza na prática educativa.
- Explorar previamente os objetos de aprendizagem, propostos.
- Abordar previamente, em sala de aula, os conceitos/ conteúdos apresentados
neste objeto.
- Ter noção das vilas e bairros do município mas, principalmente, identificar os
bairros no quais os alunos e suas famílias moram.
- Propor atividades lúdicas: jogos em sala de aula; passeio pelo bairro utilizando
ou criando mapas, incentivar a observação, em relação à escola e a sua casa,
levar o aluno identificar a direção onde o Sol surge e se põe, entre outras
atividades.
1. Pré-requisitos para o aluno
- Ser alfabetizado.
- Estar cursando preferencialmente o Ensino Médio
- Ter conhecimento mínimo de Informática, como saber ligar e desligar o
computador, o objeto de aprendizagem pode contribuir para a interface humano
computador, sendo um recurso para estimular o uso da informática na Educação.
Tempo previsto para a atividade
Diante dos diversos níveis de aprendizagem que podem ser encontrados
em uma sala de aula e, se a intenção do trabalho docente for atender a estas
particularidades, torna-se difícil fixar um “tempo” necessário para desenvolver
cada atividade. Este objeto pretende aproximar o aluno dos conceitos do tema
considerado, na medida em que o expõe de diversas maneiras interligadas, tais
como: mapas, imagens, animações, textos e áudio.
Para este objeto sugere-se duas horas/ aulas.
.......... Na sala de aula
Preparar os alunos para atividade no laboratório de informática, explicando
que eles irão realizar uma atividade a respeito das estações do ano. Este objeto
de aprendizagem poderá ser utilizado em caráter motivador, ilustrativo, descritivo,
e principalmente interativo.
Questões para discussão
O professor pode levar os alunos a discutirem a respeito de como as
estações do ano influenciam na agricultura, que devido a características de cada
estações as diferentes culturas tem seu ciclo de plantio e colheita condicionado.
Na sala de computadores
Preparação
Preparar os alunos apresentando o assunto e instigando a curiosidade
deles em sala de aula.
Estabelecer relações com o contexto atual através de reportagens,
tornando, dessa forma, a aprendizagem mais signitificativa.
Os alunos poderão trabalhar individualmente ou em duplas, dependendo da
disponibilidade do número de computadores. ..............................................
Material necessário
Não há demanda de outros materiais, porém pode se tornar necessário
algum material, ficando a critério da dinâmica de sua aula. Cita-se como exemplo:
dicionários, sites, livros didáticos, DVD, TV Escola, etc.
Requerimentos técnicos
Computadores preferencialmente coloridos com multimídia e Internet.
Plugin do flash.
Durante a atividade
Este objeto de aprendizagem caracteriza-se por ser uma atividade interativa
onde o usuário decide a navegação, ou seja, ele foi construído de forma a
possibilitar que o aluno explore as potencialidades do objeto de acordo com o grau
de interesse despertado. As charadas e animações multimídia permitem a
utilização do objeto como motivador da aprendizagem, mostrando-o ao aluno e
apresentando as possibilidades das estações do ano. Pode ainda ser utilizado
como ilustração dos conteúdos apresentados em aula pelo professor e, por fim,
também poderá ser utilizado em caráter descritivo, ou seja, a partir do objeto, o
professor descreve o conteúdo a ser estudado. Essa utilização dependerá dos
objetivos que o professor definir para o uso do objeto, podendo o mesmo interferir,
sempre que necessário, não esquecendo, porém que deverá pesquisar junto aos
aluno sobre os conhecimentos prévios relacionados a esse conteúdo, antes de
introduzi-lo, valorizando, dessa forma, a bagagem de conhecimento dos aluno
Depois da atividade
O professor poderá “provocar” os alunos instigando-os a respeito da:
Aplicabilidade das estações do ano no seu cotidiano.
Relação entre as estações do ano e os movimentos da Terra.
Características das estações do ano nas diferentes zonas climáticas da
Terra.
Questões para discussão
Podem ser discutidos os problemas ambientais como efeito estufa,
aquecimento global, entre outros.
Dica
A distância média da Terra ao Sol é de 149.597.870 km. Como a órbita da
Terra é elíptica, esta distância varia, ocorrendo períodos em que ela é menor e
outros em que ela é maior.
Quando a Terra esta mais próxima do Sol ela chega a uma distância de
147,1 milhões de km, este período denomina-se Periélio. Ocorre somente no
equinócio dos Hemisférios Norte e Sul, porém não tem relação com as estações
do ano. Causa um aumento de 7% de energia solar no verão do Hemisfério Sul, o
que evidencia a importância de ser um Hemisfério oceânico, pois o efeito da
maritimidade ajuda para o verão deste Hemisfério não ter temperaturas tão
elevadas.
Quando a Terra está mais distante do Sol, a distância entre eles chega a
152 milhões de km, este período constitui o Afélio, ocorre somente nos solstícios,
nesta época a Terra recebe 7% menos energia solar, ocorre quando é verão no
Hemisfério Norte e inverno no Hemisfério Sul.
Avaliação
Entendendo-se a avaliação como um processo, destaca-se que o objeto
constitui-se em um recurso que visa auxiliar e enriquecer o processo de ensino e
aprendizagem, de forma a facilitar o aprendizado assistido pelo professor
aumentando a capacidade de retenção de conteúdos e discussões dos alunos.
Sugere-se uma avaliação qualitativa, destacando-se alguns critérios tais
como participação, dedicação, cooperação.
Atividades complementares
O professor poderá realizar um aprofundamento do conteúdo, explorando
outros conteúdos interdisciplinares.
O professor deverá propor aos alunos que eles pesquisem na Internet a
respeito de estações do ano. Os alunos irão encontrar animações, jogos e textos.
Sugere-se que após a pesquisa seja feito uma análise das principais sites
pesquisados. Fazer também com que os alunos verifiquem se os conceitos
consultados estão corretos, o que desperta a curiosidade.
Para saber mais
Você pode acessar os seguintes sites:
http://www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/ceu/curiosid.htm
Este sitio constitui-se em uma lista de curiosidades que não se relacionam
apenas as estações do ano, porém pode ser uma forma de pesquisa que elucide
muitas questões aos alunos.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2258/open/file/estacoes.swf?sequence=5
COMENTÁRIO
Trabalhamos com nossos alunos esta aula sobre as estações do ano e percebemos a alegria deles ao assistirem o texto-imagem e áudio do Pirata e seu papagaio, dentro do visualizar recurso. Eles foram descobrindo as pistas e respondendo as perguntas.
É um ótimo portal, onde podemos descobrir vários conteúdos realizáveis usando as tecnologias na educação com sucesso.
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