Seguidores

14 de nov. de 2010

Atividade 4-3 -analisando experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias


UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
ATIVIDADE 4.3: Análise de experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias.
CURSISTAS: EUNICE E ROSALVA
Orientadora: MARIA BRTÂNIA BERNARDES DE ANDRADE BARCELOS.

Como professora alfabetizadora, já desenvolvi alguns Projetos como o de ALFABETIZAÇÃO através do lúdico, Projeto Psicomotricidade, e nossa escola também trabalha nesta linha de desenvolver Projetos. Minha experiência tem mostrado que o trabalho interdisciplinar e contextualizado trazem contribuições significativas ao ensino-aprendizagem bem como é parceria indispensável no desenvolvimento do currículo, uma vez que a Escola de hoje não precisa ser tão conteudista, principalmente se houver clareza dos objetivos pedagógicos que se quer alcançar nas disciplinas. E hoje já fazendo uso de algumas tecnologias, que já são nossas aliadas no processo de ensino/aprendizagem,(mesmo que ainda dando os primeiros passos) porém para acontecer integralmente essa contribuição, temos que ter clareza da intenção ao utilizá-las.
Quando a Luciana e seu grupo de estudos foram desenvolver este trabalho com slides sobre este tema, gostei muito dele e vimos (eu a a Rosalva),que este Projeto estava de acordo com o que estavamos fazendo neste cursoe que também veio de encontro com o que eu estava trabalhando com os alunos que dou assistência no Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e com este material pude alcançar algumas habilidades e competências que com certeza estão contribuindo muito no desenvolvimento dos aspectos básicos da leitura e escrita. Com certeza este é um projeto curricular que ajuda a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com algumas tecnologias, que foi o trabalho que desenvolvemos com o CD-ROM INTERATIVO (PARA LER, OUVIR E BRINCAR - Edições Chocolate).

A inserção da tecnologia na realização da atividade proporcionou uma disposição e satisfação tão grande nos alunos que a aprendizagem foi muito significativa.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
vários blogs que estão inscritos no meu(eunicemirandaoliveira.blogspot.com)
e no da Rosalva Aprendendo Sempre.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.google.com.br/brincando com a multiplicação
http://pt.wikipedia.org/

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice, muito bom saber o quanto tem empenhado na melhoria de todos e todas nós.Obrigada.


http://psicojuremam.blogspot.com/

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR