Seguidores

28 de dez. de 2010

Estou aqui para agradecer…



Estou aqui para agradecer a vocês…
1-  Meu Deus e Senhor... Quero te agradecer pela vida, agradecer por me mostrar que sou protegida, guiada e iluminada pela sua presença divina no mais íntimo do meu ser. Agradeço Senhor, pela sua compaixão, pela sua graça, pela sua bondade, que estão sempre presentes, sustentando-me nos momentos mais difíceis. Agradeço Senhor, por não me deixar esquecer que você me habita e é a força que dá vida a minha alma.
Agradeço  Senhor, pela pessoa que sou.
Aos meus Queridos Pais: Waldir e Maria Mendes,  por ter me ensinado o caminho do bem e de como servir ao Senhor nosso Deus.
É muito bom ter vocês por perto, onde me   ajudaram muito na educação dos meus filhos  e sempre estão cooperando para que eu possa cada vez mais crescer nos conhecimentos que muito me ajudarão na carreira profissional. Muito obrigado... Um beijão enorme nos vossos corações tão cheio do amor de DEUS.
AO MEU QUERIDO ESPOSO VILMAR E MEUS ABENÇOADOS FILHOS:
MICHEL,  RODRIGO E ROSA ESTER, MINHA FILHINHA AMADA DENISEE MINHA NETINHA GABRIELA:
SABEM, EU DEVO TUDO A VOCÊS TAMBÉM, eu sei que  UM
um coração caloroso e bom, cresce mais quando é  cuidado.
Quase todos têm motivos para a gratidão, quando
pessoas em nossas vidas têm tempo para partilhar e nos
fazer saber por bons atos que nós estamos em seus
pensamentos e que elas se importam com a gente.
As coisas que vocês fazem, com tanta compreensão e
bondade, me enchem de gratidão por ter o vosso carinho, respeito, compreensão e amizade.
Obrigada, por vocês  se importarem comigo, isso ilumina o meu  viver.
QUE DEUS O NOSSO AMIGO FIEL CONTINUE ZELANDO DE TODOS NÓS!
ÀS MINHAS QUERIDAS COLEGAS DE TRABALHO DA E. M. HIGINO GUERRA, AMIGAS E AMIGOS DO CURSO E-PROINFO, COORDENADORA BETANIA, COMPANHEIRA DE ESTUDOS ROSALVA, SÓ DEUS PARA NOS RECOMPENSAR!
NO AMOR DE JESUS... MUITO OBRIGADA!


10 de dez. de 2010

Aulas no ..[1]

Check out this SlideShare Presentation:

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: VISÃO GERAL DE CIÊNCIAS

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: VISÃO GERAL DE CIÊNCIAS: "1 Germinação do Feijão, trabalho individual durante o mês de setembroCulminancia, dia da árvoreJuliane Eulália dos Santos Silva"

Projeto poesias 2 com som

Check out this SlideShare Presentation:
Blogs Educativos

2 de dez. de 2010

Educação e Mudança - Celso Antunes




Como utilizar a ferramenta da Wikipédia com os alunos

Como utilizar a ferramenta da Wikipédia com os alunos
Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os, a saber, perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas impactantes para os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento arborescente, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica contínua.
A Wikipedia está na Internet há vários anos e foi fundada com a idéia de que qualquer pessoa possui conhecimento que pode compartilhar com os outros. É exatamente para isso que a internet foi inventada. O problema da Wikipedia, é que qualquer pessoa pode editar seu conteúdo, em qualquer texto, da forma como quiser, não importando se realmente possui conhecimento sobre aquilo

Impacto das tic na formação de educadores brasileiros

Check out this SlideShare Presentation:

ATIVIDADE 4.8 ATIVIDADE SUGERIDA: COMENTAR NO FORUM DO PORTAL DO PROFESSOR


  1. Navegar no Portal do Professor, em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
  2. Clicar na opção Interação e Colaboração.
  3. Explorar as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração: chats, blogs,
    seminário on-line e inovações interativas.
  4. Fazer um relato de sua experiência com projeto usando tecnologias no currículo na
    área intitulada Fórum “Como utilizar as tecnologias simples, gratuitas e interessantes na escola”. Em seguida, clique em Listar - Relato . Para descrever sua experiência é necessário inscrever-se no Portal.
  5. Ler os relatos postados nessa área, verificar se existem outros relatos a respeito do
    desenvolvimento de projetos curriculares com o uso de tecnologias e comentar aqueles
    que mais lhe chamaram a atenção.
  6. COLEGAS ENTRE NO PORTAL E COMENTE O NOSSO RELATO DE EXPERIÊNCIAS  EM: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopi 
  Lendo o artigo de Bento Duarte entendemos que na verdade a tecnologia realmente melhorou a maneira de se emitir e receber informações e surgiram outros procesos de se conseguir o saber, porém se não houver uma reestruturação nos procedimentos adotados e pessoas qualificadas não se vai chegar a lugar nenhum.
 Por isso que estamos aqui aprendendo mais um pouquinho como utilizar as TICs, e o importante sempre será o planejar, pois a tecnologia dá acesso aÁs informações  direta mas é necessário alcançar um conhecimento reflexivo e isso exige de nós sabermos organizar, associar, e estabelecer relações com as informações encontradas.
Então é preciso para se obter sucesso integrar as tecnologias ao projeto curricular de nossas escolas,  integrar conhecimento pedagogico e pensamento do professor e também e propiciar de maneira clara e objetiva uma renovação pedagógica em nossas escolas.

    atividade 4.7 QUESTÕES PARA REFLEXÃO após ler o artigo indicado na plataforma - O QUE É CURRÍCULO?


    * O QUE É CURRÍCULO?
    * QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS AO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO?
    * COMO INTEGRAR EFETIVAMENTE AS TECNOLOGIAS AO DESENVOLVIMENTO CURRÍCULO?
    * COMO DESENVOLVERPROJETOS NO ÂMBITO DO CURRÍCULO?
               O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, na postura do professor. Hernández (1988) enfatiza que o trabalho por projeto "não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola" (p. 49). Essa compreensão é fundamental, porque aqueles que buscam apenas conhecer os procedimentos, os métodos para desenvolver projetos, acabam se frustrando, pois não existe um modelo ideal pronto e acabado que dê conta da complexidade que envolve a realidade de sala de aula, do contexto escolar. Daí a importância do desenvolvimento de projetos articulados que envolvam a co-autoria dos vários protagonistas do processo educacional. O fato de um projeto de gestão escolar estar articulado com o projeto de sala de aula do professor, que por sua vez visa propiciar o desenvolvimento de projetos em torno de uma problemática de interesse de um grupo de alunos, integrando o computador, materiais da biblioteca e a televisão, torna-se fundamental para o processo de reconstrução de uma nova escola. Isso porque a parceria que se estabelece entre os protagonistas (gestores, professores, alunos) da comunidade escolar pode facilitar a busca de soluções que permitam viabilizar a realização de novas práticas pedagógicas, tendo em vista a aprendizagem para a vida.

    CONCEITO SOBRE CURRÍCULO
              Se acreditarmos sempre na força de um projeto bem elaborado, ainda que de forma simples, mas que vá de encontro a necessidade dos nossos alunos, explorando seu enorme potencial, encontramos respostas fundamentadas no seu real interesse. E foi bem assim com este projeto (Capinópolis contra a Dengue). A partir do momento que eles se sentiram capazes de participar e foram se conscientizando  da importância de estarem atuando em ações significativas para o Meio Ambiente, houve mudança de postura, motivação e maior interesse pelas disciplinas. A participação dos familiares que tem sido imprescindível também é um forte aliado, um bom passo para tornar integrado escola e comunidade e assim podermos desenvolver nossos projetos com eficiência e eficacia. Como pude demonstra nos projetos anteriores aqui já citados.
              A experiência dos alunos em estarem atuando como uma espécie de fiscais do seu ambiente fizeram deles alguém mais cidadão. Mais atentas com as questões de conservação das dependências da escola e do seu entorno. Sujeitos críticos e observadores dos hábitos da população. Estas experiências além de estarem atingindo os objetivos propostos no projeto tem resgatado e desenvolvido a auto estima de alunos através de uma boa proposta de trabalho.
        As tecnologias configura-se como a metodologia mais importante nos dias atuais e diante dessa realidade, o educador não pode continuar a ignorar o valor do seu uso no cotidiano da prática escolar. Para tanto, o professor precisa assumir o papel de articulador de formações sociais desiguais; alguém consciente dos objetivos dos seu fazer, que busca em interação, em prática dialógicas, libertadoras, encontrar o equilibrio, a unidade  na diversidade, desde que as ações se encerrem numa sistematização dos novos conhecimentose assim certamente o desenvolvimento dessas condutas, que fazem a inter relação da comunicação mediatizada com o ensino formal, será capaz de transformar para melhor s relações entre professores e alunos, tornando-os mais atentos, envolvidos e comprometidos  com o processo ensino-aprendizagem. o que contribuírá efetivamente para a melhoria da qualidade da educação desenvolvida no ambiente escolar.

    Recursos

    Projetor de Imagens (data show)
    Câmera digital
    Filmadora
    Impressora;
    Internet;
    Material de sucata;
    Cartazes

    ALUNAS DO CURSO: Rosalva A. Costa
                                            Eunice M. de Oliveira
    COORDENADORA: Maria Betânia Bernardes Barcelos

    24 de nov. de 2010

    ATIVIDADE 4.6 tecnologias no curriculo- Guia do Alfabetizador

    Ativ.4.6: Plano de aula reelaborado
    Atividade 4.6 – Planejamento de aulas Reelaborado
    Orientadores: Maria Betânia Bernardes Barcelos.
    Planejamento de aulas


    PROFESSORES: Eunice Mendes de Oliveira e Rosalva aparecida Costa

    TURMA: 2º Ano (a atividade pode ser aplicada desde o 1º ano)

    TEMPO ESTIMADO: 50’ (desdobramento em outras  aulas)‏

    ÁREA DE CONHECIMENTO:   Ciências – Lingua Portuguesa - Matemática
    TEMA DA AULA : CAPINÓPOLIS CONTRA A DENGUE










    ATIVIDADE 4.5 ELABORAÇAÕ DE PLANO DE AULA.

    Atividade 4.5
    Projeto DENGUE.
    Justificativa

    - Com a chegada do verão, os riscos de pegar dengue aumentam. Mas para não passar o verão na cama, é só prestar atenção e cortar o mal pela raiz. Neste caso pela água.
    Conheçam neste projeto os principais cuidados que se deve ter para deixar sua casa e a vizinhança protegidas do mosquito da dengue.
    Se nós fizermos a nossa parte, o mosquito não fará a dele. FIQUE ESPEERTO!!

    O que sabemos?
    ·         Importância de cuidar do QUINTAL;
    ·         A importância da reciclagem de lixo e de não deixarmos a lata destampada;
    ·         Que quem transmite a doença é um mosquito com um nome complicado: aedes  aegypti;.
    ·         como cada aluno e demais pessoas podem contribuir realmente para diminuir casos de dengue.

    O que queremos aprender?
    ·         Como combater o mosquito da dengue;.
    ·         Como se pega a danada;
    ·         Como evitar uma epidemia;
    ·         Cuidar melhor do nosso quintal e jardim.
    ·         Cuidar melhor do quarteirão, compreendendo a interdependência existente entre os vizinhos..

    Como vamos aprender?
    ·         Observação dentro e  fora do ambiente escolar;
    ·         Pesquisa na Internet sobre como combater a dengue e os vários tipos da doença;
    ·         Apresentação em Vídeos.
    ·         Confecções de textos coletivos.
    ·         Aplicação do projeto dentro do currículo escolar aperfeiçoando o Português, Matemática e Ciências
    ·         Utilização do Computador como uma ferramenta de aprendizagem e pesquisa.

    Referencial teórico
    ·         Guia do alfabetizador  3º ano
    ·         http://www.google.com.br/
    ·         Parâmetro curricular nacionais
    ·         http://ne.org.br
    ·         Cadernos do CEALE

    Objetivos gerais

    ·         Compreender que a dengue é uma doença muito perigosa que pode até matar;
    ·         Acabar com os lugares onde a água fica acumulada.

    Objetivos específicos

    ·         Valorizar a importância de se juntar forças para combater a dengue de forma correta.
    ·         Reconhecer através de vários métodos e atividades,como quebrar o ciclo da dengue;

    Metodologia

    Este projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar e vivenciado possibilitando atividades práticas e vivências de pessoas no meio em que convivem com nossos alunos.
    Foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, vídeos, pesquisa via internet e produção através de desenhos e oralmente.

    Duração

    2 à 6 semanas
    1º Momento
    ·         Iniciamos a aplicação do projeto a ser desenvolvido. Nos reunimos com a coordenadora pedagógica Rosalva Aparecida que passou o Projeto para todas as escolas Municipais de Capinópolis. CAPINÓPOLIS CONTRA A DENGUE para discutir como seriam aplicadas as atividades dividindo tempos e horas para a aplicação de cada atividade. Também foi discutido os recursos a serem utilizados, os materiais que iríamos  gastar e modo de como será aplicado cada atividade.

    ·         2º Momento
    ·          Usando o Guia do Alfabetizador e a seqüência didática, nosso trabalho ficou assim estruturado:  INTRODUÇÃO  -  SISTEMATIZAÇÃO -  CONSOLIDAÇÃO    E   AVALIAÇÃO.
    ·         Iniciamos a coleta os dados fazendo investigações em sala de aula como o nome do projeto. O que eles já sabem. O que eles querem aprender. Dentro de nosso cronograma as atividades serão realizadas a partir do dia: 20/10/2010..
    3º Momento
    ·         A saída dos alunos da sala, para observação direta do ambiente em torno da escola visualizando os diferentes elementos que o compõem nosso entorno. Como continuidade, observação pelos alunos do trajeto de suas casas até a escola, para posterior debate em classe. O debate e a troca de idéias ocorreram em classe sob a orientação da professora, incentivando as comparações diferenciadas observadas. Os registros das suas observações foram através de desenhos e produção de texto coletiva, incentivando os alunos a perceber a interdependência entre os diferentes espaços e demais elementos que compõem o meio ambiente.
    4º Momento
    ·         A partir das curiosidades dos alunos sobre diferentes  tipos de dengue fizemos uma pesquisa na internet sobre vídeos e trabalhos de gruoo utilizando diversos panfletos que foram disponibilizados na própria escola, as buscas geram em torno do cuidados e como combater a dengue, tempo médio de vida do mosquito, etc. Um dos vídeos assistido pelos alunos foi o filminho o mosquito da dengue”. Rep da dengue e outros.
    ·         AS ATIVIDADES SOBRE CADA DIA SEGUEM EM ANEXO; 4.6
    *5º Momento
    GINCANA EDUCATIVA: TÁLIMPO GANHA
    SEJA SOLIDÁRIO
    Participe do combate ao mosquito transmissor da dengue


    Avaliação
    A avaliação ocorreu de forma processual e continua. Quanto ao alcance dos objetivos propostos há que considerar dos alunos o interesse pelas atividades devido a pesquisa ter sido realizada por via internet e a mudança de sua postura frente as questões do meio em que vivem..














































    A avaliação ocorreu de forma processual e continua. Quanto ao alcance dos objetivos propostos há que considerar dos alunos o interesse pelas atividades devido a pesquisa ter sido realizada por via internet e a mudança de sua postura frente as questões do meio em que vivem..


    OBSERVAÇÃO:
    Aqui ensinamos nossos alunos como trabalhar com envios de emails, segundo o Guia do Alfabetizador 2º ano. Assim depois eles poderão trocar emails sobre o assunto: Capinópolis contra a Dengue.
    A utilização de novos recursos tecnológicos, de hipótese alguma, poderá ser vista como uma forma negativa de melhorar a aprendizagem dos alunos, até por que já temos provas o bastante que tudo que é “lúdico” atrai e agrada; com isso, nós docentes temos sim que abraçar esta causa como uma mudança e assim  mudarmos cada vez mais nossa postura diante das TICs.
    No que diz respeito as atividades curriculares tradicionais, é preciso educar para o novo o que não significa negar o antigo, o que precisamos ver  é uma integração entre estudantes e tecnologias, uma vez utilizando os computadores os alunos terão uma nova fonte de pesquisa para esclarecer as dúvidas.. Enfim, as atividades curriculares ficaram enriquecidas com o apoio que o computador e a internet têm a oferecer.
    Devemos ter a consciência que o trabalho tem que ser feito, apresentado e a partir dos resultados alcançados é que conseguiremos quebrar as barreiras que ainda resistirem.
    Ainda é cedo para darmos respostas concretas sobre resultados em aprendizagem, mas eu vejo resultados impressionantes à frente, como está escrito no artigo que li na revista LD Linha Direta ( sala de aula interativa – edição 151 – ano 14 – outubro de 2010) : É claro que teremos alguns desafios extras, tais como, prender a atenção dos alunos no foco do tema proposto, uma vez que muitos deles, trarão curiosidades pessoais, cotidianas para dentro da sala e ai sim o docente terá que aplicar algumas regras de limites para não perder o objetivo do trabalho. Regras estas que poderão até se incluir penalidades quanto ao uso dos computadores, restrições à sites, assim por diante.
    A criação de potencializações de nossas aulas exigirá do docente conhecimento constante sobre tudo que acontece na rede. Até por que as mudanças na internet não acontecem de décadas em décadas e sim a todo o momento. Por isso, teremos que ficar antenados e levar esses acontecimentos para debater juntos com os alunos e tomas suas opiniões a respeito. Através desta atitude, construiremos uma educação mais “madura”, e preparada qualquer discussão que no futuro este aluno se deparar.



    Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação - Educação - Notícia - VEJA.com

    Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação - Educação - Notícia - VEJA.com

    Andressa Mendes - Quantas Vezes .

    15 de nov. de 2010

    UNIDADE 4-4 : Relato de experiências de uso de tecnologias no currículo -CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS: ESCOLA, CURRÍCULO, IDEOLOGIA E PODER



     UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:


    Atividade.4.4 Relato de experiências de uso de tecnologias no currículo.

    CURSISTAS: EUNICE M. DE OLIVEIRA E ROSALVA A. COSTA

    ORIENTADORA: MARIA BETÂNIA BERNARDES DE ANDRADE BARCELOS.


    A utilização de novos recursos tecnológicos, COM CERTEZA  melhora aprendizagem dos alunos, até por que já temos provas o bastante que tudo que é “lúdico” atrae e agrada; Daí a necessidade dos professores  abraçarem os cursos de tecnologias, a fim de conseguir realizar  mudanças de paradigmas . Precisamos  adaptar o currículo às tecnologias e assim  conseguiremos compreender melhor as atividades que podem ser trabalhadas em conjunto com as TICs. Muitos professores já estão fazendo cursos e estão conseguindo esclarecer as dúvidas sobre este assunto. Enfim, as atividades curriculares ficaram enriquecidas com o apoio que o computador e a internet tem a oferecer.
    Quando falamos em mudanças, acredito que haverá muitas, algumas positivas outras negativas mas devemos ter a consciência que o trabalho tem que ser feito, apresentado e a partir dos resultados alcançados é que conseguiremos quebrar as barreiras que ainda resistirem.
    Portando como profissionais da educação temos procurado nos aperfeiçoar, correndo atrás do novo e já estamos fazendo uso, mesmo que ainda de maneira lenta e graduada, mas  já estamos colocando as tecnologias a nosso favor nas salas de aula, trabalhando mais projetos utilizando as tecnologias que temos em nossas escolas.
    Eunice e Rosalva

    DIA D 2014 SUGESTÕES

    MENSAGEM: FALAR COM DEUS

    MENSAGEM PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA

    FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR