Seguidores

24 de set. de 2010

ATIVIDADE_3_1_EUNICE - QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ

CURSO e-Proinfo 2010 / por Eunice Mendes de Oliveira

ATIVIDADE_3_1_EUNICE -  QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ

 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO ITUIUTABA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE
CURSO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TICs – 100h
 
Tema:
Quem sou como professor e aprendiz?
 
         Meu nome é Eunice, sou alfabetizadora desde 1982. Já passei por várias mudanças na Educação. Não é nada fácil romper com algumas temáticas que aprendemos, sair da zona de conforto, mas quando somos desafiados a mudanças temos que nos tornar eternos aprendizes. Na educação, sempre ocorre mudança no processo ensino-aprendizagem, onde o conhecimento pode ser alcançado também por outras formas de aprendizagem. Portanto, cabe a nós professores, aproveitarmos as oportunidades de estudo que nos são oferecidas e acompanharmos as mudanças. Estou sempre participando dos cursos, Seminários e isto têm me ajudado compreender e assimilar o novo, tornando minhas aulas criativas e interessantes.
São grandes minhas expectativas para com este curso. Quero aprender como e quando usar as tecnologias na escola e na sala de aula, também como desenvolver nos meus alunos capacidades de aprendizagem que os levem a: pesquisar, analisar, saber interpretar, compreender, organizar as informações, tornando-os aprendizes mais flexíveis, eficazes, autônomos, capazes de enfrentar novas demandas de aprendizagem,
A palavra do momento é conectividade, porém temos que tomar cuidado com o uso das tecnologias, pois dependendo da forma que o professor trabalha, o uso da mesma poderá gerar resultados tanto positivos, quanto negativos.  Usando TICs,  como alguns DVDs, e CDs e a tv, percebemos como  elas ajudam os alunos a desenvolverem várias habilidades e competências, dando mais vida à educação, pois operam imediatamente com o sensível, o concreto onde a imagem em movimento, palavra e música se integram dentro de um contexto afetivo, emocional que facilita a aprendizagem. Mesmo assim, essas tecnologias não permitiam que alunos e professores  mantivessem uma melhor interação entre tecnologia e saber, não querendo dizer com isso que tudo era passivididade, mas que talvez fossem ferramentas ou recursos limitados deixando ainda professores presos ao discurso promovido pela TV. Agora com o computador, essa  grande ferramenta educacional e por suas múltiplas possibilidades, ele vem quebrar essa limitação, pois professores e alunos já podem interagir ativamente, participando em tempo até mesmo real de várias atividades e pesquisas interessantes, dando ao trabalho do aluno e professor uma estética com melhores imagens e figuras. É bem positivo, o uso das tecnologias, dentro de um projeto pedagógico inovador, pois facilitam o processo ensino-aprendizagem: sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo, com as outras escolas aumentando assim a interação do conhecimento em si. Para que o uso das tecnologias não se torne um ponto negativo , equivocado e ilusorio, é preciso a escola comece a pensar diferente e para isso é preciso que os professores queiram mudar e comecem a aprender como utilizar as mídias de maneira significativa, senão agora mesmo o deslumbramento  do primeiro momento do uso do Computador poderá passar como passou outros momentos. Ruben Alves ressalta que primeiro é preciso que a educação seduza e envolva seu aluno no processo da aprendizagem.  Também precisamos de professores capacitados, conscientes de seu potencial e dos limites e recursos  do uso do computador. Sabemos que alguns já estão usando as novas tecnologias, a Internet, e que, portanto já estão contribuindo para a melhoria da qualidade das aulas e do ensino-aprendizagem, porém ainda é pouco diante de tudo que a informática tem para nos oferecer.
EUNICE MENDES DE OLIVESIRA.

Nenhum comentário:

DIA D 2014 SUGESTÕES

MENSAGEM: FALAR COM DEUS

MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR