Seguidores

2 de dez. de 2010

atividade 4.7 QUESTÕES PARA REFLEXÃO após ler o artigo indicado na plataforma - O QUE É CURRÍCULO?


* O QUE É CURRÍCULO?
* QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS AO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO?
* COMO INTEGRAR EFETIVAMENTE AS TECNOLOGIAS AO DESENVOLVIMENTO CURRÍCULO?
* COMO DESENVOLVERPROJETOS NO ÂMBITO DO CURRÍCULO?
           O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, na postura do professor. Hernández (1988) enfatiza que o trabalho por projeto "não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola" (p. 49). Essa compreensão é fundamental, porque aqueles que buscam apenas conhecer os procedimentos, os métodos para desenvolver projetos, acabam se frustrando, pois não existe um modelo ideal pronto e acabado que dê conta da complexidade que envolve a realidade de sala de aula, do contexto escolar. Daí a importância do desenvolvimento de projetos articulados que envolvam a co-autoria dos vários protagonistas do processo educacional. O fato de um projeto de gestão escolar estar articulado com o projeto de sala de aula do professor, que por sua vez visa propiciar o desenvolvimento de projetos em torno de uma problemática de interesse de um grupo de alunos, integrando o computador, materiais da biblioteca e a televisão, torna-se fundamental para o processo de reconstrução de uma nova escola. Isso porque a parceria que se estabelece entre os protagonistas (gestores, professores, alunos) da comunidade escolar pode facilitar a busca de soluções que permitam viabilizar a realização de novas práticas pedagógicas, tendo em vista a aprendizagem para a vida.

CONCEITO SOBRE CURRÍCULO
          Se acreditarmos sempre na força de um projeto bem elaborado, ainda que de forma simples, mas que vá de encontro a necessidade dos nossos alunos, explorando seu enorme potencial, encontramos respostas fundamentadas no seu real interesse. E foi bem assim com este projeto (Capinópolis contra a Dengue). A partir do momento que eles se sentiram capazes de participar e foram se conscientizando  da importância de estarem atuando em ações significativas para o Meio Ambiente, houve mudança de postura, motivação e maior interesse pelas disciplinas. A participação dos familiares que tem sido imprescindível também é um forte aliado, um bom passo para tornar integrado escola e comunidade e assim podermos desenvolver nossos projetos com eficiência e eficacia. Como pude demonstra nos projetos anteriores aqui já citados.
          A experiência dos alunos em estarem atuando como uma espécie de fiscais do seu ambiente fizeram deles alguém mais cidadão. Mais atentas com as questões de conservação das dependências da escola e do seu entorno. Sujeitos críticos e observadores dos hábitos da população. Estas experiências além de estarem atingindo os objetivos propostos no projeto tem resgatado e desenvolvido a auto estima de alunos através de uma boa proposta de trabalho.
    As tecnologias configura-se como a metodologia mais importante nos dias atuais e diante dessa realidade, o educador não pode continuar a ignorar o valor do seu uso no cotidiano da prática escolar. Para tanto, o professor precisa assumir o papel de articulador de formações sociais desiguais; alguém consciente dos objetivos dos seu fazer, que busca em interação, em prática dialógicas, libertadoras, encontrar o equilibrio, a unidade  na diversidade, desde que as ações se encerrem numa sistematização dos novos conhecimentose assim certamente o desenvolvimento dessas condutas, que fazem a inter relação da comunicação mediatizada com o ensino formal, será capaz de transformar para melhor s relações entre professores e alunos, tornando-os mais atentos, envolvidos e comprometidos  com o processo ensino-aprendizagem. o que contribuírá efetivamente para a melhoria da qualidade da educação desenvolvida no ambiente escolar.

Recursos

Projetor de Imagens (data show)
Câmera digital
Filmadora
Impressora;
Internet;
Material de sucata;
Cartazes

ALUNAS DO CURSO: Rosalva A. Costa
                                        Eunice M. de Oliveira
COORDENADORA: Maria Betânia Bernardes Barcelos

Um comentário:

Helena Zanotto disse...

Colegas, sendo o currículo real, o aluno pode aprender muito mais, pois a motivação e o interesse é muito maior indo de encontro com o seu mundo.

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR